SÉRIES

WANDAVISION: Listamos 15 curiosidades e easter eggs do terceiro episódio

Em seu terceiro episódio, WandaVision começou finalmente a moldar a realidade que ela queria contar, talvez esses easter eggs possam te ajudar!


E mais uma vez estamos nós aqui para falarmos da primeira série Marvel no Disney+, WandaVision, que, em seu terceiro episódio, começou definitivamente a nos mostrar qual a verdadeira realidade que a série quer nos mostrar. Após dois episódios no formato preto e branco, o terceiro episódio da série foi marcado pelas cores como o próprio nome do episódio sugere, “In Colors”.

O terceiro episódio, assim como os dois primeiros, estão repletos de curiosidades e easter eggs interessantes. O legal é que como série se difundiu, muitos fãs começaram a buscar e teorizar suas próprias ideias para a série. Algumas curiosidades soam bem intrigantes, outras até parecem que o autor foi longe demais. De qualquer forma, WandaVision trouxe ao público a possibilidade de conversar sobre os episódios a cada lançamento. Decidimos então reunir os 15 easter eggs mais interessantes, onde você pode conferir logo abaixo!

E antes de seguirmos, caso tenha perdido os easter eggs e curiosidades do episódio 1, você pode clicar no link acima.


⊗ 1. TODO O 3º EPISÓDIO É NOS ANOS 70!

Okay, você já deve ter percebido que essa informação iremos sempre pontuar, mas é porque tem um motivo para isso. A série se passa a cada episódio em uma década diferente, e isso dá margem para a produção poder brincar com os conceitos da era e também das séries usadas como inspirações. Dessa vez, agora inspirado nos anos 70, tivemos os sitcons A Família Brady (The Brady Bunch) e a A Família Dó-Ré-Mi (The Partridge Family) sendo alguns dos easter eggs na abertura do episódio.

Além disso, se você achou estranho as cores estarem mais vivas e vibrantes são justamente por causa dos monitores da época, que deixavam as cores com uma saturação mais realçada e isso foi levado para dentro a série. Outra parte importante dessa era foi adicionada a música de abertura, nos apresentado de fato que a família deles agora irá se expandir com a chegada dos filhos.


⊗ 2. OS HEXÁGONOS | FEITIÇARIA

Outra situação óbvia que se tornou mais evidente nos três últimos episódios é a adequação de hexágonos na identidade visual da série, seja na abertura, no encerramento ou até mesmo nos brincos da Geraldine. Há algumas teorias alegam o fato de uma das organizações da Marvel, o IMA, Ideias Mecânicas Avançadas, estarem voltando à dar as caras novamente em WandaVision, já que eles foram introduzidos em Homem de Ferro 3. E os hexágonos fazem parte da identidade deles, mas a referência aqui está ligado a outra situação.

Os hexágonos podem estar fazendo menção a própria Wanda, que nos quadrinhos utiliza dois núcleos diferentes de poderes: a Magia do Caos e a Manipulação de Probabilidade. Sua magia no entanto, é mencionada diversas vezes, seja nos quadrinhos ou em outras mídias, como “Hex Spheres” ou “Bolts”, e o hex aqui (de hexágono) pode está associado a palavra feitiço ou bruxaria, sendo bastante comum essa atribuição ser usada à Wanda.

Para uso de exemplo, o episódio em que a Feiticeira Escarlate aparece pela primeira vez em X-Men: Evolution se chama “The HeX Factor”, sendo posteriormente traduzido aqui para o Brasil como “Fator Feiticeira” justamente pela brincadeira com a palavra.


⊗ 3. O MÁGICO DE OZ EM WANDAVISION

Outro easter eggs encontrado na abertura está ligado a um antigo filme da década de 30, o Mágico de Oz. Em determinado momento é possível ver o nome do filme — Oz, the Great and Powerful — em uma placa de cinema. Essa versão do filme é comercializada como “a original” por ter sido uma excelente adaptação dos livros. No filme, temos a presença de personagens bruxas (Agnes), um homem de lata (Visão), espelhos sendo usados como truques de magia (episódio 2) e fumaças vermelhas (cena da cegonha) onde falaremos mais a frente.

Vale lembrar que Sam Raimi já dirigiu uma versão mais recente de Oz, e o diretor é o mesmo anunciado para gravar Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, onde a personagem da Feiticeira Escarlate de Elizabeth Olsen já está escalada para contracenar no longa.


⊗ 4. O BROCHE (PINGENTE) DE AGNES

Desde o primeiro episódio, a Agnes em qualquer lugar ou momento em que ela apareça tem seu broche — ou pingente — sempre ao seu lado. Nos primeiros episódios pela ausência de cores e ângulos mais próximos ficava difícil identificar a natureza por detrás de seus detalhes, mas agora “In Colors” ficou bem evidente do que ele se trata. O broche pode ser um easter eggs da deusa grega conhecida como Hekate, sendo associada literalmente como uma espécie de padroeira das bruxas.

Hekate em diversas obras e escrituras é descrita como uma deusa tripla (seja com três rostos ou personalidades), e sendo referenciada como a deusa da magia, bruxaria, da noite, da lua, de fantasmas e necromancia. O ramo de trigo erguido no broche significa literalmente como o desabrochar de novas possibilidades, e, potencialmente conhecendo o futuro da Agnes que estamos caminhando a descobrir, não seria um erro começar a chamá-la de Agatha Harkness como bem havíamos mencionado nos outros artigos. Vale pontuar que essa informação veio de diversos membros do Twitter, então fica difícil presumir a fonte inicial. A personagem da Hekate também existe dentro das histórias do Universo Marvel, e a própria Wanda já a conheceu em sua série solo de 2016, FEITICEIRA ESCARLATE.

No entanto o broche pode fazer menção também as Três Bruxas da obra Macbeth de Shakespeare, o que não seria um alarde tendo em vista que o autor foi citado no mais recente episódio de WandaVision. Shakespeare utiliza o conceito das três bruxas para nos fazer questionar se a realidade em que vivemos é um plano orquestrado por deus, ou se estamos no direito de nosso livre arbítrio. Dentro da narrativa, os personagens devem questionar até que ponto de suas vidas eles detêm um controle, e o telespectador identificar até quando esse controle é natural. Certamente ambas ideias vão de encontro ao que acontece na série, mas o que você acha?


⊗ 5. SINAIS DE MÃOS E O CÓDIGO MORSE

Com a presença de diversos easter eggs na obra, algumas assinaturas suspeitas começaram a ser notadas. Novamente um membro do nosso grupo, o Guilherme Ablo, percebeu que os sinais de mãos feitos pelo Herb, o “pew pew” — como se fosse armas — ao longo dos três episódios é bastante suspeito. No entanto não é só o Herb que faz tais sinais, a própria Agnes usou contra o carteiro no segundo episódio. Apesar de tal observação, não encontramos muitas referências ou identificações sobre o que seria. Mas considerando que os personagens possam saber que estão presos — voltaremos a esse assunto —, é plausível presumir que talvez eles estivessem se comunicado através desses sinais de mãos ao longo da cidade, vamos nos atentar aos próximos episódios.

Mas além dos sinais de mãos, Agnes em dois momentos parece usar código morse dentro da série. O primeiro vem diretamente no primeiro episódio, as batidas na porta fazem um padrão — … .. .-. ….. — identificado como SIR5 (sir five), que quando dito em inglês soa quase como “survive” (sobreviva). E pra fortalecer a ideia, durante o episódio 3 Agnes volta a usar morse, dessa vez enquanto conversa com o Visão e o Herb. O padrão observado aqui é nos seus dedos, sendo identificado como o mais famoso possível e conhecido pedido de socorro— … — … —, ou SOS, o que não soaria estranho tendo em vista que ela e o Herb parecem querer dizer algo grandioso para o Visão, mas temem algo… ou alguém.


⊗ 6. GRAVIDEZ E FRUTAS

Ao longo do terceiro episódio, o Dr. Stan é um personagem introduzido para a gravidez da Wanda. Stan usa durante o episódio, a analogia de frutas para identificar o tamanho (e o mês) do bebê, explicando que durante o quarto mês o feto tem o tamanho de uma pera, com 5 de mamão, com 6 de uma toranja, com 7 de um abacaxi e 8 de um melão.

Coincidentemente, Wanda tem todas as frutas até o 6º mês em sua fruteira. Apesar de quê, na cozinha ela mantém também um abacaxi, dado por Agnes no primeiro episódio; e quando Wanda começa a ter as primeiras contrações, é quando ela começa a comer o abacaxi. Vale pontuar também que a toranja que ela aparece comendo, é uma das frutas que ela deixa cair no chão. São detalhes positivos dentro da obra, mas parafraseando a Dottie, “o diabo tá nos detalhes”.


⊗ 7. STAN E A VIAGEM ÀS BERMUDAS

Stan realmente estava feliz em pensar na viagem com a esposa às Bermudas. Para quem não entendeu essa fala, Bermudas é um conjunto praias paradisíacas dentro de um arquipélago que fica próximo a zona conhecida como “Triangulo das Bermudas”, também conhecido como “Triangulo do Diabo” por causa dos inúmeros casos de desaparecimento de embarcações e aeronaves naquela região, mediante ao forte campo magnético exercido por aquela área.

Em sua última aparição ao episódio, Stan confirma que não irá mais poder viajar. Ele diz à Visão que a cidade é pequena e que sempre procura um jeito de fazer você ficar lá, não possuindo formas de “escapar”. Stan inclusive esbanja uma expressão de medo e insegurança, nos dando uma imersão ainda mais sombria durante esses momentos finais dos episódios.

Outra bom easter eggs aqui é o fato do Stan ser chamado por Visão como “Mr. Doctor”, assim como Kaecillius chama o Dr. Estranho em seu filme. Vale pontuar que Dr. Estranho é um dos personagens que podem fazer uma aparição em WandaVision, então foi uma boa ponte entre esses dois núcleos da Marvel.


⊗ 8. FALANDO NO DIABO

Uma das melhores personagens da série, a Agnes, fez uma curta aparição nesse terceiro episódio. Ele é mais voltado a Geraldine, Wanda, Visão e Stan. No entanto a carismática vizinha fofoqueira de Wanda solta novamente outra frase enigmática dentro da série. Ao ser questionada pelo Visão se ela também perdeu a energia elétrica em casa, Agnes confirma que sim, mas que é melhor para o Ralph — seu esposo — por ele ficar melhor no escuro.

Novamente é uma fala bem pontual da Agnes. Ela desde o primeiro episódio fala coisas estranhas sobre o seu “esposo” que ser quer apareceu ainda. Geralmente dizer que determinada pessoa fica melhor no escuro vai de encontro a sua aparência que pode ser denominada como “feia” ou estranha. E se de fato o esposo da Agnes for o Mephisto, como já pontuamos nos dois primeiros artigos, a fala dela se torna um verdadeiro deleite aos fãs, afinal a aparência do Mephisto não é lá uma das mais bonitas visualmente…


⊗ 9. OS GÊMEOS E OS PODERES BAGUNÇADOS

Uma das coisas mais bizarras da série até então é o nascimento dos bebês, Billy e Tommy. Como vimos, eles foram gerados de forma não natural e em um tempo recorde de gestação. Nos quadrinhos, Biily e Tommy mais tarde se tornam dois dos heróis da eqipe dos Jovens Vingadores conhecidos como Wiccano e Célere, tendo um deles os poderes da mãe e o outro os poderes do tio respectivamente. Vale detalhar aqui que Tommy nasceu primeiro, assim como seu tio Pietro, afinal ambos são “ligeirinhos”.

Nos quadrinhos os gêmeos são criados usando fragmentos da alma do Mephisto, então dentro da série ao que parece estamos nos encaminhando para essa mesma origem. Mais tarde Agatha Harkness deleta essa memória da mente da Wanda, mas em DINASTIA M o nascimento das crianças volta a ser um acontecimento que impacta a realidade. E por falar em impactar a realidade, vimos a Wanda dizer em vários momentos que ela não estava causando tais situações dentro de casa, como animar as borboletas ou desfazer a cegonha com a fumaça vermelha — igual em o Mágico de Oz.

Acredita-se que outra força tomou a liberdade de sobressair sob os poderes da Wanda, alguns fãs acreditam se tratar de algum vilão dentro da obra que parece manipular todos os presentes, outros alegam ser o próprio bebê Billy já fazendo suas travessuras de dentro da barriga da mãe. Agora com o nascimento deles na série, ficará mais fácil visualizar de quem foi os feitos.

Vale mencionar que em determinado momento Wanda e Visão fazem uma pose bem emblemática, e ela é um easter eggs a uma das aventuras do casal, sendo a VISÃO E A FEITICEIRA ESCARLATE edição #1.


⊗ 10. WANDA REFAZENDO A REALIDADE

Wanda novamente volta a causar dentro do domo de realidade logo no início do episódio. Temendo que as coisas estejam saindo do controle, Visão questiona Wanda sobre algo não está certo ali dentro. A expressão de pavor no rosto da Wanda fica gritante, quando temos o momento em que a um bruto corte de cena e o Visão volta a refazer suas falas mais apropriado ao que ela desejara.

Esses pequenos momentos de alteração de realidade estão começando à ficar mais frequentes na série, e pelo conceito, é capaz de piorar. Wanda não quer confrontar seu doloroso passado, e a cada momento em que isso é jogado sobre sua cara, ela retorna a um ponto onde a realidade mais lhe agrada. Em breve veremos as consequências de todas essas alterações.

Vale pontuar quem em um breve momento, quando Visão comenta sobre a realidade ali está errada e antes da Wanda refazer tudo, ele olha justamente para o telespectador “quebrando a quarta parede” ao se comunicar conosco. Em outro momento o personagem Phil também faz tal movimento ao agradecer à Deus pelo apagão em sua casa. Então é uma hipótese os personagens estarem se questionando, inclusive aos seus telespectadores, o que está acontecendo ali.


⊗ 11. AGNES E HERB

Agnes e Herb durante esse episódio aparecem fofocando sobre a Geraldine e a gravidez da Wanda. É curioso notar que nesse episódio diversos personagens parecem estar mais conscientes quando estão longes da Wanda, mas quando próximos do Visão eles tendem a ficar receosos se podem ou não confiar nele. Dr. Stan comenta sobre não conseguir sair da cidade, já Agnes e Herb alegam estar preocupados com a presença da Geraldine justamente por possivelmente estarem… Presos? Claro, a sentença é novamente interrompida por outro “stop it!”, mas dessa vez dito pela Agnes.

Alguns fãs observaram que Herb é uma abreviação para Herbert, que nos quadrinhos possa ser uma referência ao Alto Evolucionário, que tem tem como nome Herbert Edgar Wyndham. Nos quadrinhos, foi o Alto Evolucionário que criou a vaca humanoide Bova e concebeu os poderes a Wanda e Pietro. NÃO É CERTO afirmar que Herb seja um easter eggs para o Alto Evolucionário, é apenas uma teoria que existe na internet desde novembro de 2020, mas vale pontuar a ideia apresentada aqui.

O fato de Herb e Agnes estarem parcialmente conscientes dentro do domo nos abre diversas perguntas sobre o quão Wanda consegue manipulá-los, ou o quanto todos eles estão atuando para manter toda aquela realidade existente. Inclusive, no segundo episódio, quando Visão vai a reunião de observação dos membros de WestView, nos abre aqui um questão sobre eles serem os “problemáticos” que chegaram à cidade. Então a ideia de todos eles estarem comunicando entre si por códigos e reuniões secretas parece bastante plausível.


⊗ 12. O SEGUNDO EASTER EGGS DA HYDRA

Novamente tivemos uma outra menção a Hydra em outro comercial, em um produto que faz você querer fazer sua própria realidade, o sabonete Hydra. O comercial faz alusão ao fato de alguém estar exausta de sua realidade e querer fazer a sua própria, diretamente nos associamos a situação da Wanda, que, após tantas perdas, decidiu refazer toda a sua vida em uma realidade controlada por ela. E a Hydra foi um dos responsáveis pela criação — ou ao menos o despertar — de tais poderes.

Mas apesar desse easter eggs, talvez ela possa nos levar para outra série da Marvel. Em Agents of SHIELD, temos diversos personagens presos dentro de uma realidade virtual conhecida como FRAMEWORK. Dentro dessa realidade, todo o passado deles é corrigido, e eles vivem as suas “vidas perfeitas”. O Diretor Phil Coulson por outro lado, dentro da realidade menciona um sabonete azul da Hydra que ao ser utilizado, se infiltra na corrente sanguínea e implanta falsas memórias nas pessoas. Ele inclusive alega estar livre dos efeitos por fazer o seu próprio sabonete.

Existem algumas teorias que acreditam que esse comercial possa nos induzir a acreditar que Wanda se descobrirá uma mutante no MCU, até trouxemos essa informação para o site; clique no link acima para conhecer essa teoria. Um outro ponto é que a realidade criada pela atriz durante o comercial é grega, diretamente no tempo dos deuses, e na embalagem o slogan diz para você “buscar sua deusa interior”… Deusa Hekate?


⊗ 13. GERALDINE SABIA DE TUDO?

Geraldine certamente foi uma das personagens mais emblemáticas nesse terceiro episódio de WandaVision. Para quem não associou a personagem ainda, ela é a Mônica Rambeau, agente da ESPADA e também a garotinha que conheceu a Capitã Marvel no filme solo da heroína, filha da Maria. Desde o segundo episódio a chegada da Geraldine dentro do domo foi um total mistério, até explicamos isso em nossa matéria de curiosidades e easter eggs do segundo episódio.

No entanto, a alguns pontos sobre a identidade da Geraldine dentro do domo nos leva a crer que ela sabia de tudo o que acontecia ali. Quando ela chega pra visitar a Wanda, Geraldine comenta que sua casa ficou toda alagada após os canos se romperem, no entanto, isso aconteceu na casa da Wanda. Outro ponto é que ela comenta sobre ter sido promovida na empresa, mas Agnes nos confirmou que ela não tem casa, nem emprego ou marido. Então as afirmações dela pareciam bastante infundadas.

O que nos remete ao terceiro ponto, suas roupas. Se ela não tem casa ou emprego, como ela as trocava? Vale lembrar que ela é expulsa da realidade dos anos 70, usando roupas dos anos 70. Mas nós sabemos que a roupa se adequa a década — como foi o caso do Apicultor, que entra no domo pelos esgotos usando uma roupa de contenção contra radiação —, então estaria a Geraldine fingindo tudo? Se sim, então ela estaria espiando a Wanda e todos os seus movimento de dentro do domo, porque até mesmo sobre os movimentos de respiração ela reproduziu perfeitamente — e somente Wanda e Visão sabiam disso. Mas só saberemos mais à frente, possivelmente do episódio 4 em diante.

Fato é que ela mencionar a morte do Pietro bagunçou as estruturas da Wanda, que certamente é um dos gatilhos para a criação daquela realidade e nos leva ao próximo tópico…


⊗ 14. PIETRO E O SOTAQUE SOKOVIANO

Pietro Maximoff, ou Mercúrio, é o falecido irmão da Wanda morto em combate durante o filme Vingadores: Era de Ultron. No longa, Pietro ao ser morto foi talvez o primeiro momento de “perda real” que a Wanda sentiu, a ponto de até mesmo os seus poderes terem ficado mais intensos no filme. Mas apesar de ser seu irmão gêmeo, Pietro ficou LITERALMENTE morto dentro do MCU durante 7 anos, a ponto dele sequer ser mencionado.

Mas finalmente esse silêncio foi quebrado e o personagem foi citado, Wanda conta sobre o irmão para a Geraldine, e ela por um breve momento volta a usar o seu sotaque sokoviano e até canta uma música de Sokóvia para seus filhos, até ser quebrada por Geraldine com ela afirmando que seu irmão foi morto por Ultron. O momento é obviamente tenebroso, pois até mesmo a expressão da Wanda muda totalmente. Mas à algo a citar aqui.

No primeiro episódio, Wanda e Visão buscam por uma promoção para melhorar a qualidade de vida deles, e isso acontece ao final do episódio. No segundo episódio Wanda é bombardeada em vários momentos pela citação de “pelas crianças”, e ao final do episódio ela aparece grávida. Nesse terceiro episódio Wanda e Visão lidam com a gravidez e o surgimento dos gêmeos, além da citação do Pietro… Poderia ser essa a indicação que o personagem voltará no próximo episódio?

Certo é que Evan Peters — o Mercúrio da FOX — voltará a série em dado momento, e que inclusive o dublador espanhol do personagem confirmou o retorno do Pietro, então é bem capaz da Wanda tentar trazer o seu irmão de volta, não conseguindo (por ele estar morto), mas trazendo acidentalmente um de outra realidade. Claro que é apenas uma teoria nossa e de muitos fãs, mas ao que tudo indica é isso que veremos acontecer.


⊗ 15. SOMOS MARIONETES DA REALIDADE

Visão falando de nomear o menino de Billy por causa do William Shakespeare e recitando: “O mundo é um palco. Homens e Mulheres, meros atores.” vai literalmente ao encontro do que todos os habitantes de WestView, além do Visão e da própria Wanda estarem fazendo ali. Uma vida perfeita do sonho americano, dentro de uma realidade onde todo mundo deve atuar seguindo as ordens de alguém. Nos mostrando mais uma vez o quanto que todo mundo dentro do domo está sendo manipulado; apesar de Wanda parecer exercer um extenso controle sobre aquela realidade.


Mas e vocês caros leitores, o que acharam das curiosidades, easter eggs e informativos do episódio 3 que nós reunimos? Comente abaixo outras curiosidades e informações que talvez vocês possam ter conseguido captar.

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana teremos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!