QUADRINHOS

As rajadas ópticas do Ciclope e a polêmica sobre a origem de seus poderes

Por diversos anos os fãs do Ciclope se viram atormentados com a polêmica de origem das rajadas ópticas dele. Vamos resolver todo esse caso!


Os poderes do Ciclope são certamente um dos focos de maiores dúvidas dos seus fãs e apoiadores. Dotado com a capacidade de liberar quantidades absurdas de energia concussivas — impactos — vermelhas através dos seus olhos, Scott Summers por vezes caia na cilada de alguns roteiristas que sequer conheciam suas habilidades.

O que é natural, tendo em vista que a própria Marvel atrapalhava na construção do conceito das habilidades do Ciclope ao lançar materiais oficiais de apoio atribuindo diferentes tipos de origens — que iremos abordar mais a frente — aos seus poderes. Mas antes de seguir com elas, iremos sanar alguns possíveis tópicos envolvendo os olhos do líder dos X-Men.


⊗ ALGUNS CLÁSSICOS ERROS SOBRE OS OLHOS DO CICLOPE
FABULOSOS X-MEN #391

Primeiramente, é importante dizer que Ciclope não enxerga tudo em vermelho como propriamente dito, mas sim como se tivesse um “filtro vermelho permanente” sobre seus olhos que o permitisse enxergar as coisas em tons avermelhados. Ele ainda vai conseguir enxergar o azul do céu ou o amarelo de um girassol, mas com uma película vermelha por cima cobrindo boa parte das cores. Você pode inclusive entender um pouco mais sobre essa outra polêmica clicando no link abaixo. Dito isso, vamos sanar outra possível dúvida.

Outra polêmica envolvendo o Scott é sobre o conceito energético dos seus poderes. Alguns roteiristas tendem a aplicar a ideia que os olhos de Ciclope emitem calor como um laser, o que não é verdade. Scott, como dito no início desse texto, libera rajadas de energia concussiva, que, em sua essência, a depender do Magrão pode ser literalmente como uma pancada de bola durante um jogo de futebol, um coice de cavalo, ou o impacto de uma batida de carro — ou até mesmo de um trem. Caso ele mantenha o olhos abertos com as rajadas sendo liberadas, mas niveladas, é como se esses impactos ficassem de forma ininterrupta contra o alvo.

Imagina você receber initerruptamente o impacto de um trem; Foi assim que o Hulk se sentiu ao enfrentar o Scott durante o arco do Hulk Contra o Mundo.

Por meio dessa lógica, o atrito entre suas rajadas e o objeto de impacto pode acabar ocasionando em calor, mas isso não implica que seus olhos de alguma forma possa liberar esse tipo de energia naturalmente. Ele literalmente lida com impactos! Em diversas histórias vemos o Ciclope mencionar que seus olhos não são lasers e que não geram calor, e que sim, são rajadas de energia concussiva semelhante a impactos ou força.

Tendo essas dúvidas sanadas, vamos ao cerne do nosso post:


⊗ DE ONDE VEM ESSAS RAJADAS?

Em THE UNCANNY X-MEN #43, de 1968, foi explicado que as rajadas concussivas vermelhas de Ciclope tinham origem na absorção de energia solar e, por isso, às vezes, até se extinguia. Em dadas aventuras após usar seus poderes por longos períodos de tempo, ele tinha que esperar por mínimo uns 20 minutos até que todo o seu poder já estivesse recarregado.

No entanto, em 1984, no MARVEL COMICS OFICIAL HANDBOOK, o qual acrescentou explicações pseudocientíficas a diversos personagens, foi dito que as rajadas vinham de uma dimensão de força concussiva aberta através de seus olhos, atraídas por “gravitons” da força da gravidade. Esse retcon na origem não foi bem aceito e muito menos seguiu a cronologia dos quadrinhos. Afinal, se o seu poder foi definido como oriundo de outra realidade, como e porque se extinguia?

MARVEL ENCYCLOPEDIA EDIÇÃO 2019

3 anos depois, outro handbook foi lançado deixando em aberto a origem de suas rajadas ópticas, mas levando a crer que a origem de fonte solar era a correta. Porém em 2002, e depois em 2006, na MARVEL ENCYCLOPEDIA, uniu-se as duas origens dando margem a ideia de que seus poderes absorviam energia solar, o que permitia que ele pudesse abrir uma dimensão através dos seus olhos para liberar a energia concussiva.

Apesar dos apesares, a Marvel tratou de corrigir isso nos anos seguintes em edições mais recentes e atualizadas de suas enciclopédias. A última, lançada em 2019, trouxe a informação que Ciclope apenas absorvia energia solar e com isso podia liberar “rajadas solares” de seus olhos, mas deixando explícito a ideia de serem rajadas concussivas (força) e não de calor. Inclusive usam o exemplo de que com seu poder, Ciclope facilmente poderia partir montanhas.


⊗ “A DIMENSÃO DO SOCO”

Sabendo de todo esse histórico é fato dizer que até 2017 nunca havíamos tido alguma referência ou sequer uma explicação para o que seria essa dimensão de onde saia as rajadas do Ciclope. Não até a chegada do segundo volume de OS SUPREMOS, de Al Ewing — atual escritor da ESPADA —, onde em sua edição #09, America Chaves, que tem o poder de abrir dimensões através de buracos de minhocas estrelares, abriu um portal até uma dimensão de pura energia de força concussiva, que, por alguma ironia da coincidência, era vermelha.

A “dimensão do soco” (Punch Dimension, no inglês) como foi batizado pela America, é onde ela pega “propulsão” para saltar sobre outras dimensões porque ali ela é “socada” pra frente, indo de encontro diretamente em como as rajadas do Scott são explicadas. Apesar de não ter havido qualquer menção a essa história ao Ciclope, é curioso a Marvel ter aberto NOVAMENTE esse leque no passado misterioso de Scott que tanto confundiu roteiristas e fãs. Sendo essa dimensão a possível fonte anterior de poder do Ciclope, como mencionado no MARVEL COMICS OFICIAL HANDBOOK — felizmente todo esse conceito da dimensão do soco foi descartado.

Mas apenas recapitulando: Ciclope é um mutante com a habilidade de absorver energia solar, armazenar — e converter — toda essa energia, para depois liberar através de seus olhos como rajadas de energia concussivas. Elas não emitem calor, mas podem causar atrito durante a colisão formando NATURALMENTE o processo de aquecimento no corpo atingido. Ele pode se cansar e chegar a exaustão caso use seus poderes demais, mas nada que poucos minutos não resolva para deixá-lo reabastecido novamente. E SEU PODER NÃO É ORIUNDO DE OUTRA DIMENSÃO! É apenas uma conversão de energia solar para energia cinética. Sabendo disso, podemos dizer que você se tornou um expert nas habilidades do Ciclope.



Mas e vocês caros leitores, gostaram de conhecer mais sobre os poderes do Ciclope e de como eles funcionam? Teve suas dúvidas sanadas? Comente pra gente abaixo o que você achou. E caso tenha dúvidas sobre como alguns poderes mutantes funcionam, comente abaixo também!

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana teremos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!

Informações e imagens reunidas da página X-Men: Ciclope e do usuário Von Dews, além dos próprios materiais fonte, às HQs.