QUADRINHOS

Isca, Magneto e Professor X discutem as novas lideranças e alianças mutantes

O diálogo entre os lideres de Krakoa e Arakko foi consumado. A pauta da discussão? As novas possíveis alianças entre as ilhas mutantes!


A edição #16 de X-MEN trouxe muitas pautas para serem discutidas entre os fóruns e portais de notícias dos mutantes. Krakoa e Arakko abriram um divórcio mútuo e amigável após os eventos de X OF SWORDS, e isso pode significar possivelmente o início da primeira guerra civil entre as nações mutantes.

Mas além disso, tivemos o primeiro encontro e uma breve discussão oficial entre os representantes de cada uma das ilhas. Magneto e Professor X foram os representantes de Krakoa, enquanto que Isca, a Imbatível, foi a representante de Arakko. A conversa já começou bem pontual com Isca dizendo que ao se enfrentar um inimigo, principalmente as bestas de Amenth, é necessário eliminar a ameaça para que ela não retorne.


⊗ AS ALIANÇAS MUTANTES: KRAKOA & ARAKKO

Magneto então alega que essa é a sua natureza, que ele não costuma ter compaixão no campo de batalha. No entanto, que seu companheiro Xavier por outro lado é rápido em dar o benefício da confiança e de estender os braços para formar alianças. Isca no entanto parece não ter se importado muito com isso e pede para lhe explicarem o contexto real do encontro. Xavier por outro lado retruca, dizendo que são eles que não tem nenhuma informação de fato — extraoficialmente, Cifra já estava em contato com os arakkoanos justamente por causa de Arakko e de sua esposa Bei, então eles já sabiam quais eram as vontades do povo de Krakoa.

Isca informa que de fato ela e os demais líderes de Arakko já sabiam sobre as intenções de sua ilha vizinha; e apesar das ilhas não quererem se unir para formar Okkara, uma dúvida perpetuou entre eles “então somos um único povo?”. Xavier então a responde dizendo “sim, nós somos!”; e que eles até mesmo trouxeram uma das flores de Krakoa — a dos portais — para facilitar o acesso entre as duas ilhas e manter o conforto e a segurança entre os habitantes para não precisarem atravessar o mar.


⊗ “UMA NAÇÃO BEBÊ COMANDADA POR CRIANÇAS”

Professor X então assume as reais intenções de Krakoa, dizendo que eles pretendem como uma nação e como um povo, dividirem as tecnologias, o poder bélico, a economia e quaisquer outra estrutura social que eles tiverem. Isca comenta então que todas as decisões sobre Arakko são tomadas mediante as reuniões do “Grande Círculo” (Great Ring) — o equivalente ao Conselho Silencioso de Krakoa — e diz que essa estrutura governamental já tem funcionando por centenas de anos, tudo baseado em poder — a ponto de todos os seus líderes serem mutantes ômegas. E pergunta: “Há quanto tempo vocês líderes governam?”.

Magnus então responde a pergunta dela, dizendo que o Conselho existe há pouco tempo mas que a intenção é que eles perdurem por séculos de governo. É nesse momento que Isca dá um leve sorriso sarcástico e diz que a nação krakoana é um bebê sendo comandado por crianças, perto dos mutantes de Arakko. Ela logo depois corrige dizendo “isso não é uma coisa ruim, pode haver decisões inexperientes no início e é comum, assim como um fruto que ainda está em desenvolvimento em uma árvore podendo azedar ou não.”. Querendo saber mais sobre a Terra, Isca questiona se os mutantes são os líderes e como ela está atualmente.

Xavier responde que é uma planeta lindo e cheia de possibilidades. Que eles, os mutantes, dividem em conjunto com os humanos e outras espécies: “às vezes temos problemas, mas qual sociedade em convívio não teria?”. Isca então comenta estar surpresa por uma espécie tão fraca e tola como a humana ter conseguido chegar tão longe. É quando ela diz que por terem chegado tão longe, eles devem ser um povo formidável e inteligente. Magneto então responde “eles são apenas homens”.


⊗ UM POVO DE AÇO FORJADO PELO FOGO

Ao saber disso Isca muda totalmente de postura perante os dois, e pede para que eles a escutem com atenção. Ela fala que o tempo em que eles passaram longe em outro mundo mudaram eles, não só como sociedade mas também como indivíduos. Que eles cresceram moldados pela guerra, e que suas crianças já nascem desconhecendo a palavra paz.

Ela então os adverte:

Com o tempo, talvez, caso nos sentirmos confortáveis e agraciados por essa terra, nos tornemos um povo gentil, caridoso e acolhedor. Mas até o chegar desse dia, vocês precisam saber. Não volte a esse lugar novamente trazendo sonhos em suas cabeças e flores em suas mãos, porque essa é uma terra de espadas! Eu vou levar a oferta de vocês para o Círculo. Nós iremos… Considerar.

Após esse encontro caloroso, Isca deixa as proximidades de Krakoa e volta à Arakko, para informar ao arakkoanos todas as pautas e estender possíveis alianças mutantes. É importante frisar que Isca como diplomata é tão bruta como guerreira, e que apesar dos apesares, ela foi um tanto quanto gentil com Charles e Erik.


⊗ GUERRA CIVIL: VERSÃO MUTANTE? O DIA M?

#XDICA: Esteja no desktop ou no smartphone, clique nas imagens abaixo para elas se expandirem e você conseguir ver com mais detalhes.

REF: FABULOSOS X-MEN #491

Hoje, os arakkoanos são 20x maiores que a população de mutantes em Krakoa, assim como suas terras são bem mais largas e vastas. Uma aliança com as duas ilhas expandiria o poder bélico dos mutantes assim como suas tecnologias. Um confronto, no entanto, seria catastrófico não só para a mutandade como também para toda a humanidade. Então uma Guerra Civil se quer pode ser cogitada.

Mas a chegada dos mutantes de Arakko ainda nos cerca de mistérios. Como bem sabemos o Dia M — causado pela dissimulada Feiticeira Escarlate — não foi um evento exclusivo apenas da Terra. O caos místico afetou todas as portas do multiverso, apagando inclusive mutantes longe o suficiente dos sussurros da Wanda. O que nos gera a pergunta: os mutantes de Arakko em Amenth foram afetados? Isso seria interessante caso abordado, podendo eles inclusive atribuírem o evento como “a grande praga” ou uma “maldição de Amenth”, aumentando ainda mais os conflitos entre a Rainha do Caos e os mutantes, e talvez até complicar as possíveis alianças entre eles, por terem deixado Wanda viva e livre — como Isca bem pontuou lá no início da discussão, ao dizer que ameaças devem ser eliminadas.



Mas e vocês caros leitores, o que acham dos mutantes krakoanos e arakkoanos formarem alianças diplomáticas? A emancipação de Arakko por si só impõe o surgimento de uma nova nação mutante, além de Krakoa, podendo gerar inúmeros debates. Comentem suas ideias abaixo!

E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!