SÉRIES

Conheça a animação “Surpreendentes X-Men” dos quadrinhos de Joss Whedon

X-Men: A Série Animada e Evolution são as animações mais populares dos mutantes. Ainda assim, muitas pessoas pararam para conferir aquelas que são menos conhecidas, como Wolverine e os X-Men e até mesmo o anime dos mutantes. Contudo, há uma animação que é ainda menos conhecida do público em geral, se trata de Surpreendentes X-Men, e é justamente sobre ela que falaremos um pouco hoje.


Originalmente chamada de “Marvel Knights: Astonishing X-Men“, essa é uma série de quadrinhos em movimento (Motion Comics) que adaptou a fase de Joss Whedon nas HQs Surpreendentes X-Men. Ao invés de ser um desenho comum, essa série utiliza as próprias imagens dos quadrinhos, animando as páginas inserindo movimentos de cabeça, olhos, boca e corpo, além da voz dos personagens e efeitos sonoros.

⊗ Produção

A animação foi lançada em 2009 e finalizada em 2012, contando com 24 episódios que são separados em 4 temporadas com 6 episódios cada. O roteiro é de Joss Whedon e a produção feita por Rob Simmons, Jay Snider e Virgínia Melendez.

A animação adapta toda a fase de Joss Whedon na série de quadrinhos Surpreendentes X-Men, também dividida em 4 volumes. Whedon escreveu as HQs do número um ao número vinte e quatro, que foram publicadas entre os anos de 2004 e 2007. A Marvel Knights Animation, um subgrupo da Marvel que trabalhou no desenho do Pantera Negra, ficou responsável pela parte da animação.


⊗ Enredo

A história segue os X-Men lutando contra um alienígena chamado Ord, que veio à Terra para forçar cura em todos os mutantes, porque foi predeterminado que um mutante da Terra destruiria sua Terra Natal, o Grimamundo. Ao mesmo tempo, a Sala de Perigo acaba ganhando consciência própria, decidindo que deve exterminar os X-Men. No arco “Despedaçados”, os X-Men precisam lidar com o Clube do Inferno, onde os heróis novamente enfrentam Cassandra Nova. Por fim, há o confronto contra os líderes do Grimamundo.


⊗ Personagens

Há uma lista significativa de personagens aparecendo na série, para cada um dos arcos há a aparições de personagens mais populares e alguns mais novos. Dentre os mais relevantes estão: Ciclope, Charles Xavier, Fera, Wolverine, Emma Frost, Lince Negra, Jean Grey (aparição na mente do Scott), Colossus, Armadura, Ord, Dra Kavita Rao, Nick Fury e Abigail Brand.

Há também a participações de mutantes menores como as Irmãs Stepford, além da aparição do Quarteto Fantástico composto pelo Sr. Fantástico, a Mulher Invisível, o Tocha Humana e o Coisa, os Vingadores, alguns X-Men como Tempestade, Homem de Gelo e Anjo. Além dos aliens do Grimamundo.

Durante o arco “Perigoso” também temos a manifestação física da Sala do Perigo.


Arcos
⊗ Superdotados

Esse arco gira em torno de dois personagens, Ord, o alienígena do Grimamundo e a Dra Kvita Rao. Ord busca eliminar a todos os mutantes, pois em seu planeta há uma profecia de que um mutante destruiria sua terra natal. Assim, o extraterrestre traz consigo tecnologia suficiente para compartilhar com a Dra Rao, que consegue finalmente criar a cura para o Gene X.

Em meio a esses conflitos, temos o surgimento da agente Abigail Brand, lider da E.S.P.A.D.A (Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienigena). Brand parece estar relacionada a Ord, visando acabar com uma guerra entre os dois mundos. Cabe aos X-Men Ciclope, Wolverine, Lince Negra, Fera, Emma Frost e Colossus impedirem o alienígena de destruir os mutantes.


⊗ Perigoso

Enquanto os Surpreendentes X-Men estão ocupados com todos os acontecimentos relacionados a cura do Gene X, uma sequência de acontecimentos incomuns parecem pairar na Mansão X. Asa, um mutante que havia perdido seus poderes no arco anterior, desapareceu. Em seguida, uma Sentinela completamente destruída ataca a mansão. Assim os X-Men descobrem que o novo inimigo os conhece muito melhor do que eles imaginam.

Devido ao ataque da Sentinela, Scott pede para que Kitty leve todos os alunos para se protegerem na Sala do Perigo. Lá eles encontram Asa, o mutante desaparecido que se suicidou. É revelado então que a Sala do Perigo, apesar de ser uma máquina, é um ser consciente intitulado Perigo, que foi usada desde sua criação incessantemente para seguir as vontades de Charles Xavier, tendo suas vontades completamente ignoradas. Agora que ela conseguiu tomar uma forma física, além de ter feito um aluno se suicidar, a criatura busca vingança contra Xavier e os X-Men.


⊗ Destroçados

A Mansão X está sob ataque e os atacantes são ninguém menos do que o Clube do Inferno. Cassandra Nova, Sebastian Shaw, Míssil Adolescente Megassônico e até mesmo Emma Frost estão juntos para adquirir algo que foi guardado por Charles Xavier em uma caixa quase impossível de acessar.

Assim, descobrimos que o retorno de Kitty Pryde não passou de um plano de Cassandra Nova para recuperar seu corpo, que está preso numa espécie de casulo dentro da caixa. Em meio a toda a confusão, a mansão também é atacada por Ord, que se uniu a Perigo. Já Abigail Brand também aparece para abduzir todos os presentes com seus próprios objetivos em mente.


⊗ Incontrolável

O arco final da animação traz os Surpreendentes X-Men sendo convocados por Abigail Brand para impedir que o líder do Grimamundo destrua a Terra. O objetivo do alienígena é esse, pois uma profecia aponta que um mutante destruirá o Grimamundo, esse mutante é Piotr Nikolayevich Rasputin, o Colossus.

Enquanto vemos os X-Men lutarem para tentar compreender a tal profecia, temos Ciclope utilizando seus poderes em controle máximo, o desenvolvimento de Emma Frost e Kitty Pryde, além da aproximação de Wolverine e Armadura. Nesse arco há também a participação de outros heróis da Marvel como os X-Men Tempestade e Homem de Gelo, do Quarteto Fantástico, além dos Vingadores Homem Aranha, Homem de Ferro e Dr. Estranho.

Vale citar que esse é o arco onde Lince Negra tem sua cena icônica atravessando uma bala gigante por toda a superfície da Terra.


Primeiro episódio Dublado – Parte 1

Essa animação esteve por algum tempo no catálogo da Netflix. Infelizmente já não está mais disponível. Abaixo, você pode conferir a primeira parte do primeiro capítulo (episódio 1 e 2), disponível em um site na internet.


Os arcos de Joss Whedon em Surpreendentes X-Men são extremamente aclamados pela crítica e trazem momentos guardados com muito carinho pelos fãs. Embora haja alguns problemas com a dublagem como nomes errados e até o poder de Kitty sendo citado como “teletransporte”, esses problemas não tiram o brilho do projeto. Essa é sem dúvida uma animação que vale muito a pena assistir.

O que você achou da animação? Gosta do que Joss Whedon fez com os X-Men?