QUADRINHOS

Conheça a X-Factor e os Protocolos de Investigação de morte dos mutantes

Uma das maiores surpresas da mais nova fase dos X-Men foi o retorno da X-Factor e o seu programa de investigação agora em Krakoa.


A X-Factor inicialmente foi a equipe formada pelos cinco X-Men originais em 1986, mas que mais tarde ganhou uma nova reformulação a partir da edição #71 sendo uma equipe mutante designa por membros do governo americano e também como uma equipe de investigações. Diversos foram os integrantes do grupo, mas os mais famosos membros foram Polaris, Destrutor, Homem Múltiplo, Mercúrio, Layla Miller e Fortão, que assumiram as diversas divisões por anos .

Mas o retorno da equipe em Krakoa surgiu em cima de um acontecimento trágico, a morte da Aurora, irmã gêmea do Estrela Polar – cujo ele sentiu sua morte através da “coisa de gêmeos” logo na primeira edição do título. Ele “apressado” como é, exigiu dos Cinco (a equipe responsável por trazer os mutantes de volta a vida em Krakoa) para que trouxessem Aurora de volta. Mas além de negarem o pedido, os Cinco explicaram que eles precisavam de uma prova da morte do falecido para não ocorrer o risco de eles trazerem alguém que ainda não morreu – e consequentemente criar um clone sem alma daquela pessoa. Além do que, os Cinco estariam terrivelmente ocupados ressuscitando os 16,600 mutantes mortos pelo atentado em Genosha, além daqueles que passavam pelo Calvário graças ao feitiço da Feiticeira Escarlate, então eles não poderiam investigar se de fato a Aurora tinha morrido ou não.

Irritado e sem paciência, Jean-Paul decide por sua conta procurar pelas provas da morte de sua irmã primeiramente em Krakoa, mas ele acaba esbarrando em Polaris que o julga “um tolo” por não saber fazer as perguntas certas – afinal, ela já tinha trabalhado em 3 equipes da X-Factor no passado. Lorna então decide ir atrás de pessoas que poderiam contribuir para a investigação, mas ela procura inicialmente por aqueles disponíveis como Prodígio, Prestigia, Ocular e mais tarde surge o Daken.


⊗ COMO FUNCIONA A X-FACTOR
Prestigia, Daken, Estrela Polar, Aurora, Polaris, Prodígio e Ocular.

A X-Factor atual teve seus membros pensados para funcionarem em uníssono, assim como os Cinco. Seus poderes e suas sinergias é o que fazem a equipe se destacar das demais. Afinal, apesar de não terem um vínculo especial para a investigação, seus poderes em conjunto contribuem perfeitamente pra isso.

Durante a primeira missão da equipe, Lorna agiu como um verdadeiro norte para o time (o que é curioso, visto que em POTÊNCIAS DE X, umas da quimeras do futuro se chamava Norte e era a combinação genética entre Polaris e Emma Frost), afinal foi a partir das ideias dela e de sua liderança improvisada que conseguiram rastrear as primeiras pistas do paradeiro da Aurora. E aos poucos os membros da equipe tinham seus próprios momentos de brilharem. Conheça abaixo um pouco mais sobre os membros:

  • Polaris – Manipulação Eletromagnética – É o poder bruto do time, mas com suas habilidades Lorna consegue se comunicar e localizar frequências de energia através de qualquer sensor que esteja emitindo eletricidade, campos magnético ou ondas de rádio. Ela é a vice-líder.

  • Estrela Polar – Voo, Velocidade e Fotocinese – Ele é o membro mais rápido da equipe e um dos poucos que conseguem voar, além de produzir fortes clarões de luz. Sua contribuição é maior na liderança da equipe;

  • Prestigia – Telepatia, Telecinese e Manipulação de Energia – Rachel é a telepata do grupo e também uma das mais poderosas em caso de combate. Sua contribuição se dar a uma característica singular de sua telepatia, que a permite usar a cronopatia analítica e psicometria, tornando-a um membro valiosa do time no que se diz respeito a busca e análises de objetos ou pessoas. Ela é a visão.

  • Ocular – Um dos mutantes mais subestimados, mas possuidor de uma das habilidades mais úteis para um time de investigação. Ocular é literalmente os olhos do time, conseguindo usar sua mutação com diferentes propriedades ópticas para buscar, categorizar, registrar, avaliar e memorizar tudo o que ele vê.

  • Daken – Um dos membros mais aleatórios da X-Factor Investigações, mas também um dos mais interessantes. Daken assim como Wolverine possui um olfato extremamente apurado e sensível, podendo detectar o menor dos odores. Além disso ele possui uma habilidade capaz de influenciar e manipular feromônios sendo muito úteis para contribuir nos interrogatórios. Fora isso, ele também é um exímio combatente e um ótimo sobrevivente, graças ao seu fator de cura.

  • Prodígio – Dotado com um auto intelecto, David possui como poder mutante a psicometria. Mas diferente da Rachel, a habilidade do David permite que ele aprenda qualquer coisa apenas pelo olhar, e absorva essa informação e retenha com ele — Prestigia usa essa habilidade como uma extensão da sua telepatia. Potencialmente ele é o mais inteligente do grupo, sendo também o cérebro geral por detrás das operações.

  • Aurora – Irmã gêmea do Estrela Polar, possui os mesmos poderes do irmão, mas quando juntos dividem um elo que fortalece e que expande seus poderes fotocinéticos a níveis altíssimos de poder. Ela ainda não participou de nenhuma missão porque estava morta (sendo sua morte o estopim inicial da X-Factor), mas já é sabido que adentrara ao time nas próximas edições durante o REIGN OF X.

⊗ A COMPATIBILIDADE DOS MEMBROS

Com a criação dos membros, como dito acima a primeira missão da X-Factor foi rastrear, identificar a morte da Aurora e buscar por seu corpo. E a primeira edição do título é um verdadeiro show investigativo no melhor estilo Sherlock Holmes do gênero. Cada mutante usa seus poderes de forma intuitiva e natural afim de detectar os últimos passos da Aurora até a sua morte.

Usando a sua psicometria na internet Prodígio identifica que Aurora esteve repousada em um hotel antes de sumir. Daken usando sua manipulação de feromônios tira informações do recepcionista e descobre que ela esteve sim no lugar e com um homem, mas que depois ambos saíram. Ele também identifica o quarto onde ela esteve hospedada. Rachel usando suas habilidades de cronopatia analítica e psicometria refazem os últimos passos da Aurora pelo quarto até para fora do hotel, identificando que o carro que ela havia saído dirigindo caiu de um penhasco no lago de uma represa.

Usando seus poderes oculares, Ocular busca entre diversos carros que caíram no local aquele que mais se encaixava com a descrição da Rachel. Durante esse momento ele usou a visão a sua visão macroscópica, visão raio-x e também visão analítica para decifrar quais tipos de carros estavam procurando. Após identificar, Polaris ergueu os carros que pertenciam aquela descrição e Rachel confirma ter achado. Infelizmente, eles encontram Aurora presa pelo cinto de segurança e morta.

Estrela Polar extremamente irritado pega o corpo da irmã e o leva pra Krakoa, para tanto mostrar aos Cinco que ela havia de fato morrido como também para identificar qual teria sido a causa da morte — em edições mais tarde é confirmado que ela apenas morreu afogada após ter perdido o controle do carro.


⊗ A OFICIALIZAÇÃO DO TIME MEDIANTE O CONSELHO SILENCIOSO

Com a investigação sendo um sucesso, os próprios membros dos Cinco solicitaram aos membros do grupo para que a X-Factor fosse de fato uma agência investigativa de mortes em Krakoa, dando relatórios e concedendo preliminares sobre as mortes de alguns mutantes passíveis de serem ressuscitados. Com a ideia instaurada, o grupo da X-Factor foi levado à votação para o Conselho, recebendo um grande aval operacional por parte dos Cinco. Apesar de Magneto e Xavier insistirem em Polaris pegar a liderança da equipe, a própria Lorna aconselhou

Avaliando todas as possibilidades, o Conselho aprova a criação da X-Factor e o seu total funcionamento dentro e fora de Krakoa. Lorna então usando seus poderes para se comunicar com Krakoa — assim como no passado — através dos cristais de bismuto (uma rocha magnética) que crescia em Krakoa, solicitou a ilha para que ela pudesse ali erguer o que seria mais tarde batizado de “Cemitério”, o quartel operacional e também a residência dos membros da X-Factor.

Após o feito, Forge atualizou o sistema interno do lugar com uma biotecnologia de Krakoa equipada com um tipo de “sussurro” ou “oração” onde qualquer krakoano poderia ali solicitar a investigação da morte de algum momento ou ao menos verificar se tal pessoa estava viva pelo menos. Pelos vários locais de Krakoa é possível identificar “mini-orelhões” para que qualquer um ali pudesse usar.


⊗ O FUTURO DA X-FACTOR

A X-FACTOR será um dos títulos presente no REIGN OF X, nova era dos mutantes pós AURORA DE X (DAWN OF X). Assim como nas outras edições, Leah Williams continuará no roteiro do título, enquanto que David Baldeón permanecerá na arte interna da história. Em entrevista ao CBR, ela informou algumas curiosidades para a X-Factor Investigações e o que podemos esperar dela.

Já tínhamos planejado ter a X-Factor como um auxílio para os Cinco por razões óbvias dos trabalho de ressurreição, mas perguntei Jonathan Hickman e o editor-chefe dos X-Men Jordan D. White, se poderíamos nos concentrar em dar uma autonomia maior tanto aos Cinco quanto para a X-Factor, podendo assim ajudar a desenvolver sua dinâmica de evolução em grupo como parte da mais nova descoberta krakoana, a ‘Tecnologia Mutante‘, mas também como eles fazem para estabelecer diferentes tipos de ressurreição para cada Protocolo de Ressurreição.

Se olharmos para a logo da X-Factor, você verá que nela está ausente aquilo que mais identifica um mutante, o seu gene x. Então quando produzimos a logo do título, queríamos algo que expressasse a ausência do gene x, ou seja, a morte do mutante. Eles nada mais são que explorados em busca de gene x perdidos e enterrados por aí.

Na X-FACTOR #1 apresentamos uma espécie de jogo de pistas através das páginas, e queremos incentivar a participação do leitor em descobrir tudo junto com a X-Factor. Apesar de nas edições seguintes não termos tantas pistas soltas como na primeira edição, a ideia para essa nova etapa será sempre manter em nossas histórias um verdadeiro tabuleiro de intrigas, ação, sensualidade e pistas secretas com migalhas de pão para você poder encontrar.



Mas e vocês caros leitores, o que acharam da construção e formação do grupo da X-Factor Investigações em Krakoa? É certo dizer que o título X-FACTOR será não só para apresentar o grupo em si, mas os próprios membros dos Cinco terão participações mais ativas e corriqueiras nessas edições — o que já é perceptível desde então. Comente abaixo o que você achou da dinâmica do grupo!

 E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!