QUADRINHOS

Ocular é o exemplo de como SE AMAR vale muito à pena

Ocular por vezes se odiava e tinha vergonha de sua mutação, mas ele aprendeu da melhor forma a se amar e a se respeitar como mutante.


Se você não é um leitor dos quadrinhos dos X-Men, provavelmente não conheceu Trevor Hawkins, o mutante também conhecido como Ocular (Eye-Boy). E está tudo bem! Sério, até mesmo leitores ávidos por vezes se esquecem da existência do personagem. Trevor desenvolveu uma mutação que lhe concede múltiplos olhos espalhados por todo o corpo. Inicialmente, seus olhos não tinham nada de especiais, e apenas eram capazes de enxergar com maior nitidez as coisas ao seu redor, além de adquirir uma incrível precisão ocular de 360º.

Sendo inserido como um dos alunos do Instituto Xavier para Jovens Superdotados na edição #19 de WOLVERINE E OS X-MEN, Trevor inicialmente era descrito como um jovem rebelde que se odiava, detestava saber que era um mutante e tinha vergonha dos seus poderes. Usava roupas largas para cobrir todos os seus olhos e vivia resmungando o quanto ele era inútil. Afinal, diferente dos X-Men convencionais e de outros mutantes famosos, Ocular tem características que o colocaria facilmente em uma daquelas listas de “piores poderes mutantes pra se ter”.

E mesmo que isso fosse verdade, Trevor por si só não acreditava que ele poderia ser algo mais; ele se sentia inferior aos outros mutantes e por um bom tempo isso foi mantido como uma “verdade”. No entanto as coisas foram mudando para o nosso mutante quando ele passou a vivenciar mais aventuras com outros mutantes e entender mais sobre si e seus poderes. Em uma de suas primeiras missões ele viu mutantes grandes como Wolverine e Tempestade caírem para inimigos telepatas. Seus poderes não foram úteis para aquele momento, mas sua sensibilidade foi mais do que o suficiente despertar o Wolverine e salvar o dia.


⊗ O PROCESSO É LONGO, MAS VALE À PENA!

Conforme mais missões adentravam em seu currículo, mais confiança e uma vontade por mais era despertada. Assim como seus olhos iam ganhando diferentes tipos de visões. A cada momento em que Ocular acreditava em si, mais sobre seus poderes era revelado. Tendo agora adquirido visão noturna, visão raio-x, visão térmica e uma visão anti-magia. Certa vez Trevor foi capaz de identificar demônios que tentavam atacar o Dr. Estranho, com a ajuda do Quentin Quire e da Fada conseguiram eliminar os inimigos, Estranho se sentiu muito grato por Trevor ser capaz de identificar inimigos mágicos invisíveis com sua visão anti-magia e lhe deu de presente lentes de análise mágica.


Trevor já conseguiu uma gama absurda de poderes oculares. Além dos já listados, ele também adquiriu visão química, visão microscopia, visão telescopia, visão infravermelho, visão psíquica, visão preventiva além de ser capaz também de ver ondas de rádio, elétrica, micro-ondas e identificar fraquezas — assim como o Inumano Karnak. Mas tirando todo o desenvolvimento mutante que ele passou, o motivo desse post é muito mais humano, é sobre seu desenvolvimento psicológico.

Para alguém que sofria com uma autoestima quase destrutiva, onde se você for ler algumas histórias atuais com o personagem você mal o reconhece, percebe o quanto se amar é importante e te ajuda a conquistar espaço. A autoaceitação e o autoconfiança foram elementos imprevisíveis para a mudança mental do Trevor tanto como mutante quanto como pessoa. E é interessante que essa mesma tecla foi pressionada pelo o Homem de Gelo por anos, sendo inseguro e imaturo em seus relacionamentos e com seus poderes, até que a resposta veio justamente em seu retcon como sendo um homem gay.


⊗ INSPIRE OUTROS COM SEU AMOR!

Atualmente Ocular é um personagem regular nas histórias da X-FACTOR, fazendo parte da X-Factor Investigações de Krakoa. O mutante hoje esbanja amor próprio a ponto de transbordar isso para os outros. Na edição #5 ao descobrir que o Pedreira voltou a ter a mente de um bebê, ele pessoalmente tratou de levar o novo Pedreira para conhecer todos os mutantes presentes na festa que ocorria no Cemitério. Então fica aqui a nossa mensagem usando um mutante que vivenciou isso pessoalmente: se ame!


X-Men no geral é muito mais do que heróis que salvam o mundo como os Vingadores, ou abordam assuntos muito mais científicos que os membros do Quarteto Fantástico e atualmente vivem em uma sociedade muito mais organizado que os Inumanos. É uma história sobre pessoas que nasceram diferentes, mas que só querem viver suas vidas como qualquer um e serem amadas — às vezes até por eles mesmos —, então se você conheceu os mutantes apenas por seus poderes, tente buscar rasgar essa bolha e conhecer o lado mais sensível e essencial dos mutantes, a aceitação, o respeito e o amor.

Você está me perguntando se ele é genuinamente gentil?

Como já cantava um guri que vive com suas tias pedras preciosas com seus corpos feitos de luz: “não preciso que você me respeite, eu me respeito; não preciso que você me ame, eu me amo; mas eu quero que você saiba que poderia me conhecer se você mudar de ideia.”



Mas e vocês caros leitores, gostaram de conhecer um pouco sobre o Trevor e o seu processo de autoaceitação? Conte pra gente o que os X-Men representam para vocês e como eles te ajudaram (caso ajudaram). Inspire outros que precisam do seu amor, seja luz para o mundo!

 E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!