QUADRINHOS

Conheça 5 coisas sobre o corpo do mutante Gambit

O esposo da Vampira, Gambit, é certamente um dos homens mais sensuais e ágeis do universo dos X-Men. Então vale conhecer 5 coisas sobre seu corpo.


Gambit estreou na década de 90 e rapidamente se tornou um dos X-Men mais populares. Ele veio na hora certa; quadrinhos em geral e os X-Men, em particular, estavam entrando em sua maior fase de crescimento e milhões de olhos estavam subitamente nesses personagens. Ele é o personagem favorito de muitos fãs que entraram nos X-Men nos anos 90, seja lendo os quadrinhos ou vendo-o na Série Animada.

Ao longo dos anos, sua popularidade diminuiu um pouco mediante a falta de foco no personagem, assim como a popularidade de alguns outros mutantes daquela época, como Jubileu e até mesmo o Wolverine. Mas essa queda não retirou a sua fama de carinhoso, confiante, charmoso, e também de um excelente combatente furtivo — afinal, ele é um ladrão nato. Mais tarde voltaram a ativa e passaram a dar um foco melhor nas histórias do Remi, onde em 2017 tivemos até mesmo um dos eventos mais esperados pelos fãs: o casamento dele e da Vampira — que teoricamente está passando para a “segunda fase” agora… 

Habilidoso no uso de cartas, galanteador, poderes interessantes, sotaque francês, e um corpo invejável, Gambit é certamente um detentor de inúmeras qualidades e curiosidades que estão escondidas em sua anatomia. Que claro, após uma leve pesquisa, reunimos 5 delas que merecem ser comentadas aqui. Sem mais delongas, vamos aos nossos tópicos.


⊗ 1. SEUS PODERES

Seu poder é a aceleração molecular. Funciona assim: ele pega a energia potencial de um objeto, e a transforma em energia cinética. Ao reunir o potencial energético do objeto, ele o libera causando resultados explosivos. Quanto maior e mais pesado o objeto for, mais demorada é a carga e o tamanho da explosão.

Seus objetos preferidos para carregar são as cartas de baralho, já que são fáceis de atirar e levam pouco tempo para uma carga completa — ou o seu bastão, que ele usa como guia em combate e serve também para dispersar a energia cinética produzida ali, causando maiores danos em combate. Para carregar um objeto, sua pele deve estar em contato direto com ele; não é toa que mesmo usando luvas, as pontas dos seus dedos ficam expostas para reunir a carga.

Uma das funções dos seus poderes é acelerar o potencial cinético de seu próprio corpo, permitindo que ele consiga ser mais ágil em suas acrobacias e bem mais efetivo em combate. Um dos poderes menos conhecidos dele, é o de carregar energia cinética no cérebro de uma pessoa, e hipnotizá-la, fazendo-a obedecê-lo e até mesmo a de produzir estática ou luminosidade causado pelo agrupamento molecular.


⊗ 2. PERÍCIAS EM COMBATE

Gambit é certamente um dos maiores artistas marciais do universo Marvel, sendo adepto da arte marcial francesa conhecida como Savate e mestre em Bojutsu (uso de bastão). Além disso, possui uma excelente precisão em arremessos, conseguindo atirar facas, cartas e pequenos armas em geral no alvo que desejar.

Remy foi criado por ladrões de rua em meio a outras crianças que também roubavam, no grupo chamado Multidão de Fagan, a mando da Guilda dos Ladrões, que o recuperou do Antiquary, até os 10 anos, quando tentou bater a carteira de Jean-Luc Lebeau, o patriarca da guilda. Jean-Luc o tirou das ruas, e adotou como filho. Durante sua infância e adolescência, Gambit era chamado de “Diabo Branco” — por causa de seus olhos negros e rubros — e por ter conseguido dominar todas as artes de um ladrão: furtivo, estrategista, domínio em combate, galanteador e ágil.


⊗ 3. GENE X DO GAMBIT

Como falamos acima, Gambit possui a habilidade de manipular energia cinética por meio da aceleração molecular. Mas carregar objetos como potencias explosivos não é a única característica dos seus poderes. Remi nasceu com seu GENE X ativado em seus olhos, dando a ele uma esclerótica totalmente negra e a íris rubra. Essas mesmas características seriam os “potenciais” motivos que causariam o seu abandono quando ainda bebê, afinal, esses detalhes são “não-desligáveis” é bastante comum em mutantes de nível beta.

Além disso, mesmo Remi treinando por anos ele nunca obteve um controle total de seus poderes. Ele produzia mais energia do que o seu corpo conseguia controlar, e muitas vezes perdia o controle quando carregava objetos maiores. Vagando pelo mundo fazendo os maiores roubos possíveis, Gambit foi parar no passado e conheceu o Sr. Sinistro que lhe ofereceu a solução definitiva para o controle dos seus poderes. A solução? Sinistro retirou uma parte do cérebro do mutante, diminuindo a potência de seus ataques, mas dando um controle muitas vezes maior.

Mais tarde, quando procurado por Sinistro para pagar o feito — sendo o líder dos Carrascos durante o Massacre de Morlocks — Gambit teve seu cérebro restaurado novamente pelo próprio geneticista, que viu que ele já tinha potencial para controlar os poderes novamente. Aliás, essa história é um retcon — e sendo considerado pelos fãs como um dos piores.


⊗ 4. SEUS OLHOS

Como sabemos os olhos do Gambit foram um fator determinante na sua revelação como mutante. Mas eles também são um mero problema para ele. Com seus olhos, Remi consegue visualizar quais objetos possuem cargas energéticas aplicáveis para uma explosão. Isso é extremamente útil para seus poderes, se não fosse o dilema deles não filtrarem a luz corretamente, deixando-os bem sensíveis a fortes clarões.

Isso fica ainda mais evidente em um momento de sua vida onde Gambit acidentalmente explode uma de suas cartas próximo ao seu rosto. Ele não chega a se machucar, mas o clarão de luz produzido foi o suficiente para traumatizar sua retina e deixa-lo cego por um período de tempo. Durante essa fase, Gambit treinou mais ainda para melhorar suas habilidades auditivas — não chegando ao nível do Demolidor — a ponto de ajudá-lo nas missões em geral.

Durante a ERA DE APOCALIPSE, essa falha em seus poderes é ainda mais trabalhada e explicada, sendo que em sua contraparte no Universo Marvel Prime (616) parece ter superado — ou esquecido — nos anos seguintes até os tempos atuais.


⊗ 5. SUA CULTURA, CORPO… E CICLOPE?

Ele faz parte do grupo étnico chamado Cajun, que em sua maior parte se concentra no sul do estado da Lusiania. Eles são os descendentes dos acadianos que foram expulsos do Canadá. Mantém vivos uma cultura própria, com suas próprias músicas, costumes e culinária — se destacando bastante nesse último ponto. O francês falado por eles é uma variação do idioma, e o inglês falado por eles tem um sotaque próprio e grande influência e inserção da língua francesa.

Gambit é potencialmente alto para a sua região de nascença e criação, o que se sugere que ele potencialmente seja de outro lugar. Além disso, ele possui algumas características físicas muito em comuns com o Scott Summers, o Ciclope. Possuindo não só a mesma altura, como também a mesma cor de cabelos, tom de pele e também a mesma base/fonte de poderes: produção de energia cinética. Até mesmo seus olhos são um fator curioso nesse debate.

Essas comparações não são gratuitas. Algumas histórias sugerem que quando Gambit foi ao passado, Sinistro ali adquiriu o DNA dele e ao investigar achou um “fator genético” curioso. Anos mais tarde, Sinistro conhece o Scott em um orfanato que também fica intrigado pelo poder genético contido nos Summers, e ao analisar ambos os DNAs Sinistro encontra alelos genéticos similares.

Fato é que essa similaridade encontrada pelo Sinistro não foi explorada e se quer levada adiante no Universo da Marvel Prime, mas foi continuada em X-MEN: O FIM de Chris Claremont, uma minissérie que se passa em outra realidade contando um paralelo entre as histórias do Sr. Sinistro, Ciclope e Gambit. Onde Sinistro decide unificar o DNA do Scott com o da Jean ou Rachel — ele não sabe de quem usou — e então temos o nascimento do Gambit, que é um meio irmão/filho do Scott, dando todo um novo background sobre o porque ambos são tão parecidos. Apesar da história seguir a mesma do Universo Marvel Prime, ela não é cânone. Mas fica aí dúvida se o Claremont não criou essa realidade paralela apenas para contar uma de suas ideias para o personagem na época.



Mas e vocês caros leitores, o que acharam de conhecer mais sobre o Gambit? Comente abaixo outras características sobre o seu corpo que não foram comentadas por nós.

E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!