QUADRINHOS

X OF SWORDS: Entenda as cartas de Tarô tiradas por Saturnyne

Em X of Swords: Stasis, os heróis vão ao Extramundo se preparar para o grande confronto entre os guerreiros de Krakoa e Arakko. As cartas de Tarô são um elemento comum nessa nova fase, o próprio título da saga, 10 de Espadas, faz referência a uma carta. Antes da batalha iniciar, os heróis se deparam com mais uma profecia deixada por Saturnyne. A feiticeira fez uma leitura de Tarô sobre os personagens. Abaixo você confere a tiragem, as interpretações da mutante Tarô e os nossos comentários.


⊗ CAPITÃ BRITÂNIA – NOVE DE ESPADAS

“É sobre quando você está prejudicando a si mesmo com os seus medos internos e pesadelos. Mas como eles dizem, só porque você está paranoico não significa que eles não estão atrás de você! Poucas cartas são ruins… mas essa é uma carta ruim.”

O Nove de Espadas é uma carta muito relacionada à mente e a grandes preocupações. É possível que se trate de inseguranças da Capitã Britânia, por não se achar boa o bastante, ou, quem sabe, de ameaças noturnas e mentais, o que não seria uma surpresa se considerarmos a antipatia que Saturnyne sente por Betsy. É curioso notar que uma carta sobre sofrimento mental saia justamente para uma telepata.

⊗ CIFRA – DOIS DE COPAS

“É dito que Os Amantes não é a carta do amor verdadeiro, essa é. Harmonia é o futuro deles. Mas pode ser perigoso formar tais laços em tempo de guerra!”

O Dois de Copas trata sobre parcerias e uniões verdadeiras. Talvez Cifra encontre ligação com uma pessoa inesperada, por objetivos em comum, que pode gerar alguns problemas no atual cenário. Será que essa ligação é com alguém do time de Arakko? Não é possível identificar quem é a pessoa com Cifra na carta.


⊗ GÓRGON – OCULTA

“Essa é a carta que me fez perceber que essa não é uma leitura comum. Essa carta me mostrou apenas a parte de trás. Eu a virei para que ela me revelasse a sua verdadeira face e outra parte de trás! Eu virei de novo, de novo, e peguei para que pudesse examinar. De alguma forma, eu tinha uma carta sem mensagem! Mas mesmo nada pode ser para alguém, né? Então eu passei adiante.”

É curioso nenhuma carta sair para Gorgon. Isso pode indicar que ele não tem um futuro, ou seja, pode morrer durante o combate. Ou pode ser uma referência ao fato de que ele não possui uma mas duas espadas, o que indicaria que talvez ele teria um futuro para cada uma.

⊗ CAPITÃO AVALON – CAVALEIRO DE PENTÁCULOS

“Às vezes é chamada de ouros ao invés de pentáculos, por falarem praticamente de prosperidade. Esse homem não tem um grande plano, mas trabalhará para o que precisar ser feito. Pode haver dinheiro no seu futuro?”

As cartas do Tarô podem representar situações ou descrição de pessoas, tudo depende do contexto. De fato, o Cavaleiro de Ouros pode representar uma pessoa focada em alcançar o seu objetivo e a sua colheita. Além de prosperidade, o naipe de ouros/pentáculos se relaciona com a Terra, indicando a busca pela concretização de algo material, sólido. Entretanto, não podemos deixar de notar que, dado o interesse de Saturnyne em Bryan, é possível que ela tente tentá-lo com as riquezas do Extramundo.


⊗ MAGIA – PAGEM DE PAUS

“Assim como o cavaleiro, o pagem é uma pessoa. Uma traiçoeira! Inteligente. Nunca fica presa em um lugar. Arrogante, mas uma boa amiga para ter.”

O Pagem de Paus representa uma pessoa jovem, com garra e ambiciosa. Considerando o poder de Magia e a sua capacidade como feiticeira, talvez a batalha seja muito favorável para ela.

⊗ CABLE – O LOUCO

“Não se ofenda! O Tarô às vezes é chamado de ‘A Jornada do Louco’. O Louco não sabe das coisas ainda, mas ele vai aprender. Ah, a tolice da juventude.”

O Louco, também conhecido como O Tolo, é uma carta muito interessante. É a primeira carta do Tarô, onde tudo começa. Representa uma pessoa jovem, sem experiências e sem medo, que se arrisca rumo ao desconhecido, que geralmente é representado como um penhasco. É o início de uma jornada, mas também pode representar escolhas imprudentes e imaturas, visto a falta de experiência e maturidade. Considerando que esta é a versão jovem do Cable, talvez ele tome, de forma impulsiva, alguma ação que, à princípio, possa trazer muitas complicações.


⊗ WOLVERINE – A FORÇA

“Não fique lisonjeado. Não é sobre a força dos bíceps, mas a força de vontade, força do coração, força no objetivo. Essa força é a que dura.”

A Força trata sobre a capacidade de lidar com as dificuldades e desafios, domar o leão de cada dia. Como dito por Saturnyne, nem sempre trata de força física, mas sobre não desistir. A princípio, podemos deduzir que Wolverine enfrentará alguém mais forte do que ele, mas que conseguirá driblar a situação.

⊗ TEMPESTADE – A MORTE

“Não tenha medo. Essa não é a carta sobre fracasso e decadência, mas a da colheita. A temporada anterior não pode retornar. Metamorfose.”

A Morte é uma das cartas mais conhecidas de Tarô e geralmente a que mais causa medo. Geralmente, ela representa um período de transformações, o fim de um ciclo e deixar para trás aquilo que não é mais útil. Tempestade passou por uma quase morte recentemente e sobreviveu, mas também passou por períodos de transformação. O fato de ter roubado a espada em Wakanda mostra como a personagem coloca Krakoa como sua prioridade. Isso talvez indique a personagem irá adotar uma postura mais agressiva. Vale destacar que Tempestade assume o papel da Morte nesta versão da carta, o que pode simbolizar que ela será a mensageira da destruição neste caso. Talvez também se ligue ao possível romance de Tempestade com o Morte, filho do Apocalipse.


⊗ APOCALIPSE – OS AMANTES

“Essa carta é um conto dos apaixonados, mas eles foram apaixonados. A presença dessa carta pode ser um presságio de um grande teste onde antes houve harmonia.”

Os Amante é uma carta que fala sobre amor, mas também fala sobre escolhas. Gênese, a esposa de Apocalipse, está de volta. Os filhos de Apocalipse estão do lado de Arakko. E se ela também estiver? Apocalipse vai escolher qual lado, escolherá com o coração? Talvez isso signifique uma possível traição por parte de En Sabah Nur.


E você? Alguma teoria com base nas cartas?