QUADRINHOS

Panini revela o nome oficial da nova fase dos X-Men no Brasil e a forma de distribuição

A série aclamada de Jonathan Hickman, DAWN OF X, ganhou um nome oficial pela Panini, além de revelarem como os títulos serão publicados.


Se você é um leitor natural do Universo X-Men já deve ter percebido que essa nova saga dos X-Men, a DAWN OF X, veio para entregar histórias totalmente diferentes dos mutantes que tanto conhecemos. Vivendo agora em Krakoa e à título de nação – reconhecida até mesmo pela ONU -, os mutantes, agora chamados de krakoanos, passaram a se dividir em diversas histórias e títulos. Isso foi um motivo de elogio pela crítica e pelos fãs, que queriam ver mais personagens e até mesmo os esquecidos recebendo maior tratamento nessa fase.

Ao mesmo tempo, irritou alguns outros fãs de personagens consagrados por ter “diminuído” suas importâncias para as histórias. No entanto, é unanime que essa nova saga foi um verdadeiro revival para a mutandade. Sendo uma continuação de DINASTIA X & POTÊNCIAS DE X, a DAWN OF X passará a ser traduzido aqui no Brasil como AURORA DE X – tradução de Mario Barroso , abrindo o leque para todos os novos títulos dos mutantes que passarão a ser publicados pela Panini.

#XNOTA: Como havíamos explicado antes, o título “ALVORECER DO X” era usado como uma tradução amadora nossa e dos fãs. Com a tradução oficial, o novo título AURORA DE X entrará em vigor por aqui também em nossa citações e matérias.


⊗ A DIVISÃO DOS TÍTULOS PELA PANINI


Segundo o Catálogo da Panini, o novo título AURORA DE X passará a ser quinzenal, diferente dos quatro lançamentos anteriores que estavam sendo mensais. Como a uma quantidade grande de títulos sendo lançados dessa nova saga, a Panini decidiu optar por lançar os diferentes quadrinhos como a própria Marvel tem feito nos Estados Unidos. Apesar dos títulos serem Dinastia X e Potências de X, comercialmente elas foram vendidas como um único título sob o nome X-MEN. Como houve 4 edições publicadas, ao todo temos então X-MEN 1, X-MEN 2, X-MEN 3 e X-MEN 4 já lançadas; e essas edições serviram de introdução para a AURORA DE X.

A próxima HQ dos mutantes, X-MEN 5 – que aliás, já foi publicada nas bancas – foi lançada de forma diferente. Nela se encontra os títulos X-MEN #1EXCALIBUR #1 e CARRASCOS #1 e suas respectivas primeiras edições. Por serem títulos mais densos e introdutórios da nova fase, elas possuem números de páginas a mais se comparado as edições comuns. O mesmo ocorrerá com a publicação da X-MEN #6, que contará também com as primeiras edições de ANJOS CAÍDOS #1, NOVOS MUTANTES #1 e X-FORCE #1. Ambas terão 120 páginas.

No entanto, a partir da X-MEN #7 (que também entrou em pré-venda junto com a edição #6 na Amazon) os títulos que estarão presentes serão X-MEN #2, EXCALIBUR #2, CARRASCOS #2, #ANJOS CAÍDOS #2, NOVOS MUTANTES #2 e X-FORCE #2. E sucessivamente assim serão os lançamentos aqui no Brasil de acordo com a Panini. Como a AURORA DE X é uma experiência de leitura única – ou seja, para você absorver por completo toda a nova essência mutante é necessário ler todos os títulos – lançar as HQs em um combo foi a melhor estratégia.

Em questão de preços, cada nova edição sairá pelo valor de R$ 24,90. E como serão lançamentos a cada 15 dias, em um mês ambas as edições sairiam pelo valor de R$ 49,80. Vale lembrar que além da Panini, você pode estar fazendo também pré-venda pela Amazon. E já falando sobre as edições seguintes, como CABLE, WOLVERINE, X-FACTOR, SATÂNICOS, ESPADA e FILHOS DO ÁTOMO não sabemos como eles serão introduzidos. Até porque ANJOS CAÍDOS teve apenas seis edições e foi uma história fechada, então a partir da X-MEN #10 teremos uma nova reformulação na forma de distribuição dos títulos.

Além disso fica uma outra questão. Essa nova fase dos mutantes é de fato uma “AURORA” que atingiu toda a Marvel, e diversos outros títulos já tiveram interações com os mutantes que de certa forma seriam importantes para a trama. Como a Valquíria com a questão da Morte morrendo por culpa dos mutantes e dos Hulk’s, ou até mesmo tie-in mostrando mutantes fora dos X-Men recebendo interação com Krakoa, como Deadpool (um aliado dos mutantes), a questão do Franklin Richards (em Quarteto Fantástico) ou da Molly Hayes (Fugitivos). O interessante seria essas tie-in sendo introduzidas como extras das histórias, assim acaba aumentando a experiência de leitura da AURORA DE X.


Mas e vocês caros leitores, o que acharam a estratégia da Panini e da forma de distribuição dos títulos, gostaram? Você que já está acompanhando a saga de forma online vai adquirir as novas edições traduzidas? E o que têm achado delas? Comente abaixo!

Caso nos não siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes!