QUADRINHOS

Edição tributo da segunda gênese dos X-Men é lançada e está épica!

Os X-Men são uma das equipes mais populares dos quadrinhos de super-heróis e grandes ícones da cultura pop, mas não foi sempre assim. O grupo foi criado pelos lendários Stan Lee e Jack Kirby, em 1963, mas não conseguiu alcançar inicialmente a mesma popularidade que outras criações da dupla. É difícil imaginar hoje em dia, mas os X-Men passaram anos sem novas edições, com antigas sendo reimpressas, até o ponto que quase foram cancelados.


A maré começou a mudar para os filhos do átomo em 1975, quando o roteirista Len Wein e o artista Dave Cockrum se uniram para criar a icônica Giant Size X-Men, responsável por reformular a equipe. Um novo time é formado para ajudar Ciclope a resgatar os X-Men originais, que ficaram presos em Krakoa, em uma missão em busca de um mutante na ilha. A nova equipe reúne mutantes de vários países e culturas, trazendo mais representatividade e diversidade – embora o fator de diversidade de nacionalidades fosse maior que o étnico. É nessa edição que personagens clássicos como Wolverine, Noturno, Colossus e Tempestade são introduzidos.

Quarenta e cinco anos depois, em 2020, artistas se reuniram para homenagear a história, na edição comemorativa X-Men Giant Size – Tributo a Wein & Cockrum, lançada nesta quarta-feira (30/09), nos Estados Unidos. Cada uma das 36 páginas é feita por artistas diferentes, alguns sozinhos e outros em dupla ou grupo, cada uma com o seu estilo próprio, o que torna a edição uma experiência visualmente muito interessante para o leitor e não apenas um remake. Embora o texto de Wein seja mantido, os ilustradores tiveram certa liberdade para incluir a sua visão na hora de desenhar, fazendo com que não soe uma tradução literal da arte de Cockrum.


Abaixo você confere algumas das artes.




Vamos torcer para que a edição chegue o mais rápido possível no Brasil.

E você, o que achou da nova versão da Giant Size X-Men? Conte para a gente nos comentários!