SÉRIES

Conheça todos os animes que contam com a presença dos X-Men

X-Men possui animações que estão inseridas na cultura popular dos anos 90 e 2000. Facilmente encontramos pessoas que já assistiram X-Men: A Serie animada, Evolution ou Wolverine e os X-Men. No entanto, o que algumas pessoas não sabem, é que os mutantes ganharam dois animes. O anime dos X-Men e o anime solo do Wolverine. Além disso, eles participam de uma terceira animação japonesa. Hoje o Universo X-Men falará um pouco sobre estes desenhos.


Projeto Marvel Anime

Em 2010, a Marvel Entertainment em parceria com o estúdio japonês Madhouse firmou um acordo para a criação de 4 animes. Cada um deles contaria com 12 episódios, sendo exibidos no Japão pela Animax, e no canal G4 na América do Norte.

Dentre as quatro séries escolhidas, havia Blade, o Caçador de Vampiros e Homem de Ferro como animações que não contavam com mutantes sendo protagonistas. Por outro lado, os X-Men ganharam uma animação da equipe e o mutante Wolverine ganhou um anime solo para ele.

Houveram também outros 2 longa metragens. Em 2013 houve o lançamento de Iron Man: Rise of Technovore (2013) um filme do Homem de Ferro dirigido por Hiroshi Hamasaki. Já em 2014 veio o filme da Viuva Negra e do Justiceiro, Avengers Confidential: Black Widow & Punisher.

Além disso, em 2014 um outro anime dos Vingadores foi lançado. Chamado de Marvel Disk Wars: The Avengers, esta animação tem com os Vingadores como protagonistas, mas os mutantes possuem participações relevantes.


⊗ Marvel Anime: Wolverine

Lançado originalmente no Japão em março de 2011, Marvel Anime: Wolverine é a animação japonesa solo do Logan. É o segundo dentre os animes lançados no projeto e conta com 12 episódios. Foi ao ar no Animax entre 7 de janeiro de 2011 e 25 de março de 2011. Enquanto Wolverine estreou nos EUA no G4 em 29 de julho de 2011. Uma “prévia” do primeiro episódio foi exibida em 23 de julho de 2010 na Comic-Con.

A história é uma adaptação da HQ Clássica do Carcaju, Eu Wolverine. A amada de Logan, Mariko Yashida sumiu há um ano. Wolverine então descobre que ela está em Tóquio e o sequestrador é o pai dela Shingen Yashida. Yashida chefia um sindicato do crime chamado “Kuzuryu” e é fornecedor da organização I.M.A. O sequestro aconteceu para que Mariko se case com o criminoso Hideki Kurohagi afim de expandir os negócios de Yashida. Wolverine parte então em uma missão para resgatar Mariko e derrotar Shingen e Hideki, encontrando vários oponentes ao longo do caminho.

Dentre os personagens conhecidos, além de Wolverine, Mariko e Harada que aparecem no filme Wolverine Imortal, temos Yukio, que também está presente no mesmo filme. Além disso, Ômega Vermelho aparece como inimigo de Logan e Ciclope tem uma pequena participação em 2 episódios.

O anime teve uma recepção mista. No IMDB, as avaliações dos episódios oscilam na grande maioria entre 6.1 e 6.3. A exceção é o último episódio, pois esse recebeu 7.4/10.


⊗ Marvel Anime: X-Men

Esse foi o terceiro lançamento dentre os animes de 12 episódios. Foi ao ar no Animax de 1 de abril de 2011 a 24 de junho de 2011. Um trailer lançado em 18 de fevereiro apresentava mutantes como Ciclope, Wolverine, Tempestade e Fera.

O enredo se apresenta numa perspectiva após a Saga da Fênix Negra, depois que Jean morreu. Ela estava sendo controlada pela entidade após a interferência do Clube do Inferno. Assim, os X-Men são reagrupados pelo Professor X para viajar ao Japão após o sequestro da mutante Hisako Ichiki, a Armadura. Eles precisam enfrentar os U-Men que estão abduzindo jovens mutantes para colher seus órgãos. Durante a luta com os U-Men, os X-Men descobrem que alguns dos mutantes no Japão sofrem da “Síndrome de Damon Hall”, que causa problemas para os mutantes durante sua segunda mutação. Os X-Men também devem lidar com a próxima trama do Círculo Interno do Clube do Inferno.

Diversos personagens já conhecidos das HQs aparecem no anime. Dentre eles: Ciclope, Jean Grey, Tempestade, Wolverine, Fera, Professor X, Mestre Mental, Emma Frost, Magneto, uma versão de Moira (Yui Sasaki) e por fim Armadura. Além é claro, de outros menos conhecidos.


⊗ Vampira, Colossus, Anjo e Noturno

Vampira, Colossus, Anjo, Noturno e Deadpool não são personagens da animação, no entanto eles aparecem por alguns segundos. Nessa mesma sequencia posteriormente também há uma aparição do Capitão Britânia e do Homem de Ferro.

A qualidade do anime é bem superior a do Wolverine. Ainda assim, o enredo não é muito cativante e por isso a animação como um todo é no máximo mediana. Contudo, a qualidade dos traços é tão bonita, que vale muito a pena dar uma conferida. Nem que seja no primeiro episódio onde há uma recapitulação da destruição da Fênix Negra. A média da avaliação de X-Men: Anime no IMDB é 7.1, sendo o pior avaliado tendo nota 6.9 (episódio 4) e o melhor 7,7 (episódio 10). É uma raridade isso acontecer, mas esse é um caso onde a dublagem americana se mostra mais confortável para assistir do que a japonesa. Se você tiver a oportunidade de assistir em inglês, pode melhorar a experiencia.


⊗ X-Men no anime dos Vingadores

A Walt Disney Japan e a Toei Animation (Dragon Ball) lançou em 2014 o anime Marvel Disk Wars. Esse anime de 52 episódios conta a história de uma tecnologia criada para prender os criminosos em aparelhos chamados “DISKs”, mas que acabou caindo nas mãos do vilão Loki. Este aprisionou vários heróis e espalhou os DISKs pelo mundo. Mas o Homem-Aranha, que permaneceu livre, conseguiu reunir cinco destes objetos, que continham o Thor, Vespa, Hulk, Capitão América e Homem de Ferro, e os trouxe para as cinco crianças capazes de libertar os heróis.

Embora os Vingadores sejam os protagonistas, os X-Men aparecem em diversos episódios dessa animação. Não só eles, mas também vários outros mutantes. Dentre eles: Ciclope, Fera, Wolverine, Tempestade, Homem de Gelo, Colossus, Professor X, Samurai de Prata, Fanático, Dentes de Sabre, Mística e Magneto.


A animação é direcionada ao público infantil japonês, portanto é difícil julga-la enquanto público ocidental. No entanto, a média dos episódios no IMDB ficaram com apenas 4.3/10. Abaixo, você poderá conferir uma batalha dos X-Men contra as Sentinelas.

Afinal, o que você achou dos animes? Diga o que pensa nos comentários.