FILMES

NOVOS MUTANTES: Críticos americanos tem se recusado a avaliar o filme

A única maneira de os críticos de cinema avaliarem Novos Mutantes é comparecer a uma exibição pública, mas isso continua sendo um sério risco à saúde.


Alguns críticos de cinema como The AV Club, The Boston Globe e RogerEbert.com não farão as suas críticas ao mais novo longa dos X-Men, Novos Mutantes, esta semana após saber que o estúdio da Disney não disponibilizou links de exibição ou ofereceu exibições socialmente distantes para os críticos de cinema.

A IndieWire também se recusou a comentar o filme por essas razões. A única opção que a Disney está dando aos críticos para analisar o famigerado filme é comparecendo as exibições públicas, que continuam sendo um risco para a saúde em meio à pandemia de coronavírus.

Principalmente sabendo que muitos dos cinemas não aderiram ao uso obrigado de máscaras em locais fechados, permitindo então que os espectadores não usem máscaras ao comer ou beber itens, por exemplo.


IMAX_NOVOSMUTANTES
⊗ AS CRÍTICAS A DISNEY

O crítico de cinema do AV Club, A.A. Dowd, publicou, na manhã de ontem (25 de agosto), um comunicado explicando a decisão de não avaliar o filme, observando especialistas médicos e estudos cientificando confirmando que ir ao cinema continua sendo uma das atividades mais inseguras durante a pandemia.

“Os especialistas médicos não mediram as palavras: há uma boa chance de você ficar doente. E esse é um risco que o AV Club não correrá para avaliar um filme, seja ele qualquer filme. Estamos, de fato, adotando a política oficial de apenas resenhar filmes que nossos roteiristas possam assistir com segurança, seja em uma projeção da imprensa socialmente distanciada ou com um visualizador digital. E sim, isso se aplica a todos os nossos escritores, mesmo aqueles que estão dispostos a correr o risco por uma atribuição, porque também não estamos dispostos a monetizar esse risco.”

Comentou A.A. Dowd

O editor Brian Tallerico, do site RogerEbert.com, seguiu com sua própria declaração, escrevendo no Twitter:

“Também não teremos uma crítica para Novos Mutantes porque não há maneira segura de fazer isso. Nós revisaremos os lançamentos nos cinemas quando tivermos uma maneira segura de fazer isso, mas isso não é uma opção neste caso.”

Comentou Brian Tallerico

Tallerico alertou que seu site poderá tecer uma crítica ao filme assim que estiver disponível em plataformas online. O crítico de cinema do Boston Globe, Ty Burr, também acessou o Twitter para anunciar que a publicação não faria uma resenha esta semana.


ANYA_MAGIA_NOVOSMUTANTES
⊗ CASO ISOLADO?

Não é incomum para os estúdios de cinema não exibir filmes com antecedência para os críticos, especialmente os estúdios de títulos que sabem que estão destinados a críticas negativas. No entanto, a pandemia mudou todos os cronogramas deste ano e também nossa forma de socializar, e como Dowd mencionou em seu comentário, “estes não são tempos normais” e tal movimento não é seguro.

Ao contrário da Disney com Novos Mutantes, a Warner Bros. realizou projeções de Tenet para a imprensa com distanciamento e segurança em Londres, além de disponibilizar também projeções online para a realização das críticas do novo filme do diretor Christopher Nolan. Mesmo assim, no entanto, publicações como a do The Los Angeles Times e Indie Wire anexaram isenções de responsabilidade às críticas, incentivando os espectadores “a seguir as precauções de segurança fornecidas pelo CDC (Centro de Controle de Doenças) e pelas autoridades de saúde antes de ir aos cinemas.

Novos Mutantes estreia em 26 de agosto em Portugal e dia 28 desse mês nos EUA. No Brasil, o filme segue sem uma data especifica, mas rumores apontam para a estreia no mês de setembro, com a volta dos cinemas.

FONTE: Indie Wire