QUADRINHOS

Da loucura à redenção: A jornada da Feiticeira Escarlate

A jornada de loucura e redenção da Feiticeira Escarlate teve início durante a história histórica de “Vingadores: A Queda”, que começou em Vingadores #500. Anteriormente, a Feiticeira Escarlate havia descoberto que seus filhos gêmeos foram criados por ela através de seus poderes de distorção da realidade. Quando ela percebeu esse fato, os dois meninos deixaram de existir. Isso causou um surto psicótico em Wanda, que a levou a se tornar brevemente uma supervilã.


× Causou a queda dos Vingadores

Ela acabou se recuperando dessa reviravolta, mas Bendis introduziu a ideia de que ela nunca se recuperou completamente, pois ela teve todos esses sentimentos reprimidos por meio de um bloqueio mental.

E uma vez que esse bloqueio foi removido após um comentário descuidado da Vespa sobre os filhos perdidos de Wanda, a Feiticeira Escarlate surtou novamente e usou seus poderes de mudança de realidade para travar uma guerra contra os Vingadores. Eventualmente, o Doutor Estranho foi trazido e ele usou seus poderes mágicos para derrotar a Feiticeira Escarlate. Magneto, seu pai, no entanto, apareceu e a levou para sua casa em Genosha, onde ele insistiu que iria cuidar dela.

× A Dinastia M

Os Vingadores e os X-Men se reuniram para discutir se deveriam realmente permitir que isso continuasse. Enquanto eles estavam debatendo suas opções, alguém sugeriu que eles talvez tivessem que matar a Feiticeira Escarlate, o que causou um susto em seu irmão, Mercúrio, que estava na reunião.

Após o ocorrido, ele correu para sua irmã e a manipulou para usar seus poderes para alterar a realidade do mundo inteiro, uma realidade em que os mutantes fossem a classe dominante e que todos os heróis que foram caçá-la tivessem seus desejos mais profundos realizados. E assim ela o fez, criando a chamada realidade “Dinastia M”, onde seu pai, Magneto, era o rei do mundo.


Gradativamente, os heróis com as mentes alteradas recuperaram suas memórias e começaram a planejar o fim da Dinastia M, tentando forçar a Feiticeira Escarlate a trazer as coisas de volta ao normal. Eventualmente, foi o que aconteceu, mas não antes de Wanda, perturbada, decidir que os mutantes eram o problema e simplesmente dizer “Chega de mutantes”, usando seus poderes para remover quase que completamente o gene X da Terra. Somente a presença do Doutor Estranho permitiu que 198 mutantes (de milhões) mantivessem seus poderes. Um dos mutantes que perderam seus poderes foi a própria Wanda. Sem nenhuma lembrança do que aconteceu, ela acabou desaparecendo do mapa e estabelecendo em uma vida tranquila no campo.

× A cruzada da inocência

Como parte das consequências de “Vingadores: A Queda”, surgiu os Jovens Vingadores, sobre uma equipe de novos heróis que responderam à “desmontagem” dos Vingadores originais. Dois dos membros da equipe, Wiccano e Célere, eram as almas reencarnadas dos filhos da Feiticeira Escarlate, porém ninguém sabia disso. Mas é claro que essa descoberta viria à tona.


Então só em julho de 2010, cinco anos depois da estreia de Jovens Avengers #1, finalmente houve a conexão de Wanda com seus filhos, no arco Vingadores: A Cruzada da Inocência, uma série de nove edições.

O enredo iniciado na primeira edição é de que o Wiccano derrota alguns bandidos na frente dos Vingadores. Eles estão preocupados se o garoto pode ser um problema futuro como a Feiticeira Escarlate foi, já que ele tem os poderes muito semelhantes aos dela. O que desperta a curiosidade do jovem, que quer saber o que eles querem dizer, então a equipe explica a ele todos os eventos anteriores (que haviam sido mantidos em segredo).

A resposta da Wiccano é simples: “Ela não seria capaz de ter feito isso”. Ele fica chocado em ver que os Vingadores não estejam mais dispostos a acreditar que algo poderia ter forçado a Wanda à fazer essas coisas. Afinal, ela já havia sido possuída uma vez. No entanto, o Capitão América insistiu que o Doutor Estranho não havia detectado nenhuma possessão. O que não foi suficiente para Wiccano, e ele decidiu que iria encontrá-la e limpar seu nome, mesmo que tivesse que fazê-lo sozinho (ok, ele sabia que seu namorado, Hulkling, o ajudaria, mas além disso). Seus colegas de equipe dos Jovens Vingadores concordam em ajudar, especialmente Estatura, cujo pai, Scott Lang, havia sido morto pela Feiticeira Escarlate. A garota esperava que ela pudesse trazer seu pai de volta.

No final da edição, Magneto aparece para ajudar seus “netos” na missão.


× A redenção

Eventualmente, eles descobriram que a Feiticeira Escarlate estava, de fato, possuída, como parte de uma trama do Doutor Destino, para torná-la super poderosa e depois se casar com ela. Apesar disso, desde esses acontecimentos a Feiticeira Escarlate entrou numa jornada de redenção, inclusive ajudando Esperança Summers, possuída pela Força Fênix, a salvar os mutantes da extinção, ao final dos eventos de Vingadores vs X-Men.

Fonte: CBR