QUADRINHOS

As 5 maiores perguntas que ainda temos sobre Dawn of X

Muita coisa aconteceu com os X-Men desde que se mudaram para a nação insular de Krakoa, mas algumas perguntas importantes sobre os mutantes da Marvel ainda são um mistério em Dawn of X (Alvorecer do X).

Desde que House of X (Dinastia X) e Powers of X (Potências de X) de Jonathan Hickman inverteram completamente o mundo dos mutantes da Marvel, uma nova era dos quadrinhos X-Men se propôs a expandir as revelações sísmicas dessas séries.

Enquanto algumas das muitas perguntas sobre a nova nação mutante dos X-Men foram respondidas, ainda há algumas que não foram respondidas e outras surgiram à luz das histórias subseqüentes.


Com a Marvel se preparando para X of Swords (“10” de Espadas), vamos rever alguns pontos da história e listar as 5 maiores perguntas que ainda temos sobre os X-Men e sua ilha.

× 5. O MISTÉRIO DA MOIRA MACTAGGERT

Em House of X # 2, houve uma revelação impressionante de que a até então companheira humana de longa data dos X-Men, Moira MacTaggert, era uma mutante com poderes de reencarnação que lhe permite viver sua vida repetidamente.

Ao longo dessa série e de Powers of X, somos levados por quase todas 10 vidas de Moira, onde ela faz várias tentativas de ajudar seus companheiros mutantes, indo aliar-se ao pacífico Xavier em uma vida antes de radicalizar e se unir a Magneto e depois Apocalipse em suas vidas subseqüentes.

A primeira pergunta que isso levanta é: Onde está Moira MacTaggart agora? Depois de desempenhar um grande papel em House of X e Powers of X, Moira não apareceu desde que se afastou e permitiu ao Professor X e Magneto formar o Conselho Silencioso de Krakoa em Powers of X # 6.

Para uma personagem que era tão vital para a formação de Krakoa, a ausência de Moira ressalta o quanto ela é realmente importante.


× 4. A MORTE E A VIDA DE KATE PRYDE

Marauders (Carrascos) # 1 revela que a X-Man Kate “Kitty” Pryde, por algum motivo, foi incapaz de passar pelos portais de acesso a Krakoa. Isso a levou a navegar para a ilha e se tornar a Rainha Vermelha, para grande desgosto de Sebastian Shaw.

Em Marauders # 6 vimos Shaw assassinar Kitty envolvendo-a em plantas de Krakoa que anularam seus poderes de fase e afogaram-na. Pelo que parece a mesma razão desconhecida pela qual ela é incapaz de passar pelos portões de Krakoa, Os Cinco não conseguiram transformá-la em um novo corpo, apesar de suas muitas tentativas.

Embora sua ressurreição seja provavelmente inevitável, ainda não está claro por que seus poderes são aparentemente incompatíveis com Krakoa e o que isso poderia indicar.


× 3. A FALANGE

Em Powers of X vimos o retorno da raça alienígena cibernética Falange no futuro, como um estágio final potencial para a evolução universal. Durante a era atual dos quadrinhos dos X-Men, vimos dicas de sua presença alienígena em Krakoa também. A presença de Doug Ramsey (Cifra) e seu amigo Warlock também alimenta a especulação de que a Falange possa desempenhar um papel maior no futuro dos X-Men.

Como ele tem o poder mutante de se comunicar com qualquer um, Doug Ramsey é o único mutante capaz de se comunicar com Krakoa e, portanto, é responsável por transmitir a língua Krakoana a todos os recém-chegados.

Em Powers of X # 4 nos deram um breve momento que pode significar destruição de Krakoa, já que Doug tocou uma planta com o braço – que oculta secretamente o alienígena Warlock – e se assimila de uma maneira que lembra a Falange.

Considerando o papel que eles desempenham no futuro de Powers of X e a presença de Warlock em Krakoa, parece provável que a Falange cause problemas aos mutantes em breve.


× 2. OS X-MEN NO “VAULT”

Em X-Men # 5, os mutantes tentam acabar quaisquer problemas futuros com o retorno de seus antigos inimigos, “The Children of the Vault” (Os Filhos da Câmara em tradução literal), enviando um grupo de mutantes para enfrentá-los.

Esse grupo de mutantes, composto por X-23, Sincro e Darwin, não apareceram desde então. E como o tempo muda de maneira diferente no Vault, parece que esses três estão presos lá há várias centenas de anos.

Embora todos tenham poderes que lhes permitam sobreviver a esse período de tempo, não há como dizer em que estado estarão quando saírem ou se estão vivos ou mortos. Todos eles passaram por uma experiência traumática que levaria até os mutantes mais experientes terem problemas para sobreviver.


× 1. QUEM REALMENTE ESTÁ LIDERANDO KRAKOA?

Embora o professor Xavier nunca tenha sido a figura mais moralmente correta, não é normal que ele abandone seu objetivo ao longo da vida de coexistência humana e mutante em favor de uma nação mutante soberana. Enquanto Xavier parecia mais frio do que o habitual, toda sua equipe de X-Men parecia aceitar essa idéia sem questionar e trabalhar ao lado de vilões perigosos como Apocalipse.

Tudo isso reforça a questão de quem realmente lidera Krakoa. Xavier raramente foi visto sem o seu novo Cérebro versão capacete portátil, o que apenas contribui para sua nova natureza misteriosa.

No entanto, isso também poderia oferecer uma explicação para seu comportamento incomum. A Falange ou outra entidade poderia estar controlando Xavier através do Cérebro ou sua mente poderia ter sido comprometida por outro telepata da Marvel, como já aconteceu no passado.

Com os eventos Empyre e X of Swords se aproximando, as respostas para essas perguntas podem começar a chegar mais cedo ou mais tarde, e podem remodelar completamente o mundo dos X-Men mais uma vez, como prometem os próprios roteiristas da fase atual.