QUADRINHOS

Conheça 10 “espadas lendárias” da Marvel Comics antes de X of Swords

Com o anuncio de X of Swords, ficamos sabendo que 10 mutantes de Krakoa serão convocados para erguer espadas lendárias e proteger a mutandade de uma nova ameaça que se aproxima.

Apesar de termos alguns mutantes espadachins como a Magia, nem todos de fato carregam espadas nos combates, e dessas espadas, não podemos assumir que elas de fato sejam lendárias. No entanto o Universo Marvel já nos brindou com inúmeras espadas, e podemos sim assumir que algumas delas de fato sejam, como o exemplo da Espada da Alma da mutante russa.


MURAMASA, A KATANA AMALDIÇOADA
“Porque quando chegar o momento, você não hesitará”

Essa espada famosa aparece sendo empunhada pelo Wolverine na arte promocional de X of Swords. A Espada Muramasa, também chamada de Katana Amaldiçoada, é uma espada japonesa lendária e que já apareceu em muitas outras mídias até mesmo fora da Marvel. A Muramasa foi forjada por um ferreiro imortal de mesmo nome, embora ela tenha duas origens em sua produção.

A lâmina original dessa Katana foi forjada a partir de um fragmento da própria alma do ferreiro, tornando-a incrivelmente forte e concedendo a capacidade de ceifar a vida de tudo aquilo que ela corta e aprisionando a alma da vítima em sua lâmina. A segunda versão da espada, que provavelmente é a que vemos na imagem promocional de X of Swords, foi feita especificamente para Wolverine e foi forjada usando um fragmento de sua própria alma! A espada também é capaz de cortar no meio qualquer poder que tenha como base a liberação de energia. E é tida como uma das únicas armas que possam de fato matar o Wolverine.

SOULSWORD, A ESPADA DA ALMA
“Xii…”

A segunda espada da lista é um pouco mais conhecida do que a Katana Muramasa, e recentemente ganhou mais destaque tanto no universo das quadrinhos como também no universo dos filmes. Illyana Rasputin, também conhecida como Magia, forjou a Espada da Alma quando ela era uma criança e estava presa no Limbo. Sendo uma espada demoníaca, Illyana usou sua própria alma em algum tipo de magia obscura afim de conseguir conjurar a lâmina.

Uma das coisas mais interessantes sobre essa lâmina é que ela se torna consistentemente mais forte à medida que Illyana a usa, e conforme o uso, vai surgindo partes da armadura lendária do Limbo. Embora possa ser usada como uma arma física maciça, é mais poderosa quando usada para conjurar feitiços. Ela é capaz de negar encantamentos, desfazer maldições, invocar monstros e selar seres mágicos. Além disso, ela pode alterar a sua forma a depender do gosto do portador. A espada é tão especial, que só pode ser erguida por pessoas do mesmo sangue do portador, ou pessoas que o usuário tem um forte afeto.

ETERNA, A ESPADA FÊNIX
“… A espada é real…

Rachel Grey-Summers, a Prestígio, é filha do Ciclope e da Jean Grey de um futuro universo alternativo, e recebeu do seu antigo e atual amante Starjammer – o Korvus, uma espada tão cosmica e poderosa quanto a fonte de sua origem, a Força Fênix.

A Espada Eterna Fênix existe há mais de meio século e já foi usada por um membro genocida dos Shi’ar, o Rook’Shir, que foi corrompido pelo enorme poder da Força Fênix. Após todo o caos, uma pequena quantidade da entidade permaneceu viva e ficou aprisionada dentro da lâmina, atribuindo-lhe esse nome. É importante observar que apenas aqueles que descendem diretamente da linhagem de Rook’Shir ou que já foram tocados pela Fênix possam erguer a lâmina. E por incrível que pareça, a Rachel aparece erguendo ela na imagem promocional do crossover.


A LÂMINA PSIÔNICA

Embora sua história seja complexa, uma coisa sobre a Capitã Britânia, Betsy Braddock, antes conhecida como Psylocke, na verdade usa essa lâmina como uma construção psiônica. A mutação dela permite que ela crie construtors com sua mente combinando a telepatia e a telecinese.

A Espada é capaz de desligar o cérebro de uma pessoa e incapacitar partes do corpo do alvo. No entanto, a Lamina Psiônica também faz parte de um conto japonês, conhecido como a Espada Dançante, aonde o usuário poderia invocar uma espada milenar usando a sua força de vontade e controlar ela com sua mente. E sendo uma das maiores espadachins dos X-Men, Betsy também se encontra empunhando a sua Espada Psiônica na imagem promocional de X of Swords.

EXCALIBUR, A LÂMINA DA VONTADE
“Eu falhei no teste”

A lendária Espada Excalibur faz parte da tradição da Marvel, graças a lei de domínio público. Aparecendo pela primeira vez em Cavaleiro Negro edição #1 de 1955, a lâmina mítica passou um tempo nas mãos de muitos heróis da Marvel e até inspirou o nome da clássica equipe Excalibur, composta por mutantes e britânicos.

Os poderes dos quadrinhos variam, mas geralmente são semelhantes às propriedades do clássico conto arturiano, sendo erguida somente pelos dignos da família Braddock. Basicamente, a Excalibur pode matar deuses, imortais e espíritos. Estamos percebendo um certo padrão nessas espadas, então definitivamente parece que os inimigos que os X-Men irão enfrentar serão seres totalmente mágicos.

A ESPADA DE ÉBANO

A Espada de Ébano é uma espada mística poderosa conduzida pelo Cavaleiro Negro, capaz de abrir portais dimensionais, absorver energia e cortar através de quase todo material existente, exceto Adamantium. Contudo, junto com tudo que ela carrega, vem um preço…

Se usada para derramar sangue em atos cruéis, a Espada sente um desejo ainda maior de continuar a derramar sangue, e através de um elo especial com quem está a empunhando, ela o corrompe. Se seu usuário for corrompido irreversivelmente, ele se torna o Cavaleiro Sangrento.


PRESA DO DRAGÃO
“Eu lamento por ouvir isso”

Criada por um mago extra-dimensional conhecido como Kahji-da, a espada é, de acordo com o folclore, feita da presa de um dragão cósmico. Se você reconhece o nome ou a lâmina bonita de cor safira, é provável que tenha percebido ela sendo usada como a arma da Brunilda, a Valquíria de Thor: Ragnarok.

Além de ser indestrutível, Presa do Dragão dá ao seu detentor a capacidade de controlar um dos corcéis alados das Valquírias, e também pode ser usado para quebrar barreiras míticas, que mais uma vez parecem úteis para qualquer inimigo possível de X of Swords que a equipe possa enfrentar. Assim como Mjolnir, você pode convocar Presa do Dragão apenas desejando ter ela em sua mão.

RAGNAROK, A ESPADA-ODIN
“A Espada-Odin, mas teu verdadeiro nome é Ragnarok”

A Espada-Odin, outras vezes chamada também de Lâmina-Odin e também de Ragnarok, é uma espada gigantesca que fica nos salões de Asgard. Ela no passado foi usada para cortar os galhos da Yggdrasil e de ter protegido a Terra de invasores.

É interessante termos duas referências a Asgard aqui, mas os mutantes já tiveram inúmeras aventuras nas terras do Pai de Todos. Então pode acontecer de a gente ver um crossover de espadas lendárias durante o evento.

LUZ DE GÁLADOR
X of Swords X-Men Marvel

A Luz de Gálador é uma espada muito antiga, mas que ganhou um redesign e voltou a aparecer em uma das histórias dos X-Men. Ela que atualmente está em posse do Cable, pertenceu ao primeiro Cavaleiro do Espaço no passado.

Apesar de não ser tão poderosa quanto outras espadas citadas aqui, a Luz de Gálador é uma arma galáctica, feita de um metal único e possuidora de inúmeros poderes. Como estamos falando de Jonathan Hickman, que ultimamente tem ressuscitado inúmeras lores voltadas aos mutantes, pode acontecer de sabermos mais sobre essa espada durante a saga, afinal ela não foi adicionada de forma gratuita ao vasto arsenal do mutante temporal.


Em breve teremos mais notícias desse mega crossover, que promete e muito ser algo além dos X-Men, assim como no passado. Fique de olho em nossas postagens e se inscreva em nosso site para receber as nossas matérias com prioridade.

Agora é com vocês, quais outras espadas que não citamos aqui vocês acham que vão aparecer como importantes em X of Swords? Deixe nos comentários!