QUADRINHOS

10 curiosidades sobre X of Swords, o próximo grande evento dos X-Men

Nesta matéria está tudo o que sabemos até agora sobre X of Swords, o próximo crossover dos X-Men deste ano. Com um novo status quo estabelecido, os quadrinhos estão se acumulando para o evento dos X-Men em setembro, um pouco atrasado devido à pandemia de coronavírus.


Fizemos uma lista com as 10 principais curiosidades que você precisa saber antes de acompanhar o crossover nos quadrinhos:

1. CHECKLIST

A editora revelou um checklist com a cronologia oficial do evento de 24 partes (que você pode conferir clicando aqui) e uma descrição oficial:

“A nação mutante de Krakoa enfrenta seu maior desafio, até o momento em que seus campeões sacam espadas para defender a Terra. Não perca nenhum capítulo dessa magnífica obra-prima mutante!”

2. PRIMEIRAS CAPAS

As primeiras capas foram reveladas pelo site oficial da Marvel e inclui “X of Swords: Creation #1”, que revela a equipe criativa composta por Jonathan Hickman, Tini Howard e Pepe Larraz, com o slogan “Raise Your Swords” (Ergam suas espadas).

Veja as imagens abaixo (clique para ampliá-las):


3. SINOPSE OFICIAL

De acordo com a sinopse oficial divulgada pela Marvel, a sociedade será ameaçada e “dez mutantes se levantarão para defender seu lar.”

Como eles se defenderão? Ao “armar-se com lâminas lendárias, novas e familiares da história da Marvel…”

O resultado? “Os mutantes finalmente encontrarão seu destino místico.”

Leia abaixo na íntegra:

“Ameaçados por forças poderosas do desconhecido, dez mutantes se erguerão para defender sua casa, armando-se com lâminas lendárias, novas e familiares, os mutantes finalmente encontrarão seu destino místico. Impactando toda a franquia dos X-Men e preparando o cenário para o futuro dos mutantes,  X OF SWORDS será um épico moderno dos X-Men que tanto os fãs antigos quanto os novos X-Men não podem perder.”

São X-Men com espadas! Não há desvantagem aqui e a imaginação de Jonathan Hickman sempre surpreende. Ele tem a nossa atenção.

4. REFERÊNCIA A CARTAS DE TARÔ

Se você leu House of X / Powers of X (HoXPoX) sabe que o nome “X of Swords” é uma referência a carta de tarô Dez das Espadas. Um exemplo disso foram essas cartas mostradas na história de HoXPoX.

“…a grande espada e a garota com um pé em dois mundos…”

5. FLASHBACK DO APOCALIPSE

O editor-chefe da Marvel, C.B. Cebulski, divulgou recentemente a capa de X of Swords: Creation # 1, o one-shot que lançará a série em setembro. É uma capa importante porque confirma a trama abrangente.

X of Swords X-Men Marvel Apocalipse
A imagem remonta a uma breve cena de flashback de Powers of X # 4,
que revelou uma antiga batalha em que o Apocalipse salvou o mundo.

Nesta cena, Doug Ramsey (Cifra) usou seu poder sobre a linguagem para se comunicar com a ilha de Krakoa e descobriu a história dela.

“Nós éramos Okkara, a única terra. Antigos antes que a palavra existisse, mas ainda não velhos da maneira que elas eram antigas. A Espada Crepuscular do inimigo despedaçou o mundo, e o que era um se tornou dois: Arakko e Krakoa. E do abismo entre eles – de qualquer lugar mau que eles vieram – o inimigo derramou neste mundo “.

Doug Ramsey conta para Xavier

De acordo com Doug Ramsey, apenas Apocalipse e seus primeiros quatro cavaleiros estavam em defesa do mundo, lutando contra uma maré implacável de monstros desconhecidos que surgiram. Em X-Men # 2, as ilhas de Krakoa e Arakko foram reunidas. Essa questão terminou com uma cena sinistra em que Apocalipse aparentemente previu o retorno dos monstros que ele havia matado antes – mas eles não voltarão sozinhos.

6. O RETORNO DOS PRIMEIROS CAVALEIROS DO APOCALIPSE
X of Swords X-Men Marvel Apocalipse

Segundo Powers of X # 4, Apocalipse pagou um preço assustador para salvar o mundo: ele foi forçado a enviar seus quatro cavaleiros pelo abismo, para agirem como sentinelas e protegê-lo para sempre, para que os monstros não voltassem. Mas a questão também continha uma dica importante, sugerindo que Apocalipse lamentou essa decisão e fará de tudo para recuperá-los.


7. MAGIA E A ESPADA DA ALMA
X of Swords X-Men Marvel Apocalipse
Capa variante de X of Swords: Creation #1

Magia estrela algumas capas deste crossover dos X-Men empunhando sua Espada da Alma, confirmando que Magia, uma das Capitães de Krakoa, desempenhará um papel importante no próximo evento.

Para quem não conhece, a Espada da Alma foi forjada a partir de vários fragmentos da alma de Magia, e é normalmente usada pelo Lorde de uma das Dimensões Infernais conhecida como Limbo. O demônio Belasco conseguiu recuperar o seu trono do Limbo, no entanto, de alguma forma, Magia ainda possui a Espada da Alma. Algo estranho está claramente acontecendo, e é razoável supor que Magia e Belasco logo voltarão a cruzar espadas. A Espada da Alma é particularmente útil contra ameaças místicas, e por causa de sua associação ao Limbo, pode até ser usada para desfazer a magia de outras Dimensões Infernais, não só isso como também pode incapacitar corpos orgânicos momentaneamente.

8. OS INVOCADORES (SUMMONERS)
Invocadores Summoners X-Men X of Swords
Visual dos Invocadores revelado em X-Men #2

X-Men # 2 introduziu um novo grupo conhecido como “Summoners” ou “Invocadores“. Diz-se que esses seres conseguem atravessar o abismo entre a ilha perdida de Arakko e “a terra além das fronteiras selvagens do OutroMundo”. Eles são capazes de controlar os animais sombrios que servem aos adversários de Arakko, mas infelizmente seus números estão diminuindo.

Existem três categorias de Invocadores. Atualmente, existem 250 Invocadores Menores, capazes de convocar um único ser ou demônio menor. Há apenas oito Invocadores Adeptos, que podem convocar uma pequena horda de demônios menores ou um elementar principal. Finalmente, há apenas um Alto Invocador, que pode convocar uma horda de elementais e até três demônios principais.

Parece que esses Invocadores são os últimos filhos dos quatro Cavaleiros do Apocalipse e estão lutando para manter a linha enquanto seus números diminuem. Um Invocador também é mostrado na capa de X of Swords: Creation # 1.

9. MULTIVERSO
X of Swords Summoners
Demônios liderados pelos Invocadores

Os Quatro Cavaleiros e os Invocadores aparentemente estão presos em uma guerra sem fim contra seres cruéis, criaturas que controlam os demônios e monstros que atormentam Arakko. Até agora, nada foi revelado sobre esses seres, além da sugestão curiosa de que eles vêm “da terra além das fronteiras selvagens do OutroMundo”.

O OutroMundo – que tem se destacado na série Excalibur de Tini Howard – é o reino místico que serve como subconsciente coletivo das Ilhas Britânicas. É melhor descrito como uma pequena dimensão adjacente à Terra, e freqüentemente tem sido considerado a fonte de toda a magia, um local-chave no Multiverso a partir do qual outras dimensões podem ser acessadas. Apocalipse projetou a conquista do OutroMundo, colocando Jamie Braddock – um mutante no nível Ômega que pode manipular a realidade – em seu trono.


10. O MOTIVO DAS ESPADAS COMO PARTE DA TRAMA
X of Swords X-Men Marvel

Jonathan Hickman é um contador de histórias inteligente e gosta de brincar com os leitores, o que significa que a configuração é muitas vezes muito mais sutil do que as pessoas imaginam. De fato, examinando de perto, os quadrinhos dos X-Men estão contando uma história fora de sequência. As HQs mais importantes são contadas nesta ordem:

  • A revista Excalibur de Tini Howard até o momento parece explicar como Apocalipse convocou Arakko e reuniu as duas ilhas novamente.
  • X-Men # 2 mostra que Krakoa e Arakko se reuniram.
  • Cable #1 se passa há apenas alguns dias após a fusão das ilhas. Nesta edição, o jovem Cable desobedece ordens e segue para Arakko, onde recupera a lendária lâmina do primeiro Cavaleiro do Espaço. Claramente, esta é uma das dez espadas, e Cable está sendo criado para desempenhar um papel proeminente neste crossover.

De fato, até o início da série do Cable, X-Men # 2 pode marcar o ponto mais avançado em que entramos na linha do tempo – explicando por que a chamada “Ilha dos Monstros” não foi mencionada em nenhum outro lugar. Será fascinante ver como X of Swords se desenvolverá.

Você está ansioso para este novo evento que promete ser épico e marcante na história dos mutantes? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.