ESPECIAL UXX-BIO

X-BIO: A biografia completa de Raven Darkholme, a Mística!

Como parte de um dos nossos novos projetos aqui no Universo X-Men, conheça a Mística, uma das anti-heroínas mais famosas da Marvel!

Ficha técnica da Mística!

INÍCIO DE VIDA
Mística vivendo na década 20 com uma jovem Irene Adler, futuramente conhecida como Sina.

Pouco se sabe ao certo sobre o início da vida de Mística. Devido ao fato de ela poder eliminar os sinais externos do envelhecimento com a mudança de forma, não se sabe quantos anos de fato ela tem, o que podemos dizer supor é que são mais de 200 anos pelos registros vinculados a sua personagem no passado. Sabe-se também que seus poderes se manifestaram pela primeira vez quando ela tinha doze anos e que ela desde então teve que “lutar apenas para sobreviver”.

PRIMEIRAS TRAIÇÕES
Raven tentando convencer Logan a fazer parte do grupo.

Em 1921, Raven se viu no deserto mexicano de Sonora, prestes a ser executada por um pelotão de fuzilamento; sua pele azul havia levado os locais a acreditar que ela era uma bruxa. Enquanto estava com os olhos vendados e amarrada a um poste, notou um homem amarrado ao lado dela. Quando ela perguntou se ele era um assassino, ele respondeu: “… Pior, um ladrão de cavalos”. Raven conseguiu desatar-se pouco antes do pelotão de fuzilamento disparar e viu como o homem havia sobrevivido, mesmo estando cheio de balas. Então ele se libertou também e matou todos guardas.

Depois que os dois escaparam, Raven ficou surpresa que ele ainda estava vivo e perguntou como sabia que ela seria capaz de se libertar e escapar. Ele respondeu: “Eu não sabia”, e quando ela perguntou para onde ele estava indo, e ele respondeu “para o bar mais próximo”. Raven se apresentou ao homem que disse que se chamava Logan, após isso ela diz a ele que tinha um grupo de amigos na cidade do Kansas, e que ele provavelmente gostaria de conhecer.

Mística e Logan antes de serem fuzilados

Em Kansas, Raven contou a Logan sobre seu grupo, que enganou a população local. Depois de conhecer a equipe de Raven e salvar um deles de um cliente irritado, Raven informou a Logan que ela, junto com sua equipe, estava planejando um assalto a banco e ela queria que ele participasse. Quando Logan expressou sua relutância em se apegar às pessoas – provavelmente devido à perda de seus pais, Rose, Smitty, Kayla, Seraph e Janet, Raven disse a ele que sabia que era difícil confiar nas pessoas, mas que elas poderiam ser se ele quisesse… Uma família e confiar nela; Eles se beijaram e Logan decidiu ajudá-la. No entanto, Raven trai Logan e seus amigos alertando a polícia; deixando sua equipe levando a culpa pelo assalto enquanto ela foge com todo o dinheiro roubado. Ela encontra Logan em um trem cargueiro mais tarde e ele a questiona sobre isso. Raven diz a Logan que cada um deles deve começar uma nova vida. Uma vez que Logan vira as costas para partir, ela o chuta para fora do trem.

A SINA DE MÍSTICA
Irene e Raven, um dos casais LGBTQ+ mais antigos da Marvel Comics.

Seu primeiro encontro com sua amiga Sina, Irene Adler, ocorreu “no início do século XX”. Irene era um mutante austríaca com poderes precognitivos. Ela foi mais precisa em prever eventos de futuro próximo sobre seu ambiente atual. No entanto, durante um período de 12 meses na adolescência, Irene produziu 13 volumes de profecias referentes ao final do século XX e início do século XXI que ela tinha em seus pesadelos. Quando esse período terminou, Irene ficou fisicamente cega e assombrada por imagens perturbadoras de destinos incertos. Ela recrutou os serviços de Raven como detectiva particular em busca de dois objetivos: a decifração de suas profecias registradas e uma missão para impedir que as mais aterrorizantes jamais fossem cumpridas.

Mística assumindo uma de suas várias identidades ao longo de suas viagens

As duas mulheres logo passaram de boas amigas para amantes de toda uma vida, mas ambas descobriram que suas metas estabelecidas eram difíceis e diferentes de se alcançar naquele momento. Suas habilidades permitiriam facilmente alcançar o sucesso pessoal, mas moldar o futuro era “quase impossível”, pois exigiria “engenharia social”.

Essas missões fizeram com que as duas viajassem constantemente por decadas juntas. Elas encontraram Lince Negra e Rachel Summers, que viajaram no tempo e tentaram impedir uma conspiração dos agentes nazistas Baron Wolfgang von Strucker e Geist, “Fantasma”, um membro da inteligência nazista e seu aliado Amahl Farouk, o Rei das Sombras.

Os três conspiraram para usurpar os direitos do monarca britânico no trono e depois substituí-lo por Oswald Mosley, da União Britânica de Fascistas, um provável aliado da Alemanha nazista. Irene e Raven contataram seu antigo conhecido, Logan, para ajudar as viajantes do tempo. Irene e Raven aconselharam Lince Negra e Logan a irem contra o assassinato de Adolf Hitler e outros líderes e oficiais proeminentes do Partido Nazista. Raven foi breve em afirmar: “Todos nós aprendemos a matar, Logan, mas o mais importante é aprendemos a não matar e entender a importância que essa diferença pode causar.”

Em algum momento, Raven teria perdido o contato com Irene. Ela conseguiu localizá-la trabalhando como arquivista nas instalações de pesquisa nuclear de Alamogordo, no Novo México. Raven não tinha certeza dos motivos de Irene, mas aparentemente confiava nela o suficiente para não pressionar por respostas.

A MÃE DE MUITAS FACES
Mística e seus 3 atuais filhos do mesmo universo: Vampira, Noturno e Graydon Creed.

Então Raven veio a conhecer o Victor Creed, o homem conhecido como Dentes de Sabre. Na época, ela usava a identidade do falecido agente secreto alemão Leni Zauber. Tanto Leni (o verdadeiro) quanto Victor haviam sido designados parar assassinar um cientista na Berlim Oriental. Raven completou a missão no lugar de Leni. Então ela e Victor tiveram que se esconder em um local seguro por um tempo. Eles se tornaram amantes, mas ela logo fingiu uma morte para deixá-lo.


Raven e Victor, em um de seus diversos reencontros.

O resultado desse caso de curta duração foi o nascimento de Graydon Creed, seu primeiro filho. Várias histórias relataram que logo após seu nascimento, Raven o entregou para adoção por não suportar saber que o filho era um humano. Outros retratam Mística cuidando dele à distância. Graydon passou a maior parte de sua infância em um internato. Raven acompanhou sua vida até chegar à adolescência. Graydon era filho de dois mutantes e, como resultado, provavelmente era pra ser um mutante também. No entanto, ele acabou provando ser um humano puro – sem nenhum traço de gene x no DNA, em vez de um mutante ou até mesmo um mutante com gene recessivo. Raven ficou desapontada e logo o abandonou. Graças a esse evento, Graydon cresceu e viveu a sua vida odiando seus pais e, eventualmente, estendeu seu ódio a todos os mutantes. Mais tarde, ele se tornou líder da organização de ódio à mutantes Amigos da Humanidade se denominando Tribuna, e depois se assumiu como político. Graydon, no auge de sua ascensão política, foi assassinado por um atirador desconhecido. Mais tarde, o atirador revelou-se uma versão da Mística que veio de outra realidade, como parte de um paradoxo no tempo complicado envolvendo Jean Grey, Homem de Gelo, Groxo e Fanático.

Futuramente, Mística também dada como mãe do Noturno, mas os eventos exatos eram incertos. Eventualmente, foi “revelado” que o pai era Azazel, um mutante de aparência demoníaca dos tempos bíblicos que afirmava ser uma das inspirações para Satanas.

Na época, Raven era casada com o barão Christian Wagner; fontes mais antigas deram a ele o nome de Conde Eric Wagner, um membro rico da nobreza alemã. Ele provaria ser um marido amoroso, mas decepcionante em fertilidade. E então sua infertilidade começou a destacar seus problemas conjugais. Raven começou a usar seus poderes de mudança de forma para ter secretamente encontros sexuais com outras pessoas. Ela parecia particularmente procurar por homens que se parecessem com o Victor Creed. Aparentemente, ela estava buscando satisfação sexual e ao mesmo tempo tentando conceber outro filho. Mas outro mutante acabou por seduzi-la.

“Magnífica”

Ele se chamava Azazel e afirmou que era o governante de “uma nação insular na costa das Bermudas: La Isla des Demonas”, a Ilha dos Demônios. Ele aparentemente se apresentou como um metamorfo e também tinha o poder de teletransporte. Mais tarde, ele revelou ter também o poder da imortalidade e ser rei de uma antiga raça de mutantes conhecida como Neyaphem, ativa desde pelo menos 9000 aC. Sua forma natural era a de um jovem de cabelos pretos, olhos amarelos, pele vermelha e cauda pontuda. Mais tarde, ele alegou ter se passado por um demônio e ter usado muitos pseudônimos: “Porque eu sou Azazel, Semihazah, Duma, Keriel, Masielma, Beliar, Gadreel e Belzebu. E mais comumente chamado Satanás”. Muitos desses apelidos também foram reivindicados por vários demônios notáveis ​​do Universo Marvel.

Raven ficou grávida dele. Seu marido ficou desconfiado e o pai dele sugeriu um exame de sangue para verificar se a criança era de fato seu neto. Mística usou uma adaga para matar o Barão e depois o enterrou. Quando ela deu à luz, sua concentração em sua forma humana foi perdida e seu corpo azul natural foi revelado. Seu filho era um garoto de cabelos pretos, olhos amarelos, pele azul e cauda pontuda. Os habitantes locais consideraram a mãe e a criança como possessões do demônio e tentaram matá-los. Mística conseguiu escapar, mas abandonou novamente o seu filho, dessa vez por segurança. Ele foi encontrado e criado pela feiticeira cigana Margali Szardos e um homem chamado Kurt Wagner.

“Eu não tenho nada. Nenhum dinheiro, nenhuma roupa e nada que possa ter algum valor…”

Futuramente mais tarde a Mística veio a se tornar a mãe adotiva da garota Anna Marie, que fugira de sua casa na zona rural no Mississippi. A garota estava morando sozinha em uma área arborizada, brandindo uma espingarda e não confiando em ninguém que se aproximasse dela, Mística então a encontrou. Nesse período, Mística havia voltado a morar com a Sina, e as duas moraram juntas por 10 anos criando a jovem. Sina previu que Vampira seria importante para elas e Mística a procurou, ganhou sua confiança e a levou para casa. Nesse período a Raven mostrou um lado materno muito genuíno e protetor. Enquanto Vampira estava sob seus cuidados, ela manteve a identidade falsa de Mallory Brickman, a esposa do senador americano Ralph Brickman.

Mística ocultou seus poderes mutantes e seus instintos criminais tão bem ao longo dos anos que, como Darkholme, ela conseguiu subir de patente rapidamente através do Serviço Civil dos Estados Unidos para uma posição de confiança do vice-diretor do DARPA no Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no Pentágono, dando-lhe acesso a segredos militares e armamentos avançados, que posteriormente foram usados ​​para seus próprios propósitos criminais e subversivos.

Vampira absorvendo os poderes da Raven pra ela saber o que a mãe estava pensando.

Mais recente, especialmente na Batalha do Átomo, Mística deu a luz a dois meninos: Raze e Charles Xavier Jr. – sendo o Raze seu filho com o Wolverine e o Charles Xavier Jr. sendo seu filho com o Professor X. Ambos são de diferentes linhas do tempo, e toda a criação de ambos é uma tremenda confusão. Mas sabe-se que o Magneto matou os dois durante os eventos da X-Men: Azul.


A IRMANDADE
Mística apresentando a sua irmandade de mutantes para o mundo. Da esquerda para a direita temos: Sina, Avalanche, Mística, Pyro e Blob.

Mística organizou a terceira encarnação da Irmandade dos Mutantes, que originalmente consistia como membros ela, Avalanche, Blob, Sina e Pyro. Raven nomeou seu grupo em homenagem Irmandade de de Mutantes original, uma organização fundada por Magneto. A terceira encarnação da Irmandade ficou conhecida por ter intimidado o público e principalmente assassinado o senador Robert Kelly, que estava investigando o que ele considerava como um possível perigo iminente representado pela existência de quaisquer mutantes. Mais tarde os X-Men frustraram a tentativa de assassinato ao senador, no evento chamado Dias de um Futuro Esquecido.

Anna Marie foi treinada por Mística e eventualmente se juntou a sua equipe da Irmandade como Vampira. Seu poder mutante era a capacidade de absorver a psiquê, as memórias, a personalidade, os pontos fortes e quaisquer habilidades ou poderes de quem ela tocava por um curto período de tempo. Vampira provou ser um membro poderoso da equipe. Ela participou de muitas missões com a Irmandade e, com sua ajuda, a equipe quase conseguiu derrotar os Vingadores.

Vampira roubando os poderes cósmicos da Miss Marvel

Em uma missão contra os Vingadores, sendo ordenada e instruída pela Mística, a Vampira lutou contra Carol Danvers, mais conhecida como a super heroína chamada Ms. Marvel na época antes de se tornar a atual Capitã Marvel. Vampira tentou roubar os poderes de Carol, mas Carol lutou muito. Sendo bem treinada, Vampira acabou absorvendo as memórias e os poderes de Carol por um longo período de tempo, ficando ela com os poderes da Vingadora por um longo período de tempo – sua Era de Ouro – enquanto que Carol ficou em coma por longos anos.

O Professor Xavier mais tarde restaurou as memórias de Carol, mas não as emoções que as acompanharam. Enquanto isso, Vampira parecia estar perdendo a cabeça, lutando com a psiquê de Danvers e às vezes sem saber quais lembranças eram realmente dela. Sentindo que estava em perigo de perder o controle de si mesma, Vampira fugiu de casa e procurou ajuda dos X-Men, esperando que o Professor X pudesse tratá-la. Enquanto os outros X-Men hesitavam em ajudar um membro da Irmandade, Xavier a recebeu e a ajudou e controlar seus novos poderes.

Preocupado com o fato de Vampira ter saído porque Xavier teria feito uma lavagem cerebral, Mística foi resgatá-la liderando um ataque aos X-Men. Vampira a deteve, dizendo como ela havia deixado por vontade própria. Raven ficou com dúvidas e magoada, mas Vampira finalmente a convenceu dizendo que Xavier era provavelmente a única pessoa que poderia ajudar com seus poderes e lhe dar uma chance de ter uma vida normal, pois ela temia que a personalidade absorvida de Carol Danvers a deixasse louca.

Mística concordou de má vontade e deixou Vampira ficar com os X-Men. Embora ela permanecesse perto de Vampira, chegando a ajudá-la às vezes, Mística não confiava em Xavier.


FORÇA FEDERAL
Mística e sua Força Federal

Com o sentimento anti-mutante crescendo cada vez mais na população, o governo americano lançou o Projeto Despertar. Ainda infiltrada no Pentágono e com contato direto com Val. Cooper, ela conseguiu indulto pelos crimes cometidos por sua equipe ao conseguir vincular a Irmandade ao governo americano com o nome de Força Federal. Nesta fase, executou várias missões ordenadas pelo governo, como a prisão de Magneto e até mesmo dos Vingadores, que estavam sendo investigados por traição. Também foram responsáveis pela captura do mutante fugitivo Rusty Collins que estava sob a proteção do X-Factor original.

Após ter presenciado com exaustão os protestos anti-mutantes, Mística começou a desenvolver um novo e fervor por humanos e mutantes simpatizantes, e isso acabou causando a ela distúrbios mentais.

MÍSTICA, A QUEDA
Espiral e Mística

A condição mental de Mística piorou quando ela foi marcada pela morte de sua ex-companheira de equipe da Força Federal, a Espiral. Espiral caçou Raven por todo o mundo, aumentando ainda mais a instabilidade mental de Raven. Ela foi salva por Wolverine, que a levou para a Mansão X na esperança de que Xavier pudesse ajudar ela. No final, Raven aparentemente teve um colapso completo – embora as histórias posteriores impliquem que ela estava fingindo, e foi levado para Dallas pela Forge. Durante esse tempo eles começaram a desenvolver um romance amoroso. Enquanto estava com Forge, Mística ficou horrorizada ao descobrir que seu filho Graydon Creed havia formado um bem-sucedido grupo de ódio anti-mutante. Logo depois, Graydon contratou Dentes de Sabre para matar Raven, mas Mística contou a Victor sobre seu filho e ele decidiu ir atrás de Graydon.

Quando um general dos EUA de alto escalão que tinha vínculos com Graydon apareceu morto, Forge percebeu que a Mística era a culpada quando ela se moveu para matar seu filho. Isso levou Vampira e Noturno a tentarem parar Raven, e no processo o Kurt descobre que a Mística era de fato a sua mãe. Raven falhou em matar Creed que foi dado como morto após ela salvar Noturno da tentativa de Creed de assassinar seu irmão recém-descoberto. Após os eventos Mística se afastou do Forge, para o bem de ambos.


X-FACTOR
Mística como uma X-Factor

Uma nova formação da X-Factor assumiu o lugar da Força Federal como conexão do governo, mediada por Charles Xavier e Valerie Cooper. Reapareceu um tempo depois tentando matar Legião, o assassino de Sina. Mística foi então capturada pelo X-Factor e obrigada, por meio da implantação de um inibidor neural que a impedia de usar livremente seu poder, a trabalhar com a equipe como pena de seus atos

Participar da X-Factor a aproximou novamente de Forge. Mesmo sendo mantida em constante vigilância pelos demais membros da equipe, com o tempo ela conseguiu desativar o inibidor, mas permaneceu no grupo por razões próprias, até que um menino mutante que ela protegia, Trevor Chase, foi agredido por militantes dos Amigos da Humanidade. Como vingança, ela planejou com sucesso a morte do líder da entidade: seu próprio filho Graydon Creed. Ela em seguida abandonou a X-Factor, quando descobriu que o governo havia implantado o Dente de Sabre para matar o grupo.

Decidida a matar o Senador Robert Kelly, quando ele tentou mais uma vez a presidência, ela reuniu novamente a Irmandade de Mutantes e foi impedida por Pyro que estava a beira da morte e arrependido de seus atos criminosos. Na ilha Muir, foi responsável pela morte de Moira McTaggert e feriu gravemente Vampira. Mística também não saiu ilesa e ficou hospitalizada por meses. Recuperando-se em segredo, infiltrou-se na recém formada Tropa X – liderada por Banshee. Manipulando todo o grupo, deflagrou um enorme ataque sobre os principais centros europeus, objetivando iniciar a guerra entre mutantes e humanos, da qual acreditava que os mutantes sairiam vencedores. Durante o ataque, acabou matando Solar e cortou a garganta de Banshee. Foi derrotada por Abismo que a sugou para os confins sombrios.

Posteriormente atuou como uma agente secreta do Professor Xavier, em missões arriscadas e secretas, em troca de proteção contra os inúmeros inimigos que adquiriu e ameaçavam sua vida. Porém, quando tentou trair o Professor, foi dispensada.

SENDO UMA X-MEN
Mística tentando seduzir o Gambit durante o banho sob o alter-ego de Rapoza

Mística se infiltrou na Mansão X se fazendo passar por uma aluna mutante chamada Rapoza, tentando acabar com o já desgastado relacionamento de Vampira e Gambit o qual ela não considera à altura de “sua filha”. Mística tenta seduzir Gambit de várias formas, inclusive se transformando na Vampira, dizendo que dessa forma não seria traição. Onyxx, um integrante de seu esquadrão, se apaixonou por Rapoza e não aceitou bem a rejeição. A identidade de Mística foi revelada e ela demonstrou o interesse de se tornar uma X-Men. Mesmo com tanta desconfiança que todos têm por tudo que fez e com a desaprovação de Vampira, resolvem fazer uma votação e ela continua na Mansão. Mística tenta aproximar Vampira do mutante Pulse sem muito sucesso.

Vampira se torna líder de uma das formações dos X-Men e passa a mostrar um lado decidido e frio. Criou a mais contraditória equipe de X-Men, entre suas polêmicas decisões, uma das mais ousadas foi colocar Mística na equipe para poder estar sempre de olho e cada passo dela. Na equipe, Mística enfrentou os Filhos da Câmara, os gêmeos Estrela Polar e Aurora, os Acólitos, Pandêmico e Hecatombe. Além disso, Mística conseguiu teve um romance com o Homem de Gelo.


COMPLEXO DE MESSIAS
Mística com a bebê Hope

Após trair os X-Men, ela e Lady Mental traem a equipe com os Carrascos: Mística usou um inibidor neural em Homem de Gelo fazendo perder o controle de seu poder, Lady Mental ilude o restante do grupo enquanto os Carrascos atacam os X-Men desprevenidos. Durante o ataque, Mística atira em Vampira e a leva para a base dos Carrascos.

Antes de ser capturada, Vampira tinha passado por algumas injúrias como a doença Variante 88 e a absorção de bilhões de consciências alienígenas que a deixou às portas da morte e acarretou em um coma. Mas tudo estava sob controle de Mística, pois todos esses acontecimentos estavam previstos em um dos diários da falecida Sina. Tudo que fez foi para salvar sua filha da Variante 88, só faltava fazer o primeiro bebê mutante anos após o Dia M tocar no corpo em coma de Vampira. Para isso, fez Sr. Sinistro tocar na desacordada e mortífera Vampira, que imediatamente o matou com seu vírus mortal. Depois, se passando pelo falecido Sinistro pegou o bebê e o tocou em Vampira.

Aos poucos Vampira recobra sua consciência, para felicidade de sua mãe. Raven explica que todos os problemas vividos com seus poderes, a absorção de bilhões de consciências alienígenas e ficar às portas da morte fora previsto pela falecida Sina, só evitando toda a manipulação orquestrada nos últimos meses por Mística. Mas Vampira se enraivece com as ações de Raven, principalmente por botar em risco a vida de um bebê. Irritada com as manipulações de sua mãe, a toca a fim de matá-la. Porém, a bebê mutante à recuperou do vírus mortal, além de limpá-la de todo os fragmentos de psiquê absorvidos até hoje. Agora Vampira estaria em paz com seus pensamentos, se não tivesse absorvido quem mais queria estar longe, Mística.

A PROCURA DE MÍSTICA
Wolverine deixando a Mística sozinha e ferida para morrer no deserto.

A mando de Ciclope, Wolverine é enviado para um definitivo acerto de contas com Mística. A alegação foi a recente – e já esperada traição aos X-Men, a equipe mutante desconhecia a verdadeira razão da traição – seguir os diários de Sina para salvar Vampira. Wolverine consegue rastreá-la e solta toda sua fúria contra sua antiga parceira, mas Mística escapa de todas as formas, mostrando muita malícia e improvisação, além de um forte senso de evasão.

Na fronteira do Iraque com a Síria, Mística se faz passar por prostituta onde mata um senador e passa sê-lo, tendo agora escolta militar. Wolverine se infiltra ao QG militar de Bagdá após se passar por homem bomba, onde ele encontra Mística se passando pelo senador, que novamente foge da batalha. Indignada por ter sido chamada de covarde, ela para a fuga e o enfrenta numa acirrada disputa que acaba em duplo nocaute, Wolverine se recupera e deixa Mística a mercê no deserto e gravemente a ferida.


DESTINO MANIFESTO
Mística sob influência da Semente da Morte e tendo seus poderes amplificados.

Mas Mística não morreria assim tão fácil, após escapar misteriosamente do deserto, sua atenção foi para o Homem de Gelo, com quem estava aficionada desde sua participação nos X-Men. Ela se disfarça na Opal Tanaka, ex-namorada do mutante no passado e voltam a namorar. Até que Bobby descobre que Opal era, na verdade, Mística, que atira com sua arma no confuso Homem de Gelo e o joga para fora do avião.

Depois disso, Mística começa a perseguir Bobby. Disfarçada de médico, policial fardado, não importava o quê, Mística estava obcecada por Bobby e, se não podia tê-lo, o mataria. Bobby conta que sabe o que Wolverine fez com ela, que ela deve ter uns 200 e nunca se aproximou de ninguém, que nem sempre as pessoas que amamos também nos amam. Mas Mística se atira de uma ponte. Os X-Men fazem uma busca pelo rio mas não a encontram.

Após isso, Mística voltou a aparecer quando o Bobby instintivamente começou a congelar todo o mundo, e ele estava raptando todas as suas ex-namoradas, sendo Mística uma delas. O Homem de Gelo estava sob influência da Semente da Morte do Apocalipse, sendo atraída por isso, ela o toma dele e usa o poder por um período de tempo, mas o suficiente para deixar os seus poderes mais fortes e de forma permanente.

X-MEN SOMBRIOS
Emma desmascarando a Mística que estava se disfarçando de Professor X: “Você pode enganar o idiota do Osborn, mas você não me engana”

Mística se juntou aos X-Men Sombrios de Norman Osborn, posando como Professor Charles Xavier para fins de marketing. Osborn injetou nanites nela e a manteve sob rédea curta e, se tentasse qualquer coisa, Osborn a transformaria em uma bomba humana.

MORTE E RETORNO
Após retornar dos mortos, Mística passou a ter maiores habilidades e manifestação de membros com seus poderes

Mística desempenhou um papel no envio da alma do Wolverine para o Inferno. Ao recuperar a posse de seu corpo, ele decidiu caçá-la; Apesar do fato de que ela o ajudou a sair do inferno e tentou avisá-lo de que a Mão Direita Vermelha estava atrás dele. Ele a matou, e seu corpo foi posteriormente vendido em leilão à Mão.

Mística aparentemente foi ressuscitada pela Mão, quando ela foi vista tomando a aparência do Victor Creed e pegou uma mala cheia de dinheiro em seu lugar antes de se afastar e voltar à sua verdadeira forma. Foi revelado que ela e o recém-ressuscitado Dentes de Sabre eram amantes e estavam trabalhando para o ramo japonês da Mão sob as ordens do Azuma Goda. Depois que Victor traiu Azuma Goda e se deixou ser morto por Wolverine, ele se declarou o Rei Invisível do crime Asiático, com Mística ao seu lado.

Após a sua volta, Mística percebeu que sua força física e agilidade estavam muito mais aprimoradas, e que o seu corpo aparentemente era imune a venenos e toxinas, além de ter adquirido um fator de cura mais aprimorado.


CONSEQUÊNCIAS DOS VINGADORES VS. X-MEN E A TRAIÇÃO AO POVO MUTANTE
Mística no corpo da Alisson Blair, aka Cristal

Após o conflito entre os Vingadores e os X-Men, Raven reuniu Dentes de Sabre e Lady Mental com o objetivo de reformar a Irmandade, cometer inúmeros assaltos e usar as ilusões de Lady Mental para incriminar os cinco X-Men originais que haviam voltado do passado. Mística também se encontrou com a versão jovem do Ciclope, numa tentativa de semear a desconfiança pelos X-Men – Wolverine e Ciclope adulto, nele. Depois que sua trama foi descoberta e interrompida pelos X-Men, Mística incapacitou e roubou a identidade de Cristal e usurpou sua posição na S.H.I.E.L.D. se passando como ela.

Com o dinheiro que roubaram nos assaltos, ela adquiriu Madripoor da Hydra e tentou transformá-la em um santuário mutante. Raven, agindo como Cristal, atraiu Magneto para a ilha e mostrou seus planos. No entanto, Magneto reagiu violentamente ao plano, acreditando que Mística e os outros eram traidores de sua própria espécie, em parte devido a permitir o uso do hormônio de crescimento mutante que estava correndo nas ruas de Madripoor financiando suas operações. Ele machucou furiosamente a Mística e a Irmandade, depois destruiu toda a base.

Foi revelado mais tarde, durante a leitura do testamento de Xavier, que ele e Mística haviam se casado em segredo, e juntos tiveram um filho, mas que morreu no nascimento.

O EIXO VINGADOR E O RAPTO PELOS WOLVERINES
Capa variante com a Mística durante a saga Eixo

Após ter sido afetada pelo feitiço da Feiticeira Escarlate e do Dr. Destino afim de confrontar o Caveira Vermelha usando os poderes do Professor X, Raven teve sua moral invertida, isso a transformou por um curto período de tempo em uma pessoa totalmente justa e altruísta. Ela tentou buscar se filiar aos X-Men, mas eles estavam cansados de tanta traição e a rejeitaram. Steven Rogers então a recrutou, e a Mística se tornou uma Vingadora. Após o fim da saga, ela e vários outros personagens que foram afetados voltaram a atuar novamente em suas classes como heróis, vilões e anti-heróis.

Mas tarde Mística foi raptada por um grupo composto pelos X-23, atuando agora como Wolverine, e vários outros clones da X-23 e Daken, filho do Logan. Além de tentarem recuperar o corpo do Wolverine, o objetivo dessa equipe era encontrar o culpado pela morte do Carcaju. Com o passar das edições Mística consegue se tornar a líder do grupo e assume as missões, depois, ao final da série, descobrem a figura que havia orquestrado a morte do Wolverine.

DINASTIA X, O CONSELHO DE KRAKOA E UMA PROMESSA DE CHAMAS
Mística e Sina planejando uma das mortes da Moira durante os eventos da saga Dinastia X e Potências de X

3 meses antes do início dos eventos que mudaram de vez tudo o que sabíamos dos X-Men, Raven foi vista plantando uma das flores de Krakoa no lado azul da Lua. Essas flores eram na verdades portais, e ela – junto com vários outros mutantes, estavam delimitando os limites de passagem do novo Santuário Mutante.

Anteriormente foi revelado que Mística e Sina já haviam matado uma das vidas de Moira, e isso era algo extremamente perigoso que a Moira tratou de ocultar dela nessa realidade, mas ao mesmo tempo advertiu sobre o perigo de ser mutante com poderes precognitivos em Krakoa.

Mais tarde, Mística foi instruída a aceitar uma posição no Conselho de Krakoa, membros estes que serão responsáveis por toda as tomadas de decisões do novo lar dos mutantes. Mística assumiu uma cadeira no lado Inverno, ao lado do Exodus e do Sr. Sinistro, considerados como aliados dos X-Men.

“Eu quero a minha esposa de volta!”

Após algumas edições é nos revelado que a Mística na verdade havia sido intimida por Xavier e Magneto a fazerem parte do Conselho. Na realidade, eles queriam a manter ao lado deles e impedir que ela tomasse qualquer atitude que viesse a estragar os planos deles. Mesmo com a possibilidade de ressuscitar Sina, Xavier deixou claro que ela será ressuscitada, mas não agora. Mística assentiu, após desabafar que sentia falta de sua esposa. E ao final da mesma edição, ela disse que se não tivesse a sua esposa de volta, ela colocaria fogo em cada pedaço de Krakoa.


PODERES
“Peguei você!

A Mística é uma mutante metamorfa que pode psiônicamente mudar as células e os tecidos do corpo para mudar sua aparência física. Ela pode parecer e soar exatamente como qualquer animal, ser humano, humanoide ou semi-humanoide de ambos os sexos, vestindo praticamente qualquer tipo de roupa e acessório (até óculos). Assim, ela quase nunca usa roupas próprias, pois prefere imitar as roupas usando seus poderes. Seu controle é tão exato que ela pode duplicar com precisão o padrão de retina de outra pessoa em seus próprios olhos, dedos, palmas e poros de pele em seu próprio corpo. E pode reproduzir cordas vocais para combinar as vozes ao ponto de enganar um software de reconhecimento vocal.

“Surpreso Senhor Letal? Eu imaginei que você fosse de tiro na cabeça. Por isso eu simplesmente movi boa parte do meu cérebro para um pouco abaixo no meu pescoço.”

Ela também é capaz de mudar a localização de órgãos vitais em seu corpo para evitar danos causados ​​por lacerações e perfurações (principalmente tiros), como quando ela moveu o seu cérebro para o seu pescoço, afim de evitar a chance de levar um tiro fatal na cabeça.

Raven possui um processo de envelhecimento retardado, onde as suas células velhas são constantemente trocada por novas; E com isso, ela tem hoje mais de 200 anos. Como resultado da exposição a radiação extraterrestre desconhecida após ter sido revivida pela Mão, suas habilidades aumentaram; Ela agora possui um fator de cura (que lhe concede uma grande tolerância a toxinas), força aprimorada e poderes de mudança de forma aumentados.

Após ter tido contato com a Semente da Morte do Apocalipse que ela roubou do Homem de Gelo, Mística teve um aumento na forma de uso dos seus poderes, mostrando asas crescentes (permitindo o voo), deslocando seu abdômen para esconder armas de fogo pequenas, crescendo membros extras, mudando sua massa para se tornar uma criança pequena e esticando seu corpo como tentáculos – surpreendentemente semelhante ao Sr. Fantástico.

HABILIDADES
Mística manifestando uma cauda de sereia e guelras para respirar debaixo d’agua.

Os poderes de Raven não envolvem a mimetização de idiomas, e por isso ela estudou o suficiente para ser fluente em 16 línguas, uma delas inclusive o português.

Ela além de ser atiradora de elite, é uma excelente lutadora, isso somado as suas habilidades rápidas de movimentação e evasão, fazem dela uma adversária extremamente difícil de se combater. E graças ao seu poder mutante e invisibilidade psicosensorial, ela se torna indetectável até mesmo para psiquícos, fazendo dela não só uma exímio lutadora como também uma das maiores espiãs do mundo Marvel.

Fria e Séria, se tornou sarcástica após a morte de Sina, e desde muito cedo aprendeu a confiar apenas em seus instintos, além disso são poucas as pessoas que de fato são merecedoras de sua confiança. Ela já trabalhou como agente secreta, detective, diplomata e médica.

Quando a Mística dos filmes ganhou mais visibilidade, nos quadrinhos a Raven passou a adotar um visual sem roupas, apenas mostrando a sua pele assim como é nos filmes. Só que diferente dos filmes onde lhe foi atribuído escamas, nas HQs ela só tem a pele azul, o que tornou o visual dela um tanto quanto contraditório e bem sexualizado pra época.

REPRESENTATIVIDADE BISSEXUAL
Mística beijando a Sina após ser confirmada pela Marvel como uma mutante bissexual

Mística é uma das personagens do Universo Marvel que sempre teve mais de um relacionamento com diferentes orientações sexuais. Apesar de ser casada com a Sina, ela já teve um romance – e um filho humano, com o Dentes de Sabre, já teve um caso com o Wolverine – e um filho de outra realidade, já se relacionou com o Xavier – e tendo um filho de outra realidade também, teve um filho com o Azazel, um demônio mutante, dando a luz ao Noturno. Apesar disso, ela nunca havia sido de fato oficializada como uma personagem LGBTQ+.

Isso mudou em 2018 quando a Marvel depois de quase 60 anos, colocou uns pingos nos “Bi” e assumiu de fato a personagem. O que é interessante, já que de início o Chris Claremont queria que a Mística fosse o pai do Noturno, e Sina a mãe, no entanto a Marvel na época achou a possibilidade muito bizarra e engavetou totalmente. Hoje, a Mística como bissexual é tema de vários artigos sobre como a representatividade nos quadrinhos pode ser tardia, mas ainda assim muito funcional.

É importante salientar que primeiramente a Mística apareceu como uma possível mutante lésbica, mas seu envolvimento com o Victor Creed e diversos outros homens no mundo Marvel deixou evidente que ela era uma mutante bissexual;

UNIFORMES

Confira todos os uniformes usados pela Mística ao longo dos anos.

Todos os uniformes usados pela Mística ao longo dos quadrinhos

Gostou de conhecer melhor a Mística? Mas ainda não segue o Universo X-Men no Instagram? Siga-nos e fique por dentro em primeira mão dos nossos #MUTANTEDASEMANA. Sentiu falta de alguma informação ou gostaria de complementar, sinta-se a vontade! Use o espaço dos comentários logo abaixo e solte seu feedback, é muito importante para melhorarmos a nossa iniciativa! Até o próximo mutantes!