ESPECIAL UXX-BIO

X-BIO: A biografia completa de Xi’an “Shan” Coy Manh, a Karma!

Como parte de um dos nossos novos projetos aqui no Universo X-Men, conheça a Karma, a vietnamita e uma das fundadoras originais dos Novos Mutantes – criação direta da dupla Chris Claremont e Frank Miller, e também uma mutante lésbica!

FICHA TÉCNICA
Ficha Técnica da Karma.

[ATENÇÃO, A BIOGRAFIA A SEGUIR CONTÉM GATILHOS SOBRE ABUSO SEXUAL]

ORIGEM
Karma contando aos Novos Mutantes como ela ativou seus poderes de possessão pela primeira vez – Universo X-Men

Xi’an “Shan” Coy Manh cresceu no Vietnã, devastado pela guerra enquanto sua família viajava pelo país onde seu tio, o general Nguyen Ngoc Coy, era o oficial chefe. Ela descobriu seu poder mutante quando um vietcongue (a força de guerrilha vietnamita) estava prestes a matar seu irmão gêmeo Tran Coy Manh. No desespero de salvar a vida do irmão, ela possuiu a mente do soldado e ordenou que o corpo dele se afastasse do irmão. No entanto, Tran percebeu que ele compartilhava o mesmo poder mutante e possuía o soldado depois que Xi’an o libertara. Em vez de afastar o soldado, Tran ordenou que o vietcongue esmagasse sua própria cabeça repetidamente contra um poste de madeira, matando assim o soldado possuído. Xi’an ficou horrorizada e imediatamente se recusou a usar seus poderes para obter ganhos pessoais como seu irmão. No entanto, Tran compartilhou esse novo conhecimento e poder com o seu tio. O general prometeu proteger seu sobrinho e os dois formaram uma parceria perigosa.

Quando o sul do Vietnã caiu, o general Nguyen organizou a evacuação. No entanto, apenas ele e Tran estavam no transporte, deixando Xi’an com a mãe, o pai e os gêmeos mais novos, Leong e Nga. A família despedaçada lutou para sobreviver e fugiu do Vietnã. Como muitas centenas e milhares de outros refugiados, eles navegaram lentamente pelo mar para chegar à América. Xi’an havia se acostumado a usar seus poderes mutantes para ajudá-los a escapar. No entanto, depois de meses de viagens e fome, Xi’an adoeceu e ficou muito fraca para usar seu poder contra um grupo de piratas que ameaçaram a segurança da sua família. Ela só podia assistir, atordoada, o pai ser assassinado e jogado ao mar e ela, a mãe e a irmã serem estupradas. Foi logo depois quando eles foram salvos pelas Forças Armadas Americanas, mas, infelizmente, naquele dia a mãe de Xi’an faleceu.

Originalmente, Xi’an e os gêmeos foram enviados para morar com seu tio e irmão. O general procurou Xi’an para trabalhar para ele assim como seu irmão, o Tran, mas ela recusou. Ela pegou os gêmeos e encontrou refúgio com o padre Bowen, que havia sido um soldado lutando no Vietnã e simpatizava com a causa deles. Ele os ajudou a encontrar um apartamento, conseguiu emprego para Xi’an e até arranjou para ela uma bolsa para começar a escola. No entanto, o general mandou saquear o apartamento e sequestrar Leong e Nga. E isso levou Xi’an a entrar em ação.

DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGEM

XBIO - KARMA 2

Mesmo no início quando os Novos Mutantes se formaram, Karma conseguia manter uma postura calma, equilibrada e madura para uma adolescente comum, fazendo o recorte de que se tratava de uma mutante adolescente. Ela já havia sofrido a Guerra do Vietnã e a tragédia de ver os dois pais sendo assassinados, fora os estupros. Karma também rapidamente ganhou mais experiência em batalhas e no uso de seus poderes quando chegou à América. Por isso, era natural que ela, como a mais velha e mais experiente entre os Novos Mutantes, fosse sua primeira líder natural de campo.

A Xi’an geralmente permanecia pacífica durante as situações de combate. Por exemplo, quando confrontada por ataques físicos das Sentinelas, Kate Pryde ordena a Karma para fugir, pois suas habilidades possessivas não tinham efeito nas máquinas. No entanto, Karma encontrou uma barra de ferro em um canteiro de obras local e manteve sua posição de combate na linha de frente. Sempre que ela não era efetiva, ela procurava um jeito de estar presente com o time. Além disso, ela permaneceu calma o suficiente pra assumir o controle da situação quando sua mente foi roubada e plantada dentro do corpo de David Haller (continue lendo para saber mais). Em geral, é uma mutante muito estrategista, talvez uma característica comum entre os psíquicos.



É raro vermos a Karma desmoronar e deixar que suas emoções a controlem, mas isso acontece em circunstâncias específicas. Quando Emma Frost continuou a pressionar seus recém adquiridos poderes telepáticos, ela e a rotulou como fraca, deixando Shan totalmente frustrada (continue lendo para saber mais). Ela também não conseguiu lidar com a perda de Kate Pryde, que a levou a atacar Leong & Nga com seus poderes involuntariamente (continue lendo para saber mais). Além disso, a perspectiva de ser possuída pelo Rei das Sombras a deixou obesa e com uma depressão severa (continue lendo para saber mais). Ela sabia que era capaz de coisas más e sádicas, conhecia bem suas fraquezas e tentações.

Nos anos seguintes, a sexualidade de Karma ficou mais clara quando a Marvel abandonou a Autoridade do Código de Quadrinhos. Isso levou ao amor não correspondido de Karma por Kate, na época a Kitty. Sua atração por Kate fez com que Karma evitasse que elas se encontrassem, e isso durou por vários meses até saber do sacrifício que Kate tinha feito para salvar a Terra  (continue lendo para saber mais). Ela ficou tão abalada por semanas, a ponto de começar a sair com diversas mulheres e também homens para descobrir mais sobre seus sentimentos e amenizar a falta que sentia pela mutante intangível até entender que ela realmente era uma mutante lésbica.

A PRIMEIRA NOVA MUTANTE
Todos os membros dos Novos Mutantes, pela ordem da esquerda da direita temos: Warlock, Miragem, Karma, Magia, Lupina, Magma, Cifra, Míssil e Mancha Solar – Universo X-Men
 

Quando se acreditava que os X-Men haviam morrido no espaço pelas mãos da Ninhada, o Professor Xavier ficou depressivo. Jurou nunca recrutar mutantes ou treiná-los para serem X-Men novamente. No entanto, a ele foi apresentado a Xi’an, e teve pena da situação dela. Ele deu um emprego fixo a Karma, como auxiliar do Instituto, o que a ajudou a cuidar de seus irmãos Leong e Nga, afinal ela tinha um salário que podia na criação deles.

Quando Karma conheceu a Lupina, ela demonstrou suas habilidades mutantes assumindo o controle de Moira MacTaggert. Vendo sua mãe adotiva sendo controlada, Lupina assustada se transformou em um lobo e foi ao ponto de atacar a Shan. Apesar de seu estranho primeiro encontro, Karma e Lupina tornaram-se amigas íntimas. Mais tarde, Lupina refletiu sobre como a Shan era a sua primeira amiga e isso fez com que ela demonstrasse uma grande sabedoria em lidar com seus próprios poderes de lobisomem.



Acreditando que os X-Men estavam mortos, Donald Pierce, do Clube do Inferno, procura vingança contra o Professor X no lugar. Ele usou seus vários recursos para localizar e tentar sequestrar jovens mutantes. Ele conseguiu recrutar o Míssil e matou o Falcão Negro – Avô de Danielle Moonstar, na tentativa de capturar Psiquê, futuramente chamada de Miragem. Apesar de ter jurado não recrutar mais X-Men, o professor não podia negar a necessidade de garantir a segurança desses jovens mutantes. Eles se uniram e lideraram um confronto contra o Clube do Inferno. A Karma ajudou a distrair os guardas, usando seu poder para possuir um e fingir que eles estavam sendo mantidos reféns. O tempo durou o suficiente para pegar o inimigo de surpresa. Eles conseguiram salvar o Mancha Solar, mas não conseguiram proteger sua namorada Juliana, que entrou no fogo cruzado para protegê-lo. Após a tentativa de resgate, Karma, Psiquê, Mancha Solar e Lupina concordaram em ficar na Escola de Xavier para os Superdotados, para aprender a usar seus poderes. Embora tenham dado uma recepção fria ao Míssil (porque ele estava trabalhando para o inimigo quando o conheceram), os Novos Mutantes foram finalmente estabelecidos como uma nova equipe mutante.

OS NOVOS MUTANTES
Todos os membros dos Novos Mutantes, pela ordem da esquerda da direita temos: Warlock, Miragem, Karma, Magia, Lupina, Magma, Cifra, Míssil e Mancha Solar – Universo X-Men
 

Para começar, Shan foi a figura central na equipe. Todos procuravam estar sempre ao lado dela. Infelizmente, o poder da Miragem ainda era incontrolável, e ela acidentalmente projetou a imagem da viagem de Karma à América. O ataque dos piratas e os estupros foram mostrados diante de toda a equipe e, em um acesso de raiva e vergonha, Karma possuiu da Miragem. Foi a primeira luta do time, e o treinamento deles ainda não havia nem começado. Stevie – professora de dança da Kate e também professora de fuga dos Novos Mutantes, foi tirar a Shan da Dani, mas foi possuída também e forçada a ficar fora do confronto. Karma apenas soltou Stevie quando o Roberto deu um tapa no rosto dela. Miragem então livre da possessão, fugiu com medo de ter machucado a amiga.

A discussão não durou muito e logo fizeram as pazes. Karma recebeu seu novo corte de cabelo feito pela Stevie, e todos os Novos Mutantes se alinharam prontos para seu primeiro treino na Sala do Perigo. Eles se revezaram para tentar vencer a sala. Quando chegou a vez de Karma, ela esperava mais de si mesma, afinal, tinha mais experiência do que qualquer um dos outros e lembrou quando usou seus poderes pra controlar o Homem-Aranha. Imediatamente ela usou seu poder para possuir o Míssil, enviando-o para o Mancha Solar. No entanto, sua concentração logo foi interrompida quando Lupina a atacou, lambendo seu rosto. Como os outros, ela falhou em sua primeira lição na Sala de Perigo, que era a contenção.

Shan se juntou aos outros (exceto Miragem) em uma viagem ao shopping center. Depois de um filme, eles se sentaram em uma sorveteria e fizeram amizade com alguns dos jovens locais. O dia deles foi interrompido quando um grupo de homens de terno parecia querer prender os Novos Mutantes. Sendo a mais velha, Karma assumiu a liderança. Ela concordou em acompanhá-los pacificamente para evitar problemas e, acidentalmente, revelar seus poderes ao público em geral. Os outros Novos Mutantes seguiram a liderança de Karma sem questionar. No entanto, quando estavam no estacionamento, todos se defenderam usando seus poderes. Foi um esforço valente, mas durou pouco, pois logo foram atacados pelos Sentinelas. O poder de Karma significava que ela era impotente contra as máquinas gigantes. No entanto, quando uma das Sentinelas congelou o Míssil no meio do voo, ela foi capaz de possuir sua mente e reacender seu campo de inércia, fazendo assim voltar a propulsão e assim retornar ao combate.

Karma usando seus poderes no Míssil e o jogando em cima do Mancha Solar! – Universo X-Men.

Com um pouco de convencimento de Michael Rossi, Karma possuía o agente principal por trás do ataque Sentinela. Ela não gostava de usar seus poderes para extrair uma confissão forçada de alguém (mesmo que esse alguém fosse culpado), porque isso a lembrava do uso corrupto de Tran – seu irmão, tinha com seus poderes. No entanto, apesar de suas próprias dúvidas pessoais, ela conseguiu salvar o dia. Por possuir o agente principal, Karma o fez se entregar à polícia, sendo logo depois preso por ter incentivado um ataque não-oficial a um shopping com civis.

INVASÃO ALIEN
A Rainha Ninhada capturando a Miragem na Mansão X! – Universo X-Men
 

Alguns dias depois, Karma encontrou Miragem do lado de fora do Instituto. Dani tinha acordado a equipe no meio da noite com seus gritos, e apavorada decidiu observar o céu frio e noturno bem pensativa e assustada. Shan a envolveu em uma manta, pois estava bem frio e ela estava preocupada com sua saúde. No entanto, Miragem confidenciou a Shan que ela acreditava que havia algo de errado com o Professor. Embora o Professor Xavier fosse um homem profundamente respeitado e confiável, Karma acreditava em Miragem e, portanto, usou seus poderes para reunir os outros Novos Mutantes na Salão dos barcos.

Um por um, Karma possuía os outros membros da equipe. Ela convocou Lupina, Mancha Solar e Míssil, controlando seus corpos. Em um minuto, Sam estava saindo do chuveiro e prestes a fazer a barba, em outro minuto a próxima coisa que sabia era que tinha uma mensagem no espelho do banheiro escrita com espuma de barbear. Ele ficou furioso e exigiu saber quem havia violado sua mente. Ela explicou, mas Sam não aceitou as desculpas ou o raciocínio por trás das ações de Karma. No entanto, ele não podia negar a misteriosa paisagem alienígena que subitamente estava sobre a Mansão.

Quando os Novos Mutantes se aproximaram da mansão, eles foram atacados pela Rainha Ninhada. A tentativa de sequestrar a Miragem havia sido completada com sucesso. Os outros Novos Mutantes logo alcançaram e em uma briga entre eles e a Rainha havia no escritório particular do Professor havia estourado. Enquanto estava lá, Karma tentou assumir o controle da mente da Rainha. No entanto, a psiquê de um Ninhada era repugnante e isso a dominou. Karma tinha sido possuída pela Rainha Ninhada e começou a atacar seus companheiros de equipe. Ela foi resgatada por um ataque físico que a deixou inconsciente. Quando Karma recuperou a consciência, a batalha havia sido vencida e a Rainha Ninhada havia desaparecido.

KARMAS EM TODA A MINHA EXISTÊNCIA
Karma tentando controlar a mente da Víbora enquanto a mesma resiste tentando apontar uma arma na cabeça da Shan! – Universo X-Men
 

Shan e os Novos Mutantes foram à feira local, onde jogaram muitos jogos diferentes. Eles se sentaram para apreciar a exibição de motos do Time America, mas todo o evento começou a sofrer ataques. Os Novos Mutantes entraram em ação e usaram seus poderes para reduzir os danos e salvos os civis, mas nenhum deles conseguiu parar o Samurai de Prata. No caos da luta, o Samurai derrotou o guardião do Team America, o Cavaleiro das Trevas, revelando que ele na verdade queria era a Miragem, sendo então raptada a mando da Víbora.

O Professor Xavier queria incluir o Time America no resgate da Miragem. No entanto, Karma estava com raiva e determinou que os Novos Mutantes é que deveriam salvar a sua amiga sozinhos. Primeiro eles viajaram para San Francisco. Lá eles enfrentaram o tio Nguyen da Karma. Karma derrotou facilmente seus dois guarda-costas vagabundos e depois voltou seu poder possessivo contra seu tio. Ela o conduziu até a varanda da cobertura e o fez passar por cima dos trilhos. Karma liberou sua mente e o ameaçou fazendo-o pular, a menos que ele lhes desse o máximo de informações possíveis sobre a Víbora. No entanto, seu tio era um indivíduo muito mais corrupto e astuto. Ele sabia que a Xi’an não o mataria e, portanto, ofereceu uma troca diferente. No lugar da sua vida que ela havia ameaçado, Karma teria que trabalhar para o tio por 12 meses. Apesar dos protestos dos outros, ela concordou.

Com as informações em mãos, seguiram atrás da Víbora no local indicado. Quando os Novos Mutantes estavam prestes a entrar, Karma foi abordada por um misterioso ser psíquico que prometeu que a teria mais tarde. Karma gritou em pânico, o que levou os guardas a perceberem a presença deles no local. Os outros lutaram contra o Samurai de Prata e resgataram sua companheira de equipe. Karma lutou para possuir Víbora, o que ela conseguiu com sucesso quando o Samurai de Prata se teletransportou usando seu anel de teleporte e fugiu do local, surpreendendo sua chefa.



A batalha durou pouco e logo os Novos Mutantes foram reunidos. Karma brincou com Miragem sobre como a roupa da Víbora parecia fazer ela ficar atraente, e eles discutiram brevemente sobre seu acordo com o general Nguyen. No entanto, a vitória deles durou pouco. Assim quando o Samurai de Prata ativou um mecanismo de autodestruição, a entidade psíquica maliciosa retornou para possuir Karma. Ela caiu no chão e gritou. Enquanto seus amigos corriam ao seu redor sem saber o que estava acontecendo, o galpão da Víbora explodiu. Todos caíram no mar agitado abaixo deles. Apesar de seus melhores esforços, a Shan não foi encontrada.

Professor Xavier foi bem claro ao dizer sobre a possibilidade de Shan estar morta. No entanto, ele não disse aos Novos Mutantes que na verdade temia muita mais que ela ainda estivesse viva, mas nas mãos de um “demônio” psíquico.

O RETORNO DA KARMA
A Karma obesa, resultado da possessão do Rei das Sombras sobre ela – Universo X-Men
 

Havia um grupo perigoso de mutantes em Los Angeles, conhecido como Gladiadores. Eles brigavam entre si e com qualquer estranho, muitas vezes até a morte. Ninguém sabia quem era seu verdadeiro chefe, mas quando Mancha Solar e Magma foram sequestrados, foram abordados pela imagem holográfica de um homem conhecido como Alexander Flynn. No entanto, Flynn era apenas uma fachada para esconder a identidade real. Os Novos Mutantes foram separados; muitos deles haviam viajado para Ilha Muir com o professor Xavier, deixando apenas Míssil e Magia para tentar resgatar seus amigos. Sua tentativa inicial falhou, mas eles retornaram com Lince Negra (Kate estava usando esse codinome na época), Cristal e Rachel Grey-Summers. Eles conseguiram se infiltrar nos Gladiadores e destruíram o sistema. Durante a fuga, eles ficaram cara a cara com o verdadeiro chefe dos Gladiadores: sua “falecida” amiga Karma.

Rei das Sombras controlando não só a falecida Karma mas também alguns membros dos Novos Mutantes, e a Tempestade/Karma depressiva por estar obesa – Universo X-Men

Eles não conseguiam entender a transformação física e mental que Karma havia sofrido. Ela estava terrivelmente obesa, usando um vestido oriental que lembrava um cheongsam – típico vestido chines, além de ter adquirido uma personalidade irônica e sádica. Adorava ver os outros sofrerem e muitas vezes ordenava que seus servos se matassem por seu prazer. Sua batalha com alguns dos Novos Mutantes e X-Men foi breve, logo depois ela fugiu para o Cairo. Quando os Novos Mutantes tentaram emboscá-la, ela usou seu poder para possuí-los e fazê-los como membros do seu exército pessoal. A princípio, parecia que apenas Miragem e Magia haviam escapado, mas as meninas mais tarde conheceram Warlock e a deusa do ventos, Tempestade. Como os telepatas não conseguiam ler a mente de Magia ou Warlock, eles foram capazes de resistir ao poder de Karma e, portanto, derrotá-la. Ao teletransportar a equipe para o Limbo, Magia sendo a Lorde Demoníaca regente do local – tendo assim poder absoluto, quebrou a conexão telepática e deu aos Novos Mutantes a liberdade para atacar a Karma.

No entanto, durante a luta, o poder de Miragem emitiu uma imagem do Vietnã devastado pela guerra e então Karma começou a chorar. Ela havia voltado à sua personalidade amável anterior. Seu próprio poder de posse foi contra ela pelo Amahl Farouk, o Rei das Sombras, que queria usar os Novos Mutantes como uma arma contra Charles Xavier. Quando o Rei das Sombras tentou se esconder no corpo de Cifra, ela possuiu a mente dele e entrou em uma batalha telepática com ele no plano astral. Lá ela ainda estava gorda, e o Rei das Sombras a provocou, revelando seus próprios desejos glutinosos de comida e bebida. No entanto, Karma revidou e destruiu a projeção de obesos ao seu redor. Reemergindo como uma garota magra, ela socou a forma astral do Rei das Sombras e o inflou até que ele pareceu explodir. Ele fugiu da luta, mas quando Karma voltou ao mundo físico, seu corpo ainda era a de uma mulher obesa. Ela estava desanimada e pediu para ser deixada para morrer na boate em chamas. No entanto, os Novos Mutantes se recusaram a deixá-la ir. Tempestade então ofereceu a todos a chance de relaxar na ilha mediterrânea no Kirinus.

DIETA ASGARDIANA
Karma e a criança perdida no deserto em terras Asgardianas, selando um pacto de sobrevivência – Universo X-Men
 

Na ilha, os mutantes brincavam na praia. No entanto, Shan permaneceu lá dentro, escondida no escuro. Com medo de até olhar para si mesma através do espelho ou comer. Ela não teve permissão de sentir pena de si mesma por muito tempo, porque os Novos Mutantes e Tempestade foram sequestrados pela Encantor e Loki – Essa galera é sequestrada pra caramba. Presos em Asgard, os feitiços místicos ao redor da fortaleza da feiticeira esmeralda interromperam a capacidade mutante de Magia de se teletransportar.

Karma usando seus poderes para controlar qualquer forma de vida ali presente para alimentar ela e a menina perdida do deserto – Universo X-Men

Os mutantes estavam, portanto, espalhados por Asgard, e Karma se viu sozinha no deserto. Ela desistiu da vontade de viver e teria se deitado para morrer no deserto se não tivesse descoberto uma criança perdida. A menina lembrou Karma de Leong & Nga – seus irmãos, portanto, encontrou um novo motivo para continuar vivendo. Usando seu poder para possuir a mente dos outros, ela controlava o corpo de qualquer lagarto, pássaro ou pequeno animal que encontrasse vagando no deserto e depois usava uma espada antiga para matar as criaturas. Esse se tornou o único meio de sobrevivência no deserto que elas tiveram que lidar por meses. Logo quando Karma conseguiu chegar à civilização asgardiana, ela perdeu todo o peso obeso que ganhara enquanto estava sob a posse do Rei das Sombras. A criança que a estava protegendo no deserto desapareceu misteriosamente, e Karma ganhou um pequeno pedaço de barbante branco amarrado ao redor do dedo indicador. Era um sinal de que ela fora agraciada pelos três Norns; Urd, Verdandi e Skuld – os deuses do destino na mitologia nórdica. Mais tarde ficamos sabemos que a criança era na verdade sua consciência doce e gentil quando mais nova.

Karma agora com um corpo saudável e sarado após ter vivido por meses no deserto Asgardiano com uma menina perdida – Universo X-Men

Os X-Men viajaram para Asgard para libertar seus amigos e familiares. No entanto, muitos dos mutantes foram capturados e mantidos em cativeiro por Loki. Magia já havia se tornado mais sombria e sádica, então Loki a manipulou para trabalhar para ele. A fim de ajudar a libertar os X-Men e os Novos Mutantes em cativeiro, Karma forçou sua vontade sobre a de Magia e tomou posse de sua mente. As equipes liberadas foram capazes de correr para o Salão dos Heróis e confrontar Loki, forçando-o a libertá-los sem vingança. Pouco antes de se separarem, Loki estava dizendo que ele removeria quaisquer feitiços ou itens mágicos deles, retornando todos ao normal, podendo até mesmo fazer da Karma uma mulher obesa novamente. No entanto, simpatizado pela superação da vietnamita em sobreviver ao deserto asgardiano, ele disse que não seria cruel em torna-lá uma mulher obesa novamente. Embora estivesse zangada com por Loki ter tirado sarro dela, Shan ficou agradecida por ele continuar deixando ela magra.

SEPARAÇÃO NA FAMÍLIA
Karma e seus dois irmãos, Leong & Nga. – Universo X-Men
 

Retornando a Nova York, Karma voltou aos Novos Mutantes como uma membra ativa, mas não voltou para a escola. Em vez disso, ela encontrou um pequeno apartamento onde decidiu morar com Leong e Nga. Os gêmeos poderiam, portanto, frequentar uma escola regularmente e viver uma vida relativamente normal, apesar do fato de sua irmã ser uma mutante.

No entanto, durante o contra-ataque ao Massacre dos Mutantes nos túneis dos Morlocks, Karma tentou desesperadamente ligar para casa. Leong e Nga não atenderam ao telefone deixando Shan cada vez mais preocupada. Quando Magia se teletransportou para o quarto (assustando Karma brevemente), ela se ofereceu para teleportá-los rapidamente pela cidade para verificar os gêmeos e voltar antes que Magneto percebesse que elas tinham desaparecido. Ao chegar ao apartamento, ainda não havia sinal dos gêmeos. Alguém havia colocado uma armadilha no apartamento porque assim que Karma acendeu o interruptor, o detonador foi ativado e o apartamento explodiu.

Passaram algumas horas até que os outros Novos Mutantes percebessem que algo estava errado e os seguiram até a cidade. Warlock estava agindo de forma suspeita e atrasou seu progresso viajando para o subsolo em vez de levá-los todos para lá. Quando eles chegaram, a cena já estava fechada cheia de pessoas dos serviços de emergência. Assim que os Novos Mutantes começaram a se preocupar, Magia e Karma apareceram atrás deles. Eles haviam se teletransportado bem a tempo, mas Karma havia sofrido ferimentos piores. Karma estava preocupada com a segurança de seu irmão e irmã. Os Novos Mutantes acreditavam que os Carrascos haviam plantado a bomba, mas foram atacados antes que pudessem investigar o caso.

TIME FRAGMENTADO
Karma tendo um surto psíquico e usando seus poderes em todo o grupo dos Novos Mutantes – Universo X-Men
 

O pai de Warlock, Magus, finalmente encontrou o filho. Ele queria matar Warlock e toda a equipe dos Novos Mutantes. Magia por segurança imediatamente teletransportou o time para o Limbo. No entanto, Magus conseguiu rastreá-los até o Limbo e começou a atacar novamente. Karma tentou possuir sua mente, mas falhou, pois era um ser capaz de destruir planetas e isso a atormentou.

A equipe se teletransportou novamente, mas Magia entrou em pânico e eles se teletransportaram no espaço-tempo. A princípio, eles apareceram na Escócia para ajudar Robert Bruce em sua luta para defender sua coroa e país. No entanto, em vez de retornar aos dias atuais, Magia acidentalmente os teletransportou para o futuro. Os Novos Mutantes foram divididos, com duas equipes experimentando futuros alternativos, ao mesmo tempo estava Magia lutava para defender sua liderança no Limbo que estava ameaçada. Karma foi deixada no terreno da Escola de Xavier para os Superdotados com Magma, Mancha Solar e Lupina. Lá, eles encontraram um pôster alegando que muitos dos X-Men haviam sido mortos e que seus amigos sobreviventes eram criminosos procurados. De repente, eles foram atacados por um esquadrão de Sentinelas. Karma caiu e foi incapaz de usar seus poderes contra as máquinas. Ela implorou que Lupina a deixasse para trás, mas Rahne se recusou e a ajudou a fugir. De repente, versões adultas de Míssil e Miragem chegaram ao seu socorro.

Sem saber, os Novos Mutantes haviam chegado no futuro alternativo de Dias de um Futuro Esquecido. Lá, os Novos Mutantes sobreviventes estavam planejando coletar o maior número possível de sobreviventes e evacuá-los para a segurança. Com o teletransporte intergaláctico de Lila Cheney, eles realocariam todos para sua Esfera de Dyson. Os outros deslocados no tempo, lutaram ao lado de seus amigos mais velhos com a velha friagem temporal de não entender o que estava acontecendo. Depois de salvar Lila dos Sentinelas, eles foram deixados para trás na Terra. Lá, Karma estava totalmente impotente para ajudar seus amigos enquanto elas lutavam contra Sentinelas. Muitas horas depois, Magia e o Professor Xavier se teletransportaram para recuperá-los.

CHEGA DE NOVOS MUTANTES
Os gêmeos sendo sequestrados por Espiral e se tornando ratos de laboratório da Víbora. – Universo X-Men,
 

Ao retornar à Terra, as prioridades de Shan voltaram-se novamente para sua família biológica. Ficou claro que Leong & Nga haviam sido sequestrados e Karma deixou a equipe para procurá-los ativamente por conta própria. Sua pesquisa a levou ao redor do mundo, e ela estava em Mandripoor quando foi encontrada e caçada como parte da brincadeira de criança agendada por Gamesmaster. Os Acólitos foram enviados para caçar todos os membros sobreviventes dos Novos Mutantes e Satânicos, o que levou Xi’an a se unir brevemente à X-Force e aos Novos Guerreiros.

Karma conseguiu encontrar seu irmão e irmã perdidos usando seus novos poderes telepáticos involuntariamente, graças ao trauma sofrido por ter sido controlada pelo Rei das Sombras. Com sua telepatia ampliando seu poder de possessão, ela descobriu que podia possuir alguém que antes já havia sido possuído, o que telepatas geralmente chama de Link Telepático. Eles haviam sido sequestrados e passados ​​de um vilão para outro. Eventualmente, eles caíram nas muitas mãos de Espiral. Espiral usou seus conhecimentos e recursos de mudança corporal para testar seus experimentos nas crianças. Ela avançou bastante a idade deles (foi a segunda vez que ela teve sucesso nisso) e extraiu traços mutagênicos do DNA dela para forçar neles uma mutação. Karma se juntou ao Fera para derrotar Espiral. No entanto, Leong e Nga haviam sido deformados pelas maquinações de Espiral. Levaria muito tempo para eles serem restaurados à sua verdadeira idade, forma e tamanho.

VIDA NORMAL
Momento da vida da Shan onde ela procurava viver como uma pessoa normal… Nunca dava certo – Universo X-Men
 

Depois de passar anos pesquisando seus irmãos pelo mundo, Karma estava determinada e dar a eles uma educação segura e estável, como pessoas normais e trazendo o melhor de suas habilidades. Ela se mudou para Chicago e se matriculou na faculdade. Para ajudar a pagar as contas, ela foi aceitou o emprego de bibliotecária da faculdade.

Shan gostava de estar perto de pessoas da sua idade, que não sabiam nada sobre sua vida mutante ou origem. Isso lhe deu a chance de começar a vida de novo. Ela começou a fazer novos amigos e explorou sua própria sexualidade. Embora ainda fosse bibliotecária, Karma cortou o cabelo extremamente curto e o pintou de rosa, e começou a usar roupas mais atraentes e casuais, dependendo da ocasião. Quando ela se juntou a algumas de suas amigas no festival Burning Man, acidentalmente esbarrou em muitos de suas antigos amigos dos Novos Mutantes que faziam parte da X-Force agora. Dani de início ficou chocada e bem triste ao descobrir as mudanças que uma das suas melhores amigas mais antigas havia tido, mas depois ficou feliz ao saber que finalmente ela estava feliz e em paz. As duas conversaram, colocando o papo sobre tudo em dia e as mudanças que ambas haviam experimentado. Todo o momento foi arruinado quando Selene atacou. Ela logo foi derrotada pelos esforços combinados da X-Force, Míssil e Karma.

Karma voltou para a faculdade, eventualmente deixando os cabelos crescerem e tirando a tintura rosa. Enquanto estava lá, ela encontrou outra velha amiga. Kate Pryde também estava cursando a faculdade na tentativa de ter uma vida normal – na verdade, Kate buscava seu PhD, o equivalente ao nosso Dourado. Kate trabalhava em um bar local, e Shan foi fazer uma entrevista nesse mesmo local e descobriu que sua amiga trabalhava ali, deixando-a bem feliz por estar junto de Kate novamente. No entanto, ambas se tornaram o foco de racistas anti-mutantes do grupo universitário local de Purificadores. Karma foi forçada a pegar os gêmeos e fugir de casa no meio da noite e procurou refúgio no apartamento de Kate. Enquanto dividiam um apartamento, eles se aproximaram e Kate se tornou uma tia substituta de Leong e Nga. Karma até surpreendeu ela ao revelar que ainda usava seu uniforme dos Novos Mutantes por baixo de suas roupas comuns para ajudá-la a se aquecer ou ajudar algumas pessoas que precisavam de ajuda. Ela não havia esquecido seus gosto por salvar e ajudar pessoas.



No entanto, enquanto lutavam para lidar com as manifestantes anti-mutantes no campus, Kate e Karma foram atacadas por uma nova geração de Sentinelas em evolução. As máquinas pareciam mais
vespas, que continuavam se adaptando e se reparando. A capacidade mutante de Karma de possuir seres vivos era impotente contra as máquinas, mas ela ainda as lutava fisicamente com barras de metal sempre que podia. Durante uma quase escapada, Karma acabou caindo em cima de Kate e as duas quase se beijaram. No entanto, o momento romântico terminou abruptamente quando a Sentinela que atacava se recuperou e começou a atacar novamente. Por fim, as meninas conseguiram derrotar o novo problema Sentinela com a ajuda de um imigrante de Genosha, Shola Inkosi, um mutante telecinético.

MUTANTE E FORMADA!
Shan dando em cima de Kate, enquanto a mesma gentilmente tenta evitar o flerte/Shan recebendo o seu diploma por ter se formado – Universo X-Men
 

Enquanto estava na faculdade, Karma conheceu um aluno local do ensino médio, David Alleyne. David era um jovem excepcionalmente talentoso e intelectual que começou a estudar na biblioteca da faculdade. Ele também se tornara o foco da campanha anti-mutante dos Purificadores, que o levou à atenção do Professor Xavier. O professor enviou Miragem para recrutá-lo, mas quando ela chegou em Chicago, também encontrou Karma. Shan ajudou a recrutar David quando ela usou seu poder para possuir um grupo de manifestantes de Purificadores e os forçou a sair pacificamente – percebendo assim novamente a nova escala de manifestação que seus poderes haviam tomado, antes possuindo um individuo, agora grupos. Miragem ficou em Chicago o tempo suficiente para esperar a graduação de Karma, se sentando na cadeira reservada para a Kate, mas que estava vazio pela ausência dela.

NOVA VIDA NO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
O Esquadrão Alfa, time do qual Shan ficou responsável pelo treinamento após a “morte” do Estrela Polar. O membros do time eram respectivamente da esquerda para a direita: Elástica, Indra, Loa, Anole, Kidogo, Rede e Karma.
 

Karma, Leong e Nga viajaram com a Miragem para o antigo local do Instituto Xavier. Ele havia sido renomeado como Instituto de Ensino Superior e estava sendo administrado por seus dois novos Diretores; Ciclope e Emma Frost. Foi oferecido a Karma um emprego que ela não podia recusar; O Professor Xavier pediu que ela se tornasse sua nova bibliotecária, dando-lhe controle total sobre centenas de livos raros, especiais e de primeira edição. Enquanto estava lá, ela formou uma amizade com Anole, que ainda era uma aluno muito tímido e nervoso. Quando os alunos tiveram a chance de escolher seu próprio mentor, ele originalmente escolheu a Karma, afinal ela era a única pessoa com quem ele sentia uma conexão. Embora ela não fosse professora, ela concordou em ser sua mentora. Ao contrário dos professores, Karma tinha apenas um aluno para orientar. No entanto, a conexão deles não durou muito e Anole foi logo tomado sob tutela de Estrela Polar.

Anole contando a Karma o do porque ele se identificou tanto com ela, é porque ele é um mutante gay, assim como Shan. Tudo isso em meio ao luto sentido pela morte do Estrela Polar – Universo X-Men

Estrela Polar recebeu um time de estudantes para orientar, o nome de Esquadrão Alfa foi dado em homenagem à sua equipe antiga, Tropa Alfa. No entanto, devido a problemas de controle mental, Wolverine atacou a escola. Estrela Polar correu para lutar com Wolverine, mas foi morto durante um ataque. Embora ele tenha sido ressuscitado pelas forças de Víbora mais tarde, a equipe do Instituto achou melhor não revelar a verdade aos seus alunos. Afinal apesar do Estrela Polar ter sido trazido de volta dos mortos, ele também teve sua mente controlada e era usada como uma viva pela Víbora. Karma conseguiu se reconciliar com Anole, mas, apesar de terem sido amigos no passado, ele a ataca, alegando que ela não havia entendido como ele estava se sentido. Ela deu a ele o tempo e o espaço que ele precisava para lamentar. No dia do memorial do Estrela Polar, ela levou Esquadrão Alfa para sentir e viver o luto pelo ex-mentor. Ela então se tornou a nova líder da equipe e ajudou o Esquadrão Alfa. Ela permaneceu como mentora após os eventos do Dia M, após os ataques dos Purificadores e permaneceu na escola enquanto o corpo discente entrava em declínio.

TREINAMENTO TELEPÁTICO
Karma e Rainha Branca fazendo um treinamento psíquico para expandir a recém adquirida telepatia da Shan.
 

Depois que Bishop deu um tiro na cabeça do Professor Xavier, Ciclope fechou a escola e os X-Men se mudaram para São Francisco. Karma e os gêmeos se mudaram com eles.

Enquanto estava na Graymalkin Industries, Karma começou a ter aulas telepáticas com Emma Frost, afinal apesar de ter desenvolvido uma telepatia latente e de já ter usado esses poderes, ela não havia treinado com eles antes. Como seu poder era psiônico, Emma queria que o Karma aumentasse suas habilidades em um nível mais telepático. Ela ficou frustrada e irritada ao ser repetidamente derrotada por Emma Frost com facilidade. Apesar de ter sido avisado para não deixar que suas emoções a superassem, Karma não conseguiu se acalmar. Enquanto ainda estava brava com Emma Frost, ela foi para casa. Leong e Nga não sabiam que Kate Pryde estava presa dentro de uma bala do tamanho de um planeta e estava correndo pelo apartamento gritando por sua tia. Karma ainda sentia falta de Kate, embora seu amor não fosse correspondido. À menção do nome de Kate, fez ela perder o controle sobre suas emoções e gritou de frustração, isso ativou seus poderes e ela usou sobre os gêmeos. Era algo que ela não gostava de fazer. Imediatamente, a sala ficou em silêncio e ela percebeu o que havia feito. Quando foram libertados de sua posse, Leong e Nga ficaram confusos sobre o que havia acontecido. Karma caiu de joelhos e os abraçou enquanto implorava por perdão em meio as lágrimas.

VELHOS E NOVOS INIMIGOS
Rei das Sombras dando as caras na mente da Shan longos anos depois do último encontro entre eles – Universo X-Men
 

Karma ainda sofria dos efeitos da influência do Rei das Sombras. Quando Ororo foi chamada a Wakanda para investigar o assassinato do Vidente de Alma, constatou-se que o Rei das Sombras havia orquestrado eventos por possuir Gentil e Ciclope. Embora Ororo tenha conseguido proteger Gentil na África, Ciclope estava voltando para São Francisco convencido de que os X-Men estavam todos possuídos e, portanto, deviam ser mortos.

Tempestade chegou a Graymalkin bem a tempo de parar o Ciclope. Os poucos X-Men que se reuniram também foram afetados pela presença do Rei das Sombras, e Karma ficou encolhida no chão. Ela estava com muito medo de agir contra Ciclope e rezou para ser poupada da influência do Rei das Sombras. Durante a luta, Tempestade primeiro deixou Karma e os outros telepatas inconscientes, para impedir que o Rei das Sombras os virasse contra ela. Logo depois, Karma concordou em agir como isca. O Culto do Inferno havia começado a atacar mutantes inocentes e fracos, e já haviam ferido a Fada severamente. Karma colocou fones de ouvido, ligou a música e fingiu não perceber os bandidos do Culto ao Fogo do Inferno enquanto tentavam emboscá-la em um beco. Imediatamente ela os pegou desprevenidos com seus próprios poderes, mas rapidamente se afastou para deixar Noturno & Wolverine participarem de toda a luta. As investidas telepáticas cruéis de Emma Frost durante suas sessões individuais teve um efeito em Shan. Depois que eles pegaram um membro do Culto do Inferno, os X-Men não conseguiram obter nenhum tipo de informação dele. Como Ciclope não queria envolver Emma, ​​ele pediu a ajuda de Karma. Peneirando a superfície de sua consciência, Karma foi capaz de detectar que o homem tinha tripanofobia; fobia de agulhas. Após a sessão com o cativo, Karma se afastou e casualmente revelou sua fraqueza ao Ciclope. Ela estava sorrindo, apesar de saber que os X-Men claramente encheriam sua vítima de agulhas para torturá-lo e obter as informações necessárias, ela em si estava muito feliz em ter conseguido usar seus poderes de telepatia.

Karma sentindo os gatilhos traumáticos causados pelo Rei das Sombras, em contraste ao seu primeiro encontro com o mutante – Universo X-Men

Embora não seja um membro ativo dos X-Men, Karma permaneceu em segundo plano como membro de suporte. Ela vasculhou os canais de notícias e as fontes da mídia e, portanto, conseguiu alertar os X-Men quando as imagens de Coopersville (cidade no interior de Michigan) vazaram. Ela sabia que era imperativo que eles soubessem que o Massacre dos Carrascos na cidade do Alasca havia se tornado parte da consciência pública, pois refletia mal sobre os mutantes como um todo. Karma assumiu o serviço ativo na equipe quando acompanhou Emma Frost, Tempestade e Cristal em um ataque contra a Irmandade de Mutantes (versão liderada por Madelyne Pryor).

O RETORNO DOS NOVOS MUTANTES
Os Novos Mutantes, Saga Inferno – Universo X-Men
 

Anos depois de ter sido reduzida a uma menina de sete anos e morta pelo vírus Legado, Illyana Rasputin havia retornado dos mortos. Inicialmente, ela resistiu estar perto de seus velhos amigos e entes queridos. No entanto, um dia ela misteriosamente se teletransportou para o terreno das Indústrias Graymalkin implorando por ajuda. Míssil reuniu uma equipe de velhos amigos em quem ele sabia que podia confiar, incluindo Mancha Solar, Magma e Illyana. Sua missão era salvar Dani Moonstar e Karma, que desapareceram misteriosamente. Illyana havia se teletransportado no tempo, dando apenas alguns detalhes esquemáticos.

Shan amarrada a cadeira em um estado psíquico defensivo – Universo X-Men

Quando eles chegaram ao seu destino, a equipe se separou em dois grupos; meninos e meninas. Mancha Solar e Míssil lutaram contra homens xenofóbicos em um bar local. Quando invadiram a sala dos fundos, encontraram o corpo inconsciente de Karma amarrado a uma cadeira. Do outro lado da cidade, Magma e Illyana invadiram a casa da família de uma menina local de sete anos desaparecida, a Marci. Quando partiram para a sala dos fundos, encontraram uma câmara. A princípio, eles reconheceram a voz que vinha de dentro da câmara; era Karma. Imediatamente eles começaram a libertar a amiga, mas foram confrontadas em um terreno muito diferente. Apesar de ouvir a voz de Karma, foi David Haller, Legião, filho do Professor Xavier, que estava trancado na câmara. Embora não houvesse sinal de David ou de qualquer uma de suas personalidades divididas, estava claro que a mente de Karma estava presa dentro de seu corpo.

Seguindo uma dica sobre um possível novo mutante, Dani e Karma foram visitar a garota. Seu acesso foi negado por toda a cidade, então Karma tentou usar seus poderes telepaticamente para entrar em contato diretamente com Marci. No entanto, quando Karma chegou ao ambiente psíquico onde Marci estava escondida, elas foram imediatamente perseguidas por seres monstruosos e raivosos. Eles arrombaram a porta e começaram a perseguir Shan e Marci. Karma forçou Marci a se esconder no sótão enquanto lutava psiquicamente contra toda a Legião de personalidades. Mas menina estava mais preocupada com a segurança de sua boneca do que com ela, e Karma percebeu o porquê.

Karma e Marci fugindo das inúmeras personalidades assassinas do Legião – Universo X-Men

Quem segurou Morrie, a boneca, assumiu o controle do corpo de David. Portanto, enquanto Karma estava segurando a boneca, ela foi capaz de interagir dentro do vasto terreno mental do Legião e controlar fisicamente o corpo de David Haller ao mesmo tempo. Karma ficou cara a cara com Jack Wayne, a personalidade telecinética. Ele não a reconheceu e revelou como ele tinha planos de matar Lupina e Miragem. Karma lutou com Jack e outras personalidades o máximo que pôde, e enquanto ela se apegava a Morrie, ela disse aos outros ex-Novos Mutantes para encontrar Miragem e salvá-la. Eventualmente, passou Morrie para Marci, e a menina começou a pedir ajuda à mãe. Enquanto seus pais discutiam sobre o que fazer, as outras personalidades pegaram Marci e roubaram dela a Morrie. Um a um, eles se empurravam e brigavam para pegar a boneca, causando baixas no mundo físico.

MENTES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS
Karma “aprisionando” a mente de todos, processo natural ao usar seus poderes de possessão psíquica – Universo X-Men
 

Enquanto isso, o corpo inconsciente de Karma permaneceu preso a cadeira. Mancha Solar tentou libertá-la, mas o contato físico fez com que seu corpo vazio o possuísse temporariamente. Mancha Solar estava descontrolado e poderoso. Depois que passou, Míssil interrogou um dos raptores de Karma. Eles confessaram que estavam nervosos com Karma e Miragem fazendo perguntas sobre uma mutante, mas estavam igualmente assustados com todos os eventos estranhos que aconteciam na cidade. Embora eles tivessem conseguido amarrar o corpo de Karma na cadeira, eles foram incapazes de fazer qualquer outra coisa, toda vez que alguém se aproximava demais dela, algum tipo de sistema de autodefesa psíquica entrava em ação.

Illyana percebeu que a única maneira de entrar na mente de Legião era através do corpo possuído de Karma. Ao se aproximar do corpo físico de Karma, a mente de Illyana foi atraída para a Legião. De lá, ela intimidou as personalidades e matou algumas até que eles a levaram para Karma e Marci. A personalidade imprevisível e selvagem de Illyana assustou suas personalidades, revelando a verdadeira personalidade de David Haller.

Karma executando a mente principal do Legião sob a influência da Illyana/Magia contando a Dra. Rao o que aconteceu – Universo X-Men

Quando Karma conheceu David, ela percebeu que, além de si mesma e Illyana, qualquer outra personalidade externa poderia ter entrado na mente de David, estando no exato local de sua morte. Infelizmente, isso significava que Marci também havia morrido. David explicou que estava brincando com Marci quando outra personalidade queria dominar seu corpo e, portanto, matou Marci. Karma não culpou David, mas queria vingança.

Mais tarde, Illyana explicou à Dra. Kavita Rao que ela havia matado a personalidade culpada de assassinar Marci. No entanto, foi realmente Karma que segurou a Espada da Alma no plano astral e executou aquela pequena fração da mente de David.

SEGUNDO ADVENTO & A PERCA DA PERNA
Capa variante da Karma enfrentando o Hodge durante a saga do Segundo Advento – Universo X-Men
 

Karma e o resto dos Novos Mutantes (exceto Magia) foram encarregados pelo Ciclope de atacar Cameron Hodge e seus Robôs Assassinos Sorridentes, que antes haviam atacado o Instituto. Karma assumiu o controle de Hodge e iniciou o ataque fazendo com que ele (de armadura) atacasse o resto, mas logo ele se libertou. Ela então viu um humano vestindo um armadura robótica e passou a usar ele como arma contra os outros robôs também.

Aqui Shan percebeu uma nova extensão de seus poderes, ela podia possuir até mesmo a mente de máquinas, mas aparentemente só se valia para com Inteligente Artificial. Ainda assim, é um avanço enorme para mutantes do tipo dela, os psiônicos.

Karma tendo sucesso em controlar uma I.A (Inteligência Artificial), mas por falta de experiência perdeu o controle e acabou perdendo um perna no processo – Universo X-Men

Os outros da equipe de Shan logo chegaram e ela então mandou o homem controlado dar a sua armadura a Miragem. Ela então tentou controlar Hodge novamente, e conseguiu por um período de tempo. Mas Hodge havia ativado o sistema automático robótico e ele foi atrás dela, avistando no salão superior, espetou-a na perna com um dos ferrões e a rasgou, quase removendo. Ela foi salva por Míssil e Warlock, que enfurecidos depois o mataram.

NOVOS MUTANTES, A QUEDA
Shan fazendo a manutenção de sua prótese e jantando um sashimi – Universo X-Men
 

Após os eventos do Segundo Advento, Shan fez uma cirurgia onde teve que amputar a sua perna, mas no lugar ganhou uma perna de prótese robótica. Mais tarde, Sam decidiu levar a equipe para o Happy Hour, depois de tudo o que viveram nos últimos meses precisam de uma noite apenas como mutantes civis. Eles foram para um bar, e a equipe bebia muito, bêbados, lentamente começam a repassar o que havia acontecido durante os eventos do Segundo Advento. Depois eles começam a trocar histórias engraçadas com Miragem recontando o que aconteceu durante a batalha com Hodge. Durante esse tempo, Shan desceu um pouco a calça durante a diversão e bêbada, mostrando a Bobby o revestimento da perna do robô e a parte superior da coxa. Isso fez com que todos se sentissem mal por ela ter perdido a perna, mas logo Shan tratou de dizer que ela estava bem, apesar de no início ela ter ficado deprimida, estar com os amigos ajudou ela a superar. Eles logo foram interrompidos por Illyana, que sentiu um perigo iminente através de sua Espada da Alma.

Shan com sua nova perna robótica “sexy” feita pelo Madison Jeffrie – Universo X-Men

O perigo vem de um esquadrão de fuzileiros abandonados no Limbo. Eles retornaram à Terra procurando por Illyana, para que possam obter todas as jóias de sua alma para criar um chave que libertará os deuses demoníacos anciões e destruirá os habitantes do limbo.

Apesar de estarem procurando por Illyana, inicialmente os fuzileiros navais sentiram acidentalmente uma das jóias da alma que faz parte também da Adaga da Fada (a mesma havia perdido metade da sua alma para conjurar a Adaga durante a Saga Inferno). Eles decidiram atacar a Fada antes, que depois então alerta Illyana e ela leva os Novos Mutantes para enfrentar os fuzileiros navais.

Infelizmente, os fuzileiros também têm uma surpresa especial à espera dos Novos Mutantes. Eles trouxeram com eles as crianças mutantes que foram levadas durante a Saga Inferno para abrir um portal da Terra para o Limbo. Essas crianças agora estavam com seus 15 e 30 anos, devido ao tempo mais rápido no Limbo. Cada um também possuía um poderoso gene mutante e com isso derrota os Novos Mutantes rapidamente. Illyana escapa com Karma e retorna aos X-Men em Utopia para montar uma força contra os fuzileiros navais.

Illyana sentindo através da Espada da Alma vários portais do Limbo sendo conjurados – Universo X-Men

Enquanto os X-Men se preparam, Illyana pega a Espada da Alma e a esconde de Karma. Por ela ser capaz de erguer a Espada apenas porque conseguiu empunhar a versão mental enquanto estava na mente de Legião, e Illyana temia o fato de Karma querer usar a Espada da Alma dela como oferta de barganha. Karma é então nocauteada no processo e os X-Men se preparam para entrar no Limbo. Neste momento no Limbo, os fuzileiros navais do limbo e os mutantes demoníacos obtiveram todas as gemas da alma necessárias para libertar os deuses demoníacos anciãos e libertam eles para atacar a Terra. Neste momento, Karma entra na mente de David Haller através do seu Link Telepático e encontra o Legião “real” preso lá dentro. Como último recurso para salvar a Terra, ela libera o louco e imprevisível Legião para combater as Forças do Limbo. Os Novos Mutantes foram vitoriosos graças à ajuda do Legião e retornaram à Terra.



Com a derrota dos deuses demoníacos anciões, Illyana conseguiu sua vingança e agora possuía as Pedras de Sangue que haviam sido criadas a partir de sua alma anos antes. Depois disso, Karma percebeu que Illyana havia manipulado todos eles para alcançar sua própria vingança. Shan decidiu que ela tinha que dizer a verdade sobre seu papel em matar uma das personalidades corruptas do Legião (isso também havia sido orquestrado por Magia) e revelar o enredo de contado por Illyana.

A CISMA E O REGÊNESIS
Shan tentando ensinar Rosto a usar seus poderes e sentidos – Universo X-Men
 

Após os eventos da Era X, Karma deixa a equipe dos Novos Mutantes para se concentrar na reabilitação de Rosto, uma das crianças que havia sido raptadas durante a Saga Inferno e sobrevive no final da Queda dos Novos Mutantes. Como muitos outros mutantes, Karma deixou Utopia e foi para Westchester após a Cisma, onde se juntou a uma equipe de X-Men formada sob o comando do Wolverine no agora renomeado Escola Jean Grey Para Mutantes Superdotados. Nesse período, Shan ficou um pouco sumida das HQs, fazendo apenas cameos durantes as séries.

O DARMA DO MEU KARMA
Karma tendo seus poderes nulificados pela sua meia-irmã – Universo X-Men
 

Karma se junta a uma equipe deslocada dos X-Men que se vêem sob ataque dos Carrascos e do Quimera. Eles estavam sendo controlados por Susan Hatchi, uma desenvolvedora de armas bem-sucedida que desejava testar as novas nanotecnologias que sua empresa havia desenvolvido.

Depois de assumir o controle de Karma, é revelado que Hatchi também tinha segundas razões pessoais para atacar a vietnamita. Nascida Da’o Coy Manh, ela é a meia-irmã ilegítima de Karma. A mãe de Da’o procurou o pai de Shan para proteger a menina e assumir a filha. Mas Em vez disso, ele atirou e matou a mãe dela. Ele então abandonou Da’o para trabalhar em uma loja de moletom.

Da’o momentos antes de ser executada por seu pai, na frente de Xi’on – Universo X-Men

Da’o finalmente manifestou poderes telepáticos de baixo nível, mudou seu nome para Susan e começou a construir sua empresa de desenvolvimento de armas. Mais tarde, ela descobriu que o pai havia usado sua influência para contrabandear sua família legítima para os EUA, o que fez seu ódio crescer. Isso foi agravado ainda mais quando seus poderes foram perdidos durante o Dia M. Shan também descobre que seu pai havia sobrevivido ao ataque dos piratas quando menor.

Em um confronto posterior com os X-Men, Hatchi usa sua nanotecnologia para assumir o controle da equipe e ordena que eles adquiram Madripoor, ou ela usará sua tecnologia em Nova York e matará a população. Ela quer não apenas demonstrar a eficácia de sua arma, mas evitar que seu pai se esconda usando Karma como isca publicamente.

Após a morte de sua irmã e a prisão de seu pai, Shan recebeu um testamento de Susan dizendo que agora ela era bilionária – Universo X-Men

Enquanto Shan conseguia localizar seu pai em Madripoor, os X-Men foram capazes de neutralizar a tecnologia. Karma usa suas próprias habilidades mutantes para forjar um vínculo psíquico com sua meia-irmã e mostrar-lhe as lutas que ela teve em sua própria vida, apesar do fato de que seu pai a reconheceu. Enquanto as duas irmãs alcançam a reconciliação, seu pai aproveita o momento e atira em Hatchi. Ele é preso pela polícia pelo assassinato dela. Após a morte de Hatchi, Karma herda sua empresa como o único parente elegível da idade e efetivamente se torna uma bilionária.

OS UTOPIANOS
Os últimos que ficaram para trás durante o ataque dos Vingadores a ilha Utopia – Universo X-Men
 

Após os eventos dos Vingadores vs X-Men e todas as consequências possíveis, um grupo de mutantes permaneceu na antiga ilha de Utopia, esses mutantes se denominaram os Utopianos, vivendo na base abandonada e antiga sede dos X-Men. Eles entravam em combate contra qualquer tentativa de alguém pensar (literalmente) em invadir a ilha.  Os X-Men foram contatados pela S.H.I.E.L.D para investigar a ilha, depois que uma equipe de reconhecimento desapareceu. A equipe dos Novíssimos Mutantes liderados por Magia se teletransportaram para a ilha e inicialmente começaram a entender o que estava acontecendo em Utopia – vale citar que desde o ataque dos Vingadores a ilha, nenhum outro mutante havia voltado para a ilha.

Ao chegaram em Utopia, os Novíssimos Mutantes são apresentados aos Utópicos: Random, Máscara, Elixir, Boom Boom/Dinamite, Karma e Madison Jeffries. Máscara que é um Morlock, se apresenta como um mutante totalmente político dizendo que “esses” mutantes só estavam ali parar perturbar a existência do Utópicos, e Karma, apesar de estar no fundo, se apresentava como a verdadeira líder daquele grupo, o que é engraçado visto que do time dos X-Men a Magia é a líder. No entanto, a jovem Jean Grey cansada de lutar contra mutantes, decide invadir a mente de todos eles e desliga-los de uma vez, não dando certo pela proteção amplificada da Karma. Os mutantes começam a se enfrentar, mas o time de Magia começa a perder, Karma estava possuindo os membros mais poderosos do time dela e os voltando contra os companheiros, até que Jean decidir parar todo o confronto e começa atacar a Karma, e Shan prontamente se defende bem da jovem Grey (ambas haviam sido treinadas por Emma Frost), Jean decidi mostrar que poder sobressai em cima de técnica e joga todo o histórico da Karma de uma vez na mente dela, que é quando finalmente todos param de lutar.

Karma vs jovem Jean Grey – Universo X-Men

Jean percebe então que todos estava sofrendo uma trauma mental provocado pela Karma, no intuito de proteger os mutantes em Utopia durante os ataques dos Vingadores a ilha, inconscientemente ela projetou que todos os forasteiros eram inimigos e que eles deviam viver para proteger a casa dos mutantes. Como era um trauma mental geral, até mesmo Karma havia caído em sua própria história. Após esses eventos, todos eles foram levados a Mansão X, e Magia devolvendo os agentes da S.H.I.E.L.D a Hill, terminando a edição com Magia dizendo a Hill pra ficar longe dos mutantes.

KRAKOA
Todos os Novos Mutantes reunidos em Krakoa – Universo X-Men
 

Shan se encontra hoje presente em Krakoa, ela já foi avistada em alguns cameos de prelúdio da série e participa ativamente da equipe dos Novos Mutantes durante essa nova era dos mutantes conhecida como Amanhecer do X. Atualmente a HQ continua ativa!

PODERES
Os poderes mutantes da Karma – Universo X-Men
 

O principal poder de “Shan” é a capacidade de Possessão Mental em criaturas conscientes, conseguindo assim controlar o corpo de pessoas, robôs (I.A) e animais. Ela consegue projetar ondas de energia psiônica que superam a consciência do alvo, fazendo com que este entre em estado de inconsciência mental. Assim, Xi’an assume o controle da mente e, consequentemente, do corpo da pessoa.

Ela por exemplo é capaz de fazer as suas vítimas entrarem em sono profundo ou revelarem informações importantes. Um outro ponto dos seus poderes, é que após possuir o ser, ela sempre poderá voltar aquele hospedeiro, afinal ela o selou psiquicamente em um Link Telepático, e aparamente, não se tem limites quanto a extensão de distância entre ela e seus Links, quando ela foi capaz de localizar seu Pai em Madripoor, estando ela em São Francisco. Mesmo não sendo o seu corpo, quando está possuindo alguém e este recebe um golpe, Xi’an sente o feedback da dor no nível mental. Como por exemplo seu falecido irmão, Tran, que havia os mesmos poderes que ela e adquiriu o gosto sádico de sentir a morte através do suicídio das pessoas que ele controlava. Por este motivo que a mutante nunca comete suicídio quando possui um inimigo, pois os danos que isso provocaria para ela seriam enormes, a nível de traumas.

Emma Frost jogando duras verdades contra a Shan em seu treinamento telepático – Universo X-Men

No entanto, como pouca gente sabe dessa sua fraqueza, Xi’an constantemente ameaça cometer suicídio para assustar os seus inimigos. Quando foi possuída pelo Rei das Sombras, outras habilidades foram desenvolvidas, como uma telepatia básica, por exemplo, e a capacidade de possuir diversos corpos simultaneamente.

Com a ajuda de Emma, Shan conseguiu estabelecer um padrão telepático mediano, mas bem trabalhado. Como Emma sempre dizia pra ela, se você não pode derrubar alguém com como um míssil mental, tire tijolos por tijolos que assim causará um efeito em cadeia de efeito equivalente”, ou seja, para Emma o uso de técnicas telepáticas pode ser tão efetivo quanto um dano único e massivo mental, comum em telepatas ômegas.



Shan também passou a ser capaz de controlar multidões de pessoas, a combinação de sua Telepatia com seus poderes de Possessão Mental ampliava os efeito que um tinha sobre o outro, tornando uma mutante extremamente habilidosa no que se dizia o uso de poderes psiônicos.

Antes a Shan tinha uma fraqueza no que se dizia o uso de seus poderes de Possessão Mental, caso fique muito tempo sob a posse de alguém, a mutante acaba desenvolvendo uma personalidade idêntica ao do seu “anfitrião”. Xi’an começa a pensar e a agir de acordo com o seu hospedeiro e, consequentemente, se transforma numa subordinada da personalidade deste. No entanto após ter adquirido a sua Telepatia, a mente de Shan permanece protegida e não mais sofre as influências cometidas pelo feedback de seus poderes. Não só isso, mas mesmo inconsciente, seus poderes garante a ela uma defesa capaz de nocautear pessoas que tentem tocá-la e até mesmo causar danos a telepatas desavisados que procuram entrar em sua mente.

HABILIDADES
Shan provando que tem um treinamento elevado com qualquer arma – Universo X-Men
 

Shan por ser uma mutante com habilidade psiônicas, normalmente teria um corpo frágil pra combate, no entanto ela é muito proativa e por isso sempre procura estar apta e disponível ao grupo, mediante qualquer ação. A vietnamita foi a primeira a fazer parte do novo time de jovens heróis, principalmente pelo fato de já ter surgido anteriormente nas HQ’s da Marvel (sua primeira aparição foi em Quarteto Fantástico) e o seu background já ser conhecido pelos fãs mais entendedores.

Por ser a mais velha entre os outros integrantes, Karma (nome que assumiu quando entrou para os Novos Mutantes) foi a líder da equipe em diversas missões. Além disso, levando em consideração o seu passado, esta é a mutante mais madura do time. Shan é também uma combatente sagaz com armas brancas (particularmente espadas), devido ao longo período de tempo que ela passou em Asgard, e também é muito boa com armas de fogo devido ao seu passado no Vietnã. Shan até se tornou uma personagem habilidosa em lutas corpo-a-corpo, em por ter aprendido técnicas de fuga com a professora de dança de Kate, a Stevie, era uma das poucas do grupo que conseguia permanecer de pé durante os combates, porque sempre desviava o máximo possível antes de receber algum dano.

UNIFORMES

Ao longo dos anos, Karma usou diversos uniformes ao longo das diversas equipes que ela já participou. Confira abaixo um compilado de alguns uniformes usados por ela:

Os principais uniformes da Karma usados ao longo dos anos – Universo X-Men

Gostou de conhecer melhor da Karma? Mas ainda não segue o Universo X-Men no Instagram? Siga-nos e fique por dentro em primeira mão dos nossos #MUTANTEDASEMANA. Sentiu falta de alguma informação ou gostaria de complementar, sinta-se a vontade! Use o espaço dos comentários logo abaixo e solte seu feedback, é muito importante para melhorarmos a nossa iniciativa! Até o próximo mutantes!