QUADRINHOS

E se a Feiticeira Escarlate voltasse a ser mutante e filha do Magneto?

É curioso falar sobre esse assunto. Sempre aparece alguém surpreso, que não sabia que ela não é mais mutante e filha de Magneto. Outros acham que essa mudança foi uma verdadeira chacota movida por picuinha. Ainda há aqueles que acham que essa é a melhor coisa que poderia ter acontecido com a personagem. Independente do seu lado nessa discussão, essa é uma mudança que parece se encaminhar para ser desfeita. Vamos conversar um pouco mais sobre isso.


⊗ FAMÍLIA, ORIGENS E BOICOTE
A Dinastia M

Feiticeira Escarlate e Mercúrio eram mutantes filhos de Magneto e Magda Maximoff, e meio-irmãos de Polaris. Wanda também acabou aprendendo magia ao longo do tempo, se tornando uma bruxa mutante. Esse era o conhecimento que tínhamos sobre a sua origem e poderes. Porém, tudo isso mudou em 2014, quando foi revelado que os gêmeos não eram filhos do Mestre do Magnetismo. E não só isso. Nem mutantes eles de fato eram! Os seus poderes, na verdade, eram frutos de experimentos do Alto Revolucionário.

Tudo isso aconteceu por causa da introdução dos personagens no Universo Cinematográfico da Marvel na época. Por fazerem parte tanto do núcleo mutante quanto dos Vingadores, Fox e Marvel Studios dividiam os direitos cinematográficos deles. É por isso, por exemplo, que tivemos duas versões simultâneas do Mercúrio. Porém, como somente a Fox detinha os direitos sobre os mutantes, tiveram que alterar a origem deles no MCU.


Entretanto, decidiram dar uma passo a mais e ordenar que a origem deles mudasse nos quadrinhos, para que não tivessem mais relação com o núcleo mutante. A Marvel, na época, não queria contribuir com a divulgação dos filmes da Fox, e por isso os X-Men passaram por um período de boicote editorial. Mas, obviamente, eles queriam que os personagens que aparecem nos filmes deles recebessem destaque nos quadrinhos. Então essa foi a solução que encontraram.

Mais tarde foi revelado que Wanda e Pietro eram filhos de uma bruxa chamada Natalya Maximoff, que também era uma Feiticeira Escarlate. Porém, o verdadeiro pai deles nunca foi revelado.


⊗ DINASTIA M E A EXTINÇÃO MUTANTE

Muito tempo antes de o que relatamos acima sonhar em acontecer, a Feiticeira Escarlate tinha uma relação conturbada com os mutantes. Em 2006 aconteceu a saga Dinastia M, que começa com Wanda criando uma realidade onde sua família é soberana e os mutantes são a maioria da população, e termina com essa realidade sendo destruída e com a clássica fala: “Chega de Mutantes“.

Essas três palavras foram responsáveis por extinguir o Gene X de 90% dos mutantes. Milhares morreram por conta disso e a mutandade se viu a um passo da extinção. Além disso, nenhuma criança mutante nasceu por um longo período, sendo Hope/Esperança Summers a primeira, motivo que fez com que ela recebesse esse nome. Muitas histórias e sagas surgiram a partir disso e tudo culminou em Vingadores vs X-Men, onde o feitiço da Feiticeira Escarlate foi desfeito e novos mutantes voltaram a nascer. Mas vale lembrar que isso não resolveu as coisas.


⊗ KRAKOA: O INÍCIO DE UM SONHO

Os direitos cinematográficos dos X-Men voltaram para a Marvel em 2019 e o boicote acabou. No mesmo ano, tivemos o início da Era Hickman, que prometeu trazer a glória dos mutantes de volta. A revolução teve nome: Krakoa. Os mutantes agora tem um país. E não só isso, a nação tem o seu próprio sistema político, de leis, comércio, cultura e religião. Heróis e vilões se uniram em prol de um mesmo objetivo, a sobrevivência.

Uma das grandes mudanças foi o estabelecimento dos Protocolos de Ressurreição. Isso permitiu ressuscitar mutantes que morreram no passado, principalmente as vítimas do Dia M. Mas não só isso. Também estabeleceram um ritual chamado Sacrifício, em que mutantes que perderam os seus poderes por causa da Wanda passam por um combate até a morte e renascem com suas habilidades recuperadas. O rito é um jeito de mostrar o quanto isso é importante para o indivíduo e também um jeito de passar na frente da fila da ressurreição. Esse é o passo para resolver de uma vez por todas os problemas do Dia M.

Feiticeira Escarlate
O Sacrifício

⊗ A FARSANTE

O NORTE SE LEMBRA! Digo, os mutantes se lembram. O Dia M é considerado o segundo maior genocídio da história mutante. Muitos têm um rancor imenso de Wanda e consideram ela uma grande inimiga. Exodus a chama de farsante e ela se tornou um grande bicho-papão para as crianças. E não poderia ser diferente. Afinal, uma pessoa que se dizia uma mutante e filha de uma grande liderança é a pessoa por trás de um grande genocídio e quase causou a aniquilação da espécie. Além disso, o seu nome também se tornou um xingamento entre os jovens. “Não seja uma Wanda!

Outro fator importante de lembrar é que dentro das histórias esse é um evento muito recente. E como dito antes, não foi superado. Muita gente permanece morta e muita gente continua sem seus poderes. Muitos perderam pessoas que amavam por conta dela.


Emma Frost sente os mutantes desaparecendo

Essa é a deixa para muita gente defender. “Ela não estava bem” “Ela foi enganada” “Nada aconteceria se não tivessem tentado matar ela”. Tudo bem. Tem uma série de fatos que fizeram isso acontecer, e é isso o que torna uma história bem construída, né? Porém, vamos lembrar que ela estava sendo perseguida pelos Vingadores e por meia dúzia de X-Men. Seria “compreensível”, entre muitas aspas, se ela tivesse atacado essas pessoas, como fez com o Gavião Arqueiro, ou até mesmo se ela tivesse matado o Magneto. Mas não. Ela decidiu atacar toda uma população. Milhares de mutantes que não a conheciam ou nunca ouviram falar dela morreram no processo.

Então dá pra entender de onde vem a raiva que sentem dela.


⊗ O REENCONTRO COM MAGNETO
Feiticeira Escarlate e Magneto

Muitos podem odiar a Wanda, mas Magneto não odeia. Ele tentou se reaproximar dela e do Mercúrio ao longo dessa fase. O Mestre do Magnetismo convidou ela para o Hellfire Gala, uma grande festa promovida por Krakoa, que contou com a presença de vários humanos e celebridades. Ela aceitou o convite, mas só apareceu no final da festa, depois que todos já tinham ido embora, por medo da recepção. Ela sente vergonha de encontrar os mutantes depois de tudo o que causou.

Esse foi um momento muito importante para os dois. E apesar de não ser seu pai biológico, Magneto ainda a considera uma filha. E pelo o que vimos, ela ainda o considera seu pai. E foi um presente para os fãs esse reencontro.


⊗ E SE ELA VOLTASSE A SER MUTANTE?
Feiticeira Escarlate

O Hellfire Gala é um sinal: a Feiticeira Escarlate voltará para o núcleo mutante. E o Mercúrio também. Não, não esquecemos dele. E se isso está acontecendo, surge uma pergunta: E se a Marvel fizer ela voltar a ser mutante? Estamos curiosos para saber como isso seria feito. Mandem suas teorias. Mas o nosso ponto aqui é o seguinte: Como os mutantes agiriam em relação a isso? Ok, ela é uma mutante, mas ainda é alguém que causou um genocídio mutante. Será que ela receberia anistia e todo mundo agiria como se nada tivesse acontecido? Difícil.

Uma alternativa seria ela passar pelo Sacrifício. Primeiro, o ritual só existe por causa dela. Nada mais justo do que ela passar pelo mesmo que os mutantes que ela prejudicou precisam passar. Em segundo lugar, esse seria um jeito dela deixar claro para todos, de forma definitiva, o quanto ela se arrepende dos seus atos. Ela entregaria a sua vida na mão deles, literalmente. Seria um voto de confiança. Wanda precisaria confiar que ressuscitariam ela, pois poderiam muito bem se recusar como vingança. Em terceiro lugar, poderiam trazê-la de volta somente quando todos os mutantes que perderam seus poderes tiverem passado pelo processo.

E por fim, seria um renascimento. Não só de forma literal, como também simbólica. Ela retornaria entre os seus, com o passado deixado para trás.

Só nos resta aguardar o que vai acontecer. Mas essa história ainda parece longe de acabar. Antes disso, é provável que o Magneto crie um problema com o Conselho Silencioso por deixar ela pisar em Krakoa.


Antes de encerrar o texto, um aviso. Nós entendemos que Wanda se sente mal pelo o que aconteceu e já tentou se redimir algumas vezes, mas nós também entendemos o ponto de vista dos mutantes. Isso o que torna a história tão complexa e o debate tão interessante.

E você, caro leitor, o que acha que aconteceria se a Feiticeira Escarlate voltasse a ser mutante? Diga nos comentários!