QUADRINHOS

Entenda a razão da Feiticeira Escarlate não poder conjurar outro “NO MORE”

A princípio, muitos teorizam se a Feiticeira Escarlate poderia reproduzir outro feitiço de “NO MORE”. Segundo Estranho, a resposta é não.

Durante um dos crossovers mais famosos da Marvel, escrito por Brian Michael Bendis, DINASTIA M, a Feiticeira Escarlate, sob orientações do seu irmão gêmeo Mercúrio, construiu uma realidade onde a espécie mutante além de soberana, era dominada por diferentes castas e governada pelo Magneto — na época, o pai dos Maximoff.


⊗ “NO MORE MUTANTS”

Wanda, então perdida em seu delírio, conjurou 3 palavras poderosas em um feitiço que na época não tínhamos nem como mensurar o quão danoso seria para a mutandade. “A Farsante”, com seu “CHEGA DE MUTANTES” (do inglês NO MORE MUTANTS), desligou o Gene X de 986.420 mutantes, e ocasionalmente matou alguns no processo.

Graças às ações da Emma Frost, cento e noventa e oito mutantes aleatórios que ela conseguiu “baixar” à tempo na mente do Doutor Estranho foram protegidos por seu feitiço, os outros caíram em desgraça.


Mutantes que estavam voando, dentro de vulcões, submersos no solo ou nas águas e vítimas de atentados — sem seus poderes para os protegerem — morreram mediante as ações da Wanda. Os sobreviventes, classificados como “alquebrados”, buscaram métodos clandestinos para tentar recuperar o que um dia perderam.

Em seguida veio outro problema gravíssimo: mutantes pararam de nascer. Durante a saga COMPLEXO DE MESSIAS, ficou estabelecido que o feitiço havia atingido até mesmo mutantes de nível Zeta (humanos portadores de Gene X recessivo), impedindo-os de transmitir o gene mutante.

E para concluir, em FABULOSOS X-MEN #491, Estranho revelou ao Fera que o dano causado pela magia caótica da Feiticeira Escarlate foi um feitiço sem precedentes, com um altíssimo nível de poder e transmutação, contaminando todas as outras realidades que dividiam a mesma continuidade que a Terra 616, afetando tanto mundos quanto dimensões.



⊗ A REDENÇÃO

Em suma, após passar alguns anos sumida dos quadrinhos, Wanda retornou em histórias onde de certa forma tentaram amenizar os danos causados aos mutantes. Uma dessas histórias foi a CRUZADA DAS CRIANÇAS, atribuindo a culpa dos feitos hediondos da Wanda ao Doutor Destino, que havia controlado ela. Mas tem um porém.

A própria DINASTIA M: HERDEIRO deixou mais óbvio o quanto Mercúrio deveria se responsabilizado pelo o que aconteceu aos mutantes tão quanto a Wanda foi.

Não muito tempo depois veio também a ausência de um julgamento e de uma conclusão definitiva sobre o caso, onde tanto os Vingadores quanto os X-Men trocaram certas farpas sobre o que fazer com a Feiticeira Escarlate. No fim, nada foi feito.


Mais tarde veio VINGADORES VS. X-MEN, onde na conclusão da saga trouxe a Messias Mutante, Hope, agora vestindo o traje da Fênix Branca da Coroa e em parceria com a Wanda, lançando um feitiço para forçar que a energia de um dos fragmentos da Força Fênix fosse distribuído sob toda à Terra — o NO MORE PHOENIX —, fazendo despertar mutantes novamente.

O processo só despertou mutantes da nova geração, os que haviam sido afetados diretamente pelo NO MORE MUTANTS continuaram sem seus poderes. Esse arco mais tarde ficou conhecido como GERAÇÃO HOPE.


⊗ O ARREPENDIMENTO

As histórias mais recentes dos X-MEN vem reforçando o quanto a Feiticeira Escarlate foi um vírus na vida dos mutantes. DINASTIA X #4 por exemplo reforça o genocídio causado pela Wanda como o segundo mais terrível para os mutantes, perdendo apenas para o Massacre de Genosha por Cassandra Nova.

Em X-MEN: EMPYRE trouxe uma Feiticeira Escarlate arrependida, sofrendo ainda mais pela solidão que ela se encontra hoje e desejando constantemente pertencer à um lugar, uma casa, um povo.

Essa ideia de culpa e redenção tem sido uma tecla continuamente batida em cima da Feiticeira Escarlate. Hoje Wanda é vista em Krakoa tanto como uma piada (pelos jovens) como também como um bicho-papão (para as crianças). A mais recente HQ dos mutantes, WAY OF X, trabalhará ainda mais nesses conceitos. Inclusive um “Julgamento da Feiticeira Escarlate” pode ser cogitado durante o título.


Muitos adultos ainda veem ela como uma bomba relógio ambulante, temendo que ela possa causar um novo “NO MORE”. Mas na verdade ela não pode.


⊗ O CERNE DO “NO MORE”

Quando Wanda recitou o feitiço do NO MORE, ela estava sim distante de suas faculdades mentais, traumatizada pelos eventos de VINGADORES: A QUEDA e pessoalmente atordoada sob a possibilidade de perder seus filhos novamente. Mas ela não estava sendo controlada pelo Destino.

Destino foi sim culpado de oferecer um poder absoluto a alguém que estava mentalmente instável, e passivamente foi culpado pelas ações da Wanda, mas foram escolhas e palavras dela. Foi a dor dela e seu sentimento de ódio (por viver como mutante) que causaram todo o caos.

Tudo isso é confirmado nas páginas da CRUZADA DAS CRIANÇAS #7, onde é revelado que a Feiticeira Escarlate buscou a ajuda mística do Doutor Destino e juntos encontraram pelas realidades a força primitiva conhecida como Força Vital, uma energia capaz de conceder ao seu portador a habilidade de alterar e manipular a realidade.

Sob posse da Força Vital, incubada da Magia do Caos, com seu conhecimento a respeito da Manipulação de Probabilidades (seu dom natural) e com uma mente instável e inconstante, Wanda causou todo o dano do NO MORE. Mas ela não poderia repetir tal feito.


Pois ao final da CRUZADA DAS CRIANÇAS, Wanda perde sua conexão com a Força Vital, que foi extraída de si para o Doutor Destino — que desde o princípio queria tal poder pra ele. Onde além de se assumir culpado pela manipulação à Feiticeira Escarlate, se assume também como culpado em usar a Wanda para acessar tais poderes.

Em X-MEN: EMPYRE #1, Doutor Estranho explica que mesmo que se quisesse, ela não poderia repetir o feito de conjurar o seu feitiço novamente, pois Wanda não tem poder pra isso. As consequências desse atentado poderiam ser mais devastadoras que as da primeira ocorrência.


Não só isso, como também em X-MEN: EMPYRE #4, CRUZADA DAS CRIANÇAS #8 e FABULOSOS X-MEN #491 é repetido a informação que o feitiço nunca poderia ser desfeito, mas talvez um novo — sob as mesmas condições ou melhores — poderia ser conjurado sob o feitiço atual, podendo assim reparar o dano. Mas isso é algo que ainda não foi cogitado.

Então não, atualmente a Feiticeira Escarlate não pode soltar outro “NO MORE”.


Mas e então caros leitores, o que acharam dessa ideia da Feiticeira Escarlate não ter poder suficiente para repetir seu feitiço. Isso é algo que te tranquiliza ou te deixa chateado? Comente abaixo suas conclusões!

PS: Você ficaria ansioso por saber que a Feiticeira Escarlate pode ser julgada?

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. Se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!