QUADRINHOS

HQ mostra importância de Magneto na descoberta da sexualidade do Bobby

Um retcon feito na MARVEL VOICES: PRIDE, revela Magneto conversando e dando suporte a um Bobby que se odiava por se descobrir homossexual.

Com histórias representativas e contextualizando momentos, A MARVEL VOICES não é apenas uma coleção de histórias e tirinhas canônicas bem trabalhadas, mas o culminar visual de anos de desenvolvimento e pesquisa da Marvel, entrevistando dezenas de escritores, artistas, atores e fãs da empresa e de seus personagens.

Trazendo principalmente profissionais e personagens que usam suas vozes para dar margem a projetos sociais — raciais ou sexuais —, se tornando representantes de seus próprios movimentos, e mostrando o quanto a representatividade desses movimentos importa.


⊗ UM MOVIMENTO, VÁRIAS VOZES

Nos últimos dois anos, tivemos três edições da MARVEL VOICE, sendo a primeira delas a Indigenous Voices (“Vozes Indígenas”), reunindo personagens, roteiristas, desenhistas e coloristas que são descendentes de nativo-americanos.

Logo depois veio a Legacy (“Legado”), lançada no início do mês de fevereiro a fim de celebrar o mês da história negra, trazendo novamente histórias inéditas com uma nova ótica de momentos do passado dos diversos personagens negros da Casa das Ideias, acompanhado de roteiristas, desenhistas e coloristas também negros.

Agora para celebrar também o mês do orgulho LGBTQIA+ — comemorado em junho —, a Marvel publicou a versão Pride (“Orgulho”), trazendo histórias inéditas, retcons, momentos spin-off de sagas atuais e muito muito por parte dos seus personagens queer, sendo também roteirizada, desenhada e colorida por artistas LGBT da Marvel.

E uma dessas histórias chamou a atenção, pois é uma releitura do que aconteceu após uma missão aleatória dos X-Men, onde temos Bobby percebendo que sentia atração pelo seu amigo e parceiro de time, o Anjo.

ATENÇÃO, A PARTIR DAQUI O TEXTO CONTERÁ SPOILERS DA HISTÓRIA “EARLY THAW”, PRESENTE NA MARVEL VOICES: PRIDE.



⊗ EXPULSO DO ARMÁRIO POR JEAN GREY
Novíssimos X-Men #40

Desde que o Homem de Gelo foi “tirado” do armário por Jean Grey em 2015, sua jornada para abraçar abertamente sua sexualidade tem sido uma parte importante na vida de Bobby Drake.

Depois de passar anos escondendo seu verdadeiro eu, Bobby se encontrou com a sua versão mais jovem deslocada do tempo, que o questionou se ele estava escondendo a sua homossexualidade até então.

Novíssimos X-Men #40

Canonicamente, enquanto isso significava que o Homem de Gelo jovem foi forçado a esquecer todo esse crescimento quando foram enviados de volta para o passado, o atual cresceu a partir da experiência vívida de sua versão jovem, e graças a isso ele tem sido capaz de ser abertamente gay.

Novíssimos X-Men #40

No entanto, no retcon contando pela MARVEL VOICES: PRIDE, somos deslocados a um período do tempo onde o Bobby começou a se descobrir gay e reprimir esse seu lado. 


⊗ “DESCONGELAMENTO PRECOCE”

“Early Thaw” (“Descongelamento Precoce”, em tradução livre) dá um passo atrás, se passando entre os capítulos 14 e 20 da FABULOSOS X-MEN (1963), nos primeiros dias dos X-Men, nos mostrando um Bobby quando ele era apenas um estudante no Instituto Xavier.

Ao sentir medo de contar até mesmo para seus colegas de equipe sobre seus pensamentos e sentimentos — especialmente para o Warren, a quem o Homem de Gelo claramente se sentia atraído —, o jovem Bobby se esconde atrás de uma pilastra no terreno da escola, se acabando de chorar e odiando o que ele sentia enquanto os outros alunos se divertiam no gramado.


“Você realmente acha que seria tão ruim assim? Se nós contarmos? Se as pessoas soubessem?

Alguns dias antes, Bobby havia perguntado ao Anjo se não valia a pena ele contar para as pessoas (e aos pais deles) que eles eram diferentes. O Mutante Alado diz que não, que “seria o fim de tudo”, pois assim como Charles, ele acreditava que o “mundo não está preparado”. Bobby se mostra bem desestabilizado após essa conversa, mas o gatilho vem mesmo quando ele se sente sexualmente atraído pelo seu colega.

Com Charles longe do Instituto, não havia ninguém para oferecer orientação ao jovem Bobby. Exceto, surpreendentemente, Magneto, que chega a levar até a escola diversos mísseis que ele pretendia usar contra Xavier — uma forma dos adultos conversarem, como ele bem fala para o jovem X-Man.

“Finalmente o tempo chegou Charles, de fazer você… Entender?”

Depois de ver Bobby chorando, Magneto solta os mísseis no mar e vai em direção até ele. Quando Magneto pergunta quem ele é, Bobby enfurecidamente revela que ele é “diferente”, que ele gosta de um homem e que o acha bonito, e admite saber que não é seguro revelar isso, especialmente neste período de tempo.

“É um segredo. Não é seguro, e eu não quero… Ele é tão bonito e ele… É legal e eu não… Eu não…”

Tirando o capacete e se colocando próximo do garoto, Magneto acaba se abrindo sobre como eles são parecidos — em ter um passado solitário ao segurar um segredo, não exatamente como o do Bobby — e diz achar que o mundo do futuro não será totalmente seguro, mas que será um lugar melhor e mais aberto, “um futuro menos solitário para o diferente” através das ações dele mesmo, do Xavier, e dos X-Men. “Nós faremos um mundo melhor, te prometo.”, tranquiliza Magnus.


Após confortar Bobby, Magneto diz que precisa sair do local antes que Xavier o perceba. Bobby então revela que Charles não estava na mansão. Sabendo disso, ele decide ficar com o garoto por alguns instantes observando o pôr do sol.

“Oh. Então talvez eu fique um pouco mais. Se você quiser.

⊗ O RESPEITO MÚTUO

O curta termina com o Homem de Gelo se sentindo à vontade para pedir permissão para usar o capacete de Magneto, que permite, o que o deixa muito feliz.


É um momento muito doce entre os dois mutantes ômegas, nominalmente inimigos, mas unidos em um momento tranquilo de empatia. Dado o potencial posterior de Magneto como professor e mentor em Novos Mutantes, é um grande indicativo do tipo de homem que Erik se tornaria nos últimos anos, fazendo um recorte do seu lado abertamente vilão.

Também é importante lembrar que este momento ocorreu entre duas das figuras mais importantes de Krakoa. Magneto tem permanecido uma força poderosa e atualmente está no Conselho Silencioso. E ambos participaram da terraformação de Marte em Planeta Arakko.

X-MEN #11 (2019)

Embora um momento tranquilo em suas vidas, a conversa de Magneto com o Homem de Gelo é uma nova peça da história no relacionamento e na confiança entre os dois — e ganha um nível adicional de significado na era de Krakoa, onde Magneto fez o seu melhor para manter sua promessa a um jovem Homem de Gelo, em ajudá-lo a construir um amanhã mais feliz.



Mas e vocês, caros leitores, o que acharam desse retcon mostrando uma conexão entre Magneto e o Homem de Gelo? Gostaram do momento entre os dois ou é algo que não precisava ser abordado?

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!