QUADRINHOS

POWERS OF X: Entenda a sexta vida de Moira MacTaggert!

Durante os últimos meses acompanhamos de forma semanal a história que vinha sendo construída através das minisagas House of X (Dinastia X) e Powers of X (Potências de X). Na semana passada, chegamos ao fim desta trajetória, com o lançamento de Powers of X #6. A sexta edição trouxe uma revelação importante sobre a trajetória de Moira MacTaggert e também sobre o status que os mutantes ocupam no mundo.

Em House of X #2, havíamos descoberto que Moira é, na verdade, uma mutante, e não uma aliada humana, como acreditamos por muitos anos. A sua mutação consiste em reiniciar a sua vida sempre que morrer, mantendo as lembranças e aprendizados das vidas anteriores (clique aqui).



Atualmente, ela se encontra em sua décima encarnação. Pudemos conhecer um pouco da sua trajetória, aprendizados e mudanças de perspectiva. Porém, até então, a sua sexta vida permanecia um mistério.

A última edição de Powers of X, curiosamente nomeada de “House of X“, finalmente nos contou como foi essa vida.

Durante as seis edições de Powers of X acompanhamos a história da mutandade por meio de quatro linhas temporais: X^0 (Ano Um), X^1 (Ano 10, presente) X^2 (Ano Cem) e X^3 (Ano Mil). Para entender a linha do tempo em mais detalhe, clique aqui.

Em X^3 acompanhamos uma civilização avançada, composta por seres carecas e de pele azul. Tudo nos fazia acreditar que eles eram descendentes do mutantes, que haviam se tornado a espécie dominante do nosso planeta. Mas não poderíamos estar mais errados.

Neste futuro, a humanidade se mesclou com as máquinas, dando origem a um novo tipo de ser: o Homo novissima, o próximo passo da humanidade.

É explicado que, de fato, os mutantes (Homo superior) são o próximo passo biológico do Homo sapiens. Porém, enquanto os mutantes levariam gerações para se tornar a espécie majoritária do planeta, a tecnologia evoluía de forma mais rápida, possibilitando esta nova espécie de humanos.



universo-x-men-sexta-vida-moira-mactaggert

“Qual vantagem um mutante tem ao se adaptar ao ambiente quando nós podíamos criar dez super-homens?”

Os últimos mutantes sobreviventes vivem em um tipo de zoológico, servindo para observação desta nova raça. Moira e Wolverine são os únicos rostos conhecidos. Ela conseguiu sobreviver por um milênio recebendo transfusões de sangue de Logan.

Um dos indivíduos desta nova espécie revela que a Terra está prestes a ser destruída. Esta sociedade pós humana será absorvida pela Falange, entidade superiora composta por uma mente coletiva. Desta forma, a humanidade sempre manteria a sua superioridade, mesmo que isso significasse perder o seu corpo material, individualidade e destruir o planeta Terra.

Ao saber disso, Moira pede para que Wolverine a mate. Encerrando esta vida.

Nesta edição também revistamos o encontro de Moira com Charles Xavier, que presenciamos em Powers of X #1. Mas desta vez descobrimos o que aconteceu após Moira pedir que ele lesse sua mente. Ela revela que ao longo de suas nove vidas descobriu uma coisa: os mutantes sempre perdem.

Para evitar que este destino se repita em sua décima vida, ela propõe que eles hajam de uma maneira completamente diferente. A coexistência pacífica com os humanos nunca será uma opção. Os mutantes precisam se impor para conquistar o seu lugar no mundo. E esse plano se dá por meio da construção de Krakoa, um estado mutante.

universo-x-men-sexta-vida-moira-mactaggert-2