QUADRINHOS

POWERS OF X: Diferentes linhas temporais e muita ação na nova série dos X-Men!

Semana passada a primeira edição de Dinastia X (House of X # 1) deu início oficialmente ao grande plano do escritor Jonathan Hickman para a franquia X-Men nos quadrinhos. Mas Dinastia X está contando apenas metade da história, a outra parte fica por conta da série irmã: Potências de X (Powers of X), uma HQ que fornece uma visão mais ampla da raça mutante no passado, presente e no futuro do Universo Marvel.

 

Potências de X: O que o título significa?

 

Tanto Dinastia X quanto Potência de X estão envoltos em mistério desde o começo. No caso de Potências de X (que deve ser lido como “Potências de Dez“), não fica claro por que Hickman escolheu esse título em particular. No entanto, esse mistério é respondido nas primeiras páginas da edição # 1.

 

IMG_1440-720x1121

 

Potências de X segue literalmente uma abordagem matemática da linha do tempo X-Men. A história começa em X^0, ou Ano Um dos X-Men, como Xavier primeiro concebe seu sonho para uma coexistência pacífica entre humanos e mutantes. Em seguida, ele salta à frente dez anos para X^1, o atual Universo Marvel. De lá, ele avança 100 anos para X^2, uma época em que humanos e mutantes estão mais amargamente divididos do que nunca. E finalmente, termina em X^3, 1000 anos depois, num futuro em que os mutantes finalmente triunfaram sobre o homem.

 

Ano 1 (X^0) – Encontro fatídico de Charles Xavier

 

O número 1 começa com um flashback do primeiro encontro entre Charles Xavier e Moira MacTaggert. Xavier está desfrutando de um dia de verão agradável enquanto assiste a uma feira e contempla seu sonho para a mutandade. Ele e Moira começam uma conversa amigável, antes de Moira divulgar uma estranha profecia baseada em uma leitura de tarô. Moira menciona The Magician (O Mágico), The Tower (A Torre), The Devil (O Demônio) e The Strong Man (O Homem Forte), o último dos quais ela diz ser o próprio Xavier. Moira parece ter um conhecimento prévio de Xavier e seu futuro, dizendo-lhe: “Não é um sonho, se é real“.

 

IMG_1441-720x1111

 

Xavier então lê a mente de Moira, e aparentemente está chocado com o que ele encontra lá dentro. Os leitores ainda não estão a par do que ele viu, mas a Marvel já havia divulgado a cena com a seguinte legenda: “a cena mais importante da história dos X-Men”. Nós provavelmente descobriremos mais em Dinastia X #2 que sai na próxima semana, que tem como subtítulo “O Curioso Caso de Moira X.”

 

Por que Moira está se comportando de maneira tão estranha nessa cena? Provavelmente tem algo a ver com recentes desenvolvimentos em torno da personagem. Após sua morte em X-Men #108 (2001), Moira foi ressuscitada em um enredo de 2010 chamado Guerra do Caos. No processo, ela se ligou ao espírito de Sina, uma mutante capaz de ver o futuro. Os brincos de ouro de Moira nessa cena podem ser uma alusão à máscara de ouro de Sina, uma pista sutil de que ela provavelmente está sendo influenciada por ela. Imaginamos que Sina é capaz de viajar no tempo e assumir o controle do corpo de Moira quando e onde quiser, daí a razão pela qual Moira sabe muito sobre o futuro de um homem que ela supostamente nunca conheceu antes.

 

 

Ano 10 (X^1) – O segredo secreto de Xavier e Magneto

 

Dez anos depois, Potências de X #1 se conecta com os eventos de Dinastia X #1. Nós vemos Mística e Groxo chegando em Krakoa após o roubo de uma instalação de controle de danos (uma missão que deixou o Dentes-De-Sabre preso na custódia do Quarteto Fantástico). Mística traz um pen drive contendo as plantas roubadas para Magneto, mas ela reluta em entregá-lo sem receber mais alguma forma de pagamento. No entanto, Xavier forçosamente leva o dispositivo, lembrando a Mística que todos os residentes de Krakoa devem desempenhar o seu papel na construção de um mundo melhor.

 

IMG_1442-720x1109

 

Esta cena apenas reforça as suspeitas de que Xavier tomou um rumo vilanesco. Desde quando ele tolera roubo, assassinato e intimidação?

 

Ano 100 (X^2) – Senhor Sinistro trai a mutandade

 

Enquanto a raça mutante prospera no presente do Universo Marvel, essa linha temporal deixa claro que a nação mutante de Xavier está fadada ao fracasso. No mundo de X^3, a população mutante diminuiu para apenas 10.000, a grande maioria dos quais vive fora do planeta como aliados do Império Shi’ar. Os poucos que permanecem na Terra estão trancados em uma guerra destrutiva contra a Supremacia do Homem-Máquina e seu líder, Nimrod, o Menor.

 

IMG_1444-720x960

 

As páginas complementarem se encarregam de explicar os acontecimentos que ocorreram durante a história mutante. Como as tensões entre Krakoa e o mundo exterior aumentaram em meados do século 21, o Sr. Sinistro instituiu uma base em marte com poços de criação de super-soldados mutantes usando genes extraídos de vários poderosos X-Men, são chamados de Quimeras. Um desses mutantes é Rasputin, a heroína empunhando a espada da alma vista na capa. Rasputin tem uma combinação da telepatia de Quentin Quire, a pele de aço de Colossus, o campo de força de Unus, o Intocável, a intangibilidade de Kitty Pryde e o fator de cura de X-23. Rasputin é acompanhado por Cardeal, um mutante inspirado em Noturno considerado um fracasso por causa de sua natureza pacifista, e uma “telepata de cérebro negro” chamada Cylobel.

 

É dito que os poços de criação do Sinistro entraram em colapso, com cada nova geração de Quimeras cada vez mais propensas ao fracasso, sendo a 4ª e última geração responsável pela destruição de Krakoa e destruição de 40% dos mutantes. Os X-Men descobriram tarde demais que Sinistro tinha projetado os poços para falharem. Ele trai a raça mutante em virtude da Supremacia do Homem-Máquina, mas acaba sendo executado por seus novos “aliados”

 

À medida que esse novo período de tempo se desdobra, Rasputin e Cardeal escapam por pouco da captura pelos Sentinelas, mas Cylobel e outro mutante pacifista chamado Percival não têm tanta sorte. Cylobel é levada para Nimrod, que a força em um dispositivo projetado para destruir todos os vestígios de seu corpo, exceto as informações contidas em sua mente.

 

IMG_1445-720x721

 

A boa notícia é que os X-Men ainda existem neste futuro sombrio. Rasputin e Cardeal retornam à sua base no Asteroid K para se encontrarem com seus companheiros de equipe, incluindo personagens que se parecem muito com Wolverine, Magneto, Xorn e Groot (embora este último personagem seja provavelmente um fragmento consciente de Krakoa). Se esses X-Men são os originais ou criações Quimeras como Rasputin, descobriremos no futuro. Wolverine também faz referência ao “velho”, sugerindo que o próprio Xavier ainda pode estar vivo.

 

Ano 1000 (X^3) – A vitória definitiva dos Mutantes

 

A edição encerra 1000 anos no futuro do Universo Marvel. Apesar do futuro sombrio para os mutantes em X^2, em X^3 os mutantes finalmente conseguiram se tornar a forma de vida dominante na Terra. Nessa era, Nimrod evoluiu para se tornar Nimrod, o Maior. Não mais um Sentinela caçador de mutantes, Nimrod agora existe como um banco de dados vivo que mantém a consciência coletiva de todos os mutantes. Nimrod trabalha de mãos dadas com um psíquico de pele azul chamado de O Bibliotecário, um personagem que pode ser um distante descendente do próprio Charles Xavier.

 

IMG_1446-720x1117

 

Nesta época, os seres humanos foram quase totalmente exterminados, exceto por uma pequena amostra que agora vive como selvagens primitivos dentro de uma cúpula chamada A Preservador, o local é concebido como um monumento ao Homo sapiens e uma lembrança do inimigo que quase acabou com os mutantes.

 

O que está achando dessa nova fase? Deixe nos comentários!

 

Fonte: IGN