SÉRIES

X-MEN 97: Roteirista da série clássica se decepciona com fãs preconceituosos

A história de Morfo é formada por várias particularidades. Apesar de ter várias inspirações no mutante Changeling, que fez uma aparição bem rápida nas HQs dos anos 60, a versão de X-Men: A Série Animada, nos anos 90, é praticamente uma criação original feita especificamente para a animação em si. Depois de se tornar mais popular por conta da série, Morfo se destacou na revista Exilados, de 2001, que apresentava uma versão de outra realidade (Terra -1081), mais cômica e que nasceu sem sexo definido, adotando a aparência de um garoto branco norte-americano para agradar os pais e se livrar das complicações do intolerância mutante.


É bem interessante notar que a versão alternativa de Morfo tem mais aparições e desenvolvimento que a sua versão original como Changeling, que permanece morto até hoje. Anos depois, após o lançamento do trailer de X-Men ’97 (sequência direta da série clássica dos anos 90), a notícia que Morfo seria uma pessoa não-binária gerou certo incômodo nos fãs mais conservadores, que rapidamente se revelaram como grandes fãs do personagem original dos anos 60.

Obviamente, não é preciso explicar que pessoas que se identificam com ideologias mais conservadoras só vão ter dor de cabeça acompanhando os X-Men e seus derivados em qualquer mídia, mas o linchamento em torno de Morfo chegou a surpreender até mesmo Julia Lewald, roteirista da série original. Em uma entrevista para a Variety, Lewald se mostrou frustrada.

“Não ensinamos nada? Você não estava assistindo?” Diz ela. “Será que não descobrimos como ser legais um com o outro e como nos dar bem? É muito estranho sentir que ainda estamos lidando com as mesmas questões com as quais estávamos lidando há 30 anos. É doloroso.”


Eric Lewald, um dos criadores da animação dos anos 90 (e marido de Julia), também rebateu as críticas quanto a abordagem não-binária de Morfo em X-Men ’97.

X-MEN 97: Roteirista da série clássica rebate fãs preconceituosos: "Não ensinamos nada?"
Exilados #80

“Para mim, a palavra ‘não-binário’ é o mesmo que a palavra ‘metamorfo'”, diz Houston. “Cada personagem que pode mudar de um gênero para outro, ou de humano para animal, essa é apenas mais uma palavra para ‘metamorfo’ para mim.”

X-Men ’97 tem estreia de dois episódios marcada para 20 de março no Disney Plus, enquanto resto deve ser lançado semanalmente. Beau DeMayo atou como showrunner e criador da série; Os episódios são dirigidos por Jake Castorena, Chase Conley e Emi Yonemura. Com música dos irmãos Newton, a série tem produção executiva de Brad Winderbaum, Kevin Feige, Louis D’Esposito, Victoria Alonso e DeMayo.


O elenco de voz é formado por nomes como Cal Dodd (Wolverine/Logan), Lenore Zann (Vampira), Alison Sealy-Smith (Tempestade/Ororo Munroe), George Buza (Fera/Henry “Hank” McCoy), Adrian Hough (Noturno/Kurt Wagner), Chris Britton (Sr. Sinistro/Nathaniel Essex), Ray Chase (Ciclope/Scott Summers) Jennifer Hale (Jean Grey), AJ LoCascio (Gambit/Remy LeBeau), Holly Chou (Jubileu/Jubilation Lee), JP Karliak (Morfo), Isaac Robinson-Smith (Bishop/Lucas Bishop), Matthew Waterson (Magneto/Erik Lehnsherr), Ross Marquand (Professor Charles Xavier), Gui Augustini (Mancha Solar/Roberto Da Costa), Gil Birmingham (Forge) e Eric Bauza, que dará voz aos Sentinelas.