FILMES

10 Segredos sobre os filmes dos X-Men que você não conhecia

Em 2020 a franquia X-Men no cinema completou 20 anos de existência. Com tantos anos de história, certamente é possível dizer que a franquia possui segredos que jamais serão descobertos pelos fãs. Outros segredos no entanto, acabam caindo em nosso conhecimento e justamente sobre eles que falaremos hoje. A seguir você poderá descobrir 10 segredos sobre a franquia X-Men onde apostamos que pelo menos um deles você não sabia.


⊗ 1. Quase teve um filme nos anos 80

O roteiro que todos nós conhecemos utilizado em X-Men: O Filme foi escrito por Tom DeSanto e Bryan Singer em 1998. A dupla escreveu um roteiro que incluía Fera, Noturno e a Sala do Perigo, contudo, devido ao baixo orçamento, esses elementos precisaram ser removidos para se encaixar ao que vimos no cinema. Contudo, muitos anos antes, já havia o planejamento de um filme dos X-Men e seria bem diferente.

Com a franquia X-Men crescendo em popularidade ao longo da década de 1980, os escritores da Marvel Comics, Gerry Conway e Roy Thomas, escreveram o primeiro roteiro de X-Men para a Orion Pictures. O filme teria Professor X (pré-cadeira de rodas), Kitty Pryde, Ciclope, Wolverine, Noturno, Tempestade e Colossus lutando contra uma organização chamada Proteus. Em última análise, esse roteiro foi descartado quando Orion enfrentou dificuldades financeiras.


⊗ 2. Kevin Feige quase teve uma participação

Desde o seu primeiro filme, a franquia X-Men está repleta de participações especiais que fazem referência a elementos amados pelos fãs, os famosos cameos. Stan Lee, Chris Claremon, Jubileu, Mirage, Colossus e Moira são apenas alguns de uma lista vasta de participações especiais que aconteceram nos filmes dos mutantes. Uma participação que não aconteceu, mas que seria histórica, seria a de Kevin Feige, presidente da Marvel Studios.

Falando com o podcast Maltin on Movies, Kevin afirmou que quase teve uma participação especial no filme dos anos 2000, embora ele não goste de aparecer na frente das câmeras. No entanto, ele não explicou o porque de essa aparição não ter ficado para o corte final do filme.

A única razão pela qual eu fiz isso é porque eu estava completamente coberto. Eu era um técnico da Arma X tirando as garras de Wolverine do forno. Mas eu tinha capuz e máscara… luvas. Cada centímetro de mim estava coberto.


⊗ 3. Algumas linhas do roteiro são de Joss Whedon

Como dito no primeiro item, a ideia de fazer um filme dos X-Men vem de longa data. Assim, não é nenhuma surpresa haver inúmeras tentativas de fazer um roteiro que se encaixasse com o que os executivos da Fox queriam. Um desses roteiros acabou sendo reescrito (pelo menos parcialmente) por Joss Whedon, que viria a escrever uma das fases mais importantes dos quadrinhos dos X-Men depois. Embora o roteiro de Whedon tenha sido modificado, algumas linhas de seu roteiro permaneceram no filme.

Existem duas linhas do filme na qual se sabe que foram escritas por Whedon. A primeira, é no momento em que os X-Men precisam verificar se Wolverine é ele mesmo ou Mística transformada, Ciclope pede uma prova e Logan responde: “Você é um idiota“. A segunda, é a (icônica para alguns, vergonha para outros) frase da Tempestade onde ela diz: “Sabe o que acontece com um sapo quando é pego por um raio? O mesmo que acontece a todo o resto“.


⊗ 4. Ator que interpreta Dentes de Sabre foi promovido

Quem conhece a parte de bastidores de filmes dos X-Men, sabe que não é incomum que o diretor Bryan Singer utilizasse os dublês dos atores como personagens. Isso aconteceu em X-Men: Apocalipse com a dublê de Alexandra Shipp, Rochelle Okoye, que também interpretou uma Amazona do Apocalipse em X-Men: Apocalipse. Essa prática de Singer veio desde o primeiro filme, com um dublê que adquiriu um papel relativamente grande.

Tyler Mane foi originalmente contratado como um dublê no primeiro filme dos X-Men. Singer, no entanto, ficou tão impressionado com ele, que o colocou no elenco principal. Mane não reprisou o papel em nenhum filme posteriormente, embora tenha fornecido sua voz a Dentes de Sabre em X-Men: The Official Game, que foi lançado em 2006.


⊗ 5. Diretores da Liga da Justiça

O filme solo do Gambit mostrou que iniciar uma produção não é fácil. Durante seus muitos anos de produção, mais de 3 diretores foram contratado para o filme, com todos saindo da produção eventualmente devido a diferenças criativas. O filme do mutante ladrão não foi o único que sofreu com isso, visto que em 2005, isso também aconteceu.

Em 2005 quando Bryan Singer abandonou a produção de X-Men 3 para filmar Superman: O Retorno, a 20th Century Fox passou a procurar por um substituto as pressas. Tanto Zack Snyder, quanto Joss Whedon foram convidados para fazerem o terceiro filme da franquia mas acabaram recusando. Snyder recusou porque estava ocupado com o filme 300, já Whedon, estava trabalhando na produção de um filme da Mulher Maravilha.


⊗ 6. Erros nos créditos

A maioria do público não dá tanta importância aos créditos dos filmes. Contudo, esse é um momento icônico para todos aqueles que trabalharam ou de alguma forma estão envolvidos com a produção, ter seu nome nos créditos de um filme é uma grande honra. Contudo, existem 2 filmes dos mutantes que possuem erros, um deles menos grave, outro no entanto, bastante grave.

O filme X-Men: Primeira Classe credita Magneto com o nome Erik “Lensherr”, embora nas outras versões dos filmes (e quadrinhos) o sobrenome do mutante senha “Lehnsherr”. O segundo erro foi apontado pelo artista e co-criador da equipe Novos Mutantes Bob McLeod, que ficou muito bravo ao assistir ao filme e constatar a alteração de etnia dos personagens e um erro de grafia com o seu nome.

Fiquei muito desapontado que Roberto [Mancha Solar] não seja baixo e de pele escura. Mais um exemplo do whitewashing de Hollywood. Basicamente, Josh Boone apagou tudo o que contribuí para a aparência dos personagens. E agora, o filme finalmente saiu, e aparentemente eles creditaram alguém chamado “Bob Macleod” como co-criador. Eles nem se deram ao trabalho de verificar a grafia do meu nome


⊗ 7. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido teve seu próprio trem

Para os fãs mais assíduos, um dos momentos mais interessantes para o lançamento de um filme de Super-Heróis é a divulgação. É possível dizer que a franquia X teve uma divulgação excelente com X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, X-Men: Apocalipse e Deadpool. No caso de Dias de um Futuro Esquecido, a divulgação foi tão boa que o filme ganhou um trem para chamar de seu.

A franquia ferroviária Virgin Trains do Reino Unido batizou um trem de 11 vagões com o nome “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”. O trem viajou por 3 meses por alguns lugares do Reino Unido visando divulgar o filme que estreou em 2014. Os atores Hugh Jackman e James McAvoy participaram da cerimônia de abertura, tiraram fotos com os fãs e deram entrevistas sobre o filme.


⊗ 8. Bryan Singer anunciou Lady Gaga como Cristal

Durante as filmagens de X-Men: Apocalipse, alguns fãs ficaram surpresos (outros extremamente revoltados) com o rumor de que a cantora Taylor Swift poderia interpretar a mutante Cristal. Isso porque alguns atores da franquia fizeram uma pausa no trabalho para ver um show da cantora durante as filmagens do longa. A possibilidade de ter uma cantora no papel veio porque Bryan Singer já havia brincado com a possibilidade alguns anos antes.

Em 2013, o diretor Bryan Singer twittou que Lady Gaga se juntaria ao elenco de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido interpretando a mutante popstar rainha do Disco. Infelizmente para os fãs (ou felizmente dependendo da sua opinião com relação a presença de Gaga no papel), tudo se tratava apenas de uma brincadeira do dia da mentira. Singer fez essa postagem no dia 1 de Abril.


⊗ 9. O Professor X utilizava uma cadeira alugada

Fazer filme é uma coisa cara, filmes de Super-Heróis então é uma coisa mais cara ainda. Sendo assim, quando esses filmes acabam, muito do material utilizado e que não pode ser guardado vai para leilão, onde colecionadores compram. Desse modo, a produção tenta recuperar um pouco mais do dinheiro gasto nas produções cinematográficas. Isso colocou a cadeira do Professor X em uma condição interessante.

Tal como acontece com muitos adereços de filmes, a cadeira de rodas construída para o Professor X de Patrick Stewart em X-Men: O Filme foi leiloada após a produção. Quando chegou a hora de filmar X-Men 2, o departamento de acessórios percebeu que seria mais barato alugar a cadeira de rodas do homem que a comprou do que criar uma nova do zero.


⊗ 10. Falas trocadas em X-Men: Apocalipse

Outra coisa que somente fãs que estão muito acostumados a divulgação percebem, é que muitas das cenas que vão para os trailer, acabam ficando diferentes nos filmes. Em alguns casos as cores mudam, em outros elas são cortadas e em alguns casos, elas passam por refilmagens devido a algum problema. Esse foi o caso de uma cena em específico de X-Men: Apocalipse.

O primeiro trailer de X-Men: Apocalipse apresentava diálogos onde En Sabah Nur (Oscar Isaac) dizia “eu fui chamado de muitas coisas ao longo de muitas vidas – Ra, Krishna, Yahweh”. O estadista indiano Rajan Zed pediu que essa referência fosse removida para não banalizar a religião hindu, e o estúdio visando evitar polêmicas removeu as falas. Em vez disso, na versão do filme Apocalipse diz: “Elohim, Pushan, Ra”.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você sabia sobre todas essas curiosidades? Diga quais delas você não conhecia.

Fonte: Denofgeek