QUADRINHOS

Descubra 8 coisas que você não sabia sobre Kitty Pryde

Katherine Anne “Kitty” Pryde, atualmente também conhecida como Kate Pryde é conhecida como uma das maiores heroínas da Marvel. Uma X-Men de excelência desde a infância, a mutante superou inúmeros desafios e por isso se tornou uma das favoritas do público. Hoje você encontra 8 curiosidades sobre Kate que talvez você não saiba.


⊗ 1. Ninja treinada

A maioria dos X-Men possuem um treinamento forte em combate corpo a corpo, contudo, existem alguns deles que são especialistas, como Wolverine e Psylocke. Embora Kitty tenha um intelecto gigantesco e seja mais conhecida por ser uma especialista em computadores e por suas habilidades diplomáticas, a heroína desenvolveu muito cedo suas habilidades enquanto combatente.

Um ninja psíquico e ex-mestre de Logan chamado Ogun sequestrou Kitty uma vez. O vilão com uma lavagem cerebral, fez a garota acreditar que era filha dele e a treinou para ser uma ninja. o O objetivo dele era tomar para ele o corpo da mutante, tornando ela uma hospedeira de seu espírito, para manter sua “imortalidade”. Quando Wolverine vai resgatá-la, ela o ataca, mas acaba saindo do controle mental de Ogun. Wolverine então se torna mentor de Kitty a ensinando a arte da espada.


⊗ 2. Foi uma agente da S.H.I.E.L.D

No final dos anos 90, além de ter passado pelos X-Men e pelos Novos Mutantes, Kitty foi uma agente da S.H.I.E.L.D temporariamente. Isso aconteceu na série limitada “Kitty Pryde, Agent of S.H.I.E.L.D.” do escritor Larry Hama e o artista Jesus Redondo. A dupla reuniu Kitty, Wolverine e Ogun novamente na série limitada de três edições.

Depois que um misterioso vírus de computador assume os sistemas de um agente Aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D, a organização pede ajuda a Kitty para resolver o problema. Na verdade se tratava do espírito de Ogun que conseguiu se apoderar dos controles do veículo. O vilão inclusive acaba possuindo o agente Rigby Fallon, que está auxiliando Pryde na missão. Wolverine e Kitty então se unem para conseguir derrotar novamente Ogun e resolver o problema da S.H.I.E.L.D


⊗ 3. Religiosa devota

Esse é um fato que a maioria dos fãs que acompanham os quadrinhos já sabe. Contudo, algo que não é explorado no universo dos filmes, jogos e animações dos mutantes. Kate Pryde é judia e praticante, sendo o avô dela um sobrevivente do holocausto que havia sido preso em um campo de concentração. Ela periodicamente usa um colar de Estrela de David.

Vale também como curiosidade, que embora a Warner não permitisse que a fé dos mutantes fosse explorada em X-Men: Evolution (razão pela qual Kurt não é católico), Kitty também é judia lá. No episódio “Nas asas do Anjo” há uma referência bem pequena sobre a religião da mutante, quando em um pequeno frame vemos Kitty acendendo um Menorá, um candelabro símbolo do judaísmo.


⊗ 4. Seu nome é inspirado numa pessoa real

Em 1973, o artista John Byrne frequentava uma universidade de arte. Uma dentre seus colegas na faculdade era um jovem artista chamado Kitty Pryde e os dois se conheceram através de um amigo em comum. Byrne gostou tanto desse nome, que disse à verdadeira Kitty Pryde que este seria um ótimo nome de super-herói. Fiel à sua palavra, Byrne usou o nome quando criou a personagem junto com Chris Claremont.

Contudo, o sucesso da personagem acabou sendo um problema para a verdadeira Kitty Pryde. Por causa da popularidade da mutante, Kitty que é uma artista acabou sendo “perseguida” por alguns fãs. As pessoas iam atrás de seus trabalhos não para comprá-los, mas para conhecê-la. Ao se tornar professora, os alunos não queriam saber de suas aulas, mas sim pedir autógrafos.


⊗ 5. Foi inspiração para Buffy a Caça-Vampiros

Joss Whedon foi responsável por uma das fases mais famosas dos mutantes nos quadrinhos, os Surpreendentes X-Men. Fase essa que restaurou o tom heróico dos X-Men aposentado por Grant Morrisson no início dos anos 2000. Whedon também criou nos anos 90 Buffy, A Caça-Vampiros, série exaltada por colocar a mulher em um papel de destaque como heroína e não como dama em perigo. Existe uma relação entre os quadrinhos e a série.

Ao falar sobre as influências que fizeram com que ele criasse a série Buffy, Joss Whedon apontou Kitty Pryde sendo a grande influência. Ele disse o seguinte: “Se há uma influência maior em Buffy do que Kitty, eu não sei qual era… uma garota adolescente descobrindo que tem um grande poder e lidando com isso”.

Infelizmente, Whedon não é só conhecido por sua influência positiva com personagens femininas. O nome dele envolvido em condutas machistas e racistas diminuem e muito o prestígio dele.


⊗ 6. Noiva de um Guardião da Galaxia

Quando se trata de Kate Pryde e a palavra romance, o primeiro nome que a maioria esmagadora dos fãs citarão é Colossus. Isso porque esse casal é um dos favoritos do grande público, toda vez que eles se separam por algum motivo acaba gerando grandes decepções. Após as várias idas e vindas desse casal, Kitty acabou se aproximando de outro super-herói e bem, quase deu em casamento.

Após os acontecimentos do crossover entre os X-Men e os Guardiões da Galaxia no Julgamento de Jean Grey, Kitty se aproximou de Peter Quill, o Senhor das Estrelas. Eles iniciaram um relacionamento a distância e depois de um período, após os conflitos referentes a saga do Vortice Negro, Peter pediu Kitty em noivado. Os dois viajam pela galáxia juntos, mas depois de ajudar a evitar uma invasão liderada por Thanos, Kitty opta por ficar na Terra e termina o noivado.


⊗ 7. Abandonou a vida de heroína para ir pra faculdade

Vez ou outra na vida dos super-heróis é preciso um tempo de pausa para que eles avaliem o que querem fazer de suas vidas. Diversos heróis no universo da Marvel fizeram essa pausa e com Kitty não foi diferente. Após a morte de Colossus que se sacrificou para erradicar o Vírus Legado, Kitty decidiu dar um tempo da vida de X-Man.

De volta a sua cidade natal, Kitty ganhou uma bolsa integral para a Universidade de Chicago para estudar ciência da computação. Durante esse período a mutante foi capaz de desfrutar de uma vida mais normal, mas isso não durou muito. Enquanto ela estava na escola, seu pai foi morto por Sentinelas durante um ataque a Genosha orquestrado por Cassandra Nova. Posteriormente ela também foi atacada por WIlliam Stryker. Kitty voltaria aos X-Men durante a fase Surpreendentes X-Men a convite de Emma Frost.


⊗ 8. Se tornou um ser de poder ilimitado

Durante o crossover entre os X-Men e os Guardiões da Galáxia tivemos a saga do Vórtice Negro. O Vórtice é um objeto de poder que age como um espelho que mostra a um indivíduo como ele seria com seu potencial cósmico liberado. Depois de dizer “Eu me submeto ao Vórtice Negro”, o indivíduo receberá o poder prometido, mas em troca pode simplesmente ser seduzido pelo poder.

Nessa saga, devido os acontecimentos dela Kitty se viu em uma situação onde para salvar um planeta inteiro, ela precisou se submeter ao Vórtice Negro. Assim, ela se tornou um ser de poder a nível cósmico. Com os novos poderes ela podia atravessar qualquer material independentemente da densidade, viajar entre os planos do multiverso e ficou imune aos perigos da exposição no espaço. A mente dela também não estava mais presa ao plano de existência comum, transcendendo o multiverso ela era capaz de se comunicar com todas as outras versões de si mesma.

Eventualmente no entanto, esse poder acabou se esgotando, pelo menos aparentemente.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você conhecia todas essas informações sobre Kitty? Diga quais delas você não conhecia.