QUADRINHOS

5 Elementos de Surpreendentes X-Men que a Marvel deveria utilizar no MCU

A fase Surpreendentes X-Men é uma das mais expressivas dentro dos quadrinhos dos X-Men. Com ela, tivemos o resgate de elementos clássicos, a apresentação de novos conceitos e também de novos vilões. Não a toa, ela é uma das fases favoritas de muitos fãs dos mutantes. Assim, o Universo X-Men resolveu trazer uma lista com 5 elementos da fase Surpreendentes X-Men de Joss Whedon que a Marvel deveria utilizar no MCU.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. A Cura mutante

Esse é um elemento que na verdade já foi adaptado em X-Men: O Confronto Final, filme que utilizou a própria fase Surpreendentes X-Men para compor seu enredo. No entanto, todos nós sabemos que o terceiro filme dos mutantes acabou não sabendo lidar bem com seus 2 enredos (A Fênix e a Cura), o que fez dessa história mal aproveitada. Assim, é algo que pode e deve ser revisitado.

No arco “Superdotados” de Surpreendentes X-Men, Ord, o alienígena do Grimamundo, visando destruir os mutantes devido a uma profecia antiga, faz uma visita a Terra. Ele traz consigo uma tecnologia que pode ajudar cientistas a criar uma cura mutante, tecnologia essa que entrega a Dra. Kavita Rao. A cientista então consegue sintetizar a cura, o que traz sérios problemas para os mutantes.

Talvez todo o enredo de Ord e o Grimamundo seja algo exagerado para apresentar em um filme. Contudo, o enredo da cura traz discussões sobre discriminação, o debate sobre quais mutações são “boas” ou “ruins”, além da utilização de mutantes como experimentos de humanos comuns. Sendo assim, esse é um elemento que vale muito a pena adaptar.


⊗ 2. Perigo

Outro elemento interessante estabelecido em Surpreendentes X-Men, se trata da vilã “Perigo”. Ela não é nada menos do que a própria versão materializada sa Sala do Perigo. A máquina passa anos tentando tomar controle de si mesma, visto que ela não tem controle de suas próprias ações, quando isso acontece, temos uma revelação extremamente interessante.

É revelado que a Sala do Perigo, apesar de ser uma máquina, é um ser consciente, que foi usada desde sua criação incessantemente para seguir as vontades de Charles Xavier, tendo suas vontades completamente ignoradas. Xavier sabia que a Sala tinha consciência, ele escutou o chamado dela, mas deliberadamente a ignorou, porque precisava usa-la como um objeto para treinar os X-Men.

Esse é um elemento interessante de se adaptar não para os primeiros filmes, mas muitos anos a frente. Isso pois essa história traz questionamentos sobre a índole de Charles Xavier, além de um debate extremamente interessante sobre ética. Isso sem falar, que mesmo programada para não matar ninguém, Perigo consegue incentivar um aluno a se suicidar. Essas seriam coisas muito interessantes de ver no futuro dos X-Men.


⊗ 3. O destaque de Emma Frost

A redenção de Emma Frost que já havia se iniciado e se tornado muito relevante na fase Novos X-Men de Grant Morrison, se consolidou em Surpreendentes X-Men. Nessa equipe, Emma é um elemento fundamental de suporte para equipe, consegue curar os traumas de Scott, traz excelentes momentos cômicos, além de uma dinâmica incrível com Kitty Pryde. Essa é uma fase dela que realmente merece ser utilizada.

O fato de Emma ser uma ex-vilã inicialmente causa uma polarização da equipe, apenas Ciclope passa a confiar nela inicialmente. O passado dela como vilã é um peso que os outros heróis não conseguem superar facilmente. Assim, vermos Emma Frost passando de vilã, para alguém essencial para a equipe é um momento que merece ser mostrado com todos os destaques possíveis.


⊗ 4. Ciclope respeitado até por Wolverine

Ciclope é um dos mutantes mais importantes da franquia, há quem argumente inclusive, que ele é o mais importante. Infelizmente, no entanto, o roteiro do personagem com o decorrer dos anos é cheio de altos e baixos. Com a imensa troca de roteiristas, cada um dos escritores apresenta o herói de uma forma diferente, com algumas delas sendo completamente desconexas com a personalidade de Scott apresentada inicialmente. Em Surpreendentes X-Men temos um resgate das principais qualidades de Ciclope e isso é maravilhoso de se ler.

Nessa fase Ciclope é um líder nato, estrategista, inteligente e de raciocínio muito lógico. Ele consegue criar planos mirabolantes com pouquíssimo tempo para pensar, mas que correm exatamente como ele planejou. Ainda assim, ele não é perfeito, ele possui falhas e busca tratamento para suas questões psicológicas, o que o torna um personagem extremamente humano. Essa é uma das melhores fases para adaptar Scott para os filmes.

O fato de Ciclope ter todas essas qualidades, é aquilo que faz com que Wolverine, seu maior rival, acabe demonstrando verbalmente o seu respeito. “De vez em quando Summers, eu me recordo porque é você quem continua no comando“.


⊗ 5. O amadurecimento de Kitty Pryde

Antes dessa fase, muitos leitores se recordavam de Kitty Pryde apenas como a adolescente mascote dos X-Men. Ainda que ela já houvesse passado por inúmeras provações, como o treinamento com o Wolverine e o sequestro por Ogun, a personagem ainda precisava de um grande feito para se mostrar grandemente relevante. É é nessa fase que isso acontece.

Iniciamos o quadrinho com Kitty questionando sua utilidade na equipe, ela acredita não ser tão útil para batalhas, o que a coloca primariamente em um local de diplomata. No entanto, com o decorrer das edições, a mutante se prova excelente em suporte, salvando muitas vidas em um ataque de Sentinela a Mansão X. Ao fim dessa fase, Pryde se sacrifica para salvar o planeta inteiro. Assim, ela consegue atravessar um projétil quilométrico por toda a Terra, impedindo que a bala gigante destrua tudo. Nesse processo, ela acaba se fundindo com o metal se perdendo no espaço.

Esse amadurecimento se dá também, na relação de Kitty com Emma Frost, que a princípio se mostra como uma inimizade, mas acaba com Emma sendo aquela a confortar Pryde nos últimos momentos de consciência dela presa na bala gigante. A relação delas é muito bem construída.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com todos os itens apresentados? Acrescentaria ou removeria algum? Diga o que pensa nos comentários.