OUTROS

Os problemas que a Kitty Pryde da vida real teve por causa da fama da mutante

Se você frequentasse a faculdade de arte e um de seus colegas de classe dissessem “Ei, gostei de seu nome, um dia ficarei famoso e usarei ele como o nome de um super-herói”, você acreditaria? Kitty Pryde escutou isso e acabou se surpreendendo quando a promessa foi cumprida. Não apenas seu nome se tornou famoso no mundo todo, como ela teve alguns problemas por causa desse sucesso. Descubra abaixo como tudo isso aconteceu.


⊗ John Byrne e Kitty

Para quem não sabe, a primeira aparição de Kitty Pryde nos quadrinhos aconteceu em janeiro de 1980, em Fabulosos X-Men #129, com roteiro de Chris Claremont e artes de John Byrne. No entanto, 7 anos antes, Byrne frequentava a faculdade de arte Alberta College of Art, de Calgary, no Canadá. Foi lá que John conheceu a artista também canadense Kitty Pryde, através de um amigo em comum, o artista gostou muito do nome da moça, o que acabou gerando uma promessa.

Em uma entrevista antiga para o jornal Calgary Sun, Pryde falou sobre a experiência:

Eu notei John pela primeira vez em nossas aulas (de natureza morta). Enquanto o resto de nós desenhava os nus, John fazia esboços do Super-Homem e do Homem-Aranha… Um dia ele disse que amava meu nome e prometeu que, quando ficasse famoso na Marvel Comics, batizaria seu primeiro personagem assim

A artista não pensou muito sobre a promessa e seguiu sua vida. Anos depois ela recebeu em sua casa um envelope no correio com os desenhos originais de Byrne, as edições de X-Men autografadas e um bilhete de agradecimento que dizia: “Para Kitty, a verdadeira. Obrigado pelo uso do nome”.


⊗ Da diversão ao incômodo

A princípio, Kitty ficou bastante contente com a repercussão de seu nome e achou muito engraçada a fama que a personagem acabou adquirindo. Contudo, as coisas começaram a sair de controle, isso porque fãs de super-heróis são muito aficionados e passionais. Além disso, a fama passou a ser um problema no trabalho da artista, o que era graça antes, passou a ser um incomodo na vida dela.

Nos primeiros anos, dei boas risadas com a atenção que recebi dos fãs de X-Men, mas isso mudou rapidamente quando começou a atrapalhar meu trabalho e minha vida como artista.

Com a popularidade da personagem, pessoas anônimas passaram a procurá-la como clientes, mas na realidade eram fãs interessados apenas em conhecê-la e não saber sobre seu trabalho.


⊗ Perseguida pelo nome

Posteriormente, o incômodo se tornou ainda pior, os fãs começaram a persegui-la até mesmo em seu próprio trabalho. Ao se tornar professora em uma escola, os alunos não queriam saber de suas aulas, mas sim falar com ela.

Os alunos não davam a mínima para a teoria das cores. Eles só queriam que eu autografasse seus quadrinhos. Eu esperava desesperadamente que John matasse Kitty Pryde, mas em vez disso ele a juntou com Wolverine, o mais popular dos personagens dos X-Men.

Pryde ganhou um pouco de anonimato nos anos 90 mudando seu nome para K.D. Pryde, mas os fãs ainda assim conseguiam descobri-la. O maior incômodo da artista era com relação ao seu trabalho, ela se sentia de certa forma uma aproveitadora.

Não me divirto com tal reconhecimento. Eu sou uma artista, quero alguma credibilidade. Eu não quero parecer estar me aproveitando a notoriedade que isso me trouxe.


⊗ Aceitação

No final das contas, embora extremamente incomodada, Pryde parece aceitar as coisas o suficiente para que consiga fazer piadas sobre o assunto. Principalmente quando fala do valor que as artes de Byrne ganharam e ainda ganharão com o passar dos anos. Afinal, a própria Kitty Pryde possui artes vindas do próprio John Byrne.

Quanto mais atenção recebi ao longo dos anos, mais percebi que o trabalho de arte e quadrinhos que John me enviou em 1980 tem um valor incrível.
“Meu advogado agora os mantém no cofre de sua empresa para mim.”


⊗ A versão de John Byrne

Embora o incomodo da verdadeira Kitty Pryde possa ser verdadeiro, há algumas inconsistências na história dela apontadas pelo próprio John Byrne. Em um relato em seu próprio site, o quadrinista apontou que a história que a artista conta é só parcialmente verdadeira.

A versão dos eventos de Kitty é um clássico “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Eu a conheci, como observado, em 1973, quando ela era namorada de um ex-colega de classe. Ao ouvir o nome dela pela primeira vez notei que era um grande nome de super-herói, e depois que seu namorado, Tom, explicou a ela por que eu diria tal coisa, ela disse “Sinta-se à vontade para usá-lo!” Eu suspeito que nós dois pensamos pensamos que eu nunca faria. Eu não estava trabalhando em quadrinhos ainda. Certamente não houve nenhuma “promessa” da minha parte. Eu não tive contato com a verdadeira Kitty por pelo menos cinco anos naquela época, mas através de um amigo em comum consegui enviar a arte original para uma das páginas em que seu homônimo aparecia. Ela enviou uma carta de volta dizendo que estava lisonjeada e encantada.

Byrne então explica que só anos depois se encontrou com a artista e aí sim ela explicou a ele os problemas que estava tendo com o nome.

Em 1994, quando eu visitei Calgary para ver meus pais, tivemos um “encontro casual” em um cinema. Foi quando eu descobri alguns dos problemas infelizes que Kitty estava tendo ao tentar estabelecer um site e coisas do tipo. Embora ela também tenha dito que havia um outro lado. Quando ela teve mostras de sua arte ao longo dos anos, algumas pessoas disseram a ela que tinham entrado na galeria apenas para descobrir se ela era aquela Kitty Pryde. Claro, ela sempre disse a eles que era!


Nós tentamos encontrar algumas informações atuações sobre a senhora Kitty Pryde hoje em dia, mas infelizmente não encontramos nada. Você sabia que Kitty existia na vida real?

Fonte: ByrneRobotics