SÉRIES

X-Men ’97: Artista Amelia Vidal explica o processo criativo da série

O primeiro trailer de X-Men ’97 certamente trouxe sensações nostálgicas até mesmo para quem não sabia que tinha. Um sucesso e muito comentado nas redes sociais, as primeiras imagens em vídeo do desenho relembraram ao público porque os mutantes são tão amados. A designer principal de personagens (Lead Character Design), Amelia Vidal, entrou em cena para inaugurar a próxima geração de aventuras dos mutantes, mas não só isso, ela falou um pouco sobre tudo o que está por vir.


Em conversa com o Marvel.com, ela falou sobre o processo criativo, seu amor pelos mutantes e deu algumas informações sobre a nova animação. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Você pode explicar sua função para aqueles que talvez não conheçam o escopo do Lead Character Designer?

Como Designer Principal de Personagens, criei o estilo visual e a aparência dos personagens trabalhando junto com o estúdio, o produtor executivo e os diretores. O design dos personagens trata de definir a linguagem visual dos personagens para atender às necessidades da história da série. Isso também inclui descrições físicas e traços de personalidade por meio de informações visuais.

Eu desenho o estilo de moda, o design da anatomia e as ferramentas de design do cenário para a equipe de design, para que os animadores possam acompanhar e desenhar os personagens em movimento, poses e atitudes de forma consistente. Supervisiono a qualidade visual dos modelos e ativos de design.

Outro aspecto do Designer Principal de Personagens é direcionar a equipe de design de personagens para manter a qualidade e o estilo consistentes durante o processo de produção, enquanto colabora com o coordenador de produção para organizar, programar e gerenciar as atividades diárias da equipe de arte de personagens para entregar os projetos com a melhor qualidade no cronograma de produção.


Você tem uma conexão/relacionamento com a série original X-Men dos anos 90? Qual era o seu conhecimento sobre o desenho e os personagens antes de entrar no projeto?

Conheci os X-Men graças ao desenho original e lia quadrinhos desde muito jovem. Eu sou da América do Sul, especificamente da Argentina, e os quadrinhos dos X-Men foram publicados lá no final dos anos 90. Então, o desenho animado me apresentou aos quadrinhos da Marvel. Lembro-me do desenho com muito carinho. Para mim, significou passar as tardes tomando achocolatado com biscoitos enquanto assistia a animação. Gostava de desenhá-los com canetinhas e gravava os episódios em VHS para assisti-los mais tarde. Pude decorar os diálogos, então sim…eu era um grande fã!

Você tem um episódio favorito da série original dos X-Men?

Gosto de muitos episódios mas os que consigo pensar agora são “Uma Hisória da Vampira” e “Obsessão”, acho que esses são os meus favoritos. O diálogo de Apocalipse é fabuloso, e Vampira é uma personagem que adoro e acho que é principalmente por causa desse episódio.

Como você se envolveu com X-Men ‘97? Eu sei que você já trabalhou em outros títulos de animação da Marvel Studios!

Comecei a trabalhar na Marvel Studios no início da primeira temporada de What if…? fui da equipe de design de personagens. Enquanto eu estava terminando minha parte na segunda temporada, me perguntaram se eu gostaria de fazer uma proposta para X-Men ‘97. Naquela época eles estavam procurando o estilo dos personagens para a série e eu fiz uma equipe dos personagens principais para apresentar. Fiquei muito feliz quando soube que eles adoraram os personagens! Uma vez a bordo, continuei trabalhando nos designs com a direção de Ryan Meinerding, Josh James Shaw, (com quem já havíamos trabalhado em What If…?), Bill Perkins, e com a direção de Beau DeMayo, Jake Castorena, Brad Winderbaum e Dana Vasquez-Eberhardt.


A série apresenta muitos personagens familiares que o público já conhece e ama – qual foi seu principal objetivo ao redesenhar alguns desses favoritos dos fãs, como Wolverine, Jean Grey e Jubileu?

Eu amo profundamente esses personagens, e uma coisa que eu queria transmitir é que, embora esses designs tenham identidade e estilo próprios, [eu queria fazer] parecer como se estivéssemos revisitando as mesmas pessoas novamente. O que eu gostaria de ver como fã da série original depois de tanto tempo? Eu gostaria de um reencontro com os personagens que conheci, e não com estranhos vestidos com roupas semelhantes. Tratamos os personagens com muito respeito, não só na equipe de design, é algo que se vê em todas as áreas da série.

Como os designs dos personagens são semelhantes aos da série original dos X-Men?

Acho que são semelhantes em conceito, os designs da série original estão intimamente ligados ao estilo dos quadrinhos e traduzidos em animação. O uso de luzes e sombras, proporções e elementos de design muito presentes nos quadrinhos dos anos 90, como cores fortes, cabelos grandes e detalhados e, claro, os icônicos figurinos dos personagens. Adoro os trajes dos X-Men dos anos 90 e acredito que quando algo é tão icônico e querido por todos, deve ser preservado e protegido. Se decidirmos mudar alguma coisa, deve ser para servir a história ou para torná-la tecnicamente mais funcional para a animação, mas cada decisão de design deve ser tomada de forma consciente. Cada ponto de partida do design de personagem é a série original.

Como eles são diferentes?

Desde o início eu sabia que era uma animação 2D e projetei com isso em mente. Em 2D, quanto mais simplificado for o design, mais fácil será a animação. Mas devido à sua proximidade com a série original e a origem dos quadrinhos, simplificá-los demais não era uma opção porque eu queria que mantivessem o espírito de design do original. Eu queria que eles trabalhassem bem na animação da melhor maneira possível, mantendo as mesmas roupas, fazendo com que parecessem anatomicamente corretos com seu penteado complexo como na série original. Para preservar tudo isso, organizamos um conjunto de boas práticas sobre como desenhar anatomia e organizar o cabelo em uma série de grandes massas e pequenos fios internos, enfatizando formas para dar volume de determinadas maneiras.

Os tecidos também foram abordados. Por exemplo, nos trajes de spandex brilhantes que o Ciclope usa, usamos tons pretos para reforçar sua anatomia e posição de forma precisa para poder movê-lo e fazê-lo parecer consistente. Talvez isso possa ser muito técnico e chato de ler, mas dá uma dica de como embarcamos na interpretação dos personagens de X Men’97!


Existem alguns novos personagens principais na série, como Noturno. Como foi projetá-lo para se adequar à estética dos anos 90?

Noturno é um personagem que ao desenhá-lo me inclinei mais para a versão dos quadrinhos de Dave Cockrum e John Byrne devido às suas proporções, iconografia e simplificação do design do traje que acho que funciona muito bem em animação. Assim como na série original, a maioria dos personagens foram baseados em designs dos anos 70-90 e traduzidos para o estilo, tomamos o mesmo rumo e revisando todas as referências que tínhamos, escolhemos o que funciona melhor para a série.

Os fãs adoram Nightcrawler. Há mais alguma coisa que você possa compartilhar sobre o design de seu personagem?

Acho que os fãs do Noturno ficarão satisfeitos com sua atuação na série, pois poderão vê-lo brilhar de diferentes maneiras que não posso dizer agora, mas eles descobrirão muito em breve. Em relação ao design, como eu disse, optamos pela imagem mais icônica dele e acho que vê-lo em movimento e interagindo com os outros personagens fará com que os fãs gostem muito de seu design.

De qual design de personagem você mais se orgulha e por quê?

É uma pergunta difícil porque gosto de todos eles. Mas se eu tivesse que escolher, acho que Magneto foi divertido de projetar e estou orgulhosa do resultado final. Também Vampira definitivamente. Jubileu e Tempestade… Eu queria que seus traços faciais parecessem o mais autênticos possível. Então, sim, a equipe principal foi maravilhosa de projetar. À medida que avançava nos designs, percebi que gostava de criar personagens que podem não ser tão populares, mas que têm proporções incomuns ou poderes mutantes que os tornam visualmente especiais. Não posso te dizer quem eles são, mas acho que quando você os vir você dirá… esse é um dos personagens que Amelia deve ter gostado de desenhar com certeza!


Como foi ver a reação dos fãs à nova série?

Foi muito especial. Projetar esses personagens deu muito trabalho e foi feito com muito respeito e amor pelos X-Men. Tenho uma grande equipe de designers talentosos que trabalham comigo diariamente, fazendo o possível para deixar os personagens lindos, sempre indo além em cada design. Foi gratificante ver o quanto todos ficaram felizes com a volta dos X-Men em animação e adoramos ver a reação dos fãs.

O que você está mais animada para os fãs verem em X-Men ‘97?

Como fã de X-Men, desenhei com o objetivo do que gostaria de ver como fã. O que posso adicionar aos designs para que fiquem legais na tela e tenham ótima animação? O que podemos adicionar ou remover, o que podemos manter e proteger? o que podemos fazer para fazer uma atualização real? Acho que desde que comecei a trabalhar na série não encontrei ninguém que não amasse os X-Men.

Acho que isso se refletirá nas decisões tomadas conscientemente por artistas, diretores, roteiristas, coordenadores, produtores e executivos que amam os X-Men.

E fazemos o nosso melhor dia após dia para que os fãs possam se reconectar com os personagens que deixamos em 97 e possamos acompanhar suas histórias juntos mais uma vez, como quando éramos crianças, mas com uma apreciação adulta.

Afinal, o que você achou das respostas de Amelia? Diga o que pensa nos comentários. X-Men ’97 tem sua data de estreia marcada para o dia 20 de março no Disney+

LEIA TAMBÉM: 12 detalhes importantes sobre o trailer de X-Men 97