SÉRIES

X-MEN ’97: 12 detalhes importantes do trailer da animação

A Marvel divulgou, semana passada, o primeiro trailer de X-Men ‘97, nova série dos mutantes que dará continuidade à história da animação clássica dos anos 90. Os 10 episódios novos chegam no Disney+ no dia 22 de março.

Nesse post, você confere 12 detalhes e referências que estão no trailer.


⊗ PROFESSOR X MORREU?
X-Men 97 Professor X

A série clássica encerrou com o Professor X ferido. Lilandra, a regente do Império Shi’ar, levou o mentor dos X-Men para o espaço, em uma tentativa de salvá-lo com tecnologia alienígena.

Mas ao que parece, ele pode não ter resistido. Uma cena mostra velas acessas perto de um quadro do Professor Xavier, como uma homenagem, enquanto em outra há um enterro acontecendo, sinalizando que alguém faleceu. O restante do trailer gira em torno dos X-Men assumirem o legado de Charles e continuarem a sua missão.

⊗ MAGNETO É O HERDEIRO DO PROFESSOR X
X-Men 97 Magneto

Não sabemos se o Professor X está vivo ou não. Porém, já sabemos que ele definiu em testamento um sucessor para assumir o seu lugar durante sua ausência. E o herdeiro do seu legado aparentemente é ninguém mais, ninguém menos do que Magneto, seu velho amigo e adversário.

Nos quadrinhos. Charles também deixou o Instituto nas mãos de Magneto em um período que passou afastado da Terra, por acreditar que seu camarada tinha mudado. Magnus se tornou o mentor dos Novos Mutantes, os estudantes mais jovens da escola na época.

Durante esse período, os X-Men continuaram ligados ao Instituto, mas Ciclope, Anjo, Fera, Jean Grey e Homem de Gelo, os primeiros pupilos de Xavier, que estavam afastados há algum tempo, decidiram fundar a sua própria equipe para proteger os mutantes, a X-Factor, pois não confiavam no Mestre do Magnetismo.


⊗ MORLOCKS
X-Men 97 morlocks

Uma das primeiras cenas do trailer mostra uma passagem urbana noturna. Em um beco, é possível ver dois personagens bastante conhecidos por quem assistiu a série dos anos 90: Callisto e Sanguessuga.

Eles fazem parte dos Morlocks, um grupo de mutantes que vive nos esgotos para fugir do preconceito. Com a aproximação de carros, Callisto leva o jovem mutante de pele verde para o escuro, provavelmente para evitar uma situação de confronto.

⊗ MUTANTES REFERENCIADOS
X-Men 97

Nessa mesma cena, uma página do Clarim Diário aparece na tela. Uma das manchetes é sobre um desfile de moda com mutantes, que traz duas fotos que mostram personagens diferentes como modelos. Na imagem menor aparecem Loa e Natural, enquanto na maior temos Stacy X, Banshee, e Larval.

Loa, Natural, Stacy X e Pó são mutantes que surgiram nos quadrinhos dos anos 2000, ou seja, muito tempo depois do encerramento da animação clássica. Isso pode ser um sinal de que os produtores não pretendem abordar apenas o que aconteceu até os anos 90, mas também levar para a série personagens e arcos mais recentes.


⊗ HELLFIRE GALA
X-Men 97 hellfire Gala

E por falar em arcos recentes, na capa também há uma menção ao Hellfire Gala. Nos gibis atuais, os mutantes fundaram a nação de Krakoa, um local para os mutantes viverem em paz, longe do preconceito da humanidade.

Anualmente, Krakoa realiza uma grande festa, o Hellfire Gala, para mostrar as contribuições que o país mutante tem feito para a humanidade. Esse evento também conta com visuais exuberantes, que celebram a cultura dos mutantes.

Provavelmente essa é apenas uma pequena referência para os fãs mais atentos, já que não há indícios de que Krakoa esteja perto de acontecer no universo da animação.

⊗ CONEXÕES COM O UNIVERSO MARVEL

O Clarim Diário é um famoso jornal sensacionalista do Universo Marvel. Peter Parker, o Homem-Aranha, trabalhou como fotógrafo da empresa por algum tempo.

E por falar no teioso, uma das matérias é justamente: “O Homem-Aranha é um mutante?”. Além disso, Eddie Brock, o Venom, escreveu o texto sobre o Hellfire Gala e Peter é creditado pelas fotos.

A animação dos anos 90 contou com a participação de heróis da editora que não são mutantes em alguns episódios. Inclusive, há um crossover bastante famoso dos X-Men desse universo na animação estrela pelo Homem-Aranha naquela época.


⊗ PROTESTOS CONTRA MUTANTES

Como esperado, a nova temporada deve abordar os conflitos entre mutantes e humanos comuns, incluindo protestos raivosos. É possível que essa cena ocorra como uma resposta do público ao julgamento do Magneto – falamos disso em outro item.

⊗ MONUMENTO EM HOMENAGEM A PROFESSOR X E MAGNETO

Próximo de um templo em forma de pirâmide, há estátuas em homenagem ao Professor X e Magneto. Por enquanto, não há mais pistas de onde seria esse lugar.

Alguns fãs teorizam que essa seria Genosha, que deixaria de ser uma região com mutantes escravizados, como abordado na série clássica, para se tornar uma nação governada por mutantes livres, assim como aconteceu nos quadrinhos.


⊗ BISHOP NA EQUIPE

Bishop, que fez algumas participações nos episódios dos anos 90, entrará de forma definitiva para os X-Men. E ao que tudo indica, ele já será um membro fixo desde o começo da temporada, pois aparece ao lado equipe em vários momentos do trailer.

⊗ MORFO COM VISUAL NOVO
X-Men 97 Morfo

Morfo está de cara nova (literalmente). O mutante com a habilidade de mudar de forma agora estará com o rosto pálido, assim como a sua contraparte nos gibis de A Era do Apocalipse e Exilados.

Ainda não foi revelado o motivo da mudança. Pode ser que essa seja uma evolução dos poderes do mutante ou talvez esse sempre tenha sido o seu rosto, mas só agora ele se aceita o bastante para aparecer dessa forma.


⊗ JEAN GREY ESTÁ GRÁVIDA

A família X vai crescer ainda mais na nova temporada. Jean Grey e Ciclope terão um bebê, o que deve mostrar ainda mais a maturidade do casal nessa nova fase.

Nos quadrinhos, Jean Grey e Ciclope tiveram dois filhos juntos, ou melhor, adotaram os filhos das suas variantes de outros universos. Rachel do futuro da realidade de Dias de um Futuro Esquecido e Nate de A Era do Apocalipse.

Além disso, Ciclope também é pai de Cable, um filho que teve com Madelyne Pryor, um clone de Jean que ele se casou após a suposta morte de ruiva no final da Saga da Fênix Negra.

Cable fez aparições na série clássica e já foi confirmado nessa temporada. E se a mulher que vemos no trailer na verdade for Madelyne e não Jean? Obviamente, a explicação para isso terá que ser diferente, já que nesse universo a Garota Marvel nunca morreu.


⊗ JULGAMENTO DO MAGNETO

Magneto deve passar por uma grande jornada de transformação nessa temporada. Uma cena mostra o Mestre do Magnetismo em um tribunal. Esse é um forte indício de que a animação talvez adapte O Julgamento do Magneto, de 1985.

O arco dos quadrinhos mostrou o vilão sendo julgamento e perdoado pelos seus crimes, o que marcou um grande passo em direção a sua jornada de redenção. Mas pode ser que nem todos fiquem felizes pelo resultado, o que poderia explicar a multidão em fúria que também aparece no trailer.


E aí, caro mutante, reparou em mais algum detalhe? Conta para a gente nos comentários!