SÉRIES

10 diferenças entre X-Men: A Série Animada e os quadrinhos

X-Men: A Série Animada marcou diversas gerações. Foi a porta de entrada de muita gente para o universo dos mutantes. O desenho adaptou diversos arcos dos quadrinhos, mas como todo universo alternativo, alguns eventos aconteceram de formas diferentes.

Confira 10 diferenças entre a série animada e os quadrinhos:


⊗ JEAN GREY
X-Men Série Animada anos 90 jean Grey

Jean Grey foi representada na animação como uma personagem frágil, que constantemente precisa ser salva durante os combates. Além disso, ela quase sempre desmaia após usar seus poderes por um curto período de tempo, inclusive durante a Saga da Fênix.

Embora a ruiva tenha uma personalidade doce nos quadrinhos, ela nunca foi indefesa. Jean sempre esteve no mesmo nível que os seus colegas de equipe, mesmo quando era uma aluna nova no Instituto Xavier.


⊗ FRASES DE EFEITO DA TEMPESTADE

Todo mundo que assistiu aos episódios provavelmente tem na ponta da língua alguma das frases que a Tempestade falava antes de usar seus poderes. “Ventos árticos, façam gelo.” “Encha os céus com pedras de gelo.” “Redemoinho, acabe com ele.

Essa característica dramática da personagem é exclusiva da animação. Os fãs teorizam que foi um jeito que os roteiristas encontraram de explicar os poderes da Tempestade para as crianças, pois suas habilidades são mais amplas e menos previsíveis que a dos outros mutantes.


⊗ COLOSSUS E NOTURNO FIGURANTES

A série adaptou alguns arcos famosos dos anos 80, mas como a equipe X do desenho era composta por mutantes que estavam em alta nos quadrinhos do começo dos anos 90, essas histórias foram vividas na telinha por outros personagens.

Colossus e Noturno, dois membros importantes do time na década anterior, fizeram pequenas aparições especiais em alguns episódios. Embora tenham sido retratados como personagens interessantes, não foram representados como membros antigos da equipe, como aconteceu com a Polaris e com o Homem de Gelo, por exemplo. Kitty Pryde, outra personagem com bastante relevância nos anos anteriores, ficou totalmente de fora.


⊗ SAGA DA FÊNIX
X-Men: Série Animada Fênix Jean Grey

X-Men: A Série Animada fez a adaptação mais fiel da Saga da Fênix, mas também modificou alguns acontecimentos.

Nessa versão, a Força Fênix é a mente dominante. Em diversas ocasiões, Jean adormece e a entidade assume o controle total sobre o seu corpo, enquanto nos quadrinhos a ruiva controla o poder da entidade durante a maior parte da trama.

Outras mudanças significativas foram censuras para encaixar a história na programação infantil da televisão. Nos gibis, a Fênix Negra extermina bilhões de seres vivos ao provocar a explosão de uma estrela. Já na série, ela destrói um sistema solar inabitado.

Jean se sacrifica no final, assim como quadrinhos, mas nessa versão ela é imediatamente ressuscitada pela entidade, que finalmente vai embora, ao invés de permanecer morta por algum tempo.

⊗ VAMPIRA E MS. MARVEL

Vampira deixou Ms. Marvel em coma e absorveu permanentemente seus poderes, e por isso tem super-força e consegue voar. Bastante fiel. Porém, o confronto das duas foi retratado de forma diferente.

Mística, com uma identidade secreta, adotou a Vampira. Quando a mutante se tornou adolescente, foi manipulada pela sua mãe e foi convencida a atacar Ms. Marvel. Esse foi um plano da transmorfa para usar a filha como uma arma.

Nos quadrinhos, a história é mais trágica. Mística, em sua forma real, e a vidente Sina adotaram a Vampira. Um dia, Sina teve uma visão de que Carol Danvers destruiria o futuro da mutante. Mística então tentou de diversas formas matar a heroína para proteger sua filha.

Vampira acabou descobrindo isso e decidiu ir atrás da Ms. Marvel por conta própria, para dar um fim a essa história. Porém, ela não esperava que isso acabasse deixando Carol em coma e nem que ficaria com todas as suas memórias para sempre.


⊗ TEMPESTADE TEM UM FILHO
X-Men Mjnari Série Animda

No desenho, Tempestade salvou a vida de um menino chamado Mjnari, um mutante com super velocidade. O recém-nascido morreu por não conseguir respirar. Tempestade conseguiu ressuscitá-lo, colocando ar em seus pulmões. Ororo então se tornou sua segunda mãe e ajudou na criação durante alguns anos, antes de se juntar aos X-Men.

Uma história similar acontece nos quadrinhos. Tempestade e um homem idoso, chamado Mjnari, ajudaram no parto de uma mulher. A criança também nasceu sem vida, mas Ororo conseguiu salvá-la com reanimação cardiorespiratória.

O homem se despediu de Ororo depois do parto e explicou que o vilarejo em que vivem é muito pobre e não teria como alimentar mais uma pessoa. Ele se sacrificou para que a criança pudesse viver em seu lugar.

⊗ MERCÚRIO E FEITICEIRA ESCARLATE
X-Men A Serie Animada Wanda Mercúrio

Mercúrio e Feiticeira Escarlate encontram Magneto durante uma busca por informações sobre seu passado e descobrem que são seus filhos. O Mestre do Magnetismo conta que sua esposa, Magda, fugiu grávida, com medo do seu radicalismo político.

Os gêmeos até então sabiam que tinham sido adotados por um casal depois de sua mãe morrer no parto. Ao descobrirem que o Magneto, mesmo que de forma indireta, foi responsável pelo o que aconteceu, decidem ir embora.

Nos quadrinhos, os gêmeos fizeram parte da primeira Irmandade de Mutantes, liderada por Magneto. Na época, eles não sabiam que eram seus filhos, só descobriram anos mais tarde. Vale lembrar que atualmente eles não são mais mutantes e nem filhos de Erik nos gibis.


⊗ NINHADA

A ninhada é uma raça extraterrestre que parece uma mistura de insetos com os xenomorfos da franquia Alien. Como parasita assexual, ela coloca ovos em seres de outras espécies. O DNA alienígena vai provocando mutações no corpo infectado, até que o hospedeiro se torna um integrante da ninhada.

Embora a trama da ninhada na animação seja diferente, a maior parte do conceito da espécie foi mantido. A maior mudança na adaptação foi a aparência dos alienígenas, que foram representados como seres verdes humanoides, com membros extras robóticos.

⊗ MORFO

No primeiro episódio da série, Morfo acaba morrendo durante uma missão. Nos capítulos seguintes, a equipe enfrenta o luto de ter perdido um amigo. Eventualmente, é revelado que o mutante conseguiu sobreviver, mas ele fica ressentido e busca vingança de seus colegas, por considerá-los culpados pela sua quase morte.

O personagem não fez oficialmente parte dos X-Men nos quadrinhos. Ele assumiu o lugar do Professor X, quando o telepata se ausentou para enfrentar uma ameaça alienígena.

O transmorfo acabou morrendo durante um combate com Grotesk, e foi enterrado como se fosse Charles Xavier. Os X-Men passaram um período sozinhos, acreditando que o seu mentor tinha morrido.

⊗ DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO

Dias de um Futuro Esquecido é uma das histórias mais famosas dos quadrinhos da Marvel. No futuro, mutantes foram aprisionados em campos de concentração, depois das sentinelas dominarem os Estados Unidos. Para tentar mudar essa realidade, a telepata Rachel faz a mente de Kitty Pryde viajar para o passado para impedir a Irmandade de Mutantes de Mística de matar o Senador Kelly.

O assassinato do político, que defende leis contra mutantes, foi o ponto inicial do aumento da perseguição aos filhos do átomo na sociedade. Enquanto Kitty e os X-Men enfrentam a Irmandade no passado, os X-Men travam uma grande batalha contra os robôs no futuro.

Na série animada, Bishop viaja fisicamente para o passado com uma máquina do tempo. Ele tenta matar Gambit, pois acredita que foi cajun quem matou o político e condenou o futuro de todos os mutantes.

Os X-Men conseguem convencê-lo da inocência de Gambit e todos vão juntos ao local em que o crime aconteceria. Lá, encontram Mística, que assumiu a forma de Gambit para incriminar os X-Men. Ela é impedida e os pupilos de Charles Xavier salvam a vida do político. No final é revelado que a transformava estava trabalhando para o Apocalipse, o grande responsável por esse plano.


E aí, caro mutante, você se lembra de mais alguma diferença? Conta para gente nos comentários!