QUADRINHOS

Mística revela que é “pai” do Noturno e ganha novo poder

Chris Claremont, um dos escritores mais celebrados das histórias dos X-Men, pretendia revelar, nos anos 80, que a transmorfa Mística e a vidente Sina eram mães biológicas do Noturno. Como na época a presença de personagens LGBTQIA+ na mídia era um grande tabu, a ideia acabou sendo engavetada. Foi preciso esperar quatro décadas, mas agora, no final de 2023, esse enredo finalmente foi incorporado nos quadrinhos.


A história ganhou vida em X-MEN AZUL: ORIGENS, revista de edição única, publicada nesta quarta-feira (29/11), nos Estados Unidos. O responsável pela trama foi o roteirista Si Spurrier, ao lado dos desenhistas Wilton Santos e Marcus To. Spurrir ainda contou com a ajuda dos escritores queer Charlie Jane Anders e Steve Foxe.

Vem entender o que rolou!

⊗ OUTRAS VERSÕES DA HISTÓRIA
X-Men Mística Noturno Azazel Christian Wagner

Embora a proposta de Claremont tenha sido deixada de lado, o acrobata ganhou algumas histórias de origem nas mãos de outros quadrinistas. Nos anos 90, Scott Lobdell aproveitou algumas deixas sobre a conexão entre Noturno e Mística e definiu que ele era filho da transmorfa e do conde Eric Wagner.

A narrativa foi revisitada nos anos 2000 por Chuck Austen. Nessa versão, o elfo felpudo era fruto de um caso extraconjugal de Mística com o mutante Azazel, na época em que ela era casada com o barão Christian Wagner, que basicamente era o equivalente a Eric (com outro nome, por algum motivo).

Em ambas as narrativas, o nascimento de um bebê azul provoca espanto do vilarejo e o disfarce de Raven é quebrado. Ela então decide abandonar seu filho, para ter mais chances de sobreviver.

⊗ RETCON DO RETCON
X-Men Mística Noturno

Retcon é o nome que se dá para quando os quadrinhos reescrevem uma história, ignorando o que havia sido estabelecido anteriormente. Jean Grey originalmente tinha apenas poderes telecinéticos, porém, mais tarde foi revelado que ela também era uma telepata, mas o Professor X criou barreiras mentais para bloquear o acesso da mutante a esse poder, para ajudá-la a superar um trauma do passado. Esse é um exemplo bem famoso de retcon nas histórias dos X-Men.

Como mostrado anteriormente, a primeira história tornava Mística e Wagner os pais de Noturno, mas depois Azazel foi revelado como o verdadeiro pai. Retcon. E agora, essa história foi novamente revisitada e alterada. Mais um retcon.

No entanto, é preciso destacar que Spurrier teve o cuidado de não ignorar completamente o que o veio antes. O autor conseguiu preencher a maioria das lacunas que poderiam ficar confusas para quem já conhecia as tramas anteriores, ao criar a nova versão.


⊗ MÍSTICA SEM MEMÓRIAS
X-Men Mística pai Noturno

Vamos direto ao assunto. Desde o massacre aos mutantes, na última edição do Hellfire Gala, Mística está com suas memórias confusas. Ela bateu a cabeça ao cair de um penhasco, enquanto tentava resistir a um ataque telepático do Professor X.

Noturno, que assumiu a identidade de Homem-Aranha para fugir da perseguição aos mutantes, encontrou Raven vagando em busca do seu bebê, suas últimas memórias. Depois de vários encontros e desencontros, ele, ainda mascarado, tenta entender o que aconteceu. É quando ela começa a narrar sua história.


⊗ MÍSTICA E SINA DECIDEM TER UM FILHO
Mística Noturno Sina

Mística e Sina são um casal bastante antigo. Por muito tempo, elas foram obrigadas a manter seu relacionamento em segredo, para conseguirem sobreviver na sociedade preconceituosa. Em algumas ocasiões, Mística assumia uma identidade masculina em público, em outras, elas fingiam que eram somente amigas.

Mística, escondendo sua verdadeira forma, casou com o barão Wagner, por dinheiro. Nesse tempo, manteve diversos casos extraconjugais, sempre que via que a aproximação com outra pessoa poderia beneficiar as duas. Um desses relacionamentos foi com o mutante Azazel. Irene agia como uma amiga fiel.

Raven tentou diversas vezes engravidar de seu marido, mas não conseguia manter nenhuma gestação. Depois de tantas frustrações, Sina revelou que gostaria que as duas construíssem uma família juntas. Mística aceitou e engravidou sua amada. No entanto, era necessário que a transmorfa também fingisse estar grávida, para o seu filho se beneficiar com a herança do nobre.

Mística assumiu a forma de Azazel durante a concepção. Esse foi um pedido de Sina para que tivesse uma chance da criança nascer parecida com o mutante demoníaco. O caso que Raven tinha com ele era vantajoso para as duas, pois Azazel era um grande homem dos negócios.


⊗ O NASCIMENTO DO NOTURNO

O casal trabalhou junto para manter a farsa. Sina fingiu ser uma empregada doméstica para ficar por perto. Mística aumentava sua barriga ao longo dos meses, para ficar convincente. Quando as duas estavam sozinhas, a transmorfa ainda mantinha a barriga, para elas viverem a gestação juntas.

Com o passar do tempo, o barão começou a suspeitar do caso de sua esposa com Azazel e a acusou de infidelidade. Um dia, ele encontrou Raven e a vidente juntas e fez um escândalo. Com raiva, Mística decidiu matá-lo. Ela passou o resto da gestação intercalando entre a identidade de marido e de esposa, para não causar suspeitas.


Sina Mística Noturno X-Men

Chegou o dia do parto de Sina e a criança azul nasceu, o que deixou todos escandalizados. Aquilo foi visto como um sinal do demônio e deu início a uma perseguição.

Mística escondeu o bebê em um bosque e depois retornou ao castelo para buscar sua companheira. Porém, Sina não estava mais lá. Quando voltou para pegar seu filho, ele também tinha sumido. Mística então ficou sozinha, sem entender o que aconteceu.

⊗ O PLANO DE SINA
Azazel Noturno Mística

O que Mística não sabia era que a vidente também estava escondendo informações. Quando as duas se reencontraram, depois de algum tempo, Sina já estava sem o bebê, e estava prestes a adotar Vampira, uma menina que ela previu que precisaria da sua ajuda.

Irene revelou que teve uma visão de que Azazel colocaria um fim ao mundo. Ele ter um filho na Terra era a única forma de impedir isso. Por isso, ela fingiu que o filho das duas, na verdade, era filho do mutante.


Mística, Sina e Vampira

O garoto precisava crescer puro e bondoso para essa missão, mas perto delas, seu futuro seria repleto de escuridão. Irene concluiu que outra pessoa deveria cuidar da sua criação e o entregou para a bruxa Margali Szardos. Se você já leu A Era do Apocalipse, deve lembrar que naquela realidade, Mística cuidou de Noturno e ele se tornou um assassino.

Mística ficou raivosa e disse que seu filho não deveria ser parte de um grande plano do destino. Sina disse que deviam recomeçar a vida juntas, com sua nova filha, e esquecer que isso aconteceu.

⊗ MEMÓRIAS BAGUNÇADAS
Professor X Noturno X-Men

Elas foram buscar a ajuda de Charles Xavier. Sina pediu para esquecer tudo ligado ao bebê, mas Mística ainda queria lembrar, saber da conexão. Então Charles fez com que ela acreditasse que teve um filho com Azazel e decidiu abandoná-lo.

Porém, uma das consequências foi que cada vez que Raven revisitava a história, ela tinha menos sentimentos pelo seu filho. Como alguns leitores devem saber, Mística é uma mãe próxima de Vampira, mas não tem nenhuma proximidade com Noturno. Esse seria o motivo.


X-Men Mística mãe Noturno

O ataque mental que Mística sofreu, durante o Hellfire Gala, fez com que as mudanças que Charles fez na sua mente começassem a desaparecer e as memórias reais retornassem.

A edição termina com Mística abraçando Noturno, que retirou a máscara e revelou sua verdadeira identidade.

⊗ O PODER DA MÍSTICA
Mísrica poder x-men

Quando Mística contou para Noturno que se transformou em Azazel para engravidar Sina, ela revelou que não consegue apenas mudar sua forma física, mas também alterar o seu genoma. Ou seja, ela realmente se tornou Azazel.

Além dessa fala, o quadrinho traz uma carta que o Doutor Nemesis enviou para o Conselho Silencioso, antes da Queda de Krakoa. Ele utilizou uma das amostras de sangue coletadas pelo Senhor Sinistro para estudar o DNA de Mística.

Nemesis comenta que a mutante consegue alterar completamente sua estrutura corporal, o que poderia significar que ela não é uma mera transmorfa, mas sim uma genomorfa, pois consegue modificar seu genoma.

Ele também pontuou que o potencial máximo dos poderes de Mística ainda são desconhecidos, e que há possibilidade, inclusive, de que ela seja uma mutante nível ômega. Porém, destacou que essa poderia ser uma conclusão exagerada, pois Raven não consegue reproduzir poderes mutantes, diferente de outros transmorfos, que não possuem essa limitação.

É importante pontuar que a suposta diferença entre transmorfo e genomorfo ficou não ficou clara. Vale lembrar que a Rainha Semnome, a transmorfa ômega de Arakko, conseguia mimetizar completamente outro ser, incluindo seus poderes e sua memória. Ou seja, Mística não precisaria ser colocada em outra categoria de poder.


E aí, caro mutante, o que você achou da história? Conta para a gente!

No Brasil, as histórias da Marvel são traduzidas e distribuídas pela Panini. As revistas chegam nas bancas nacionais depois de cerca de um ano do lançamento na gringa.