QUADRINHOS

NOTURNO: Quem são os pais do mutante azul?

Cheirinho de mudanças! A Marvel Comics promete revisitar a história de origem do Noturno nos quadrinhos com a revista X-MEN: AZUL: ORIGEM, que será publicada, nos Estados Unidos, em novembro.


O cânone atual diz que o acrobata é filho da transmorfa azul Mística com o teleportador Azazel. Mas isso pode não durar muito tempo. Os fãs estão teorizando que Si Spurier (Fabuloso Homem-Aranha), o roteirista da nova HQ, aproveitará uma antiga ideia descartada do time criativo da editora para escrever a história definitiva do nascimento do mutante azul.

Entretanto, é preciso avisar ao leitor que essa não será a primeira vez que a trajetória do Noturno será revisitada. Muito pelo contrário, foi um longo caminho até ser revelado que Mística e Azazel eram seus pais.

Enquanto a nova versão não chega, que tal aproveitar o momento para revisitar todas as versões do nascimento do Noturno até o momento?

⊗ SURGE O NOTURNO

Kurt Wagner chegou aos quadrinhos em 1975, nas páginas da icônica GIANT SIZE X-MEN, da dupla Len Wein (roteiro) e Dave Cockrum (arte). Na mesma edição, também foram apresentados ao mundo Tempestade, Colossus, Solaris e Pássaro Trovejante, além da ilha de Krakoa.

Antes de ser recrutado pelo Professor X, Noturno estava na Alemanha, país em que cresceu, fugindo de uma multidão de religiosos fanáticos que o perseguiam por conta da sua aparência, alegando que ele era uma criatura demoníaca que escapou do inferno.

As edições seguintes introduziram elementos clássicos do personagem, como a fé católica e seu passado como órfão que cresceu em um circo.


⊗ PESADELO

Entre a metade dos anos 70 e começo dos anos 90, Chris Claremont foi responsável por conduzir as histórias dos mutantes. Foi nessa época que muitos personagens começaram a ter o seu passado melhor desenvolvido.

Inicialmente, o quadrinista pretendia que Noturno fosse filho do Pesadelo, um vilão do Doutor Estranho que controla a dimensão dos sonhos e também possui orelhas pontudas. A ideia era explicar que o mutante acessava o reino dos sonhos sempre que se teletransportava.

Porém, isso foi logo descartado, porque o escritor das histórias do mago na época não foi favorável. Mais tarde, foi revelado que os poderes do Noturno eram ligados à Dimensão do Enxofre.

⊗ LIGAÇÃO COM A MÍSTICA

Além de sagas que são memoráveis até os dias de hoje, Claremont também criou vários personagens icônicos, incluindo Mística e a vidente Sina.

Mística é uma mutante que muda de forma, mas ela também possui outra característica marcante, a pele azul. Até aquele momento, o único outro mutante azul era justamente o acrobata. Será que isso ficaria apenas como uma coincidência? Sabemos que não!

Então o escritor começou aos poucos sugerir que havia ligação entre os personagens. O primeiro encontro dos dois foi durante o arco Dias de um Futuro Esquecido. Nesta história, Noturno achou a aparência de Mística curiosa, e ela insinuou que conhecia sua mãe adotiva, a cigana Margali Szardos.


⊗ SINA ENTRA NA JOGADA

Nos anos 80, quando a Vampira entrou para os X-Men, Mística sofreu bastante, mas precisou a aprender a enxergar a sua pupila como uma rival. Inclusive, a vilã chegou a treinar com robôs que imitavam a aparência dos estudantes de Charles Xavier, para se preparar para os futuros combates. Porém, ela não teve coragem de atacar o sósia do Noturno. Essa foi mais uma pista plantada sobre sua ligação com o mutante azul.


Fabulosos X-Men #177

Como você deve saber, no cânone atual, além de ser mãe do Noturno, Mística também é mãe adotiva da Vampira. Ela adotou a jovem ao lado de Sina, sua parceira na liderança da Irmandade de Mutantes.

A intenção de Claremont era que as duas mutantes fossem um casal, mas por conta da época, isso ficou apenas nas entrelinhas. Para olhares mais desatentos, elas soavam apenas como amigas que cuidavam juntas de uma jovem. Mas vale lembrar que a Vampira sempre considerou as duas como suas mães.

No entanto, o quadrinista originalmente queria dar um passo ainda mais longe. Ele pretendia revelar que Noturno era filho biológico das duas. Ou seja, Mística teria engravidado a Sina. Esse seria um jeito de mostrar o imenso potencial do poder da transmorfa, já que ela teria modificado completamente alguns de seus órgãos para que isso fosse possível.

⊗ MÍSTICA + CONDE ERIC WAGNER

Embora tenham sido dadas algumas pistas claras sobre a Mística ser mãe do Noturno durante os anos 80, foi somente na década seguinte que a revelação oficial aconteceu. Porém, dessa vez, a história foi assumida por Scott Lobdell.

Em X-MEN UNLIMITED #4 (1993), foi revelado que Mística engravidou de Conde Eric Wagner, um nobre de um povoado europeu, porém, ele faleceu meses antes do nascimento do seu filho. Até aquele momento, ela era a viúva e a criança seria herdeira da fortuna do conde, o que tornaria os dois ricos. Porém, tudo foi por água abaixo no momento do parto.

Noturno nasceu azul, com orelhas pontudas e com um rabo, o que assustou todos que estavam ajudando no parto. No susto, Raven acabou revelando sua verdadeira forma, e mãe e bebê recém-nascido começaram a ser perseguidos, por serem considerados presenças demoníacas.


Mística fugiu por um tempo e depois assumiu a forma de um homem, que contou para o vilarejo que a mãe da criança havia morrido. No entanto, isso não bastou. O bebê continuou sendo visto como um problema pelos moradores. Então a mutante precisou tomar uma atitude, pois correria risco de vida, independente da identidade que assumisse, já que não poderia disfarçar a aparência da criança.

Foi nesta hora que Mística decidiu abandonar o Noturno para salvar sua própria vida. Então ela jogou o bebê de cima de uma cachoeira, sem saber se ele sobreviveria. E conforme ela disse, nunca se arrependeu dessa decisão.

Essa versão oficializou a conexão entre Mística e Noturno, porém, dava a entender que a história não tinha sido realmente do jeito que ela contou, já que não explicou como a transmorfa sabia quem tinha criado seu filho e muito menos como foi sua vida antes dos X-Men.

⊗ MÍSTICA + AZAZEL
noturno mistica azazel

Em 2004, a história do Noturno foi revisitada entre FABULOSOS X-MEN 428 e 434 (1963), durante a fase de Chuck Austen nos quadrinhos. Aqui o Conde Eric Wagner deu lugar ao Barão Christian Wagner.

Ele e Mística (como Raven Darkholme) eram casados, mas não conseguiam ter filhos. Depois de alguns exames, foi descoberto que Christian era estéril. Tentaram alguns outros procedimentos, como fertilização in vitro, mas continuaram sem resultados.

Em uma festa, ele apresentou Mística para Azazel, um nobre de outro continente. Eles ficaram muito próximos e a transmorfa foi compartilhando suas dores. Azazel acabou revelando que também era um mutante. Mística rapidamente acabou se apaixonando e traiu seu marido. Ela finalmente conseguiu engravidar.

noturno christian wagner mistica
Christian Wagner e Mística

Sua intenção era abandonar Christian e ficar com Azazel, mas o mutante disse que não estava apaixonado, apenas deu o filho que ela queria. O barão achou estranha a gravidez repentina e questionou se sua esposa o traiu, mas ela negou e ele se sentiu envergonhado por ter pensado isso. Na mesma noite, ainda com ódio, Mística matou seu marido e escondeu seu corpo.


Meses mais tarde, seu filho nasceu. Assim como na versão anterior, mãe e bebê foram perseguidos pelo vilarejo. Mística então decidiu que era hora de começar uma vida e jogou seu filho de uma cachoeira, pois ele representava o homem que partiu seu coração. Antes da criança cair na água, Azazel o teletransportou para aquela que viria a ser sua mãe adotiva,Margali Szardos.

mística noturno azazel
⊗ O PLANO DE AZAZEL
noturno azazel

Azazel possui uma série de poderes. O mais reconhecido é a sua habilidade de teleporte, assim como a de Noturno, mas além disso, também é um transmorfo, usuário de magia e manipulador de mentes.

É um ser muito antigo, com milhares de anos. Ele é o líder de um grupo de mutantes com aparências demoníacas chamados de nefelins, que foram banidos para a Dimensão do Enxofre por mutantes com aparências angelicais chamados de serafins. Sim, é basicamente a história dos anjos caídos da mitologia cristã.

Ele era o único que conseguia deixar a dimensão por alguns períodos de tempo. Em uma dessas ocasiões, conheceu a Mística e a engravidou. Sua intenção era que Noturno e os filhos que ele teve com outras mulheres (que também possuem poderes ligados à Dimensão do Enxofre) pudessem abrir um portal definitivo para libertá-lo no futuro, para que ele finalmente pudesse se vingar dos serafins e dos mutantes comuns. Porém, quando tentou executar o plano, foi traído por alguns de seus filhos e derrotado pelos X-Men.

Azazel reapareceu em algumas outras ocasiões, mas só conseguiu se libertar mesmo durante a Era Krakoana, quando conseguiu anistia na nação mutante. Ele é um dos membros dos X-Men Sombrios de Madelyne Pryor.

⊗ MÍSTICA + SINA DE NOVO?
noturno mística sina

Sina morreu nos quadrinhos nos anos 80, alguns anos antes da primeira história que conectou oficialmente Mística com o Noturno. Ela permaneceu assim até 2021, quando foi ressuscitada em Krakoa.

Sem as censuras do passado, o relacionamento amoroso dela com a transmorfa finalmente foi oficializado. Mas ao que parece, essa não será a única trama do passado a ser oficializada no presente.

Mística nunca foi tão próxima do Noturno quanto é da Vampira. Da mesma forma, Sina pouco interagiu com ele desde que retornou. Porém, aos poucos, estão sendo colocadas algumas conexões da vidente com o elfo felpudo.


Em MARVEL COMICS PRESENTS #5(2019), escrita por Charles Soule, Sina procura por Noturno na Alemanha, próximo da queda do Muro de Berlim. Quando finalmente o encontra, ela sem querer fala: “Kurt, meu amado Noturno”, dando a entender que possui afeto pelo mutante.

noturno x-men sina
⊗ MÍSTICA MENTIROSA?
noturno filho mística

Conforme a sinopse de X-MEN AZUL: ORIGEM, todas as versões anteriores podem ser invenções da Mística para esconder a história verdadeira. Si Spurier, que será responsável pela origem definitiva, também está escrevendo FABULOSO HOMEM-ARANHA, revista em que o acrobata assume a identidade de Homem-Aranha após o aumento da perseguição aos mutantes (saiba mais).

Na primeira edição do quadrinho, Noturno resgatou a Mística. Ela está com suas memórias confusas desde que bateu a cabeça no Hellfire Gala. A última coisa que se lembra é de terem roubado o seu bebê azul. Esse gancho já mostra a transmorfa com muito mais ligação sentimental pelo seu filho do que ela costuma demonstrar.

Porém, independente de como seja a nova origem, claramente não poderão eliminar o Azazel da história, pela ligação do Noturno com a Dimensão do Enxofre.


E aí, caro mutante, qual é a sua versão favorita do nascimento do Noturno? Conta para a gente!