FILMES

Esse era o jeito mais fácil de colocar os X-Men no Universo Marvel do cinema

No já longínquo ano de 2017, saíram as primeiras notícias sobre a Marvel Studios assumir o controle sobre as produções dos X-Men. Esse seria um dos desdobramentos da fusão da Disney, proprietária de todas as empresas do selo Marvel, com a Fox, que possuía os direitos cinematográficos dos mutantes desde os anos 90.


De lá para cá, já se passou mais da metade de uma década. Em 2022, a Marvel começou a inserir pequenas piscadelas para os fãs em seus filmes e séries, apresentando Ms. Marvel e Namor como os primeiros mutantes oficiais do seu universo, mas sem estabelecer muitas explicações. Os X-Men, enquanto equipe, continuam sendo representados pelo elenco da Fox, como variantes nas tramas sobre o Multiverso, como é o caso do Professor X do Patrick Stewart e do Wolverine de Hugh Jackman.

Então fica a dúvida: quando os X-Men “oficiais” dos novos filmes serão apresentados? Ao que parece, somente no fim da Saga do Multiverso. Porém, é válido apontar que o estúdio desperdiçou uma oportunidade de já ter resolvido isso de maneira até simples, com as Joias do Infinito. Segue o texto para entender melhor!

⊗ MUTANTES NOS QUADRINHOS
introdução x-men mcu

No universo ficcional da Marvel, mutante é o ser humano que tem poderes ou aparência diferente por conta do Gene X. Enquanto diversos heróis e vilões ganham poderes por meio de experimentos, os mutantes já nascem assim, são uma subespécie humana (Homo sapiens superior). Na maioria dos casos, essas habilidades se manifestam durante a puberdade, mas não é regra. Há quem já nasce com algumas características, assim como há quem manifeste seus dons durante a infância ou somente na vida adulta.

Os quadrinhos estabelecem que os mutantes existem há milhares de anos, em diversos cantos do planeta, não sendo possível traçar uma origem exata. Também é dito que a maioria da população carrega o gene x, mas geralmente ele permanece dormente/inativo. É por isso que pessoas comuns podem ter filhos mutantes e também é esse o motivo pelo qual o número de mutantes na maior parte da história era muito pequeno.


⊗ FILHOS DO ÁTOMO
x-men mcu colossus bebê

O contato da humanidade com a radiação emitida pelas bombas atômicas e o uso de energia nuclear, no século XX, fez com que o gene x, que permaneceria dormente, começasse a se manifestar em alguns adultos, mas principalmente nas gerações mais novas. Esse é o motivo dos X-Men também serem chamados de Filhos do Átomo.

É por isso que no começo da história dos X-Men nos gibis havia poucos mutantes andando pelas ruas, mas com o passar dos anos o número foi aumentando de forma acelerada, ao ponto de ultrapassar a faixa do milhão. Ou seja, ficou cada vez mais provável que um ser humano comum tivesse um vizinho, parente ou colega mutante.


⊗ JOIAS DO INFINITO
x-men joias do infinito thanos

Como você deve se lembrar, uma onda de radiação cósmica emanada pelas Joias do Infinito cobriu a Terra três vezes na conclusão da Saga do Infinito, no MCU. Primeiro, durante o estalar de dedos do Thanos, que dizimou metade da vida no planeta. Cinco anos depois, foram duas ondas seguidas, com o uso das gemas para trazer de volta a população blipada e destruir o exército do vilão alienígena.

A energia cósmica poderia substituir a radiação nuclear dos quadrinhos. Além disso, as joias foram responsáveis por conceder poderes permanentes para o Mercúrio, Visão, Capitã Marvel e Monica Rambeau. Então não seria tão difícil imaginar que também poderiam ter efeito no corpo de quem possuía o gene x inativo, não é mesmo?

Ou seja, a Fase 4, iniciada após a derrota do Thanos, poderia ter usado como um dos seus temas centrais o surgimento dos mutantes. Seria um jeito simples e prático.

Obviamente, isso significaria um calendário de produção diferente. Talvez algumas séries e filmes que conhecemos não existissem ou fossem lançados em outro momento, para priorizar os mutantes. Ao mesmo tempo, a série da Mulher-Hulk, por exemplo, talvez se beneficiasse disso, já que a trama aborda a relação da sociedade com superseres.


⊗ X-MEN, KAMALA E NAMOR

É muito importante deixar claro que não estamos falando sobre as joias criarem os mutantes. Muito pelo contrário, eles poderiam existir há muito tempo, assim como nos quadrinhos. A radiação cósmica seria responsável apenas por aumentar o número de mutantes e fazer com que isso virasse uma pauta social.

O Namor do cinema, por exemplo, tem mais de 400 anos. Caso os filmes tivessem seguido o caminho que apontamos, ele seria um dos casos de “mutantes pré-estalo”. “El niño sin amor” sabe que tem características diferentes do seu povo, como a longevidade e as asas nos pés, mas não sabe que há mais pessoas como ele.

Os X-Men também poderiam existir, mas atuando por debaixo dos panos, como em X-Men: Evolution e nos primeiros filmes da Fox. Talvez a mutação da Kamala pudesse ser despertada pela onda cósmica, ao invés do bracelete, como foi na série.

Capitão América: Guerra Civil (2016) estabelece que muitos “aprimorados” surgiram desde que Tony Stark foi a público como Homem de Ferro. Ou seja, seria possível já ter vários relatos de mutantes pelo mundo, mas como eram poucos, não chamaram atenção o suficiente para que a população geral e os cientistas suspeitassem que havia uma origem em comum para as habilidades de alguns dos chamados aprimorados.


⊗ X-MEN SAINDO DAS SOMBRAS
X-men mcu giancarlo esposito professor x
Nick Fury em The Marvels / fanart de Giancarlo Esposito como Professor X

Com o inevitável atrito entre humanos e mutantes, Charles Xavier e os seus X-Men seriam obrigados a vir a público. Depois de uma ou duas produções abordarem o aumento do número de superseres, uma cena pós-créditos poderia servir como gancho para o primeiro filme da equipe. Este é o momento que vamos brincar com “fanfics”.

A cena poderia começar com Nick Fury em um escritório. De repente, todas as pessoas com quem ele estaria conversado ficariam “congeladas”. Então, o Professor X entraria na sala e falaria algo como: “Há um universo maior que você já imagina, mas posso ajudá-lo”.

Essa descrição te remeteu a alguma coisa? A Era dos Vingadores no cinema começou de uma maneira bem parecida. Seria um jeito de inverter as perspectivas do que tinha sido estabelecido até então, com Fury sobre o controle de tudo, e dar início à Era dos Mutantes.

Caberia ao primeiro filme dos X-Men abordar a história anterior da equipe ao longo de todos os anos anteriores e estabelecê-los como representantes da luta pelo direito dos mutantes. Introdução resolvida.


E aí, caro mutante, você acha que os X-Men já deveriam ter aparecido no Universo Marvel dos cinemas? Conta pra gente nos comentários!