FILMES

8 Erros que a Fox cometeu com Fera que a Marvel jamais pode repetir

Dr. Henry “Hank” Philip McCoy é o nome do X-Man conhecido como Fera, mutante cujos poderes acabaram lhe dando a aparência de uma besta azul. Com vastos conhecimentos em genética, bioquímica, mecânica e literatura, Hank é considerado um dos maiores gênios da Marvel. Além disso, ele é um dos 5 X-Men originais criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1963. Nos filmes, Fera até tem bastante destaque, contudo, mesmo aparecendo em 5 filmes, os diretores e roteiristas falharam em tornar sua versão jovem um personagem querido. Hoje temos 8 erros que a Fox cometeu com Fera que a Marvel jamais pode deixar se repetir no MCU.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Maquiagem inconsistente

A primeira aparição de Fera em um filme dos mutantes foi em X-Men: O Confronto Final (visto que o cameo de X-Men 2 era apenas Hank McCoy). Em questão de maquiagem dos mutantes azuis, esse filme é impecável, sendo assim, o personagem interpretado por Kelsey Grammer possui uma maquiagem incrível. Contudo, não se pode dizer o mesmo de alguns dos filmes seguintes.

A maquiagem de Nicholas Hoult como Fera em X-Men: Primeira Classe é muito bem feita. Contudo, optar pela forma felina do mutante pode não ter sido uma escolha sábia, visto que o personagem não ficou muito intimidante. Ainda assim, é importante salientar que nesse caso, o problema (que é uma questão de opinião) é só uma escolha artística. O mesmo não pode ser dito da maquiagem do mutante em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, que (como mostra a primeira imagem acima) caiu muito de qualidade. Nos outros 2 filmes seguintes, embora exista uma melhora, a equipe de maquiagem não conseguiu atingir a maestria da primeira aparição do mutante.

Vale citar que mesmo a participação especial de Kelsey Grammer como Fera em Dias de um Futuro Esquecido possui uma maquiagem inferior a sua aparição de quase 10 anos antes.


⊗ 2. Não envelhecer nada

Uma das grandes reclamações dos fãs com relação aos filmes da Fox, é sobre o descaso que os produtores, roteiristas e diretores têm com os filmes anteriores. Após a estreia de X-Men: Primeira Classe, sempre temos a impressão de que de certa forma, é como se cada filme fosse o primeiro da franquia, isso porque em muitos quesitos, os filmes ignoram os anteriores. Um desses quesitos é o envelhecimento de personagens.

Mística é uma mutante cujo poder permite que suas células se regenerem de uma forma incomum para humanos, desse modo, é possível dizer que ela tem envelhecimento retardado. No entanto, essa explicação não serve para Fera, assim, é incômodo assistir um personagem que passou 30 anos com a mesma aparência; nem mesmo Avril Lavigne consegue essa façanha. Em X-Men: Primeira Classe, Fera tem cerca de 17 ou 18 anos, os filmes seguintes se passam 10 anos um após do outro, o que significa que Fera em X-Men: Fênix Negra possui 47 anos, mesmo parecendo ter uns 28.

É importante que vejamos na aparência o envelhecimento dos personagens, ambientação é algo que torna os filmes mais críveis. Espera-se que com os X-Men na Marvel, quando houverem passagens de tempo, os personagens mudem de aparência.


⊗ 3. Romance desnecessário

Aqui temos algo que se iniciou com uma boa construção e de certa forma, um bom roteiro. Contudo, com o passar dos filmes, foi ficando cada vez mais insuportável. Estamos falando é claro, da relação entre Raven e Hank, um romance que para falar a verdade nem mesmo aconteceu, ficando quase em algo platônico.

Nos X-Filmes Hank parece que não tem vida, o romance com Mística e o fato dele permanecer apaixonado por ela mesmo após 30 anos, faz com que fiquemos com a impressão de que ele sequer namorou outra pessoa. É absurdo parar para pensar no quanto tempo os personagens gastam em uma relação que não levou a lugar nenhum. Todo o tempo em que Hank passa atrás de Mística poderia ser gasto com um desenvolvimento interessante do personagem, seria bom ver informações da vida pessoal do personagem. Mais alguém aí fica com a impressão de que ele é um virgem de 47 anos?


⊗ 4. Falta de amadurecimento

Fera não é um personagem sem roteiro ou com pouco destaque, muito pelo contrário, em todos os filmes em que ele aparece, ele é um dos mutantes mais relevantes. Contudo, o destaque que ele tem em tela as vezes é muito mal utilizado, não apenas como no item acima na questão de relacionamento, mas também em amadurecimento.

A versão de Nicholas Hoult além de parecer um virgem de 47 anos, também parece um adulto que se nega a sair da casa dos pais. Ele é um personagem passivo, que parece que quando não está atrás de Mística, é um eterno dependente da figura de Charles Xavier. Há pouquíssimos momentos do personagem na franquia onde há uma cena em que ele não dependa desses dois personagens para existir. Mesmo em Fênix Negra, quando ele passa a ter mais autonomia de suas escolhas, isso só acontece porque Raven morreu e ele tem raiva de Xavier.


⊗ 5. Falta de carisma

Hank McCoy não é exatamente o mutante favorito da grande maioria do público, ainda mais quando consideramos os últimos anos do personagem nos quadrinhos. Isso pois Fera vêm há anos tomando diversas decisões bastante questionáveis. Contudo, não se pode esquecer que embora sua moral esteja distorcida, em questão de personalidade o mutante azul é extremamente carismático e charmoso. Tanto que em X-Men: A Série Animada, o seu bordão é um dos favoritos e mais lembrados pelos fãs. Infelizmente, nos filmes isso não acontece.

Não amadurecer e ser extremamente dependente de seu par romântico já é um grande problema para um personagem, contudo, alguns desses problemas poderiam ser superados com carisma, o que Fera não tem. Falta tanto carisma para o mutante azul, que muitas vezes os fãs até esquecem da presença dele. Quando comparamos a versão de Hoult com a versão de Kelsey, fica claro o quanto o carisma pode deixar incrível um personagem sem poderes muito visuais. Nos 4 filmes em que Nicholas aparece, o roteiro de seu personagem o mantém como o eterno bobalhão. Nada das piadas, nada de recitar literatura, nada das cantadas excêntricas, nada das falas inteligentes; na fila do carisma, Fera simplesmente foi esquecido.


⊗ 6. Hulk Azul

No texto sobre 8 erros que a Marvel jamais pode cometer com Mística, nós comentamos sobre o problema da maquiagem de Raven e o fato dela passar muito tempo na forma humana. Ainda assim, Mística é uma transmorfa, mesmo que a personagem pareça uma hipócrita por não seguir o seu discurso “mutante e orgulhosa”, os poderes dela permitem isso. No caso de Hank, foi necessário mudar os poderes do personagem para fazer a mesma coisa.

Nos quadrinhos, uma vez que Hank se transformou completamente em Fera, sua aparência humana não voltou mais. Muito pelo contrário, ela permanece em constante mudança, com o mutante constantemente com medo de se tornar uma besta irracional. Nos filmes, Bryan Singer e Simon Kinberg, visando mostrar o rosto de Nicholas Hoult e gastar menos tempo com maquiagem, optaram por utilizar o “soro”. Com ele, Fera consegue transitar entre a forma humana e a forma bestial, podendo se transformar quando está sob muito stress, ou quando fica muito irritado; isso soa familiar? Sim, o mutante foi transformado em uma versão genérica do Hulk. Levando em conta o item onde apontamos que o personagem não amadurece, isso fica ainda pior, pois ele passou 4 décadas sem se aceitar.

Com os X-Men na Marvel, espera-se que o discurso de aceitação de suas diferenças seja bem trabalhado, pois se tem uma coisa que o Fera de Nicholas Hoult não tem, é orgulho de si mesmo.


⊗ 7. Mecânico da equipe

Nos quadrinhos, O Dr. Hank McCoy é uma das oito pessoas mais inteligentes do universo da Marvel. Ele tem seis PhDs, sendo um bioquímico mundialmente renomado. Como gênio médico e tecnológico residente dos X-Men, ele possui extraordinária experiência em genética, bioquímica e eletrônica. Ele descobriu o extrato hormonal que é a causa química da mutação e curou o vírus legado. Entre seus feitos tecnológicos, McCoy projetou e construiu Cerebra; um dispositivo de viagem no tempo; uma máquina que separa os Evolucionários e até mesmo uniformes tecnológicos. Isso sem falar em seu conhecimento em física, matemática, literatura e sua memória eidética.

Nos filmes, Fera também é um gênio, contudo, é um gênio muito a quem de sua versão original. Na grande maioria das vezes, tudo o que vemos de Hank, faz com que ele pareça mais uma espécie de mecânico dos X-Men. Ele possui vasto conhecimento em genética, forma com a qual conseguiu criar o soro que utiliza para se “curar” e até mesmo curar Xavier, mas suas habilidades foram utilizadas justamente como um artifício para que o ator não utilizasse maquiagem. Diferente dos quadrinhos, não ficamos com a impressão de que existem poucas pessoas mais inteligentes do que McCoy, é alguem muito esperto sim, mas não é uma característica excepcional dele. Vale lembrar que coisas como consertar o Pássaro Negro, a Sala do Perigo e o Cérebro, são coisas que são muito mais atribuídas a Forge do que a Fera.


⊗ 8. Não mostrar a morte do Fera do Futuro

Nós consideramos o Fera de Kelsey Grammer praticamente perfeito. Levando em conta o filme e a época em que ele apareceu, seu roteiro, sua maquiagem e sua atuação, não há nenhum defeito nele que podemos apontar. Há no entanto, algo que não foi inserido nos filmes, que enriqueceria muito mais o personagem, mas não tivemos a oportunidade de ver.

Para divulgar o lançamento de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, a Fox lançou um site viral com os 25 momentos mais importantes da história mutante. Dentre um desses momentos, estava a descrição da morte de Fera. Consideramos um erro o filme não mostrar como um membro fundador dos X-Men morreu. Confira abaixo a descrição.

O mutante mais famoso por se integrar com sucesso à população humana foi assassinado.
Hank McCoy foi arrastado de sua casa e brutalmente assassinado por uma multidão furiosa de manifestantes, de maioria humana. Eles estavam do lado de fora de sua casa no estado de Nova York.


Chegamos ao fim de mais um texto. Afinal, você concorda com todos os argumentos apresentados? Diga o que pensa nos comentários.