SÉRIES

10 coisas que você não sabia sobre X-Men: A Série Animada – PARTE 2

X-Men: A Série Animada estreou há quase 30 anos, ainda assim, esse é um dos desenhos que ainda permanecem no coração dos fãs dos quadrinhos. Mesmo após tanto tempo de sua estreia, ainda há bastante coisa que muitas pessoas não conhecem sobre a animação. Confira abaixo a segunda parte com uma lista de 10 curiosidades sobre esse incrível desenho.


⊗ 1. O Arco da Cura

A primeira vez que os fãs mais novos dos mutantes tiveram contato com o Arco da Cura Mutante, foi através de X-Men: O Confronto Final. A história apresentada no filme, se trata de uma adaptação do arco “Superdotados” de Surpreendentes X-Men de Joss Whedon. Ainda assim, X-Men: A Série Animada foi pioneira ao utilizar esse tema.

No episódio 9 da primeira temporada, chamado “A Cura”, Warren Worthington III, também conhecido como Anjo, tem apoiado a pesquisa do Dr. Adler para encontrar uma “cura” para poderes mutantes. Cable está a procura de Adler para impedir que isso aconteça. Ao final, o desenho revela que tudo não passava de um plano do Apocalipse.

Foi deste episódio que o filme pegou o enredo de Vampira ficar seduzida pela ideia de tomar a cura. Mas ao contrário dos filmes, ela opta por se manter com os poderes.


⊗ 2. Erros na dublagem

A dublagem de X-Men: A Série Animada no estúdio Herbert Richards é icônica. Com direção de Mário Monjardim e Ilka Pinheiro, a versão dublada do desenho nos apresentou vozes tão marcantes, que os dubladores também deram suas vozes na dublagem dos personagens nos filmes. Mesmo assim, a dublagem contou com alguns errinhos.

É bastante comum vermos erros de tradução e pronúncia. A Sala do Perigo é chamada de “Sala de Guerra”, Jean cujo nome tem uma pronúncia parecida com “Djin” é chamada de “Djan”, Trask é chamado de Trash. Pigmeu, Aurora e Estrela Polar da Tropa Alfa, os vilões Ômega vermelho e Fanático (apenas no título), além do Morlock Sanguessuga não tiveram seus nomes traduzidos. No caso desse último, que se chama Leech por causa do nome original, ganhou o apelido de “Lék” (rs). Com Lady Letal também aconteceu o mesmo, com a vilã ganhando o nome de Dama da Morte.

Como não esquecer do narrador na abertura do desenho falando em alto e bom som o clássico: “Xis-Men”.


⊗ 3. Abertura e encerramento diferente no Japão

A abertura e música tema da série animada é uma das mais clássicas de todos os desenhos, rivalizando até mesmo com os temas de Batman e Homem Aranha. No entanto, quando houve a exibição do desenho no Japão, a abertura ganhou uma roupagem completamente nova que se adequava mais ao estilo dos asiáticos.

A trilha sonora originalmente escrita por Ron Wasserman foi substituída por uma canção mais no estilo rock chamada “Rising” do Ambience. Os créditos finais também receberam uma nova roupagem com a música “Back to You” acompanhada de imagens de quadrinhos.


⊗ 4. Efeitos sonoros de Star Trek/ Jornada nas Estrelas

Não é incomum que as produtoras reutilizem o mesmo efeito sonoro para vários filmes ou séries diferentes. Isso acontece, porque criar efeitos sonoros do zero é bastante trabalhoso e em algumas situações, caro. Sendo assim, é muito melhor pegar efeitos de bancos de dados. Com X-Men, os efeitos usados foram de uma série bastante famosa.

Um dos efeitos sonoros mais reconhecíveis no desenho é o zumbido utilizado para quando Magneto utiliza seus poderes de magnetismo. Este som também foi usado em Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock, onde era usado no dispositivo de camuflagem em uma nave Klingon.


⊗ 5. Design de Jim Lee

O design clássico e amado dos personagens e a arte de X-Men: A Série Animada foram feitos pelos quadrinistas Will Meugniot, Larry Houston e Rick Hoberg. Mas a a criação desses designs que serviram de inspiração da série são propriedade de alguém já bastante conhecido pelos leitores das HQs.

O design de X-Men: A Série animada se baseia nas artes dos heróis feitas por Jim Lee. A formação da equipe foi vagamente baseada na Equipe Azul dos X-Men, que na época, tinha seus membros dos quadrinhos separados em Azul e Dourado. Ciclope, Wolverine, Gambit, Vampira, Fera e Jubileu eram todos membros originais da Equipe Azul. Além disso, a série adicionou Jean Grey e Tempestade, ambas parte da Equipe Dourada, no entanto Psylocke não teve a mesma sorte.


⊗ 6. Problemas com o prazo

Muitos fãs sabem que o desenho teve muitos problemas com prazos e a animação em si. Esses problemas fizeram com que a série deixasse de ser serializada após a terceira temporada, assim os episódios poderiam ser exibidos fora de ordem. O que nem todos sabem no entanto, é que esses problemas aconteceram desde a primeira temporada.

Devido ao desenvolvimento tardio da primeira temporada, o episódio “O Indestrutível Juggernaut”, que é o episódio 8, ficou pronto depois de “A Cura” e “Vem o Apocalipse”, episódios 9 e 10 respectivamente. Por causa disso, uma rápida correção de animação com filmagens reeditadas foi criada para a exibição original do episódio 7, “ilha de Escravos”, mostrando os X-Men voltando para casa na Mansão e o pouso do Pássaro Negro.


⊗ 7. Aparição de Deadpool

X-Men: A Série Animada possui uma imensa gama de participações especiais. Oficialmente, Deadpool não aparece como um personagem do desenho. No entanto, o Mercenário Tagarela surge em 2 momentos específicos, como visões de Dentes de Sabre e Wolverine.

No episódio “Encontros Mortais”, Dentes de Sabre é capturado pelos X-Men e o Professor X entra na mente dele. Nessa cena nós vemos os membros que participaram da equipe da Arma X, Maverick, Shiva, Ômega Vermelho, Mística e é claro, Deadpool. No episódio “O que for preciso”, Morfo é quem se transforma em Deadpool, usando as memórias de Wolverine como base.


⊗ 8. Easter egg de Madelyne Pryor?

No episódio Viajantes do Tempo Parte 2 , Jean Grey lê a mente de Cable e visualiza memórias dele com Ciclope e uma mulher ruiva. A mutante reage dizendo: “Não, não pode ser”. Por muito tempo, fãs ficaram em dúvidas se aquela seria Jean mesmo ou Madelyne Pryor. Sobre isso, Larry Houston, um dos produtores da série comentou a cena, mas deixou a dúvida permanecer:

“Sim. Eu coloquei ali de propósito. E é bom que o diálogo foi vago o bastante e não responde a pergunta, mas te deixa com a pergunta: ‘O que foi isso?’”

Nos quadrinhos, Cable é filho de Ciclope com Madelyne Pryor. Ela foi criada por Senhor Sinistro, a partir do material genético de Jean Grey, após a sua morte na Saga da Fênix Negra. Sinistro acreditava que a mistura do DNA Grey-Summers geraria mutantes poderosos o suficiente para derrotar Apocalipse. Na série animada, os produtores quiseram deixar isso em aberto, dependendo da interpretação do expectador.


⊗ 9. O personagem desconhecido da cena de abertura

Uma das maiores incógnitas envolvendo X-Men: A Série animada certamente se trata da identidade do personagem verde, cabeçudo que aparece no final da abertura do desenho. Eric Lewald, produtor executivo da animação, em seu livro chamado “X-Men: The Making of an Animated Series”, falou sobre essa questão:

“Eu achava que eu não conhecia os quadrinhos muito bem, mas Larry [Houston – o designer da abertura] recentemente me contou [depois de um fã perguntar] que o cara cabeçudo era na verdade um erro da AKOM (estúdio de animação). Ele não era ninguém! Quem ele era deve ter sido esquecido há bastante tempo. Ele é apenas outro exemplo de uma falha causada pela falta de tempo e dinheiro, mas que parece ter sido perdoada pelos fãs”.


⊗ 10. Tempestade Branca?

Além de problemas com entregas e datas, o desenho conta com alguns errinhos de animação, principalmente na primeira temporada. Não é incomum encontrar detalhes de personagens ou até mesmo personagens inteiros com coloração errada. Em alguns casos isso é bastante perceptível.

Alguns exemplos, são os vistos na foto acima, que acontecem no episódio “Paixão Secreta”. Nesse episódio temos cenas onde simplesmente não há pintura na faixa preta central do uniforme de Jean. Outro momento marcante, é quando Tempestade traumatizada por causa de sua claustrofobia, acaba tendo um flashback de si mesma. A questão, é que nesse Flashback Tempestade está branca e ruiva, a questão é que a mesma cena aparece no episódio anterior, com as cores corretas.


Menção Honrosa
Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Wolverine

Aproveitando o sucesso de WandaVision, vale citar algo que não é especificamente uma curiosidade, mas uma informação. No episódio 17 da quarta temporada, chamado de “Laços de Família” (muito antes que a novela rs), é contada a história familiar de Magneto, Wanda e Pietro. Os gêmeos descobrem de seu pai moribundo, que eles foram adotados. Magneto, que está procurando por sua ex-esposa, pode ter uma pista do passado dos gêmeos Maximoff. Para quem assistiu a série da Wanda no MCU, pode ficar interessado em assistir esse episódio.

Além disso, no final desse episódio nós temos um erro de continuidade. Após uma batalha, Wolverine fica com seu uniforme completamente rasgado, mas logo na cena seguinte o mutante aparece com sua roupa inteira como mostrado na foto acima.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você conhecia todas essas curiosidades? Diga nos comentários quais delas ficou sabendo agora.