FILMES

As 10 mortes mais marcantes dos filmes dos X-Men

A Franquia X-Men no cinema comandada pela 20th Century Fox durou 20 anos, nela tivemos 14 filmes com estilos que variam entre ação, drama, terror e a pura comédia. Assim, não é de se surpreender que os longas tenham uma série de mortes marcantes em seu currículo. Hoje o Universo X-Men traz uma lista com as 10 mortes mais marcantes dos X-Men no cinema.

Vale sempre ressaltar, que essa é uma lista opinativa e não oficial. Há a possibilidade de você não concordar com a lista e é justamente por isso que incentivamos sempre o debate nos comentários.


⊗ 10. MísticaX-Men Fênix Negra

É possível que você se surpreenda com esse nome da lista, afinal, a grande maioria dos fãs não gostam da Mística interpretada por Jennifer Lawrence. Isso é inegável, mas também não se pode negar, que a cena em que a personagem morre é no mínimo emblemática para a franquia.

A morte da Mística de Jennifer Lawrence no início do filme é marcante para alguns, pois representa a conclusão de um desejo que muitos tinham há anos. A morte de alguém que os roteiristas utilizavam para tirar o destaque de personagens que mereciam muito mais. Para outros, é emblemática porque realmente funciona para quem gosta da personagem, é um momento triste no filme e bem filmado.


⊗ 9. DarwinX-Men: Primeira Classe

Essa é uma morte marcante que acontece em X-Men Primeira Classe, mas infelizmente não pelos motivos corretos. O personagem interpretado por Edi Gathegi é não apenas o primeiro, mas o único do lado dos heróis a morrer. Isso é feito para passar ao expectador a sensação de urgência e de que nehum herói está a salvo, mas é feito justamente com o pior personagem possível.

Quando Sebastian Shaw ataca o local onde a Primeira Classe está, os jovens mutantes tentam rechaçar o ataque utilizando os poderes destrutivos de Alex. Shaw absorve a energia lançada pelo mutante e a insere dentro do corpo de Darwin, fazendo-o se destruir de dentro para fora. A questão, é que a habilidade mutante de Darwin é seu corpo se adaptar a qualquer situação. Na situação do filme, o corpo do mutante deveria se transformar em energia e se recuperar, ou qualquer coisa que os roteiristas inventassem, a morte era a única opção que não deveria ser cogitada.

Fica bastante estranho o único herói do filme que morre, ser alguém virtualmente imortal, interpretado por um homem negro retinto, principalmente depois que Sebastian Shaw fala sobre ser escravizado e olhar diretamente para Darwin.


⊗ 8. Sebastian ShawX-Men: Primeira Classe

A morte de Darwin não é a única importante a acontecer em X-Men: Primeira Classe. Isso porque o vilão do filme, após causar uma imensa repulsa no expectador, finalmente recebe o que merece. A morte icônica que consagra Magneto como um dos melhores personagens de todo o filme.

A morte de Sebastian Shaw acontece no final do filme, quando Magneto consegue capturar o vilão com a ajuda da telepatia de Charles Xavier, isso é feito ao remover o capacete que bloqueia ataques psíquicos. Erik decide fazer Sebastian Shaw morrer lentamente, atravessando uma moeda pelo cérebro do mutante, tudo isso enquanto Charles sente a mesma dor que o vilão sentiu.


⊗ 7. Jean Grey X-Men: O Confronto Final

X-Men: O Confronto Final é um filme polêmico, muitos fãs repudiam, enquanto outros amam. Mas uma coisa que é unânime, é que Famke Janssen deu um show de atuação interpretando Jean Grey. Por isso, quando a personagem morre, realmente dá para sentir muita tristeza.

Após perder o controle de sua mente para sua personalidade maligna, a Fênix, Jean tem um momento de lucidez conseguindo suprimir seus impulsos assassinos, permitindo assim que Wolverine a mate, acabando não apenas com o tormento da mutante, mas também de todos aqueles que ela estava prestes a exterminar. Esse momento também permitiu que o retorno de Jean Grey em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido fosse ainda mais emocionante.


⊗ 6. Professor X – X-Men O Confronto Final

Se para algumas pessoas a morte de Jean Grey pode ter parecido forçada por ter sido Wolverine a dar o golpe final, a morte do Professor X dificilmente é apontada como algo negativo. Parte disso é por causa da grande entrega dos atores Patrick Stewart e Famke Janssen, que se entregam de forma maravilhosa na cena.

Jean Grey descontrolada, emocionalmente ferida pelas mentiras de Xavier e manipulada pelas palavras de Magneto, acaba assassinando sua figura paterna em sua própria casa. Nessa cena, os efeitos, a atuação, a trilha sonora, tudo esta impecável. O desespero e a confusão que Jean demonstra enquanto conversa com os mutantes é tão genuíno, que parte o coração. Já o olhar do Professor X para Wolverine antes de morrer parece expressar tanto, mesmo que ele não diga sequer uma palavra. Uma cena maravilhosa.


⊗ 5. Mutantes do Futuro – Dias de um Futuro Esquecido

Esse é aquele momento que ficamos em cima do muro, citando várias mortes em um só item. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é um marco para os filmes de super-heróis. O longa conseguiu juntar o clima fantasioso dos quadrinhos, com uma urgência e drama que só filmes mais sérios conseguem trazer. A serie de mortes que o expectador presencia ajuda muito nessa atmosfera assustadora e impactante.

Logo no começo do filme, nós nos damos conta de que os X-Men correm grave perigo, pois embora a princípio pareçam estar vencendo a batalha, as Sentinelas do futuro começam a se adaptar aos poderes dos mutantes. Assim, vemos Homem de Gelo, Mancha Solar, Colossus, Blink, e Apache brutalmente assassinados. Posteriormente na luta no final do filme, Bishop que não havia morrido no início, também acaba morto, todas as mortes sendo bastante gráficas embora não haja sangue. Nenhum fã esperava encontrar isso num filme dos X-Men, ainda que dolorido de ver, foi extremamente gratificante.


⊗ 4. Tempestade – Dias de um Futuro Esquecido

Se você estranhou que o nome de Tempestade não foi citado no item anterior, isso foi porque a mutante merece um lugar especial nessa lista. Ainda que nas telonas Ororo Munroe tenha seus poderes completamente diminuídos, a personagem interpretada por Halle Berry ganhou um lugar especial no coração dos fãs. Vê-la morrer de forma brutal e sozinha é algo para não se esquecer.

Na batalha final de Dias de um Futuro Esquecido, após um incrível combo com Magneto, onde a Deusa dos Ventos explode o Pássaro Negro destruindo centenas de Sentinelas, a líder da equipe acaba se distraindo ao tentar verificar se todos estão bem. Essa distração foi o suficiente para que uma Sentinela surja atrás dela e a empale, para logo em seguida arremessar para um precipício. Isso tudo enquanto o Professor X está ligado mentalmente a sua pupila e sente a morte dela. Mesmo que tudo dê certo no final, é difícil assistir ao filme e não sentir um nó na garganta ao ver essa cena.


⊗ 3. Jean Grey – X-Men 2

X-Men 2 é considerado por muitos fãs como o melhor filme de toda a franquia. O longa combina boa trilha sonora, com boas atuações, bons efeitos especiais e um roteiro com pouquissimos defeitos. Isso tudo faz com que seja extremamente fácil criarmos uma ligação com os personagens do filme, assim, a morte de um deles é extremamente impactante, principalmente quando se trata de um sacrifício.

Jean Grey passa o filme inteiro brigando com seus poderes. Sua telepatia parece fora de controle, sua telecinese está mais poderosa e ela acaba machucando seus próprios amigos sem querer. Sentindo que algo de muito errado está acontecendo, ao chegar no final do filme, a mutante percebe que eventualmente sua imensa quantidade de poder poderá se voltar contra seus aliados, então ela resolve se sacrificar. Quando as barreiras da base do lago Alkali se rompem, Jean desce do Pássaro Negro, liga a nave utilizando telecinese, faz o veículo levantar, se conecta mentalmente com Xavier para se despedir, enquanto impede que toneladas de água esmaguem seus amigos. Tudo se torna ainda mais simbólico, levando em conta que Jean é a primeira pessoa da equipe que os fãs viram “morrer”.


⊗ 2. Professor X – Logan

O Professor X de Patrick Stewart está dentre um dos personagens mais amados da franquia. Ele é justo, amável e e embora seja falho, busca sempre o melhor de seus alunos, estando sempre pronto para ajudar. Então foi extremamente doloroso vê-lo não apenas definhar, mas também morrer como aconteceu no filme.

No futuro distópico do filme Logan, Xavier está com sua mente definhando por causa do alzheimer, isso faz do personagem alguém extremamente frágil e vulnerável. Além de sua já costumeira necessidade de amparo por causa da cadeira de rodas, Charles não consegue controlar seus poderes e tem momentos de lucidez e de insanidade. Quando ele e Wolverine resolvem dormir na casa de uma família que conheceram, o Professor é assassinado por X-24, um clone de Wolverine. Ter Xavier morto por alguém com a mesma aparência de Wolverine, tendo a possibilidade dele achar que foi o próprio Logan que o assassinou, é algo difícil demais de processar.

Como se não bastasse isso, há ainda o velório do personagem, que torna todo o drama ainda mais dolorido de acompanhar.


⊗ 1. Wolverine – Logan

Logan é um filme de drama, nele temos tantas mortes marcantes que é difícil apontar aquelas que são as mais tristes. A morte da família que acolheu Logan e Xavier, a morte de Caliban e a morte do próprio Professor X são como uma apunhalada no coração do expectador. Ainda assim, nada é tão difícil quanto assistir a uma filha presenciando a morte de seu pai, sendo esse pai um herói que acompanhamos por quase 20 anos.

Embora tenha saído vitorioso na batalha contra o X-24, o fator de cura de Logan não é o mesmo de anos atrás, por isso, os ferimentos infringidos nele são fatais. Assim, presenciamos os últimos momentos de Wolverine vivo, assim como os últimos momentos de Hugh Jackman sob o manto do personagem. A atuação de Jackman, somada a atuação de Dafne Keen como X-23 faz do momento ainda mais triste. Esse é o tipo de cena que é difícil não se emocionar mesmo após já te-la visto mais de uma vez.


Menção Honrosa
Lady Letal – X-Men 2

Essa é uma morte que passa despercebida diante das outras mortes da lista, ainda assim, observando o contexto da cena, ela é extremamente impactante.

A personagem interpretada por Kelly Hu quase não tem falas no filme, toda a sua interpretação é baseada em suas expressões faciais e corporais. Isso porque todas as ações da personagem são comandadas por William Striker, que a está controlando com um soro. Quando Wolverine mata a personagem injetando adamantium no corpo dela, é a primeira e única vez que vemos a verdadeira expressão da personagem, e é extremamente triste perceber o quanto Striker odeia os mutantes a ponto de usa-los como armas para se matarem.

Chegamos ao fim dessa lista, você concorda com ela? Acredita que faltou alguma? Diga o que pensa nos comentários.