SÉRIES

Os 10 melhores momentos de Jean Grey em X-Men: Evolution

Em X-Men: A Série Animada, ao contrário de Tempestade e Vampira, Jean foi apresentada como uma personagem fraca e desnecessária. Quando X-Men: Evolution foi lançado, parecia que esse erro se repetiria, mas todos não poderiam estar mais enganados. A evolução da personagem no desenho é incrível, e é justamente por isso que hoje o Universo X-Men traz os 10 melhores momentos de Jean Grey em X-Men: Evolution.


⊗ 1. Potencial desbloqueado

Durante toda a primeira temporada, nós temos Jean com dificuldades para utilizar suas habilidades telecinéticas. Embora tenha demonstrado um bom controle dos poderes quando impede que os pais de Kitty sejam soterrados durante um desmoronamento ou quando utilizava a telepatia, na maioria das vezes personagem mal conseguia levantar cadeiras e mesas. Isso muda completamente a partir do episódio “Sobre tensão” na segunda temporada.

Nesse episódio, os poderes telepáticos e telecinéticos de Jean simplesmente se elevam a um nível que fica simplesmente impossível para a mutante controlar. Chega um momento em que Jean simplesmente desmaia enquanto utiliza sua telecinese a nível molecular, alterando as estruturas dos objetos no local e destruindo todo um cômodo do Instituto Xavier. A destruição só termina, quando Vampira drena um pouco das habilidades da mutante, que assim consegue finalmente descansar. Nesse episódio vemos a vastidão que os poderes de Jean atingiriam eventualmente.


⊗ 2. Jean criminosa

Outro momento em que temos Jean utilizando seus poderes enquanto está fora de suas faculdades mentais, acontece no episódio “O Incrível Mésmero”. O mutante controlador de mentes utiliza seus poderes para fazer uma lavagem cerebral nos X-Men e forçá-los a praticar roubos. Jean acaba sendo líder da equipe de crimes.

Nesse episódio temos Jean utilizando seus poderes sem as restrições que ela mesma impõe para não machucar ninguém, assim, há momentos da mutante usando telepatia para derrubar Scott em poucos segundos, além de momentos em que usa telecinese para entortar portões de metal sem nenhum esforço, arrancar janelas e até capotar carros.


⊗ 3. Contra Ciclope e Wolverine

Ainda no episódio “O Incrível Mésmero”, temos outro feito bastante interessante de Jean. Isso porque a personagem não é controlada apenas para utilizar seus poderes para roubo, mas também para lutar contra seus próprios companheiros de equipe, isso inclui Wolverine e Ciclope.

Contra Wolverine não há bem um confronto, assim que o mutante junto de Scott se coloca a frente de Jean, a mutante utiliza sua telecinese para arrastar os dois X-Men para fora do local sem nenhuma chance deles reagirem. Posteriormente, quando Jean está no parque de diversões para entregar a Mésmero os objetos roubados, os X-Men chegam para tentar impedir e é Ciclope quem acaba levando a pior. A mutante telecinética utiliza suas habilidades para criar uma gigante onda de lama que envolve Scott incapacitando seus poderes e derrotando o mutante sem a menor dificuldade.


⊗ 4. Ajuda na fuga

No episódio “Dia de Recuperação”, os X-Men estão revoltados e confrontando Mística que sequestrou o Professor X e explodiu o Instituto Xavier. No meio do confronto, a polícia chega no local tentando prender tanto os X-Men e seus recrutas, quanto a irmandade de Mística. Nesse momento, para fugir da polícia, Jean Grey mostra a utilidade de suas habilidades levitando um carro com 4 mutantes sem fazer esforço. Mas é no episódio seguinte, “Qualidade de Heróis” é que Jean mostra que para uma fuga das autoridades, é sempre bom ter ela por perto.

Sem o Instituto Xavier, os X-Men foram se esconder em uma caverna, mas acabam descobertos. As autoridades sem piedade lançam mísseis de seus helicópteros para exterminá-los, Jean assim como todos os X-Men consegue parar diversos dos projéteis. A mutante no entanto, é a única que consegue parar as hélices de 2 helicópteros, impedi-los de cair e fazê-los pousar sem causar dano nos pilotos. Além disso ela ainda entorta as hélices do veículo para que ele não levante voo novamente (elas ficam em forma de coração rs), tudo utilizando telecinese a uma distância de muitos metros.


⊗ 5. Parando a água da represa

Ainda no episódio “Qualidade de Heróis”, descobrimos que o meio irmão de Charles Xavier, o Fanático (Juggernaut) fugiu da prisão. Durante a fuga, Fanático está causando uma grande destruição no local e os X-Men se veem obrigados a ir até onde ele está para tentar impedir o mutante imparável.

Em meio a batalha, também é necessário que os X-Men arrumem a bagunça causada por Cain, isso inclui Jean precisando utilizar sua telecinese para simplesmente reverter o fluxo da água da represa que está escoando e segurá-la até que Homem de Gelo congele toda água. Mais uma vez a mutante faz isso sem esforço. Shiryu de Dragão ficaria com inveja da facilidade que a mutante teve para reverter o fluxo da cachoeira.


⊗ 6. A Surra na Mística

Essa é sem dúvidas uma das cenas mais marcantes de Jean Grey em toda a animação. Não apenas porque Jean demonstra sua incrível capacidade ofensiva, mas porque também mostra que em grande parte das vezes, a mutante está se contendo quando utiliza os seus poderes. Mas esse não é o caso quando seu amor está em perigo.

No episódio “Beco Sem Saída”, Mística finge ser Alex, irmão de Scott, para atrair o X-Man até o México e se vingar por ter sido deixada para trás na prisão. A vilã deixa Ciclope sem óculos e sem visor, preso no país e planeja espancá-lo e torturá-lo. O que ela não esperava, é que Jean possuísse um elo psíquico com Scott, e sendo sua telepatia tão poderosa, Jean pôde encontrar seu amado mesmo em outro país.

Quando Jean encontra Scott, Mística está prestes a ferir Scott e aí temos uma das cenas mais icônicas da personagem. “É isso mesmo querida“, diz ela quando perguntada se veio salvar o namorado, antes de utilizar sua telecinese para fazer Mística colidir diversas vezes na parede e depois lançar uma rajada telecinética na mutante.


⊗ 7. Parando um trem de carga sozinha

Na quarta temporada, no episódio “Boa Ação”, a Feiticeira Escarlate acidentalmente descarrilha o metrô, fazendo com que a Irmandade ao ajudar os civis, melhore a própria imagem com o público. Isso faz com que eles fiquem gananciosos e causem ainda mais acidentes propositais, para assim salvar mais civis e enriquecer. No entanto, um dos acidentes fica fora de controle quando eles causam a colisão de um trem e um metrô. O acidente poderia ser sido muito pior se Jean e os X-Men não estivessem no local.

Sabendo de tudo o que a irmandade estava fazendo, os X-Men ficam prontos esperando que algo eventualmente daria errado. Ao descobrir que o metrô e um trem colidiriam, Jean vai em direção aos veículos para pará-los, nesse momento a telecinese da mutante está tão desenvolvida, que ela consegue parar um trem com inúmeros vagões em alta velocidade em poucos segundos.


⊗ 8. Segurando a explosão

Embora Jean tenha conseguido parar o trem de carga, não há tempo hábil para a mutante se locomover até o outro veículo e pará-lo, isso faz com que Lince Negra se veja obrigada a tentar atravessar o vagão do metrô por dentro do trem inteiro. Ainda que Kitty tenha ultrapassado quase metade dos vagões de carga, a mutante acaba não aguentando e ao liberar seus poderes, a colisão dos veículos causa uma enorme explosão. A explosão poderia ter matado milhares de pessoas, mas novamente lá está Jean para salvar o dia.

Jean consegue envolver a gigante explosão dos dois veículos em um escudo telecinético, assim, uma explosão que era pra acontecer imediatamente, é retardada por quase um minuto enquanto a mutante luta para não deixar as pessoas morrerem. O esforço da X-Woman é recompensado quando Avalanche aparece, ajudando Jean a escoar toda explosão para dentro da terra, implodindo todo o local.


⊗ 9. Batalha contra o Professor X

A Saga do Apocalipse em X-Men: Evolution é icônica. Nela nós vemos todo o planejamento da animação culminando em um embate feroz entre o mutante mais antigo do mundo e seus 4 cavaleiros, contra os X-Men, os Acólitos, a Irmandade e outros mutantes. O Cavaleiro da Morte se trata de Professor Xavier, que aparenta ser o mais poderoso dentre os 4, e coube a Jean Grey enfrentar esse monstro.

O Professor X teve seus poderes ampliados por um mutante que o derrotou em menos de 1 minuto. Supomos então, que as habilidades de Charles enquanto Cavaleiro do Apocalipse, estavam muito superiores do que eram em seu auge. Ainda assim, Enquanto todos os outros Cavaleiros estavam sendo enfrentados por vários mutantes, Jean utilizando apenas o capacete do Cérebro, conseguiu batalhar de igual para igual sozinha contra Charles. Os mutantes lutam utilizando projeção astral para lutar com armas psiônicas que tomam a forma de lâminas e escudos.

No final a Jean acaba derrotada, afinal, ainda era apenas uma jovem de 18 anos, mas o tempo que ela ganha ali é crucial para segurar o mais poderoso Cavaleiro até que Apocalipse fosse derrotado por Vampira.


⊗ 10. A Fênix Negra

O último momento de Jean na animação se trata muito mais de algo que os fãs gostariam de ver, do que um momento grandioso. Ele acontece no último episódio, “A Ascensão Parte 2”, que conta como Apocalipse foi derrotado pela união dos mutantes, além de mostrar coisas do futuro, isso inclui a tragédia da vida de Jean Grey.

Ao falar sobre sua experiencia, o Professor X relata que quando entrou em contato com a mente do mutante ancestral, teve vislumbres do futuro. Charles viu os Novos Mutantes, a Irmandade, a evolução dos X-Men, mas “com pesar no coração, viu o mais querido dos amigos, se tornar o mais terrível dos inimigos”. Nessa cena, vemos Jean Grey sendo dominada pela fúria da entidade cósmica, a Força Fênix que toma o corpo da mutante, a envolve em chamas e sai voando pelo espaço.

Essa cena nos dá um gostinho do que poderia acontecer caso X-Men: Evolution tivesse outras temporadas, mas visto que isso é bem improvável, o que aconteceria com Jean no futuro da série fica apenas na nossa imaginação.


Chegamos ao fim da nossa lista, você concorda com ela? Acha que faltou alguma cena marcante de Jean Grey? Diga o que pensa nos comentários.