QUADRINHOS

Marvel revela nova hospedeira da Fênix

Uma grande disputa tomou conta da Marvel nos últimos meses. A Força Fênix convocou uma série de personagens para um torneio para decidir quem será o novo hospedeiro. Depois de uma série de combates, finalmente temos um resultado (via ComicBook).


Em Vingadores #44, os heróis restantes do torneio seguem em combate, em vários lugares. Mas aos poucos o poder da entidade presente em cada uma deles começa a diminuir. Então surge uma narração ao fundo. Essa voz começa a dizer: “Para ser a Fênix, você precisa sofrer. Precisa ter caído. E eu certamente caí, embora não sem que alguém tivesse me empurrado“.

Essa pessoa misteriosa começa a tomar para si o poder presente nos outros e a libertá-los, fazendo com que a luta interna deles de resistir a esse poder colossal termine, como ela mesmo descreve. A identidade dessa personagem então é revelada.


⊗ A NOVA FÊNIX
Marvel Fênx A Chegada  Fênix Enter the Phoenix Maya Lopez Eco x-Men

Ela é Maya Lopez, a Eco, que aceita o seu destino como Fênix. Ela relembra que é uma indígena chayenne e que eles, assim como várias outras tribos, sempre acreditaram em um espírito da mudança, um grande pássaro de fogo que anuncia o verão e que protege durante o frio do inverno. Maya conclui dizendo:

“Hoje, para o melhor ou pior, eu me retornei essa mudança. Meu nome é Maya Lopez. E eu sou um eco para todo o fogo e vida que vieram antes de mim. Eu sou o pássaro trovejante do ontem e do amanhã. Eu sou a Fênix.”

Maya é uma nativo-americana. Ela nasceu surda e acabou desenvolvendo a habilidade de copiar habilidades de adversários e demais talentos. É mestre em artes marciais. Apesar de surda, é capaz de fazer leitura labial e responder com palavras. Iniciou a sua trajetória como uma inimiga do Demolidor. Seu pai era sócio do Rei do Crime e acabou assassinado, acreditando que o Demônio de Hell’s Kitchen foi o responsável pela sua morte, jurou vingança a ele. Possui uma tatuagem em forma de mão no rosto para sempre lembrar da morte do seu pai.


⊗ JEAN GREY
Enther the Phoenix Jean Grey Fênix Maya Lopez

A Garota Marvel é a hospedeira mais conhecida da entidade. Ela pressentiu o retorno do pássaro flamejante à Terra e percebeu que não estava a sua procura dessa vez, mas de outra pessoa. Mesmo não sendo um assunto seu, ela demonstrou preocupação com o que poderia acontecer.

Com o fim do torneio, Jean Grey utilizou sua telepatia para entrar em contato com Maya. Ela pediu para que Eco não tente passar por isso sozinha, porque a Fênix irá tentar afastá-la de tudo o que a torna humana. Por fim, Jean afirmou ter esperança de que Maya consiga cumprir seu papel como hospedeira e lhe desejou sorte.


⊗ POLÊMICA
Vingadores vs X-Men Fênix

A Força Fênix é um elemento clássico da história dos X-Men. Vários mutantes se tornaram seus hospedeiros ao longo das décadas, como Jean Grey, Rachel Summers, Hope e o Quinteto Fênix. Uma das últimas vindas da entidade à Terra provocou uma rixa entre os X-Men e os Vingadores. Os mutantes pretendiam utilizar o poder cósmico para impedir a extinção quase iminente dos mutantes, fruto das ações da Feiticeira Escarlate no Dia M.

Os Vingadores foram contra a ideia, pois acreditavam que os X-Men não tinham capacidade para lidar com esse poder, mesmo levando em conta tudo o que estava em risco se não fizessem. Isso gerou o arco conhecido como Vingadores vs X-Men.

Por isso, uma parte do público considera hipocrisia a ideia dos Vingadores disputarem o poder da entidade e um dos seus integrantes se tornar o hospedeiro, já que foram contra os mutantes usarem esse poder pra restaurar sua espécie. Também desagrada alguns fãs a ideia de um elemento clássico dos X-Men ser apropriado por outra equipe.

Vale destacar que a justificativa para um hospedeiro da Fênix entre os Vingadores nesta saga é o fato da Lady Fênix, primeira hospedeira da entidade, ter feito parte dos Vingadores Pré-Históricos.


E você, caro leitor, o que achou da saga? O que você pensa da Fênix estar com os Vingadores? Diga nos comentários!