FILMES

Entenda por que Noturno não apareceu em X-Men: O Confronto Final

Já faz mais de 15 anos desde o lançamento de X-Men: O Confronto Final. O filme patinou um pouco no gosto da crítica e do público, mas foi na época um grande sucesso de bilheteria. Parte desse sucesso se deu por causa do filme anterior, X-Men 2, longa aclamado tanto pelo público, quanto pela crítica. Sendo assim, os fãs ficaram muito decepcionados quando um dos personagens mais aclamados no segundo filme não apareceu no terceiro. O que aconteceu com o Noturno de Alan Cumming? Porque ele não apareceu em X-Men: O Confronto Final? Descubra a resposta para essas perguntas abaixo.


A Maquiagem do Noturno

Antes de entendermos o porque de Noturno não estar no filme, é preciso entender um pouco o processo de maquiagem pela qual Alan Cumming passou diariamente durante a filmagem de X-Men 2. Que assim como o processo de maquiagem de Rebecca Romijn como Mística, não foi nada fácil.

A maquiagem de Rebecca Romijn levava cerca de 9 horas para ser aplicada em X-Men: O Filme. Em X-Men 2, no entanto, esse tempo foi reduzido para 5 horas. Contudo, diferentemente de Mística, a maquiagem de Noturno ainda não havia sido aperfeiçoada. Assim, embora a média dos dias fossem entre 4 a 5 horas, Alan Cummings chegou ater que enfrentar até 8 horas de maquiagem para ficar com o visual de Noturno.


As reclamações do ator

Quando Alan assinou o contato para 2 filmes, ele não conhecia os personagens dos X-Men. Sendo assim, ele sequer fazia ideia de que Noturno era azul, muito menos de que teria que ficar horas sentado em uma cadeira para ser maquiado. Para ele, o processo de se maquiar foi uma experiência excruciante (palavras do próprio ator).

Ainda que tenha reclamado muito do processo de maquiagem, o ator sempre elogiou o resultado do filme, e estava pronto para encarnar o herói mais uma vez, visto que havia assinado contrato para 2 longas, sendo assim, ele precisaria cumprir com seu compromisso. A presença do ator na franquia seria removida no futuro, quando Bryan Singer saiu do projeto para a entrada de Brett Ratner.


Possível briga

Em 2005, Bryan Singer abandonou a produção de X-Men 3 para dirigir o filme Superman: O Retorno. A 20th Century Fox não quis esperar o retorno do diretor e decidiu continuar o projeto sem ele. Após Singer sair da produção, Brett Ratner foi escolhido como diretor, mas antes dele ser selecionado, Cumming cedeu entrevistas onde dizia não estar chateado pela saída de Singer. Aparentemente, algo que Bryan fez com o ator foi realmente incomodo.

Não estou desapontado e não posso negar isso. Acho ele muito talentoso e estou muito orgulhoso do filme [X-Men 2]. Acho que é um ótimo filme, mas não gostei de trabalhar com Bryan nele.

Embora o processo de maquiagem seja a maior parte do incomodo do ator com relação ao papel, pode ser que uma briga com Bryan Singer possa ter contribuído para que ele não quisesse interpretar mais Noturno. Isso porque Alan expressou a vontade de que o personagem sofresse um acidente que o deixasse branco ou o matasse.

Na verdade, tive uma ideia de que essa coisa terrível e fabulosa acontece com Noturno. Ele sofre um acidente químico e seu rosto fica branco. Ele morre, não sei.


A troca de produção

Foi somente quando Ratner assumiu o cargo de diretor, que os desejos de Alan Cumming finalmente se realizaram. Pois até então, o personagem estava inserido no roteiro original de X-Men: O Confronto Final, mas acabou sendo removido na versão final.

Foi o infame Simon Kinberg, junto de Zak Penn, que assinou o roteiro do terceiro filme dos mutantes. Segundo informações, Noturno teria muito menos relevância nessa versão do roteiro, do que teve em X-Men 2. E levando em conta que Alan passava muitas horas se maquiando para interpretar o personagem, a produção decidiu que certamente não valia a pena no esforço do ator, ou o gasto de tempo e dinheiro para um papel pequeno. Assim, ficou decidido que Noturno não mais estaria no filme.


A explicação oficial para a ausência de Noturno

Se o personagem não entrou para o filme por decisões de produção, era necessário uma explicação plausível ou pelo menos uma tentativa da razão para os fãs não verem o mutante no longa. Essa explicação não veio no filme, mas sim no jogo de videogame oficial de O Confronto Final, “X-Men: The Oficial Game“.

O jogo se passa entre os acontecimentos de X-Men 2 e o Confronto Final. Descobre-se que Stryker, antes de morrer, havia desenvolvido o projeto Sentinela, mas não somente isso, Jason, o filho dele, estava vivo. Assim como Jean, a mente de Jason se fragmentou em uma personalidade boa e outra ruim. Durante todo o jogo, Jason aparece na mente de Noturno atormentando-o. Isso porque o mutante alemão se sentia culpado por deixar o filho de Stryker para morrer em X-Men 2. 

A personalidade ruim de Jason controla o Molde Mestre das Sentinelas, criando todos os tipos de problemas aos X-Men. A personalidade boa dele, por outro lado, acaba ajudando Noturno em alguns momentos, inclusive, guiando-o para destruir o Molde Mestre. Após muita batalha, os X-Men conseguem parar o projeto, mas Noturno acaba vendo Jason morrer, e, devido a vida violenta que os X-Men vivem, ele acaba abandonando a equipe para viver uma vida pacífica.


O que achou da explicação? Gostaria de ter visto o personagem em X-Men mesmo que num papel pequeno? Diga o que pensa nos comentários.