FILMES

XMEN20: 15 curiosidades de X-MEN 3: O Confronto Final (2006)

X-Men: O Confronto Final, ou simplesmente X-Men 3, foi um divisor de águas na franquia dos mutantes, há aqueles que amam o filme, mas também há aqueles que odeiam. Ao passo em que inseriu grandes sequencias de ação e efeitos especiais surpreendentes, o filme também pecou completamente ao adaptar uma das sagas mais icônicas da história dos quadrinhos, a Saga da Fênix Negra. Mas mesmo se você não gostou do filme, há curiosidades que podem lhe interessar, confira elas abaixo.


× 1. Troca de diretores

X-Men: O Confronto final foi o primeiro filme da saga que não contou com Bryan Singer na direção. Singer saiu da franquia para dirigir Superman: O Retorno (2006), com a intenção de logo em seguida retornar para a franquia X-Men. Porém, a 20th Century Fox decidiu que o filme deveria sair ainda em 2006 e por isso resolveu contratar Matthew Vaughn (X-Men: Primeira Classe, 2011), que acompanhou o desenvolvimento da produção e do roteiro, mas desistiu do projeto apenas 9 semanas antes do início das filmagens. Ele alegou que a agenda do filme era muito extensa e o afastaria de sua família. Foi então que Brett Ratner assumiu o papel de diretor da franquia.

× 2. Cena de abertura

No início do filme, há uma simulação da sala do perigo, nela há uma referência a “Dias de um Futuro Esquecido”, um futuro caótico onde as sentinelas tomaram o controle do mundo. 8 anos depois, a saga foi adaptada no filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), que, ironicamente, praticamente apagou a existência de X-Men: O Confronto Final da franquia.

Ainda na simulação, Wolverine pede para que Colossus o arremesse na sentinela. Este movimento é uma referência ao movimento treinado pelos personagens nos quadrinhos.

× 3. Jovens novamente

Para o flashback de abertura do filme na casa dos Grey, a produção de efeitos especiais do filme utilizou um programa para “rejuvenescer” Ian McKellen e Patrick Stewart. Para isso, utilizaram fotos antigas dos atores para que eles parecessem 20 anos mais jovem digitalmente.


× 4. Referência de trabalho

Na primeira cena do Anjo, Dra. Rao abre uma caixa que contém a cura, cujo código é XM89248. O primeiro trabalho do quadrinista Jim Lee com os X-Men foi em em “Uncanny X-Men” n º 248 (1989).

× 5. Primeira Classe

X-Men 3 é o único filme da franquia que possui os 5 membros originais dos X-Men (Ciclope, Jean Grey, Anjo, Fera e Homem de Gelo), mesmo que nem todos lutem do mesmo lado, ou sequer apareçam juntos em cena ao mesmo tempo.


× 6. Revista sobre mutações

Na primeira cena do Dr. McCoy, ele é visto lendo um exemplar da revista “Scientific American”, que apresenta como matéria de capa “Rastreamento de Mutações”. A edição é verdadeira e foi lançada em outubro de 2005.

× 7. Fênix de dupla personalidade

Por sua dupla função como Jean Grey / Fênix, Famke Janssen pesquisou extensivamente transtornos de identidade dissociativa e dupla personalidade para fazer uma convincente performance. Você acha que deu resultado?

× 8. Redução de papéis

Rebecca Romijn (Mística) e James Marsden (Ciclope) tiveram seus papéis reduzidos substancialmente. Quando o filme apressou sua produção, os dois membros do elenco tiveram conflitos de agenda, o que obrigou a produção a reduzir a participação deles. James apareceu no filme por apenas 4 minutos e 40 segundos. Nos quadrinhos, Ciclope era uma personagem principal do enredo Fênix/Fenix Negra, no qual a história deste filme foi baseada.


× 9. Kitty Pryde ganha seu destaque

Brett Ratner escalou Ellen Page como Kitty Pryde depois de ve-lá em Menina Má.com (2005). Ela inicialmente recusou o papel, mas depois de Ratner ligar pessoalmente e falar sobre o roteiro, ela concordou em fazer o papel. Kitty Pryde até então era uma personagem que fazia pequenas participações nos primeiros filmes, mas só foi em X3 que ela entrou pra equipe. Anos depois, descobriríamos também que Ratner tinha um comportamento abusivo e homofóbico com Ellen, alem de ser acusado de assédio sexual por diversas mulheres, incluindo Olivia Munn (Psylocke).

× 10. Roda a roda Tempestade

As acrobacias rodopiando em cabos realizadas por Halle Berry a fizeram ficar tão enjoada que ela vomitou em uma cena. A equipe teve que passar a levar baldes para ela antes de filmar suas cenas de luta. (Não entendeu a imagem? Clique aqui)


× 11. Maquiagem do Fera

A Maquiagem de Kelsey Grammer levava de 3 a 4 horas para ficar pronta. O ator disse que era muito difícil permanecer com a maquiagem e a roupa porque tinha uma sensação claustrofóbica, tinha dificuldade de se locomover e passava muito tempo parado com ela (nos intervalos). Ainda assim, foi o ator quem “se convidou” para fazer sua participação especial em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

× 12. Atores quase escalados

O ator Mike Vogel chegou a ser contratado para interpretar o personagem Anjo, mas teve que deixar o projeto devido a conflitos de agenda com outro filme em que estava trabalhando na época, Poseidon (2006). A atriz Maggie Grace esteve cotada para interpretar a personagem Kitty Pryde, mas não pôde aceitar devido a conflitos de agenda. Na época, ela trabalhava na série “Lost”. O ator Josh Holloway, também de “Lost”, recebeu a proposta para interpretar Gambit, mas não aceitou por considerar o personagem muito parecido com o que interpretava na série de TV. Posteriormente, o personagem foi excluído do roteiro.

× 13. Sumiço do Noturno

O mutante Noturno faria uma aparição no filme. Apesar de seu desconforto com a maquiagem protética, Alan Cumming, que havia interpretado Noturno em X-Men 2 (2003), reprisaria o papel. No entanto, a participação era tão curta que os cineastas sentiram que o processo longo e caro da maquiagem não valia a pena, por isso ele foi omitido do filme. O jogo X-Men: The Official Game (2006) menciona que Noturno se juntou aos X-Men, mas deixou o grupo. Segundo a história do jogo, Kurt abandonou a equipe porque ele não apreciou a vida de ação e violência.


× 14. Versão de Bryan Singer

Há algum tempo, o Universo X-Men conseguiu um conteúdo exclusivo, contendo artes conceituais caso Bryan Singer tivesse dirigido X-Men 3. Confira a imagem abaixo e veja muito mais fotos da Fênix de Bryan Singer e a destruição que ela causaria aqui

× 15. Magneto poderia ter morrido?
Jean matando Magneto em imagem conceito de Confronto Final

Antes de Bryan Singer deixar a direção de “O Confronto final”, os planos iniciais eram de que ao invés do Professor X, quem deveria morrer era Magneto. Outra coisa diferente é que Ciclope construiria a sala do perigo na versão de Singer.


Assim como os filmes anteriores, X-Men: O Confronto Final possui uma grande quantidade de curiosidades, estas são apenas algumas que o UX selecionou. Acha que alguma outra curiosidade deveria estar na lista? Diga nos comentários, e fique ligado para as curiosidades dos outros filmes ainda esta semana.

Fonte: dvdsofaepipoca