QUADRINHOS

Como seria Krakoa em X-Men: A Série Animada dos anos 90?

Os anos 90 foram um período marcante para os X-Men na televisão. Foi nessa década que estreou X-Men: A Série Animada, que aumentou mais ainda a popularidade dos personagens, que já eram um dos carros chefes da Marvel nos quadrinhos. Nos últimos anos, Krakoa, o país mutante, representou outro grande marco, que mudou a história dos Filhos do Átomo para sempre.

Tendo isso em mente, em 2022 a equipe editorial da Marvel pensou: “E se Krakoa tivesse acontecido mais cedo?”. E partir dessa pergunta foi desenvolvida nas HQs a minissérie de cinco edições “X-MEN’ 92: HOUSE OF XCII”, que recria os principais eventos de Krakoa no universo do desenho clássico.


JUBILEU POR TRÁS DE TUDO

Nos quadrinhos, Moira MacTaggert é a pessoa responsável pela fundação do país. Ela é uma mutante e geneticista que possui o poder de reiniciar a linha do tempo até o momento do seu nascimento. Seu poder é ativado sempre que ela morre.

Depois de passar nove vidas tendo todo o tipo de experiência (anti-mutante, mercenária, aliada do Professor X, seguidora do Apocalipse, etc), ela decide tentar uma nova possibilidade para garantir a sobrevivência da mutandade: unir todos os mutantes, heróis e vilões, para estabelecer uma nação-mutante. A união faz a força. Porém, como ela deveria ser protegida, ela forja a sua morte e somente Professor X e Magneto sabem sobre seu papel.

Já no universo da série animada, a jovem Jubileu é quem idealiza a nação. Além do seu amado poder de fogos artifícios, ela descobre que tem capacidade de renascer e passa por várias tentando fazer com que os mutantes sobrevivam.


⊗ PROTOCOLOS DE RESSURREIÇÃO

Em Krakoa, os mutantes aprenderam que combinando os seus poderes poderiam realizar feitos incríveis. Os Protocolos de Ressurreição se tornaram um dos circuitos de poderes mais importantes. A partir deles é possível reviver os mutantes que já morreram.

No universo regular, funciona basicamente da seguinte forma: o Senhor Sinistro coleta o material genético de todos e o Professor X, utilizando o Cérebro, as memórias. Depois disso o processo é conduzindo por um grupo de mutante chamado de Os Cinco.

Ovos cria um ovo para incubar o novo corpo do mutante e nele é inserido o DNA. Proteus altera a realidade para tornar o ovo um ambiente favorável e Elixir inicia o processo de replicação das células para dar início à “gestação”. Tempus acelera o processo para que o novo corpo amadureça até atingir a idade que o mutante tinha anteriormente. Hope atua como uma mediadora, ampliando os poderes de todos e garantindo que funcionem corretamente. Depois do nascimento, Charles transfere as memórias do mutante para seu novo corpo.

Já nos anos 90, outros mutantes assumem esse papel. Proteus reaparece aqui, mas dessa vez para criar os ovos. Tempo acelera o tempo. Vale lembrar que Tempo e Tempus são personagens diferentes. O Curandeiro utiliza seus poderes de cura para garantir que o desenvolvimento ocorra corretamente. Fabian Cortez aumenta os poderes do grupo e Karma transfere as memórias para o novo corpo.


CONSELHO SILENCIOSO
x-men a serie animada krakoa

Todo país têm seus governantes. Krakoa não é diferente. Na ilha existe o Conselho Silencioso, composto por 12 mutantes para discutir o futuro e as ações da nação. Desde o começo o grupo passou por algumas mudanças entre seus membros. Mas para você entender um pouco melhor, vamos citar os primeiros integrantes: Professor Xavier, Magneto, Apocalipse, Jean Grey, Noturno, Tempestade, Emma Frost, Kate Pryde, Sebastian Shaw, Mística, Exodus e Senhor Sinistro.

No universo da série animada, as coisas são um pouco diferentes. Originalmente o grupo era composto Jean Grey, Ciclope, Tempestade, Professor X, Magneto, Apocalipse, Emma Frost, Arcanjo, Callisto, Mística, Ômega Vermelho e Senhor Sinistro.

Depois de alguns eventos, Jean Grey, Ciclope, Apocalipse e Arcanjo são substituídos por Miragem, Mancha Solar, Madame Teia e Fera.


⊗ X DE ESPADAS

A primeira grande saga de Krakoa, X DE ESPADAS, apresentou Okkara, uma nação mutante de milhares de anos atrás, da qual o Apocalipse e sua família (sim, esposa e filhos), fizeram parte. Depois de uma guerra com os demônios de Amenth, os mutantes foram derrotados e obrigados a irem para o reino demoníaco. Nesse processo, a ilha em que viviam foi dividida em duas (Arakko e Krakoa) e Apocalipse foi o único que sobreviveu na Terra.

Ele passou séculos tentando encontrar maneiras de resgatar sua família, porém, sem sucesso até que uma feiticeira multidimensional, Saturnyne, organizou uma guerra entre Krakoa e Arakko/Amenth. Dez guerreiros de cada ilha se enfrentaram. Se Krakoa perdesse, toda a vida na Terra poderia ser anexada à Amenth, mas se ganhasse, todos os mutantes Arakki poderiam retornar.


Nessa nova versão vintage, as coisas são um pouco diferente. O confronto acontece com Arkon, o guerreiro que governa Polemachus. Quem assistiu a série dos anos 90, deve lembrar que a Tempestade quase se casou com ele.

Gênese nos anos 90 / Gênese nos quadrinhos regulares

Milênios atrás, Arkon conquistou Arakko e agora pretende dominar Krakoa. Dez guerreiros de cada lado são convocados e, como você deve imaginar, os krakoanos vencem. Porém, no final, Apocalipse e a sua esposa Gênese ficam presos em Polemachus, para que os arakki possam retornar. Aqui os filhos de Apocalipse não existem.


⊗ CONQUISTANDO O ESPAÇO

Em 2021, Krakoa realizou pela primeira vez o Hellfire Gala. Uma festa em que celebridades, heróis e figuras políticas do mundo comum são convidadas para visita o país. Nesse evento, os mutantes transmitiram algo que mudou o curso da humanidade e deu início a uma nova Corrida Espacial: a colonização de Marte. Os mutantes ômega uniram seus poderes para tornar o planeta vermelho habitável.

Na versão noventista, as coisas são um pouco mais simples. Fênix, Magneto, Homem de Gelo, Tempestade e Magma se unem para criar uma nova versão do Asteroide M, uma base espacial, fazendo com que Krakoa ganhe seu espaço entre os astros. Esse local tem Tempestade como regente e se torna lar dos arakki.


⊗ INFERNO

Moira foi a idealizadora de Krakoa, mas não significa que ela é boazinha nessa vida. Ela planejava curar todos os mutantes se não conseguisse deter as máquinas, pois em suas vidas anteriores percebeu que somente a humanidade e os robôs venciam. Então esse seria o único jeito dos mutantes terem uma chance.

Ela foi descoberta e impedida por Mística, Sina e Emma Frost, que retiraram seus poderes e a expulsaram da ilha.

Diferente do que você pode estar pensando, Jubileu não é a vilã dessa versão. Sua história foi descoberta por uma versão maligna do Fera, que deseja criar clones com poderes de mutantes combinados (algo que o Senhor Sinistro fez em outra vida de Jubileu) para atacar os governantes do mundo e estender os domínios de Krakoa.


A equipe clássica dos anos 90 se une para impedir Fera, mas no meio do confronto, a ilha é invadida por uma Sentinela e Jubileu acaba ferida. Jean Grey transfere parte do seu poder como Fênix para a jovem.

Como hospedeira da Fênix, Jubileu leva o robô para o espaço e acaba morrendo junto.


E aí, caro mutante, o que achou dessa versão? Conta pra gente nos comentários!