QUADRINHOS

Entenda como Vampira passou de vilã odiada para heroína respeitada

Muitas pessoas sabem que a trajetória da personagem Vampira se iniciou com ela sendo uma vilã na Irmandade de Mutantes de Mística, onde ela acabou roubando os poderes da Capitã Marvel. Depois disso, ela acabou abandonando sua mãe adotiva e indo morar no instituto, onde se tornou uma das X-Women mais amadas pelos fãs. No entanto, o que poucas pessoas sabem, é que, a princípio, a mutante foi extremamente rejeitada e trabalhou duro para conseguir ganhar a confiança dos X-Men. Abaixo você pode descobrir como isso aconteceu.


⊗ Pedido de ajuda

Várias edições após a briga com a Miss Marvel e também após a briga contra os X-Men no pentágono, Vampira surge na porta dos X-Men, em Fabulosos X-Men #171. A mutante é recebida por Colossus, que imediatamente pensa em atacá-la, mas ela implora para que ele não faça aquilo, pois ela busca por ajuda. A vilã está desesperada e foi até o local em busca da ajuda de Charles Xavier, pois sente que está sendo absorvida pela persona de Carol Danvers, que ainda está em sua psique.

“Meus poderes estão fora de controle. O menor toque ativa a transferência. Está chegando num ponto que não sei mais quais pensamentos ou memorias e sentimentos são meus.”

Vampira então termina dizendo que tentou avisar a Mística o que estava acontecendo, mas que foi completamente ignorada. Sendo assim, os X-Men são sua única esperança. Os membros da equipe, por outro lado, não ficam nada confortáveis com o pedido, por isso, Xavier pede para que eles se retirem do local, pois não quer que os pensamentos negativos deles atrapalhem os exames que ele realizará.


⊗ Recruta odiada

Após fazer o exame na mutante, Xavier entende que Vampira está sendo sincera em seu pedido de ajuda, compreende que ela não é um perigo e que fazer parte dos X-Men pode ajudá-la, assim, decide integrá-la à equipe. Tempestade, que era líder do grupo, imediatamente se opõe a decisão de Charles, argumentando que não seria possível confiar em alguém que poderia traí-los a qualquer momento. Ao mesmo tempo, Carol Danvers, que naquele período havia adotado o codinome Binária e estava muito próxima dos X-Men, chega no Instituto Xavier, ao avistar Vampira, ela parte para cima da mutante sem hesitação.

Os X-Men impedem que a luta continue, enquanto Charles aponta que dentro do instituto Vampira seria respeitada como todos os outros. Nesse momento, Ororo joga em Xavier um ultimato, dizendo que caso Vampira permanecesse com os X-Men, quem sairia era ela. Essa decisão é ecoada por todos os outros X-Men, até que o Professor X argumenta utilizando algo dito pela própria Tempestade.

“Agora nós escolhemos quem vamos ajudar? Alguns são dignos e outros não? Quem foi que me disse, Ororo, que Wolverine era um X-Man não por causa de seu caráter, mas sim por seu potencial para fazer o bem? Que negá-lo apesar da natureza violenta iria contra a verdadeira razão do que fazemos, que é ajudá-lo a alcançar o seu potencial. O mesmo vale para Vampira, negar isso a ela seria condená-la completamente. E isso, eu nunca farei.”

Com essas palavras, Kitty, Colossus e Noturno são convencidos de que devem dar uma chance a ex-vilã. Tempestade, por outro lado, ao ver Binária partir revoltada do instituto pela chance que Xavier deu a sua inimiga, decide que também precisa de um tempo para pensar, mas acaba aceitando.


⊗ Viagem ao Japão

Na edição seguinte, temos uma continuação de uma história de Wolverine onde ele vai para o Japão, se apaixona por Mariko Yashida e se vê obrigado a matar o pai da mulher em um duelo. Mariko então se torna líder do clã Yashida, no entanto, Shingen, o pai de Mariko, também era pai de Kaniuchio Harada, o Samurai de Prata, que desde então busca o controle do clã. A edição 172 de Fabulosos X-Men traz os X-Men indo ao Japão para acompanharem o casamento de Logan e Mariko.

Enquanto Logan está com os X-Men, Mariko é convocada pelo líder da Yakuza para tentar resolver a situação entre ela e o Samurai de Prata. Mariko diz que nunca dará o poder para Kaniuchio, pois ele é um criminoso que traria vergonha para a família, assim como seu pai foi. Mas enquanto Mariko está lá, um plano da Víbora para envenenar os X-Men já estava acontecendo, sendo Ororo a única que não bebeu o chá envenenado.


Ororo se junta a Yukio, uma antiga amiga samurai de Wolverine que também estava tentando capturar o Samurai de Prata. Assim, elas conseguem salvar Mariko, que retorna para casa e ajuda a levar os X-Men para um Hospital. Lá, Wolverine se recupera um pouco do envenenamento, assim como Vampira, que possuía a fisiologia alienígena de Carol Danvers e foi pouco afetada. Vampira diz que irá com o X-Man até o Samurai de Prata, mas o mutante se recusa, a ex-vilã então diz que não tem como mostrar que é uma pessoa confiável, se ela não tiver uma chance, desse modo, levando em conta que Wolverine ainda está sob efeito do veneno, o mutante aceita a ajuda. Enquanto isso, Mariko permanece no hospital onde os X-Men foram levados.


⊗ O Sacrifício

É em Fabulosos X-Men #174 onde temos a dinâmica de dupla entre Wolverine e Vampira. Logan está em busca do chefe da Yakuza, Nabatone Yokuse, pois ele saberá onde encontrar Víbora e seu subordinado Samurai de Prata. Depois dos mutantes interrogarem alguns capangas da Yakuza, eles finalmente acabam encontrando o local onde se encontra Yokuse. Lá eles invadem a mansão do criminoso para descobrir respostas.

O que eles descobrem, na verdade, é que Nabatone Yokuse está morto, então a pessoa que convocou Mariko na verdade era um impostor. A dupla de mutantes corre até o hospital e conseguem chegar antes que Víbora e o Samurai de Prata concluam o assassinato. Logan vence o Samurai, mas quando o mutante está prestes a matar seu inimigo, Mariko impede que Logan mate seu meio irmão. Isso dá tempo para que a Víbora se prepare para atirar no casal. O que Wolverine não esperava, no entanto, é que Vampira entrasse na frente da rajada da arma especial de Víbora, salvando ele e Mariko.

Embora a fisiologia de Vampira faça seu corpo bastante resistente, ele não é completamente invulnerável, portanto, o tiro certeiro de Víbora causou um ferimento fatal na mutante. Logan, no entanto, tocado pelo ato de bondade para com sua amada, mesmo envenenado e precisando de seu fator de cura para se recuperar, decide que vale a pena correr o risco para salvar sua nova aliada.


⊗ Ganhando confiança

A aventura no Japão termina com Víbora indo embora com o Samurai de Prata e o casamento de Wolverine e Mariko cancelado, pois a jovem japonesa teve sua mente controlada pelo Mestre Mental, o que a fez abandonar Wolverine no altar. Esse relacionamento retorna depois, quando tudo é resolvido. Nas edições seguintes, nós temos Vampira inicialmente questionando se merecia aquele lugar de confiança, imaginando inclusive que teria sido tudo muito melhor se Wolverine a deixasse para morrer. Noturno argumenta que se Wolverine escolheu salvá-la, é porque viu potencial nela.

A oportunidade de Vampira ajudar mais uma vez surge em Fabulosos X-Men #175, onde o Mestre Mental utiliza Madelyne Pryor para fazer os X-Men pensarem que a Fênix Negra retornou. Eventualmente Scott descobre a manipulação, mas precisa de uma forma para alertar todos os X-Men, que também estavam vendo ele como inimigo. Ciclope então leva Vampira até o Professor que está inconsciente, e com a mutante sugando os poderes telepáticos de Charles, ela consegue criar um elo telepático de comunicação com os X-Men, que assim conseguem derrotar Mestre Mental.

Assim, Vampira foi galgando seu espaço dentro dos X-Men, ajudando cada um deles, como quando sugou os poderes de Colossus que estava preso em sua forma de metal após uma luta com Pyro e Avalanche, arriscando ficar presa naquele estado também. Cada feito da mutante a deixou mais próxima dos X-Men, fazendo dela mais confiável a ponto de liderar sua própria equipe, participar dos Vingadores e até mesmo ser um modelo no qual os recrutas se inspiravam. Não atoa, anos depois, quando Scott pediu para que ela liderasse sua própria equipe, disse as seguintes palavras:

“Eu a escolhi porque você corre riscos. Porque você é difícil de prever. Porque, ao contrário do Professor, consigo ver a diferença entre imprudência e improvisação inspirada.”


Vampira possui sem duvidas um dos melhores desenvolvimentos de personagem dentre os X-Men. O que achou dessa história da personagem? Diga nos comentários.