FILMES

FÊNIX NEGRA: Atriz explica mudanças na Tempestade!

Tempestade é uma das personagens mais populares e queridas entre os fãs dos mutantes. Nos quadrinhos, a sua história é bastante interessante. Ela já foi a líder dos X-Men e dos Morlocks, já chegou a perder os seus poderes e mesmo assim manteve a liderança. Entretanto, as suas versões cinematográficas nunca tiveram muito destaque e muito menos a sua história foi aprofundada.


Na primeira trilogia a Tempestade foi vivida por Halle Berry. A personagem teve pouco espaço no primeiro filme. No segundo e terceiro a atriz exigiu mais tempo de tela por ter ganhado o Oscar de Melhor Atriz, o que fez com que ela tivesse mais cenas de ação, mas ainda assim a sua personalidade e a sua história continuaram sem aprofundamento.

Em X-Men: Apocalipse (2016) uma versão mais jovem da mutante chegou aos cinemas, vivida por Alexandra Shipp. Nós descobrimos que ela era uma ladra no Cairo antes de entrar para a equipe. Mas a personagem quase não aparece no filme. Na batalha final ela passa a maior parte do tempo escondida.

Todo esse histórico fez com que os fãs ficassem pessimistas com a participação da personagem em X-Men: Fênix Negra, o novo filme da equipe. Entretanto, em uma entrevista recente para o CBR, Shipp comentou que tentou criar uma identidade para a Tempestade no filme:

“Nós não apenas não vimos a Tempestade desse jeito [como nos quadrinhos] nos filmes, nós também raramente a ouvimos falar. Eu quero dar para as pessoas uma versão da Tempestade que eles possam sentir orgulho. Eu quis que o sotaque dela estivesse perfeito … eu me certifiquei de que sempre que ela estava invocando um elemento novo, tinha que se movimentar de uma maneira diferente. Nos quadrinhos ela está sempre invocando o vento, granizo e outras coisas e nós nunca temos tempo para criar um diálogo entre o uso de poderes e o movimento do seu corpo. Na maior parte do tempo você tem que fazer isso com o olhar ou com um movimento de mãos. Para mim isso faz mais sentido. Eu quis me certificar de que ela teria a sua individualidade como heroína.”


O que você espera da participação da Tempestade em Fênix Negra?

“Durante uma missão de resgate no espaço, Jean é atingida por uma força cósmica que a transforma na mutante mais poderosa de todos os tempos. Lutando com esse poder cada vez mais instável e também com os seus próprios demônios internos, Jean fica fora de controle, dividindo a família X-Men e ameaçando destruir a estrutura do nosso planeta. Este é o mais intenso e emocional filme dos X-Men já feito. A família de mutantes que nós conhecemos e amamos deve enfrentar o mais devastador dos seus inimigos – um deles.”

Fênix Negra é dirigido por Simon Kinberg e tem o elenco principal composto por   Sophie Turner (Jean Grey/Fênix Negra), Tye Sheridan (Ciclope), Alexandra Shipp (Tempestade), Kodi Smit-McPhee (Noturno),  James McAvoy (Professor X), Jessica Chastain (personagem indefinido), Nicholas Hoult (Fera), Evan Peters (Mercúrio), Jennifer Lawrence (Mística), Michael Fassbender (Magneto), Kota Eberhardt (Selene) e Andrew Stehlin (Lótus Escarlate). O filme estreia no Brasil no dia 6 de junho de 2019.