FILMES

As 10 melhores cenas de ação dos filmes dos X-Men

Já faz mais de 20 anos desde o lançamento de X-Men: O Filme. Desde então, com 14 filmes lançados no cinema, é de se esperar que a franquia tenha brindado os fãs com inúmeras sequências de encher os olhos. Hoje o Universo X-Men separou 10 dentre as melhores cenas de ação de toda a franquia.


Vale a pena ressaltar que este não é um ranking, as cenas nessa lista estão de acordo com o ano de lançamento do filme e não do pior para o melhor (ou vice e versa). Também vale destacar que essa é apenas uma lista opinativa, caso discorde da gente, a sessão de comentários está aberta para o debate.

⊗ 1. Noturno na Casa Branca – X-Men 2

Essa lista se iniciar com a cena de Noturno na Casa Branca é extremamente pertinente, pois até hoje pouquíssimas cenas – não apenas na franquia X, mas em todos os filmes de super-heróis – rivalizam com ela.

Há quase 20 anos estreava X-Men 2, filme que apresentou o Noturno de Alan Cumming para o mundo, e não poderia ter feito de forma melhor. Logo na cena inicial do filme Noturno invade a Casa Branca para mandar uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, para que parem de discriminar mutantes. Até chegar ao homem, no entanto, Kurt precisa derrotar uma dezena de soldados e para isso ele utiliza seus poderes de teletransporte, criando um espetáculo em câmera lenta.

Infelizmente não foram muitos os fãs dessa geração que tiveram a oportunidade de conferir essa cena no cinema, mas é possível afirmar que ela foi ainda mais épica nas telonas.


⊗ 2. Sacrifício de Jean Grey – X-Men 2

Caso alguém afirme que X-Men 2 é o melhor filme dos mutantes já lançado, pouquíssimas pessoas vão argumentar contra essa afirmativa. O roteiro bem escrito, o enredo coeso, as cenas dramáticas e o carisma dos personagens é invejável. Quando se tem personagens carismáticos, a morte de um deles se torna extremamente dolorosa, e esse é o caso do sacrifício de Jean Grey.

Percebendo que no futuro perderia o controle de seus poderes, Jean decide que morrer naquele momento é melhor do que matar seus próprios amigos no futuro. Com essa dolorosa escolha, a mutante desce do Pássaro Negro que está prestes a ser alagado pelas águas da represa do Lago Alkali, faz a nave que está quebrada voltar a funcionar, ao mesmo tempo que impede as águas de destruírem o veículo. Tudo isso enquanto se despede telepaticamente de seus amigos. É uma cena icônica.


⊗ 3. A Morte do Professor X – X-Men: O Confronto Final

Se um sacrifício é doloroso, a morte de alguém que não merece morrer é igualmente angustiante. O Professor X de Patrick Stewart é retratado como um personagem amável, honesto que cometeu falhas, mas não por arrogância. Ver uma de suas mais queridas alunas matá-lo, é triste, e é justamente por isso que a cena é tão boa.

Nesse momento, nós colocamos de lado a qualidade do filme ou a necessidade da morte em si, para focar apenas na cena. Jean Grey, dominada pelo ódio e pela personalidade Fênix, mata Charles Xavier por ressentimento, enquanto Tempestade e Wolverine lutam na sala ao lado. A trilha sonora, os diálogos, os efeitos, a atuação e tudo nessa sequência é impecável. Mesmo quem odeia o filme há de convir que essa é uma das melhores cenas de toda a franquia.


⊗ 4. Wolverine e as guerras – X-Men Origens: Wolverine

Essa posição mostra que até mesmo filmes considerados péssimos podem apresentar boas coisas. X-Men Origens: Wolverine é odiado por grande parte dos fãs de quadrinhos, isso por causa de sua infidelidade e suas decisões questionáveis. Ainda assim, o longa nos serviu uma abertura de cair o queixo.

Os créditos iniciais de X-Men Origens: Wolverine acontecem depois da apresentação da origem do personagem enquanto criança mutante, junto de seu irmão Victor Creed. Após Logan se tornar um adulto, ele se junta ao exército e participa de diversas guerras, a cena de abertura nos mostra todas essas guerras, além do distanciamento dos irmãos, enquanto Wolverine permanece justo, Victor aos poucos vai se tornando o vilão Dentes de Sabre. Independente da qualidade do filme, pelo menos essa cena vale muito a pena.


⊗ 5. Batalhas no Futuro – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Ok, roubamos. As cenas de batalha no futuro em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido são duas. Contudo, ambas as sequências são tão incríveis, que embora o vídeo acima apresente só parte da batalha final, é simplesmente impossível escolher uma só. Assim, escolhemos as duas, tanto a cena de abertura do filme, quanto a batalha de encerramento.

A cena de abertura do longa traz o primeiro vislumbre do futuro distópico dominado pelas sentinelas. Nele, os X-Men lutam para conseguir sobreviver utilizando os poderes de Kitty Pryde para alterar o tempo toda vez que são descobertos. É nessa cena que temos Homem de Gelo utilizando pela primeira vez na franquia seus icônicos tobogãs de gelo, além de Blink com seus portais. Na batalha final, temos os incríveis combos de Colossus e Blink, Tempestade e Bishop e a icônica cena onde Magneto e Tempestade explodem o Pássaro Negro, destruindo dezenas de Sentinelas. Cenas que nunca envelhecem.


⊗ 6. Mercúrio na Prisão – Dias de um Futuro Esquecido

O Mercúrio da Fox se tornou um dos personagens mais populares da nova quadrilogia de filmes. Por isso, em todas as suas aparições ele possui pelo menos uma cena memorável. As duas mais incríveis são as de X-Men: Apocalipse, ao som de Sweet Dreams, que se tornou meme inclusive, e a de Dias de um Futuro Esquecido, ao som de Time in a Bottle.

Nós escolhemos a cena de Dias de um Futuro Esquecido, porque ao contrário da de X-Men: Apocalipse, essa sequência foi completamente inesperada. A cena também é um pouco mais curta, o que faz com que ela não seja enjoativa. Sobre a cena em si, é desnecessário falar, basta assistir e deixa-la encher seus olhos, pois é uma sequência espetacular


⊗ 7. A Transferência – X-Men: Apocalipse

X-Men: Apocalipse é outro caso de desgosto para parte dos fãs. Nesse caso é ainda mais dolorido, por ser a sequência de Dias de um Futuro Esquecido, um completo sucesso tanto de crítica quanto de público. Ainda assim, mesmo com seus inúmeros problemas, X-Men: Apocalipse possui diversas cenas que vistas isoladamente são incríveis.

Uma delas é a cena de apresentação de Apocalipse e seus Cavaleiros, a transferência e a traição sofrida pelo mutante ancestral. A sequência combina incríveis efeitos especiais, com uma trilha sonora de arrepiar, somadas aos 4 poderosos cavaleiros que são muito mais interessantes do que aqueles que acabaram ficando no resto do filme.


⊗ 8. Chega de Super-potências – X-Men: Apocalipse

Dentre as inúmeras críticas que o filme sofreu, o vilão Apocalipse possivelmente está no topo delas. Grande parte das críticas vem do visual do personagem, que chegou a ser comparado com um vilão de Power Rangers. Há uma cena, no entanto, onde a composição dela faz com que Apocalipse pareça ser um vilão temível, poderoso e aterrorizante, de modo que se ele fosse assim todo o filme, não haveria reclamações.

Essa cena é quando, através da mente de Magneto, Apocalipse acessa o Cérebro, conseguindo assim atingir as mentes de soldados de todo o mundo, destruindo os mísseis nucleares de diversos países. Durante o ato, o vilão faz um discurso sobre ser um deus e o quanto os seres humanos são apegados a suas máquinas de destruição, mas que não mais poderiam fazer nada enquanto ele estivesse ali. Todo esse discurso é feito com Apocalipse com uma voz extremamente imponente, o que deixa tudo mais incrível. Ao fim dessa sequência, Xavier pede para que Alex destrua o Cérebro. Ao mesmo tempo, Apocalipse invade a mansão, um gerador é explodido e aí temos a memorável cena de Mercúrio.


⊗ 9. Fúria na Floresta – Logan

Logan é o filme da franquia X mais aclamado pela crítica. Sendo um sucesso de crítica e público, o longa recebeu até mesmo indicação ao Oscar de melhor roteiro adaptado, um feito quase impossível para a época. Então não é exagero dizer que essa é uma das melhores adaptações de quadrinhos de todos os tempos. A cena de Logan na floresta é a sequência do bolo dessa adaptação.

A cena da floresta é marcante, pois ela apresenta pela primeira vez, em quase 20 anos de franquia, o Wolverine que todos os fãs sempre quiseram ver, mas pensavam que não poderiam por causa da censura. Wolverine é extremamente sanguinário, e, na cena em específico, ele toma um medicamento que o deixa ainda mais violento. Para salvar X-23, Logan toma um medicamento que o faz entrar em “Berserker Rage”, a fúria animalesca na qual o personagem simplesmente esquece que é um humano e se torna uma besta assassina. Ao lado de X-23, Logan destrói completamente os soldados de Donald Pierce, em uma sequência incrível.


⊗ 10. Dominó roubando o comboio – Deadpool 2

A escalação de Zazie Beetz foi extremamente questionada quando anunciada. Isso porquê Zazie é uma atriz negra, em contra partida, Dominó, a personagem dos quadrinhos interpretada pela atriz, tem a pele extremamente pálida. Esses questionamentos no entanto foram esquecidos quando vimos a atriz em cena no filme, e ela é sem dúvidas um dos pontos altos de Deadpool 2.

Durante todo o longa, o roteiro brinca com os poderes de Dominó, que são de manipulação das probabilidades. Em outras palavras, ela sempre está com sorte. No início, Deadpool chega até questionar se isso é realmente um super-poder, mas isso fica claro quando ela invade o comboio que está levando mutantes para prisão, afim de salvar o jovem Russel. Nessa cena, ela também luta com Cable, e embora os efeitos especiais não sejam primorosos, toda a sequência é incrível.


Menção honrosa
⊗. Lady Letal vs Wolverine – X-Men 2

Como citado acima, X-Men 2 é um filme com ótimas cenas de ação, não apenas elas são bem dirigidas, como acrescentam muito em toda a produção. Além disso, o filme ainda dá um mimo aos fãs mais ressentidos pelo destaque em excesso de um personagem, assim Wolverine apesar de sair vitorioso, mais uma vez apanha feio em uma luta.

Lady Letal entra em confronto pela primeira vez com Ciclope, mas é com Wolverine que ela mostra todo seu potencial. A personagem possui uma capacidade física muito parecida com a de Mística. Na cena do combate ela demonstra capacidade de saltos enormes, possui grande experiência em batalha e consegue controlar muito bem suas garras. Wolverine por outro lado, embora em desvantagem física, consegue se aproveitar dos objetos ao seu redor para conseguir vencer a luta.

Essa e outras cenas de combate físico integram a nossa outra lista, que você pode conferir no link abaixo.


Chegamos ao fim dessa lista, você concorda todas as cenas nela? Diga o que pensa nos comentários.