FILMES

As 10 melhores cenas de combate corpo a corpo dos filmes dos X-Men

Os filmes dos X-Men são muito mais marcantes por causa de seus enredos complexos e seus diálogos inspiradores do que pelas cenas de ação. Ainda assim, durante esses 20 anos de franquia, surgiram várias delas que foram incríveis. Contudo, a maioria das cenas de ação da franquia não envolvem combate corpo a corpo, como por exemplo a cena da Tempestade e seus tornados em X-Men 2, ou as cenas do Mercúrio. Mas isso não significa que a franquia não tenha boas sequências de luta, hoje o UX traz uma lista com as 10 melhores cenas de combate corpo a corpo da franquia.


Vale lembrar que essa é uma lista opinativa, portanto, há a possibilidade de que você discorde de alguns pontos. Nesse caso, incentivamos o debate na área dos comentários. É importante ressaltar que esse não é um ranking, os itens dessa lista estão dispostos na ordem em que os filmes foram lançados.

⊗ 1. Mística vs Wolverine

X-Men: O Filme não é um longa com muitas cenas de ação. Grande parte disso é por causa do orçamento que não era muito grande, aliado com os efeitos especiais da época, que não eram tão desenvolvidos. Assim, as cenas de luta são escassas e bem pontuais, mas uma cena em questão se destaca.

Quando os X-Men vão até a Estátua da Liberdade em busca de Vampira, Mística acaba iniciando um confronto com Wolverine, uma cena bem interessante. Nessa sequência vemos a vilã lutando de forma elegante e acrobática, utiliando sua elasticidade, agilidade e perícia em combate para dar uma verdadeira surra em Logan. Hoje em dia a cena pode ser um pouco ultrapassada, mas para a época, era de cair o queixo.


⊗ 2. Noturno vs Homens do presidente

É unanimidade entre os fãs de que X-Men 2 está entre um dos melhores filmes de toda a franquia. Além de ter um ótimo roteiro, um enredo coeso e personagens carismáticos, o filme ainda fornece aos fãs várias das melhores cenas já apresentadas nos filmes dos mutantes. Toda essa qualidade já é demonstrada na cena de abertura do filme.

Noturno invade a Casa branca para passar uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, para isso, ele usa todas as suas habilidades. Nessa cena nós vemos Noturno utilizando seus poderes de forma magistral, mas também combatendo os seguranças do presidente utilizando suas habilidades de acrobata, fazendo uso de mãos, pés e cauda. Essa figura entre uma das melhores cenas de todos os filmes de super heróis, não apenas dos mutantes.


⊗ 3. Wolverine vs Lady Letal

Como citado acima, X-Men 2 é um filme com ótimas cenas de ação, não apenas elas são bem dirigidas, como acrescentam muito em toda a produção. Além disso, o filme ainda dá um mimo aos fãs mais ressentidos pelo destaque em excesso de um personagem, assim Wolverine apesar de sair vitorioso, mais uma vez apanha feio em uma luta.

Lady Letal entra em confronto pela primeira vez com Ciclope, mas é com Wolverine que ela mostra todo seu potencial. A personagem possui uma capacidade física muito parecida com a de Mística. Na cena do combate ela demonstra capacidade de saltos enormes, possui grande experiência em batalha e consegue controlar muito bem suas garras. Wolverine por outro lado, embora em desvantagem física, consegue se aproveitar dos objetos ao seu redor para conseguir vencer a luta.


⊗ 4. X-Men vs Sentinelas do Futuro

Outro filme com ótimas cenas de ação é X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Se tratando de batalhas físicas então, a abertura do filme foi tudo o que os fãs esperaram a vida toda para ver. Uma sequência de quase 5 minutos onde os X-Men fazem aquilo que sabem fazer melhor, trabalhar em equipe.

Nessa cena de luta inicial, o público ainda não conhece a ameaça que são as Sentinelas do Futuro, por isso, é surpreendente ver tudo o que elas são capazes. Os X-Men por outro lado, são em grande parte personagens que ainda não tinham aparecido na franquia, mas a utilização de seus poderes é tão boa, que parece que já os conhecíamos. A utilização de Blink como personagem ponte para que outros mutantes com habilidades mais físicas como Apache e Colossus pudessem atingir os alvos é algo extremamente bem feito. Isso sem contar os lindíssimos efeitos especiais dos poderes de Bishop, Mancha Solar e o Homem de Gelo que finalmente surge com suas pontes.


⊗5. Deadpool vs Gangsters

Deadpool é de longe o personagem que foi melhor adaptado dos quadrinhos para os filmes. Da caracterização a personalidade, é quase injusto comparar ele com qualquer outro personagem relacionado aos mutantes na franquia. Além de uma ótima adaptação enquanto personagem, o primeiro longa do Mercenário Tagarela, levando em conta o pouco orçamento que tinha, conseguiu grandes feitos, e isso inclui as cenas de luta.

A cena de abertura do filme por si só já mostra o potencial que o longa teria, isso porque combina todos os elementos que o personagem utilizaria no decorrer da película. Wade usa de violência bastante gratuita, linguagem pesada, faz bastante piada e quebra a quarta parede. Para isso, há uma ótima coreografia dentro do carro, além dos personagens utilizando armas de fogo, cenas em câmera lenta, é uma ótima primeira impressão.


⊗ 6. Dominó vs Cable

A escalação de Zazie Beetz foi extremamente questionada quando anunciada. Isso porquê Zazie é uma atriz negra, em contra partida, Dominó, a personagem dos quadrinhos interpretada pela atriz, tem a pele extremamente pálida. Esses questionamentos no entanto foram esquecidos quando vimos a atriz em cena no filme, e ela é sem dúvidas um dos pontos altos de Deadpool 2.

O personagem Cable interpretado por Josh Brolin não é tão chamativo quanto, ainda assim, é bastante forte e extremamente habilidoso. Quando esses dois mestres do combate corpo a corpo se enfrentam, é uma cena maravilhosa de se assistir, principalmente porque a batalha está envolta dos poderes de manipular as probabilidades de Dominó.


⊗ 7. X-23 vs os Donald Pierce e seus homens

O primeiro filme solo do Wolverine foi um completo fracasso, o segundo filme apesar de não ser ruim, não foi marcante. Assim, com o terceiro e último longa do personagem, os fãs estavam bastante descrentes do que James Mangold entregaria com Logan. Para surpresa do público, o diretor não apenas fez justiça ao personagem, como introduziu a personagem X-23, e que introdução.

A primeira batalha de Laura no filme por si só mostra a qualidade da mutante enquanto “arma de combate”. Brutal, habilidosa, eficaz e impiedosa, X-23 é colocada contra a parede pelos homens de Donald Pierce e ela não apenas consegue se virar muito bem sozinha, como ganha o respeito de Wolverine. Com menos de 15 anos de idade a personagem demonstra capacidades de batalha que superam e muito seu pai, o filme ser para maiores deixa tudo ainda mais incrível de se assistir.


⊗ 8. Wolverine vs Soldados

X-Men: Apocalipse tem uma cena muito boa de Wolverine em seu estado mais brutal. Levando em conta as limitações da censura, os fãs acreditavam que aquele momento seria o máximo de violência que teríamos do Carcaju em um filme. Logan no entanto, nos provou o quanto estávamos errados.

Ao final do filme, visando salvar Laura e os outros mutantes, Logan toma a medicina que amplia os poderes mutantes. Naquele momento, temos uma das mais brilhantes performances de Hugh Jackman no papel de Wolverine. Brutal, implacável e monstruosamente ferino, é dessa forma que o mutante surge para destruir os soldados de Donald Pierce na floresta. Utilizando da sua fúria berserker (berserker rage), Logan mata vários homens em poucos segundos e ainda se junta a X-23 para matar ainda mais.


⊗ 9. X-Men e “irmandade” vs D’bari (cena do trem)

X-Men: Fênix Negra certamente não é o filme que os fãs mereciam. O longa que prometia fazer a redenção a saga da Fênix Negra nos cinemas não apenas não cumpriu o que prometeu, como para muitos fãs, fez pior que o filme anterior. Ainda assim, é inegável que há cenas que isoladamente são muito boas, o combate no trem é uma delas.

Visando proteger Jean Grey dos alienígenas D’bari, os mutantes iniciam uma feroz luta. A parte mais interessante dela, é que a grande maioria dos mutantes utiliza seus poderes para combate físico (a exceção é Ciclope e Tempestade). Assim, vemos Fera, Noturno, Selene, Ariki e até mesmo Magneto, combatendo de forma bastante física. Inclusive, o maior destaque dessa sequência é Magneto, que utiliza seus poderes de forma nunca antes vista na franquia. Erik manipula os metais para criar um estilo próprio de artes marciais, que só é impedido com a chegada de Vuk.


⊗ 10. Magia vs Urso Místico

Novos Mutantes é outro filme que não supriu as expectativas dos fãs. Adiado 5 vezes, o longa acabou falhando na proposta de ser um filme de terror, ao mesmo tempo que não entregou o tom heroico da equipe. Há uma personagem no entanto, que se destaca em meio aos outros, essa é Illyana Rasputin, a Magia.

Embora o orçamento baixo do filme não permitiu que os mutantes mostrassem verdadeiramente seus poderes, as limitações não impediram de mostrar o quanto Magia poderia ser grandiosa. As cenas dela utilizando seu poder de teletransporte, enquanto utiliza sua espada da alma para atacar a criatura demoníaca são muito interessantes de ver.


Menção Honrosa
⊗ Mística vs Soldados do Stryker

Essa cena possui apenas 14 segundos, mas mostra exatamente o porque dos fãs preferirem a Mística de Rebecca Romijn e não a de Jennifer Lawrence. A mutante na trilogia original além de excelente combatente, era ao mesmo tempo elegante, charmosa e extremamente competente. Ali, ela faz um trabalho que Wolverine não teria a menor capacidade.


Chegamos ao fim dessa lista, você concorda com ela? Quais outras cenas envolvendo combate físico dos filmes você acredita que deveriam estar aqui?