QUADRINHOS

5 dos piores retcons relacionados a mutantes nos quadrinhos

Retcon é a alteração de fatos previamente estabelecidos na continuidade de uma obra ficcional como livros ou quadrinhos. Uma união das palavras em inglês “retroactive” e “continuity”, continuidade retroativa. Em outras palavras, é quando um autor ou roteirista pega um acontecimento que já estabelecido e de conhecimento dos fãs, e insere um novo fato, alterando completamente aspectos da obra.


Existem alguns retcons que podem ser benéficos, como por exemplo Moira McTaggert, que por mais de 40 anos foi apresentada como uma humana comum, em 2019 na fase de Jonathan Hickman nos quadrinhos dos X-Men foi revelada como mutante. Essa alteração na continuidade da história da personagem criou uma trama extremamente elaborada e complexa. Contudo, há outros retcons que parecem despropositados, hoje o Universo X-Men traz 5 deles.

É importante ressaltar que essa é uma lista opinativa, aquilo que é considerado bom para nós, pode não ser exatamente de seu agrado, assim como o oposto. Por isso, incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Não foi Jean Grey que vivenciou os acontecimentos da saga da Fênix Negra

A Saga da Fênix Negra é uma das, se não for a saga mais icônica dos quadrinhos dos X-Men. Nela vemos uma gentil e querida Jean Grey, se transformar aos poucos num ser seduzido pelo poder, que pratica atos nefastos. Incluindo exterminar bilhões de vidas indiretamente ao consumir uma estrela de um sistema solar. Todo o desenvolvimento da história torna o sacrifício de Jean Grey no final extremamente doloroso, sua morte inclusive, foi comparada a icônica morte de Gwen Stacy dos quadrinhos do Homem Aranha. Esse impacto se perde quando os quadrinhos revelam que Jean Grey na verdade estava viva.

Os quadrinhos explicam que a Força Fênix duplicou o corpo de Jean Grey e deixou a mutante original em um casulo submarino, a entidade então passa a acreditar que ela é de fato Jean Grey, com suas memórias e sentimentos. A verdadeira mutante retorna viva em X-Factor, sua volta faz com que Ciclope abandone Madelyne Pryor e o filho Nathan para ficar com sua amada.


⊗ 2. Xorn, que é Magneto, que não é Magneto, que também não é Xorn

Esse é um retcon que não apenas alterou a continuidade de um personagem, como foi extremamente confuso. Xorn, personagem apresentado na fase de Grant Morrison ganhou o público, mas o roteirista criou o personagem com um fim determinado e isso não agradou a Marvel.

Xorn foi apresentado como um chinês que utilizava uma máscara e caso ele tirasse, a energia contida ali poderia destruir todo o planeta. Ele acaba indo para a mansão X e seus poderes curativos fazem com que Professor X volte a andar, ele se torna professor no Instituto e alguém importante para a escola. No entanto, Xorn se revela como Magneto (que supostamente estava morto), ele criou todo um plano para poder se infiltrar no instituto, o vilão acaba saindo da mansão e levando alguns de seus alunos consigo. Até mesmo a cura de Xavier era falsa, composta por nano robôs comandados por ele. Posteriormente, após confrontar os X-Men e perder, Magneto utiliza o resto de suas forças para matar Jean Grey, com ódio, Wolverine o assassina.

Aparentemente até então, essa história foi toda planejada por Morrison, mas ela não parou por aí. O fato do público ter se afeiçoado a Xorn, somado ao fato dos editores da Marvel não quererem dar um fim definitivo a Erik, fez com que um novo fato fosse adicionado. Em X-Factor é revelado que o suposto vilão era na verdade Xorn, se fingindo de Magneto, que estava sim vivo , mas em outro local. Posteriormente também é revelado que o Xorn que morreu, tinha um irmão gêmeo, que foi chamado de Shen Xorn. Confuso, não?


⊗ 3. Feiticeira Escarlate e Mercúrio não são filhos de Magneto nem mutantes

Levando em conta que esse é um retcon que desfaz coisas estabelecidas previamente com outro retcon, é possível determinar que essa escolha foi no mínimo equivocada. A revelação de Magneto como pai dos gêmeos Pietro e Wanda não é algo estabelecido desde o começo, por isso, esse era um status que ninguém esperava que fosse mudar, mas mudou.

Durante o evento Vingadores e X-Men: EIXO, onde pessoas boas se tornaram más e pessoas más se tornaram boas, Feiticeira Escarlate tentou amaldiçoar sua linhagem sanguínea utilizando Pietro como alvo, mas com o objetivo de atingir Magneto. Contudo, somente seu irmão foi afetado, o que significou que Magneto e os Maximoff não eram parentes. Posteriormente também é revelado para os leitores que os poderes dos irmãos são advindos de experimentos do Alto Evolucionário e não mutação do gene x.

Esse retcon provavelmente tem relação com o fato de em 2015, a Marvel não possuir os direitos cinematográficos dos mutantes. Mudar a história dos personagens era uma forma de não deixar a Fox utilizá-los.


⊗ 4. Gambit parcialmente responsável pelo Massacre de Mutantes

Esse é provavelmente o melhor exemplo do que é um retcon. Temos um personagem sendo responsabilizado por um acontecimento idealizado quando o personagem sequer existia. Assim, Gambit se torna parcialmente responsável por um dos maiores horrores dos quadrinhos dos mutantes.

Em Fabulosos X-Men se torna público que Gambit tem um segredo bastante vergonhoso, atendendo a um pedido do Sr. Sinistro, o ainda jovem mutante levou os Carrascos até os túneis dos Morlocks. Sem o conhecimento de Gambit, o grupo foi ordenado a exterminar toda a comunidade subterrânea de mutantes, o que foi feito com requintes de crueldade. Quando eles começaram a atacar, Gambit tentou interferir, mas quase foi morto no processo. Ele só foi capaz de salvar uma criança, Medula.

A questão, é que a saga do Massacre de Mutantes foi publicada em 1986, Gambit por outro lado, só apareceria nos quadrinhos 4 anos depois, em 1990.


⊗ 5. Franklin Richards também não é mutante

Há apenas 5 meses tivemos o lançamento da fase de Jonathan Hickman nos quadrinhos dos X-Men, com ela, inúmeras mudanças foram estabelecidas. Além do já citado retcon com relação a Moira, houve também uma oficialização da lista de Mutantes Ômega. Franklin Richards estava dentre os mutantes que integravam essa lista, mas não mais.

Na edição 26 de Quarteto Fantástico (2018), temos um Franklin Richards sem poderes, planejando ir para Krakoa para pedir ajuda ao Professor X e seus mutantes. Contudo, antes mesmo dele fazer essa viagem, Charles o interrompe dizendo que ele não pode mais ir para Krakoa, isso porque ele não é um mutante. Segundo Xavier, quando Franklin ainda era apenas uma criança, ele queria tanto ser diferente, que com seus poderes de alterar a realidade alterou seu corpo para que tivesse gene X. O Professor X também diz que isso só pôde ser detectado pelo Cérebro agora, porque os poderes de Franklin acabaram. Uma alteração no mínimo questionável, levando em conta que há poucos meses atrás ele integrava a lista de mutantes nível ômega.


Chegamos ao fim dessa lista, você concorda com ela? Diga o que pensa nos comentários. Acrescente também outros retcons que você não gosta.