SÉRIES

5 Coisas em que X-Men Evolution é melhor que A Série Animada e 5 em que é pior

X-Men: A Série Animada e X-Men: Evolution são os dois desenhos mais populares dos mutantes. Cada um para sua década, aderiu uma legião de fãs que se apaixonaram ainda mais pelos quadrinhos. Contudo, não existe animação perfeita, todo desenho possui pontos fortes e pontos fracos. Hoje, o Universo X-Men traz uma lista com 5 coisas em que X-Men: Evolution é melhor do que a série animada, mas também 5 coisas em que é pior.

Esse é o momento na qual é bom ressaltar que essa lista é opinativa. É possível que você discorde dos pontos aqui levantados, é justamente por isso que a área de comentários está aberta para o debate.


⊗ 1. Melhor: Desenvolvimento de personagens secundários

Quem acompanhou as duas animações, sabe que X-Men: A Série Animada tinha um compromisso maior com a equipe principal. Embora alguns episódios fossem focados nos personagens secundários, esse foco servia para desenvolver os arcos da equipe principal, como por exemplo, o Sr. Sinistro com Jean Grey e Scott. X-Men: Evolution por outro lado, seguiu outro caminho.

Os produtores afirmaram que a Warner desejava que X-Men: Evolution fosse focado num público mais infantil. Visto que eles não poderiam focar em batalhas e temas mais adultos, eles decidiram focar no desenvolvimento de todos os personagens. Esse hábito acabou se mostrando positivo quando a Warner liberou a utilização de histórias mais adultas. Dos X-Men originais, aos recrutas, passando pela irmandade de Magneto e Mística até os Morlocks e Apocalipse, todos os personagens possuem pelo menos um episódio onde eles são de extrema importância.


⊗ 1. Pior: O relacionamento de Jean Grey e Ciclope

Depois de nós do UX popularizarmos o meme “Scott me Ajuda”, seria hipocrisia de nossa parte dizer que não gostamos do relacionamento do casal no desenho. Ainda assim, há de se compreender que comparada a relação de Scott e Jean em X-Men: A Série Animada, as versões jovens parecem ter um relacionamento um pouco morno.

No início Jean Grey namora um “não mutante” chamado Duncan, um popular esportista, do tipo que pratica bullying. Posteriormente esse relacionamento acaba e Scott e Jean se aproximam ainda mais. O problema, é que o fato da Warner não deixar que os produtores abordassem temas mais adultos, faz com que o relacionamento do casal seja apenas implícito. Ele existe, mas os momentos românticos são extremamente sutis. Enquanto isso, na série animada vemos Scott e Jean evoluirem juntos, casar e estreitar seus laços, o que se torna imprescindível para a Saga da Fênix.


⊗ 2. Melhor: Utilização de Jean Grey sem a Fênix
Jean Grey em X-Men: Evolution

É inegável que a Saga da Fênix Negra é um  arco tão bom, que se tornou não apenas uma saga icônica para sua protagonista, como também para toda a equipe. Contudo, X-Men: A série Animada as vezes faz parecer que Jean Grey é dispensável sem a Fênix, o que não é verdade. É possível encontrar um compilado na internet de nome “Jean Grey é inútil”, isso por causa da forma que a personagem é apresentada no desenho.


X-Men: Evolution traz uma outra abordagem para Jean Grey. A telepata e telecinética inicia sua jornada extremamente fraca, mas isso muda completamente com o decorrer da animação. No episódio Sob Tensão, vemos os poderes de Jean Grey atingirem um nível extraordinário, tanto em telepatia quanto em telecinese. Os poderes de Jean evoluíram a ponto dela facilmente derrotar Mística sem a menor dificuldade, e até mesmo conter a explosão de um trem para que Avalanche conseguisse escoar o fogo da colisão. Quando controlada por Mesmero, Jean Grey derrota facilmente vários X-Men e a mutante chegou a batalhar de igual para igual com o Professor X com seus poderes ampliados por Apocalipse.


⊗ 2. Pior: Não adaptar a Saga da Fênix

Se por um lado Jean Grey não precisa da Fênix para se mostrar a mutante poderosa e excelente personagem que é, a saga da Fênix e da Fênix Negra são momentos extremamente icônicos tanto nos quadrinhos, quanto para as animações dos X-Men. Infelizmente não em X-Men: Evolution.

X-Men: Evolution é a única animação dos mutantes que não adapta de alguma forma a Fênix. Embora tenhamos um relato de que isso aconteceria (quando o Professor X relata o futuro que viu na mente de Apocalipse), esse arco ficou de fora do desenho. Tanto em Marvel Anime: X-Men, quanto em Wolverine e os X-Men temos a entidade mitológica com alguma relevância. X-Men: A Série Animada levou isso a um nível extraordinário, utilizando 9 episódios inteiros para poder adaptar a Saga da Fênix até o final com a Saga da Fênix Negra. Infelizmente isso é algo que nunca vimos em Evolution.


⊗ 3. Melhor: Desenvolvimento de Vampira sem os poderes da Miss Marvel
Vampira em X-Men: Evolution

Vampira é uma das mutantes mais populares dos X-Men. Tanto a Série Animada, quanto Evolution, além é claro dos próprios quadrinhos, fizeram um trabalho incrível para a popularização dessa personagem tão carismática. Porém, X-Men: Evolution se sai melhor no quesito utilização dos poderes da personagem.

Quando A Série Animada se inicia, Vampira já está na equipe, utilizando os poderes da Miss Marvel. Só mais para frente há o episódio que mostra sua origem na irmandade e como ela adquiriu a super força e o poder de vôo. Esses poderes ficaram tão marcantes, que muitas pessoas não sabem que não são poderes dela. Isso faz com que a personagem fique dependente desses poderes na animação, utilizando muito pouco os seus próprios poderes.

Em X-Men: Evolution por outro lado, Vampira ainda não adquiriu essas habilidades, isso faz com que os poderes dela sejam muito mais explorados. No desenho, Vampira utiliza esses poderes para batalha, para aliviar a pressão dos poderes de Jean Grey, para descobrir sobre as memórias de Mística, e até mesmo para prender Apocalipse. Algo que até mesmo os filmes precisem aprender.


⊗ 3. Pior: Não ter utilizar a personalidade dos personagens dos quadrinhos

O desenvolvimento de grande parte dos personagens de X-Men: Evolution é superior aos da série animada. Isso porque na animação dos anos 90 os heróis já são adultos formados, com suas personalidades bem definidas. Essas personalidades foram tiradas diretamente das HQs, infelizmente Evolution não bebe dessa fonte.

Isso faz com que personagens com dramas extremamente bem explorados como Noturno e sua dualidade de parecer um demônio, mas ser alguém religioso, fiquem de fora. Vampira que é uma personagem extrovertida também foi apresentada como alguém quase antissocial. Lince Negra, que tem QI elevadíssimo nas HQs, sofre por causa de uma prova a ponto de ter de usar um chapéu que supostamente lhe deixaria mais inteligente. Esses tipos de mudanças mais atrapalham do que ajudam no desenvolvimento dos personagens.


⊗ 4. Melhor: Não ter excesso de episódios procedimentais
Mésmero em X-Men: Evolution

As duas primeiras temporadas de X-Men: A Série Animada funcionam exatamente como X-Men: Evolution, com episódios que funcionam sozinhos, mas são serializados, com cada acontecimento sendo continuado no próximo episódios. Contudo, após a Saga da Fênix na terceira Temporada, como a maior parte dos episódios estava sendo animada em estúdios diferentes, os escritores decidiram não continuar com histórias lineares como as duas primeiras temporadas, pois muitos precisavam ir ao ar assim que estivessem prontos. Assim os episódios se tornaram procedimentais, o famoso ” caso da semana”, onde os acontecimentos do episódio não têm relevância pra trama principal.

X-Men: Evolution não teve esses problemas de animação, por isso não há problemas de continuidade. Personagens como Misty (Mística transformada em uma estudante para enganar Vampira), apresentada no início da segunda Temporada, só é desmascarada na terceira. As ações de Mesmero para libertar Apocalipse duram praticamente duas temporadas inteiras. Quando comparamos esse planejamento com o fato de que existem episódios da animação dos anos 90 planejados para a terceira Temporada, exibidos somente na quinta, fica mais evidente que nesse ponto Evolution é superior.


⊗ 4. Pior: A adaptação de arcos clássicos dos quadrinhos

X-Men: Evolution é uma animação muito bem planejada, embora o seu fim tenha um gostinho de quero mais, é um final que se sustenta sem continuações. No entanto, ser bem planejada não a deixa isenta da grande falha que é não adaptar sagas clássicas dos quadrinhos.

Aqui não é necessário nem falar sobre qualidade, mas simplesmente sobre o fato do desenho não ter ousado adaptar arcos relevantes como a Saga da Fênix, Dias de um Futuro Esquecido, Falange, o arco do Arcanjo com Apocalipse, que foram adaptados em X-Men: A Série Animada. Ou até mesmo outras histórias clássicas nunca adaptadas como Deus Ama, o Homem Mata. O máximo que X-Men: Evolution faz é apresentar elementos de histórias conhecidas, fragmentos da Arma X, Asteroide M, Novos Mutantes, mas tudo de forma muito tímida.


⊗ 5. Melhor: Apocalipse e seu enredo
Apocalipse em X-Men: Evolution

Alguns dos episódios onde Apocalipse aparece estão dentre os melhores episódios de toda a animação dos anos 90. Inclusive, episódios como: A Cura, Vem o Apocalipse, O Valor de um Homem, Os Fugitivos do Tempo e Acima do Bem e do Mal integram nossa lista de melhores episódios de X-Men: A série Animada. Ainda assim, nenhum dos episódios desenvolve tão bem o vilão quanto X-Men: Evolution o fez.

A Saga do Apocalipse em X-Men: Evolution é tão bem desenvolvida, que os primeiros passos que levariam ao confronto com o vilão no episódio 52 na quarta temporada, são introduzidos no episódio 23, ainda na segunda temporada. Mesmero inicia os planos de Apocalipse controlando mutantes para libertarem as chaves que prendiam o vilão ancestral, depois disso manipula Magneto para destruir um dos guardiões que impediam Apocalipse de acordar, faz com que Vampira roube os poderes de diversos mutantes, e só aí que o mutante egípcio retorna mais poderoso do que nunca. Para derrotá-lo, é necessário a cooperação de heróis e vilões, em embates épicos contra seus cavaleiros.


⊗ 5. Pior: O Visual dos personagens

Se há um ressentimento grande que as pessoas têm com os filmes da Fox, esse é o fato de nunca termos visto os X-Men com seus uniformes mais clássicos dos quadrinhos. O visual dos personagens é um assunto delicado para qualquer fã de quadrinhos, X-Men: Evolution modificou o visual da maioria esmagadora dos personagens.

Ciclope, Jean Grey, Tempestade, Vampira, Lince Negra, Noturno, Jubileu, Destrutor, Gambit, Sansguessuga, Fanático, Feiticeira Escarlate, Miragem e muitos outros são os nomes dos personagens que tem seu visual bastante diferente dos quadrinhos. Alguns deles por causa do uniforme, outros em características físicas. Além disso, os traços de X-Men: A Série Animada também são bastante superiores a animação dos anos 2000.


Chegamos ao fim de nossa lista, você concorda com os pontos apresentados? Diga o que pensa nos comentários.