QUADRINHOS

10 Coisas que fazem dos X-Men a melhor equipe da Marvel

A Marvel Comics possui uma mina de ouro! Com mais de 80 anos de existência, a editora publicou quadrinhos de diversas equipes incríveis, como Quarteto Fantástico, Vingadores, Inumanos, Eternos, Guardiões das Galáxias, Campeões, Fugitivos e muitos outros que já deram as caras nos quadrinhos. No entanto, para nós, a equipe dos X-Men é certamente a melhor dentre elas e trazemos 10 motivos para provar nosso ponto.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Metáfora para direitos civis

Os X-Men não são apenas uma equipe de super-heróis que fazem de tudo para salvar o mundo. São uma alegoria para as minorias marginalizadas e discriminadas. Isso dá uma profundidade para a equipe que a grande maioria dos times famosos dos quadrinhos não têm. É extremamente fácil se identificar com os mutantes, isso porque as HQs falam sobre as dificuldades de se conviver com o racismo, com a LGBTFobia, com o machismo, a xenofobia, dentre outras discriminações. Não é à toa que uma parcela tão grande do público que é fã dos mutantes também faz parte de alguma minoria. Os leitores se identificam com a equipe e suas lutas, porque elas espelham as dificuldades pelas quais os próprios leitores passam ou já passaram.

Todas as HQs possuem alegorias, é fácil encontrar metáforas sobre a luta contra o preconceito nas HQs da Marvel. Ainda assim, as HQs dos X-Men (e derivados) são as únicas cuja luta pelos direitos civis faz parte de sua essência desde sua criação. E isso aconteceu numa época onde isso não era nem um pouco comum, lá nos anos 60. Assim, desde seu início, os X-Men estão mostrando quão valiosa é a luta contra o preconceito.

Nem tudo é perfeito, ainda há uma grande falta de representatividade e diversidade dos personagens, que costumam ser héteros e brancos em sua maioria. A alegoria e a teoria são muito importantes, mas na prática temos muitas questões que precisam melhorar. Ainda assim, as HQs dos X-Men costumam ser aquelas que mais dão voz para personagens indígenas (os poucos que temos), negros, asiáticos e LGBT na Marvel. E ainda há quem diga que quadrinhos e política não se misturam.


⊗ 2. Protagonismo feminino

Como já citado acima, a Marvel tem uma gama imensa de equipes e personagens, de modo que é natural que haja certa diversidade. Ainda assim, há uma coisa importante de se notar. Quando pegamos outras equipes da Marvel, como os Vingadores, por exemplo, e perguntarmos: “Quais os 10 personagens mais conhecidos dessa equipe?”. A resposta provavelmente será majoritariamente citando personagens homens. Com X-Men, a coisa fica um pouco diferente.

Mesmo com os filmes, Viuva Negra, Capitã Marvel e Feiticeira Escarlate são três de poucas personagens femininas dos Vingadores que são populares. Com X-Men, não só as personagens femininas se enquadram nas mais conhecidas do público, como muitas delas também são favoritas. Tempestade, Jean Grey, Emma Frost, Vampira, Magia, Jubileu, Kate Pryde, Psylocke, X23 e Mística são apenas algumas delas.


⊗ 3. Criam heróis para defender quem os odeia

Algo incrível dos X-Men é que a equipe ensina seus membros a usarem seus poderes para se tornarem não apenas heróis melhores, mas pessoas melhores. Quando um herói se junta aos Vingadores, ele geralmente já é um herói conhecido de alguma forma ou por algum feito importante. Com os X-Men, a maioria de seus membros são apresentados como não qualificados e muitas vezes marginalizados.

Os X-Men não criam apenas heróis, eles fazem das pessoas mais confiáveis e humanitárias. Temos a Vampira como um exemplo. Ela foi criada pela Mística para ser uma vilã, surgiu para derrotar Carol Danvers e no processo derrotou todos os outros Vingadores. Posteriormente, ela lutou contra os próprios X-Men, o que fez dela uma inimiga da equipe. Ainda assim, mesmo contra sua própria vontade, quando a jovem foi pedir ajuda a equipe, os X-Men a aceitaram. Esse ato fez com que a mutante pudesse mostrar seu valor, ela salvou a vida de Wolverine e a equipe passou a confiar nela. Muitos mutantes em algum momento já foram pessoas confusas e desajustadas, é para isso que os X-Men estão ali, para ajudá-los. Não apenas isso, a equipe sofre constantemente com a discriminação dos humanos comuns, ainda assim, eles passam por cima do rancor e continuam ajudando os humanos.


⊗ 4. Histórias icônicas

Embora política seja a essência das HQs dos X-Men, é necessário mais do que isso para fazer quadrinhos que são um sucesso por mais de 50 anos. A Marvel mesmo possui muitas delas, como A Chegada do Galactus e Dia do Juízo Final (Quarteto Fantástico), as histórias do Demolidor por Frank Miller, ou A Noite em que Gwen Stacy Morreu (Homem-Aranha). Só que os X-Men são algo a mais.

Dentre as HQs mais importantes da Marvel, as mais icônicas, quando não são quadrinhos dos próprios X-Men, são crossovers onde os mutantes estão envolvidos. Dias de um Futuro Esquecido, Deus Ama o Homem Mata, Era do Apocalipse e E de Extinção são HQs incríveis e tem os mutantes como protagonistas. Podemos citar também Desafio Infinito, Dinastia M, Guerra Civil, Inferno, Guerras Secretas e outras sagas marcantes de sucesso, onde novamente os mutantes estão envolvidos.


⊗ 5. A Saga da Fênix Negra

Não, nós não esquecemos de citar a Saga da Fênix Negra no item anterior. O fato é que além dos X-Men terem muitas sagas que são incríveis, os fãs também foram agraciados com algo ainda maior. Uma saga de impacto gigantesco dentro da cultura pop, influenciando as próprias HQs futuras da Marvel, bem como outras mídias.

A Saga da Fênix Negra, de Chris Claremont e John Byrne, é uma das histórias de quadrinhos mais icônicas de todos os tempos. Jean Grey ganhou o incrível poder da Força Fênix, mas isso prova ser demais para ela. O descontrole da mutante força seus companheiros de equipe a tentarem detê-la antes que ela faça algo terrível, mas acabam falhando. Assim, Jean Grey não vê outra alternativa senão se sacrificar.

Essa história apresenta conceitos que estão presentes nas HQs da Marvel até hoje. Os poderes incríveis de Jean Grey, o Clube do Inferno, a introdução de Kitty Pryde na equipe, a importância do Império Shi’ar. Isso sem falar da própria Força Fênix, que continua aparecendo nas HQs atualmente. Não é à toa que séries como Stranger Things utilizam a HQ como inspiração. Afinal, essa é considerada por muitos não apenas a melhor história dos X-Men, mas uma das melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos.


⊗ 6. Galeria de Vilões

Boas HQs não precisam apenas de boas histórias e de heróis carismáticos, é necessário também uma boa ameaça. Antagonistas que sejam tão interessantes quanto os próprios heróis, que sejam ameaças que o público sinta que os heróis podem perder. Dentre eles temos personagens como Duende Verde, Dr. Destino, Thanos, Caveira Vermelha, Galactus, Loki e Dr. Octopus. Esses são vilões de diversas equipes e ou de heróis da Marvel que são gigantes. Acontece que até nisso os X-Men se destacam.

Os X-Men não apenas são uma equipe com heróis bem populares, como também possuem uma galeria de vilões incríveis. Fanático, Dentes de Sabre, Ômega Vermelho, Mística e o Clube do Inferno são antagonistas espetaculares e ainda não figuram entre os grandes vilões dos mutantes. Isso porque o Rei das Sombras, Sr. Sinistro, as Sentinelas, Cassandra Nova, Apocalipse, a Fênix Negra e é claro, Magneto são vilões ainda mais grandiosos.

Com uma galeria dessas, não é à toa que tantas histórias icônicas tenham surgido.


⊗ 7. Equipes derivadas

Como os X-Men se tornaram gigantes de vendas, isso abriu para os mutantes um leque de possibilidades que outras equipes grandes têm, mas nem de perto tão grande. Não apenas a equipe principal se tornou extremamente popular, como também os coadjuvantes se tornaram populares a ponto de eventualmente se tornarem os protagonistas de suas próprias histórias. Isso permitiu a criação de diversas equipes derivadas que são tão interessantes quanto a própria equipe principal.

Assim, tivemos a criação da X-Force, uma equipe tática com temas mais adultos e sérios. Os Novos Mutantes surgiram com uma pegada mais sombria, mas ao mesmo tempo, bem adolescente. Para lidar com elementos mágicos tivemos a formação da equipe Excalibur. Após algumas reformulações, a X-Factor se tornou a equipe investigativa dos mutantes. Consertar problemas em realidades alternativas e viagem no tempo é da alçada dos Exilados. Isso sem falar de outras equipes dentro das próprias HQs principais, como a Irmandade de Mutantes, os Acólitos, os Carrascos, os Morlocks e muitas outras.


⊗ 8. As animações

Como falar de X-Men sem falar sobre suas animações, não é mesmo? Afinal, grande parte do público só passou a conhecer a equipe por causa dos desenhos. X-Men: A Série Animada é um marco cultural não apenas para os X-Men, mas para toda a cultura pop. Sua influência é tão grandiosa, que sua trilha foi utilizada duas vezes no Universo Cinematográfico da Marvel e os X-Men ainda nem foram introduzidos no MCU. Os atores que fizeram as vozes dos personagens, passaram também a dar voz aos personagens nos jogos de videogame. O desenho ganhou quadrinhos próprios e é considerada uma das melhores animações de todos os tempos.

X-Men: Evolution não é tão prestigiada pelo mundo, mas em solo brasileiro, ela é um imenso sucesso. Com influência dos filmes e trazendo uma abordagem mais jovem para a equipe, o desenho conseguiu captar uma legião de fãs. É fácil dizer que para aqueles que nasceram na segunda metade dos anos 90, Evolution é insuperável. O desenho também ganhou seus próprios quadrinhos e grande parte dos memes que citam os X-Men vieram por causa dessa animação.

Wolverine e os X-Men acabou sofrendo com a falta de popularidade, mas nem por isso faz da série ruim. Ela trouxe a melhor adaptação da telepata Emma Frost, uma personagem até então negligenciada nos desenhos e nos filmes. A animação trouxe um misto da juventude de Evolution, com a fidelidade aos personagens da Série Animada.

Para quem curte o estilo japonês, vale também citar o anime dos mutantes. Marvel Anime: X-Men não tem a mesma qualidade das suas antecessoras, mas ainda assim seus traços lindos chamam muita atenção. Principalmente no primeiro episódio, adaptando parte da Saga da Fênix Negra.


⊗ 9. O quadrinho mais vendido de todos os tempos

X-Men #1 de 1991 vendeu mais de 8 milhões de cópias. Caso não tenha ficado claro, vamos repetir, Oito Milhões! Nenhum quadrinho antes ou depois fez números próximos disso. Mesmo antes disso, os X-Men eram a franquia mais vendida da Marvel, liderando as paradas de vendas e obtendo os melhores números da indústria.

Isso aconteceu porque durante os anos 80, os X-Men já eram a principal equipe da Marvel, com os Vingadores não chegando nem perto disso. É importante salientar que há uma cultura de colecionar coisas, que é muito grande nos Estados Unidos. Essa cultura torna toda edição número 1 de um título extremamente valiosa, pois no futuro, muitos colecionadores gostarão de adquirir. Acontece que em 1991 tivemos o novo título dos mutantes, X-Men vol. 2, uma edição com 4 capas diferentes, trazendo os X-Men em suas novas formações, com novos trajes. Trajes esses feitos por Jim Lee, que se tornariam um marco e posteriormente ainda mais icônicos com X-Men: A Série Animada. Desse modo, inúmeros fãs quiseram adquirir suas edições.

Vale apontar que o segundo lugar na lista de edições mais vendidas está Star Wars #1 (2015) com pouco mais de 1 milhão de cópias vendidas.


⊗ 10. Sucesso, influência e impacto em outras Mídias

A importância dos X-Men obviamente não pararam nos quadrinhos. Como já citamos no item anterior, eles foram para outras mídias e as animações fizeram grande sucesso, mas nem por isso parou por aí. Na verdade, antes mesmo das animações surgirem, os X-Men também mostraram o impacto de seu sucesso em outros locais.

Aqui no site do UX nós já montamos algumas listas falando dos jogos de videogame dos mutantes. Nessa, onde citamos todos os jogos onde os X-Men são protagonistas, mostramos que os mutantes estão nos games desde 1989. Obviamente nem todos eles são jogos incríveis, mas há uma saga em específico, que se tornou referência. X-Men: Legends 1 e 2 são jogos tão incríveis, que até hoje figuram as listas de melhores jogos de videogames de super-heróis. Os X-Men também são referência nos jogos de luta, como X-Men Vs Street Fighter ou Marvel Vs Capcom.

Os X-Men também já apareceram nos livros, como em O Toque da Vampira, livro que traz uma versão alternativa para como foi a descoberta dos poderes da personagem. Além de Science of the X-Men, por Linc Yaco e Karen Haber, que explica como diferentes superpoderes funcionariam e como tais habilidades afetariam as pessoas que as possuem.

Sobre os filmes, não é preciso falar muito. Goste ou não dos filmes, é inegável que uma franquia que arrecadou mais de 6 bilhões de dólares é um sucesso.


Chegamos ao fim da lista, afinal, você concorda com nossos apontamentos? Diga o que pensa nos comentários.