OUTROSQUADRINHOS

Confira quem são os 5 melhores pais mutantes das HQS

Se tem algo que não costuma dar muito certo no universo dos X-Men, são os pais mutantes. Sejam eles pais biológicos ou apenas figuras paternas, a relação com os filhos ou filhas costuma ser conturbada, para dizer no mínimo. Mas para mostrar que alguns papais mutantes ainda tem salvação, o Universo X-Men fez uma lista com os 5 melhores pais do universo dos mutantes.


Vale sempre citar que essa é uma lista opinativa, de modo que há a possibilidade de que você não concorde com nossos apontamentos. Nesse caso, incentivamos o debate na área de comentários.

× 5. Ciclope
mutantes Cable e Ciclope

É possível que algumas pessoas acreditem que Ciclope nem deva estar nessa lista, afinal, o mutante abandonou filho e esposa para ficar com Jean Grey. Ainda assim, os acertos do mutante são muito superiores a suas falhas, e quando se trata dos filhos, Scott está fazendo o melhor para recuperar o tempo perdido, e isso não é de agora.

Em Cable Volume 2, quando o mutante viajante no tempo estava ocupado tentando proteger Hope, Ciclope deixou uma mensagem bastante tocante para seu filho.

“Nathan, faz oito semanas desde que você viajou no tempo… Me sinto tão inútil quanto me senti quando fui forçado a te deixar por todos esses anos. A vida é cheia de tragédias, e há apenas uma coisa que me impede de sucumbir, fé. Não há ninguém em quem tenho mais fé do que em você, Nathan. Você é meu filho e é tudo o que preciso saber.”

Na fase mais recente dos mutantes, em X-Men (2020) #2, visando estreitar os laços com sua filha Rachel e com o próprio Cable, Ciclope chama os filhos para uma missão só com os três. Posteriormente, ele ainda cumpre a promessa de viajar com eles para a praia.


× 4. Banshee
mutantes Banshe e Syrin

Banshe é um caso especial, pois ele não teve muito tempo para passar com sua filha, ainda assim, se mostrou um ótimo herói e alguém em quem sua filha teve muito orgulho de se inspirar.

Enquanto Sean Cassidy estava trabalhando em uma missão secreta para a Interpol, sua esposa Maeve deu à luz a filha deles, Theresa. Não muito depois, Maeve morre em um bombardeio, e, sem meios para contatar Sean, seu primo Tom cuida de Theresa. Quando Sean retorna para saber da morte de sua esposa, ele fica arrasado e briga com Tom, ferindo-o gravemente. Revoltado, Tom não conta nada para Banshee, que parte sem saber que tinha uma filha. Tom, que havia se tornado o vilão Black Tom Cassidy, cria Theresa para ser uma vilã como ele, onde ela adota o codinome Syrin. Em uma missão, Syrin é ferida e Black Tom é capturado, por culpa, o vilão então diz que a garota nada tinha a ver com os crimes e manda uma carta para Sean contando toda a verdade. Assim pai e filha ganham um tempo para estreitar as relações.


Theresa então vai na Mansão X para conhecer seu pai, que a recebe alegremente. Posteriormente, ela vai morar com o pai, que desde então havia se aposentado no Castelo Cassidy. Com seu pai em um relacionamento com a Dra. Moira MacTaggart, Theresa dividiu seu tempo entre o Castelo Cassidy e a Ilha Muir.

A ligação entre os dois se tornou tão forte, que após a morte de Sean, Theresa adota para si o codinome Banshee. Posteriormente, ela nomearia seu próprio filho como Sean.


× 3. Míssil
Mutantes Missil e Mancha Solar

Após os acontecimentos de AvX, onde os X-Men e os Vingadores entraram em guerra, o Capitão América percebeu que os Vingadores deveriam ter feito mais para ajudar os mutantes, e não permitir que o mundo os odiasse devido à sua passividade. Como resultado, ele convidou vários mutantes para fazerem parte das fileiras dos Vingadores, e isso incluiu Sam Guthrie, o Míssil. Foi nessa equipe que Sam se apaixonou e começou a namorar uma colega de trabalho, Izzy Kane, a Esmagadora. Desta bonita relação nasceu o filho do casal, Josiah Guthrie, com quem eles vão morar em um planeta do Império Shi’ar.

Sam é um herói nato e muitas vezes ele se vê obrigado a ingressar em uma equipe para salvar o mundo. Ainda assim, essas aventuras sempre costumam acabar com o herói decidindo retornar por causa de seu filho e de sua esposa. Sam é um ótimo pai e marido e não hesita em deixar de fazer o que quer que seja se acreditar estar fazendo o melhor para sua esposa e filho.


Na sétima edição de Novos Mutantes (2020), Mancha Solar, o melhor amigo de Sam, pediu para que ele fosse para o paraíso mutante de Krakoa, para se juntar novamente aos Novos Mutantes. Míssil prontamente recusa, e a esposa e o filho são a razão, visto que Esmagadora faz parte da guarda dos Shi’ar. No Universo Mutante, não existem muitos pais tão devotos a família quanto ele.

× 2. Bico
Mutantes Bico Angel Hlob Manon e Maxime

Bico é um personagem bastante interessante para estar nessa lista, isso, porque, dentre todos, é o único com uma aparência fora do padrão. O personagem foi criado na fase de Grant Morrisson, que apresentou mutantes com poderes menos divertidos, no sentido de serem considerados úteis ou belos. Nascido em Rotterdam, Holanda, Barnell Bohusk quando criança era apenas um garoto normal, mas na puberdade isso mudou completamente. Sua mutação fez nascer penas por seu corpo o tornando um hibrido de garoto e pássaro de aparência considerada bastante feia.


A vida do mutante possui acontecimentos dramáticos, que incluem ficar traumatizado após ser controlado por Cassandra Nova e espancar Fera até a beira da morte sem que pudesse parar. Ainda assim, ele encontrou na mutante Angel Salvadore um amor para toda a vida. Desde então, o mutante se tornou devoto da sua família, sendo um pai presente e ótimo marido. Cenas em que vemos o mutante brincando com os filhos ou até mesmo orando em uma mesa de jantar com sua família antes de comer a refeição não são incomuns.

Na HQ Novos Mutantes, Bico estava vivendo com sua esposa e filhos no estado americano do Nebrasca. Lá, eles estavam cuidando do pai do mutante, que estava com uma doença rara, razão pela qual Bico escolheu não ir para o paraíso mutante, Krakoa. Após uma visita de Armadura, um grupo miliciano invade a propriedade de Bico fazendo seus filhos reféns. A situação acaba se resolvendo, mas podemos ver ali um pai extremamente preocupado com suas crianças, e que inclusive acaba até mesmo tomando um tiro por eles.


× 1. Cable

Após Dinastia M, quando a Feiticeira Escarlate exterminou praticamente todos os mutantes, pensava-se que a esperança estava perdida para os mutantes. Naquela época, restaram apenas 198 mutantes, mas o problema não era só esse, o nascimento de mutantes não era mais possível. Isso mudou no evento Complexo de Messias, quando descobrimos o nascimento e a existência de uma mutante extremamente poderosa. Essa mutante foi perseguida pelos Purificadores e pelos Carrascos, mas acabou sendo salva e entregue para Nathan Summers, o Cable.

Cable parte para o futuro, em 2043, a fim de manter o bebê messias a salvo. No entanto, Lucas Bishop, que acredita que a criança causará o futuro distópico dele, busca matar Cable e a bebê caçando-os incessantemente. Cable protege a messias, até então sem nome, e torna-se uma figura paterna, alimentando-a, trocando as fraldas, educando, e, é claro, protegendo-a de Bishop, que permanece no encalço dos dois. Viajando no tempo, Cable e a bebê vão parar em um local chamado de “Nova Liberdade”, onde permanecem por alguns anos. Em Nova Liberdade, Cable conhece Hope, uma humana pela qual se apaixona. Juntos então, eles se tornam os pais adotivos da bebê messias, no entanto, Hope é assassinada por uma milícia, e é a partir daí que a bebê mutante é batizada com o nome da mãe adotiva.


Praticamente, Hope passou toda a sua vida fugindo, e durante todo esse processo, Cable estava lá protegendo a filha, ainda que ele nunca tenha a chamado assim. Nas palavras do próprio mutante, ele sentia que havia nascido para protegê-la, e mais do que isso, ele viveu e morreu protegendo-a. Foram os esforços desse pai que permitiram que o bebê se tornasse verdadeiramente a messias, que quando despertou seus poderes após a morte do pai, fez com que os bloqueios impostos por Feiticeira Escarlate se desfizessem.

Menções Honrosas

É difícil encontrar pais que sejam 100% perfeitos no mundo dos mutantes, a maioria deles são problemáticos e, em alguns casos, os próprios filhos tentaram matá-los. Mas é uma data especial, e algumas coisas que alguns deles fizeram e vale ressaltar.


× Deadpool

Por hora, vamos colocar de lado o debate sobre o mercenário ser ou não mutante, e julgar pelo histórico dele de vivência como um mutante. Wade Wilson, também conhecido como Deadpool, é inclinado a utilizar a extrema violência às vezes sem necessidade. Mas, em Spiderman/Deadpool (2016) #3, Peter Parker conheceu a filha de Wade, Eleanor. Isso permitiu ao Aranha ver em primeira mão o quão devoto Wade era por sua filha.

Claro que Wade continua sendo Wade. Mas ser pai ajudou Deadpool a se tornar uma pessoa melhor e também fortaleceu sua amizade com o amigo da vizinhança.


× Magneto

Magneto não tem exatamente um grande histórico com seus filhos. Seu relacionamento com Feiticeira Escarlate e Mercúrio era frágil. Além disso, um retcon de “Vingadores & X-Men: Eixo” fez com que eles não fossem realmente seus filhos. Isso significa que Lorna Dane, também conhecida como Polaris, é a única filha viva de Magneto. E bem, ele também a tratou muito mal.

Em X-Men: Blue (2017), Magneto e Polaris tentaram superar seus problemas e trabalhar juntos enquanto guiavam a versão jovem dos X-Men para o passado. Lorna ficou particularmente comovida com a revelação de que Magneto a queria por perto para mantê-lo no caminho certo. Na fase atual dos X-Men Magneto permanece chamando Pietro e Wanda de seus filhos, ele inclusive conseguiu se aproximar da Feiticeira Escarlate, que o perdoou.


× Wolverine

Wolverine tem uma relação bastante conturbada com seu filho Daken. Sinceramente o mutante teve um pouco mais de sorte sendo uma figura paternal para Kitty Pryde e Jubileu. X-23, sua “filha clone”, por outro lado, é muito parecida com ele, o que torna a relação bastante complexa. Ainda assim, há seus momentos.

Em Novíssima Wolverine, Logan demonstrou um pouco do que é ser pai. Ele elogiou Laura por escolher poupar seu inimigo ao invés de matá-lo. Posteriormente, apontou que era bom que ela não tenha ficado tão desajustada, apesar do abuso que sofreu durante seus anos de formação, ao contrário dele. Em suma, ele é um pai orgulhoso. Em Inferno (2022), vemos uma versão do futuro de Wolverine, completamente dominada pela Falange, ainda assim resistindo ao máximo para não atacar seus próprios filhos.


Essas são as relações entre pais e filhos que acreditamos ser as mais importantes, o que achou delas afinal? Acredita que ficou faltando alguém na lista? Diga nos comentários.